Prefeito Romero Rodrigues desapropria terreno da Energisa e assegura moradia de 500 famílias.


Vladimir Chaves

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do Belo Monte, o Decreto 4.166, declarando de interesse social para fins de desapropriação toda a faixa de terra de domínio da rede da Energisa, que avança entre as comunidades do Belo Monte, Jardim Europa, Jardim América e Nova Brasília. A iniciativa garante moradia para mais de 500 famílias, ameaçadas de sair do local por conta de uma decisão judicial que determinava a demolição das suas casas. “Estamos adquirindo a área e, em seguida, haverá a sua doação a todos os moradores”, assegurou o prefeito.

O drama dos moradores surgiu quando uma ação judicial pediu a desocupação da área onde mais de 500 habitações foram edificadas ao longo de nove anos de forma irregular. Essas casas estão localizadas sob uma linha de alta tensão de domínio da companhia de eletricidade Energisa. Por conta disso, o Poder Judiciário determinou a demolição das unidades e a retirada de todas famílias. Mas após uma audiência na 4ª Vara da Fazenda Pública, no dia 16 de março, foi concedido um prazo de 150 dias para que os moradores buscassem uma solução.

Assim que houve a decisão judicial, a população buscou apoio do prefeito Romero Rodrigues para que fosse encontrada uma solução para o caso. Houve, então, uma reunião na capela da comunidade, durante o período da “semana santa”, quando o prefeito assumiu o compromisso de buscar uma saída.

Também foi firmado um convênio entre a PMCG e a Energisa para o deslocamento e modernização da rede de energia do setor, num investimento que será da ordem de R$ 800 mil, tendo aquela empresa sido representada pelo diretor Alexandre Suassuna.

Em seu discurso, o prefeito informou ainda que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para “desafetar” a área, possibilitando a doação individual dos terrenos onde hoje residem os moradores do setor.


As comunidades beneficiadas manifestaram a sua gratidão ao prefeito. Por isso, a solenidade foi marcada por uma série de pronunciamentos de agradecimento, tendo falado o padre João Barbosa (pároco do Sagrado Coração de Jesus); líderes comunitários Edvaldo Belo (do Belo Monte), Albanita Almeida (Clube de Mães de Nova Brasília), Evandro Júlio (Sab de Nova Brasília) e Cleonice Gomes (Clube de Mães do Belo Monte).

0 comentários:

Postar um comentário