Governador anuncia pelas redes sociais a suspensão do reajuste do próprio salário, da vice-governadora e secretários.


Vladimir Chaves

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, usou seu perfil no Facebok, neste sábado (17), para anunciar que renuncia ao aumento de seu salário e suspende os reajustes dos vencimentos da vice-governadora, Lígia Feliciano, dos secretários e auxiliares do governo. Segundo Coutinho, a medida visa à contenção de gastos e o "enxugamento da máquina pública".


No post, o governador explicou ainda que a decisão faz parte de um conjunto de medidas da sua gestão que têm o objetivo de atingir metas e "fazer mais com menos" na busca do crescimento do seu Estado.


sábado, 17 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Deputados querem alterar regra do Conselho de Ética para "institucionalizar" a impunidade no Congresso.


Vladimir Chaves

Integrantes do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados propuseram uma minuta que altera regras do colegiado para beneficiar parlamentares acusados de desvio de recursos públicos, segundo a revista IstoÉ deste sábado, 17. O texto cria uma espécie de "leniência parlamentar" e permite que o deputado acusado se proponha a devolver o dinheiro desviado. Também estabelece que processos contra parlamentares só podem ser abertos no Conselho se as denúncias tiverem provas materiais.

"A proposta de ressarcimento deverá ser apresentada pelo Conselho de Ética à Mesa, no caso de comprovação de uso indevido pelo representado de recursos públicos ou de recebimento de vantagens indevidas", diz o documento obtido pela revista. O texto abriria uma brecha para a absolvição dos deputados, mesmo se comprovado o desvio.


Outra proposta pretende proteger a imagem dos parlamentares durante as investigações. O projeto de resolução do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que tramita na Mesa Diretora da Câmara desde dezembro, impõe punições a políticos ou servidores que vazarem informações "comprometedoras". O texto justifica a medida dizendo que depoimentos em Comissões Parlamentares de Inquérito podem ser tão "comprometedores" que, mesmo após o prazo de sigilo, há chance de "remanescer o risco" a "vida ou integridade" do depoente ou do denunciante.

 Nenhum comentário

Projeto de reforma penal aumenta para 40 anos tempo máximo de cadeia


Vladimir Chaves

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de Lei 7868/14, do deputado licenciado André de Paula (PSD-PE), que propõe uma série de alterações nos códigos penal e processual penal brasileiros. Segundo o autor, o objetivo é promover uma ampla reforma, reunindo diversas propostas que já estão em análise no Congresso, seja por iniciativa de parlamentares ou do Poder Executivo.

“Mudanças pontuais, a conta-gotas, dificilmente terão impacto no combate à violência, à corrupção e à impunidade”, argumenta De Paula. O texto tipifica novos crimes, endurece penas, dificulta a prescrição e simplifica ritos processuais, entre outros pontos.

Uma das novidades é o aumento, de 30 anos para 40 anos, do tempo máximo de cumprimento de pena no País. Para o autor, a atual expectativa de vida do brasileiro (73,9 anos) torna possível o cumprimento de penas mais longas, sem caracterizar pena perpétua.

Hediondo
Em relação a punições mais duras, por exemplo, o PL 7868/14 torna o homicídio simples crime hediondo e aumenta a pena mínima dos atuais 6 anos de reclusão para 15 anos de reclusão. “É um absurdo que tal espécie de delito, apesar de ser o mais grave do catálogo penal, não seja punível com a mais grave das penas e que um assassino condenado à pena mínima esteja, após 1 ano, em regime aberto”, argumenta o parlamentar.

Prescrição
Para evitar que a interposição de inúmeros recursos levem à extinção da punibilidade, em razão da prescrição do crime, o texto determina que o prazo de prescrição seja interrompido para o julgamento dos recursos. “A defesa costuma interpor sucessivos recursos protelatórios para, assim, adiar a conclusão da sentença transitada em julgado e alcançar a prescrição (prazo após o qual o ilícito não pode mais ser punido)”, justifica o autor.

O projeto também antecipa o primeiro marco interruptivo da prescrição, transferindo-o do recebimento para o oferecimento da denúncia ou queixa. Na prática, a medida faz com que a prescrição possa ser interrompida já desde o oferecimento de denúncia e não apenas após a admissibilidade. Atualmente, o prazo continua contando desde o oferecimento da denúncia, sem possibilidade de interrupção, e, por isso, muitos casos acabam prescrevendo antes da decisão final do judiciário.

Progressão da pena
A proposta estabelece ainda requisitos mais rigorosos para a progressão de regime: nos crimes contra a Administração Pública ou cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, o tempo mínimo de cumprimento da pena será de 1/3 do total.

Liberdade condicional
Para os mesmos crimes, de acordo com a medida, o livramento condicional também passa a depender de um maior tempo mínimo de cumprimento da pena e ainda de exame criminológico. Nesses casos, para ter direito à liberdade condicional, o condenado deverá ter cumprido ao menos 2/5 da pena. Condenados reincidentes em crimes dolosos que também sejam condenados por crime com violência ou grave ameaça à pessoa, ou contra a Administração Pública, deverão cumprir 3/5 da pena.

Ainda segundo o autor, o projeto pretende atender à vontade popular de punir de maneira mais severa os crimes ligados ao mau uso dos recursos públicos. O texto fixa entre 4 e 12 anos de reclusão as penas para os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e corrupção ativa em transação comercial internacional e entre 5 e 14 anos de reclusão as penas dos delitos de peculato, de peculato-furto, de concussão e de excesso de exação qualificado.

Por fim, passam também a ser qualificados como hediondos os crimes de peculato, peculato-furto, peculato mediante fraude, concussão, excesso de exação qualificado pela apropriação, e corrupção passiva, quando praticados em prejuízo de serviço público de saúde, educação, assistência social, assistência jurídica gratuita, ou do livre funcionamento dos poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público e de órgãos policiais de segurança pública.

Tramitação

O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o autor foi reeleito, ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, o texto deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário.

 Nenhum comentário

Confira o resultado do concurso público da Prefeitura de Campina Grande.


Vladimir Chaves

Saiu o resultado do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. Foram oferecidos 250 vagas para candidatos de nível fundamental, médio e superior.  As provas do concurso foram aplicadas no dia 21 de dezembro do ano passado. No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado preliminar do exame de títulos e no dia 9 de fevereiro o resultado final do concurso.

Click no link abaixo:

Classificados e aprovados nível superior.



Classificados e aprovados nível fundamental e médio.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Celebridades da TV, música e esporte tomam posse na Câmara em fevereiro


Vladimir Chaves

Alguns dos novos deputados que tomam posse na Câmara no dia 1º de fevereiro são considerados celebridades da TV, da música ou do esporte.

O cantor, compositor e ator Sérgio Reis (PRB-SP) é um deles. Aos 74 anos, teve 45.330 votos, mas chegou à Câmara, devido às regras das eleições proporcionais, puxado por outra celebridade do mesmo partido: Celso Russomanno, que foi o mais votado em todo o Brasil, com mais de 1,5 milhão de votos. Apresentador de TV dedicado ao tema da defesa do consumidor e advogado por formação, Russomano, de 58 anos, já é conhecido da Casa, pois cumprirá seu quinto mandato de deputado federal.

Em Minas Gerais, a deputada eleita Brunny, de 25 anos, é apresentadora de um programa de televisão, o 'Brunny e Vc', foi eleita pelo PTC, com 45.381 votos. O marido de Brunny, o empresário e deputado estadual Hélio Gomes, do PSD, foi quem a incentivou a entrar para a política.
Esporte

Além de nomes da música e da televisão, São Paulo também terá entre seus representantes na Câmara nomes ligados ao esporte. Um deles é o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, eleito com quase 169.834 votos pelo Partido dos Trabalhadores.

Também originário do mundo do esporte, o ex-judoca João Derly chega à Câmara para seu primeiro mandato como deputado federal, mas já com a experiência de vereador em Porto Alegre. Bicampeão mundial de judô, ele se elegeu pelo PCdoB gaúcho com 106.991 votos.

Entre os famosos, há alguns veteranos, como o palhaço Tiririca (PR-SP), reeleito com mais de 1 milhão de votos e segundo colocado em São Paulo e no Brasil. E ainda o ex-goleiro do Grêmio Darnlei (PSD-RS), também reeleito.

Outros famosos, como o cirurgião plástico Dr. Rey e o cantor Netinho de Paula, não se elegeram. O também ator Stepan Nercessian não se reelegeu, depois de cumprir mandato de 2011 a 2015.

 Nenhum comentário

Vencido pelo cansaço do PSB, Luciano Cartaxo (PT), desiste e nomeia auxiliares “pratas de casa”.


Vladimir Chaves

Depois de 15 dias esperando que o PSB indicasse nomes para fazer parte do seu governo, o prefeito Luciano Cartaxo (PT), cansou e resolveu nomear de uma só tacada 5 auxiliares para o segundo escalão de sua equipe.

A maioria dos nomeados são filiados ou simpatizantes do PT, e ocuparão cargos de adjunto na administração municipal.

Confira os nomes e cargos:

Anderson Tavares Pires – adjunto da Comunicação

Grace Kelly Gomes Ferreira – adjunta do Turismo

José Bezerra pontes Filho – Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Eduardo Jorge Rocha Pedrosa – Adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Ivo Peron Rocha – Adjunto da Secretaria da Receita Municipal



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Vereador Lucas de Brito deve disputar prefeitura de João Pessoa, pelo partido de Marina Silva.


Vladimir Chaves

O vereador da cidade de João Pessoa, Lucas de Brito (DEM), está empenhado na coleta de assinaturas para construção do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva. Especulações dão conta que o vereador deverá migrar para legenda assim que o TSE conceder o registro definitivo.

O parlamentar tem mantido contato com representantes da Rede Sustentabilidade Paraíba, e é real a possibilidade de vir a disputar a Prefeitura de João Pessoa, pela nova legenda.


Na foto o vereador Lucas de Brito, pousa ao lado das lideranças da Rede Sustentabilidade Paraíba, Hilário Junior e Gerson Vasconcelos.

 Nenhum comentário

Prefeito Romero Rodrigues envia à Câmara projeto que incorpora novo salário mínimo.


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande deve reunir-se em regime de urgência para apreciar o projeto de Lei 001\2015 do poder público municipal que atualiza os salários dos servidores da administração direta e indireta, além dos aposentados e pensionistas, de acordo com o novo salário mínimo (R$788,00) anunciado pelo Governo Federal.


O Projeto de Lei foi assinado ontem (14), pelo prefeito Romero Rodrigues e aguarda a aprovação do poder legislativo, já que o pagamento dos servidores virá atualizado com os novos valores ao fim deste mês (janeiro).  

 Nenhum comentário

Assembleia de Deus promove programação especial em Campina Grande


Vladimir Chaves

Começa neste domingo (18) a 12ª edição da Escola Bíblica de Obreiros (EBO) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande, liderada pelo pastor Daniel Nunes da Silva. Na ocasião será comemorado o 65º aniversário de inauguração do Templo Central da AD. O evento termina na quinta (22) com a 46ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), onde haverá a consagração de novos obreiros e as mudanças dos pastores nas igrejas filiais do interior.

A EBO terá duração de três dias com palestras baseadas no tema: "E perseveravam na doutrina" (Atos 2.42). Os conteúdos serão ministrados por palestrantes renomados do Brasil, como os pastores Roberto José dos Santos (PE), Altair Germano (PE), Messias dos Santos (SC) e Jairo Kaillo (RN). A programação é restrita aos inscritos no evento. Já à noite, os cultos serão abertos ao público em geral e contarão com ministrações dos pastores José Carlos de Lima (PB), Genival Bento (AL) e Eduardo Lopes (SP). Para os momentos de louvor, foram convidados os cantores Jair Santos (PE), Alberes Nascimento (PE), Rebeca Dantas (AL), além do Quarteto Adoração (SC).

Também haverá uma programação específica para o público jovem, com estudos bíblicos, entretenimento e concurso de talentos. Já as crianças serão abençoadas com o Encontro de Obreiros Mirins (EBOM) promovido pelo Departamento Infantil.

A festividade acontecerá no Templo Sede da AD em Campina Grande, localizado na Rua Antenor Navarro, no bairro da Prata. Os cultos noturnos serão transmitidos ao vivo pelo site da Igreja: www.adcampinagrande.com.br e pela Rádio Clube AM 1350.

Confira a programação completa:

Domingo, 18/01/2015
19h – Culto em Ação de Graças pelos 65 anos de Inauguração do Templo Sede
Louvor: Grupo de Jovens do Templo Central (Jogral de Abertura)
               Orquestra Átrios de Louvor (CG)
               Coral Pr. Silvino Silvestre (CG)
Pregador: Pr. Genival Bento (AL)

Segunda-feira, 19/01/2015
09h -  12ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO)
Palestra 1: Pr. Presidente Daniel Nunes da Silva - Tema: Doutrina da Salvação
Palestras 2 e 3: Pr. Altair Germano (PE) - Tema: Doutrina do Livre arbítrio

18h30 - Culto de Louvor e Adoração
Louvor: Banda Chamas Pentecostais (CG)
               Rebeca Dantas (AL)
Pregador: Pr. Eduardo Lopes (SP)

Terça-feira, 20/01/2015
9h - 12ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO)
Palestra 1: Pr. Roberto José (PE)  – Tema: Doutrina da Regeneração
Palestra 2: Pr. Jairo Kaillo (RN) - Tema: Doutrina da Justificação
Palestra 3: Pr. Roberto José (PE) - Tema: Doutrina da Regeneração

18h30 - Culto de Louvor e Adoração
Louvor: Jair Santos (PE)
               Alberes Nascimento (PE)
               Conjunto de esposas de obreiros
Pregador: Pr. Eduardo Lopes (SP)

Quarta-feira, 21/01/2015
9h -  12ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO)
Palestras 1 e 2: Pr. Messias dos Santos (SC)  – Tema: Doutrina da Justificação
Momento missionário: Ev. Sebastião Góis (Trujillo - Peru)
Palestra 3: Pr. Severino Gonçalves (RN) - Tema livre

18h30 - Culto de Louvor e Adoração
Louvor: Jair Santos (PE)
               Alberes Nascimento (PE)
Pregador: Pr. José Carlos de Lima (PB)

Quinta-feira, 22/01/2015
08h - Devocional: Pr. José Antonio dos Santos (AL) - Tema livre
09h - Instalação e 1ª Seção da 46ª AGO - Assembleia Geral Ordinária
14h - Devocional: Pr. José Carlos de Lima (PB) - Tema livre
15h - 2ª Seção da 46ª AGO - Assembleia Geral Ordinária

18h30 - Consagração dos Obreiros
Louvor: Alberes Nascimento (PE)
Palavra para os consagrandos                            

 Nenhum comentário

Aluno da rede estadual faz 900 pontos na redação do Enem


Vladimir Chaves

O estudante Alysson Nascimento dos Santos, de 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Úrsula Lianza (Epul), de João Pessoa, foi destaque na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante alcançou 900 pontos na redação, uma das melhores notas na Paraíba, além de quase 700 pontos nas disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Alysson estuda na Rede Estadual de Ensino desde o 6º ano, e está há três anos na Epul, uma das seis escolas de Ensino Integral de João Pessoa. “Na escola havia muito estímulo para produção de texto e leitura. Também assisti às aulas do PBVest e utilizei o material de apoio, ensinando maneiras de desenvolver um texto independentemente do tema”.


Alysson pretende fazer o curso de Engenharia Química. 

 Nenhum comentário

Detran de Campina Grande tem novo diretor.


Vladimir Chaves

O advogado Rossandro Agra, é o novo Diretor\Chefe da 1ª CIRETRAN (Detran - Campina Grande) sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, desta  quinta-feira (15).

Rossandro é filiado ao PMDB, partido pelo qual disputou um mandato de vereador em Campina Grande, e na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo, exerceu cargos importantes como a de secretário de Assuntos Jurídicos do município e secretário adjunto da Secretaria de Finanças.

O advogado creditou sua nomeação ao deputado federal Veneziano Vital do Rêgo. “Novo enfrentamento político-administrativo! Agora Chefe do Detran de Campina Grande. Agradeço a confiança do meu líder Veneziano Vital”, agradeceu o advogado campinense.

 1 comentário

Anvisa libera uso de canabidiol


Vladimir Chaves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, a reclassificação do canabidiol - derivado da maconha - como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada.

A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.

Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite que as famílias ajam na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vem autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.


Até o momento, o governo federal recebeu 374 pedidos de importação para uso pessoal. Desses, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica. Há ainda sete arquivamentos, sendo três mandados judiciais cumpridos, duas desistências e três mortes de pacientes após a entrada do pedido.

 Nenhum comentário

Governo gastou em 2014, R$ 1,5 bilhão com passagens e despesas de locomoção.


Vladimir Chaves

Em 2014, ano em que o governo federal gastou mais do que esperava e precisou, inclusive, alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para não cometer crime fiscal, a União (Executivo, Legislativo e Judiciário) apresentou os mais elevados gastos com diárias e passagens dos últimos quatro anos: foram R$ 2,7 bilhões desembolsados.

Do valor total, R$ 1,5 bilhão (54,8%) foi comprometido com passagens e despesas de locomoção no ano passado, rubrica que engloba gastos com bilhetes aéreos, excesso de bagagens, transporte de servidores, pedágio, entre outros.

Só com a aquisição de passagens nacionais foram utilizados R$ 631,8 mil. Com passagens internacionais foram empregados R$ 107,1 mil. Somados, os montantes gastos com bilhetes aéreos são suficientes para dar 55 mil voltas ao mundo, visto que uma passagem de volta ao mundo com 16 trechos custa, em média, 5 mil dólares, o equivalente a R$ 13,3 mil. A opção é oferecida atualmente pelas alianças One World, Star Alliance e Sky Team.

Já as diárias dos servidores em viagens a trabalho foram responsáveis por R$ 1,2 bilhão das despesas do governo federal no ano passado. Com tais recursos, é possível viver por 480 anos na mais cara suíte do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Com 300 metros quadrados, a “penthouse”, como é conhecida a cobertura do sexto andar, custa cerca de R$ 7 mil por dia e inclui serviços de mordomo.

Como de costume, o Ministério da Justiça lidera o ranking dos órgãos com maiores dispêndios em diárias, com R$ 243,7 milhões. Em seguida, o Ministério da Defesa, que executou R$ 223,5 milhões. Em relação às passagens e despesas de locomoção, quem lidera é o Ministério da Educação, que gastou R$ 285,1 milhões, seguido do Ministério da Saúde, com R$ 238,6 milhões.

De um ano para o outro, houve alta de 8,6% dos dispêndios governamentais com as rubricas em questão. Em despesas constantes, já atualizadas pela inflação, diárias e passagens foram responsáveis por R$ 2,5 bilhões dos gastos da União. Em série histórica iniciada em 2001, apenas em 2010 não se gastou menos no ano passado, quando R$ 2,9 bilhões foram executados com as rubricas.

Hospedagem

Dentro das responsabilidades orçamentárias com viagens, há também a rubrica “Hospedagens”. Ela se refere às despesas cobertas pela União com diárias de hotéis e afins para receber convidados do governo.

Na contramão de passagens e diárias, nas hospedagens a União reduziu os gastos no ano passado, quando foram executados R$ 59,8 milhões. Em 2013, a conta chegou a 63,6 milhões, em valores constantes. Portanto, houve redução de gastos de 6%.


Contas Abertas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Aumento das Tarifas de energia devem chegar a 40%


Vladimir Chaves

As tarifas de energia podem subir até 40% em média este ano para compensar o fim dos repasses do Tesouro Nacional para o setor e a redução de subsídios.

O custo do "realismo tarifário" foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e apresentado à presidente Dilma Rousseff durante a reunião feita na segunda-feira com os ministros Eduardo Braga, de Minas e Energia, e Joaquim Levy, da Fazenda.

No encontro, a presidente decidiu abandonar o pilar do "novo modelo do setor elétrico", criado pelo próprio governo em 2012, que foi baseado em subsídios do Tesouro Nacional à tarifa de energia. A ordem agora é que os custos sejam repassados às contas de energia de todos os consumidores, mesmo depois de a presidente dizer durante a campanha eleitoral que não faria um "tarifaço".

O percentual de 40% é uma média do que deve acontecer com as tarifas no setor. Isso quer dizer que em muitos mercados os reajustes serão ainda mais elevados, enquanto em outras regiões o percentual pode acabar sendo mais baixo. O aumento final dependerá também da revisão dos subsídios que o governo já anunciou e que pode reduzir os gastos do setor. "A presidente, na verdade, aceitou aumentar a inflação este ano", diz uma fonte do governo.

Outra despesa que será incluída nas tarifas é o início do pagamento do empréstimo de R$ 17,8 bilhões feito nos bancos no ano passado para cobrir o custo da energia mais cara gerada pelas Termelétricas. As distribuidoras começarão a cobrar de seus clientes em fevereiro e espera-se que arrecadem este ano R$ 1,2 bilhão apenas em 2015.

 Nenhum comentário

PSB de João Pessoa despreza “oferta” de cargos do PT de Cartaxo.


Vladimir Chaves

O PSB de João Pessoa, durante reunião realizada na noite de ontem (13), ignorou por completo a “oferta” de cargos na gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Foi em vão a ansiedade do “PT de Cartaxo” para que o PSB indicasse nomes para a gestão petista.

Há mais de 15 dias que o “PT de Cartaxo” aguarda por uma resposta dos socialistas, esperava-se que dessa reunião do diretório municipal saísse uma decisão, no entanto, em nota pública o partido deixou claro que sequer pautou a possibilidade de ocupação de cargos na prefeitura.

Ao ignorar a “oferta” de cargos, o PSB deixa claro que teme contaminar-se na gestão, sinalizando que estará em lados opostos em 2016, devendo causar calafrios na coluna petista.

Confira a integra da nota:

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - DIRETÓRIO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

Nota

O Diretório Municipal do PSB de João Pessoa se reuniu na noite desta terça-feira (13) para discutir a conjuntura interna e apresentar o plano de trabalho de cada secretaria e segmento do partido para o ano de 2015.

Durante o encontro foi feita ainda uma análise da conjuntura política, levando em consideração a reforma do nosso governo, o cenário estadual e municipal.
Por fim, o Diretório deliberou pela realização de um seminário de planejamento para o ano 2015, a ser realizado no próximo dia 28.

João Pessoa, 13 de janeiro de 2015.
Ronaldo Barbosa Ferreira

Presidente

 Nenhum comentário

Confira os principais erros que motivaram anulação da redação do Enem


Vladimir Chaves

Mais de meio milhão de estudantes que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2014 tiveram suas redações anuladas, segundo dados do Ministério da Educação. No ano passado, 106,7 mil candidatos tiraram nota zero nesta etapa.

A redação corresponde a 20% da nota final do Enem e, por isso, é considerada por especialistas como uma das etapas decisivas para o desempenho final do aluno.

Entre os alunos que tiveram suas provas anuladas, a causa mais comum foi à fuga do tema. Mais de 200 mil candidatos receberam nota zero por este motivo. 

Veja os erros mais comuns:

Na edição 2014, apenas 250 candidatos obtiveram a nota máxima na etapa, que vale 1.000.

Veja o desempenho dos estudantes:


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Campina Grande: Sorteio definirá os proprietários dos apartamentos do Residencial Vila Nova da Rainha I


Vladimir Chaves

As 288 pessoas sorteadas com os apartamentos do Residencial Vila Nova da Rainha I, no bairro de Bodocongó, saberão quais serão suas novas residências nesta quinta-feira (15). A definição de qual unidade ficará com cada contemplado será feita por sorteio e acontecerá às 10hs, no Teatro Rosil Cavalcanti, situado na Rua Paulino Raposo, ao lado do Centro Cultural Lourdes Ramalho.

O sorteio será realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e será acompanhado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento. Todos os contemplados estão sendo avisados por telefone a respeito do evento. De acordo com cronograma estabelecido pela CEF, após essa definição, as vistorias nos apartamentos acontecerão nos dias 19 e 20 deste mês, enquanto no dia 22 acontecem as assinaturas dos contratos e o dia 23/01 é a data prevista para a entrega dos imóveis.

As unidades habitacionais foram sorteadas no dia 28 de novembro de 2014, sob a supervisão do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social (CGFMHIS). Além dos 288 selecionados, mais 87 pessoas ficaram no cadastro de reserva. Estas virão a ocupar as unidades habitacionais caso haja alguma desistência ou sejam constatadas irregularidades com a documentação de algum sorteado. A lista com sorteados e com o cadastro de reserva pode ser conferida no Portal da Habitação, dentro do site da PMCG.

Foram habilitados para o sorteio de novembro passado 5.612 candidatos de 5.934 inscritos, pois 283 foram excluídos porque não se enquadram nos critérios do programa “Minha Casa, Minha Vida” e 39 porque não procuraram a Seplan para resolver pendências cadastrais.

 Nenhum comentário

Universidade Estadual da Paraíba oferece 3.246 vagas através do Sistema de Seleção Unificada


Vladimir Chaves

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ofertar 3.246 vagas para ingresso na Instituição, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015.1, cujas inscrições serão abertas pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima segunda-feira (19).

As vagas na UEPB estão sendo ofertadas integralmente através do SiSU porque o sistema Vestibular se tornou inviável para a UEPB, tanto em decorrência dos escassos recursos financeiros da Instituição para a aplicação das provas, como também porque o Sistema de Seleção Unificada mostra-se mais favorável ao aluno, pois potencializa as chances para o acesso estudantil à Universidade.

Do total de vagas da UEPB, 1.790 vagas serão ofertadas no Campus I, em Campina Grande, onde funcionam os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Espanhol; Inglês; Português), Matemática, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial e Serviço Social.

Nos demais Câmpus, as vagas serão disponibilizadas nos cursos da seguinte forma: 44 vagas para o Curso de Agroecologia do Campus de Lagoa Seca; 456 vagas para os cursos de Direito, Geografia, História, Letras (Inglês e Português) e Pedagogia do Campus de Guarabira; 92 vagas para Ciências Agrárias e Letras do Campus de Catolé do Rocha; 224 vagas os cursos de Arquivologia, Biologia e Relações Internacionais do Campus de João Pessoa.

E, ainda, 280 vagas para Ciências Contábeis, Letras (Espanhol e Português) e Matemática do Campus de Monteiro; 240 vagas para os cursos de Administração, Computação, Física e Matemática do Campus de Patos; e 120 vagas para as graduações em Engenharia Civil, Física e Odontologia do Campus de Araruna.

Os candidatos já podem consultar, através do site do SiSU, as vagas que serão ofertadas nos oito Campus da UEPB nesta edição do programa. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 22 de janeiro. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenha zerado a prova de Redação.

Outras informações podem ser adquiridas através do site do Ministério da Educação (http://sisu.mec.gov.br/).

Cronograma do SiSU

19 a 22/01 – Período de inscrições
26/01 – Resultado da chamada regular
26/01 a 06/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 03/02 – Matrícula da chamada regular
11/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

 Nenhum comentário

“Pátria Educadora?” : Museu Nacional fecha as portas por falta de funcionários


Vladimir Chaves

Prestes a completar 200 anos, o Museu Nacional, maior museu de história natural e antropológica da América Latina, fechou as portas ao público por tempo indeterminado nesta segunda-feira. O motivo é a falta de funcionários das equipes de segurança e limpeza. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, que administra a instituição, não paga as empresas responsáveis há três meses. Mesmo assim, os funcionários receberam os salários de outubro e novembro. No entanto, o de dezembro não foi depositado e o vale-alimentação e o vale-transporte não foram pagos. Jaçanã Nogueira, que trabalha na equipe de limpeza do museu há mais de vinte anos, disse que o pagamento costuma atrasar, mas essa é a primeira vez que a instituição precisa tomar uma medida drástica.

Segundo a diretora do Museu Nacional, Claudia Rodrigues Carvalho, no período de férias, a exposição chega a receber cinco mil pessoas por dia nos fins de semana e mil pessoas por dia de segunda a sexta. Com o ingresso a seis reais, o museu arrecada pelo menos trinta mil por semana nesta época. Para ela, o prejuízo financeiro da suspensão das visitas é grave, mas a pior perda é para o patrimônio cultural da cidade.

Em nota, a Universidade Federal do Rio de Janeiro informou que não tem recebido do Governo Federal os recursos que lhe cabem, inclusive para pagamento das empresas que prestam serviços de limpeza e portaria do Museu Nacional. A universidade disse estar impotente e classificou como insensível a política adotada pela União diante das necessidades básicas da instituição. A UFRJ finalizou solicitando o apoio da sociedade. O Ministério da Educação confirmou que houve um atraso no repasse das verbas, mas destacou que a situação foi regularizada nesta segunda-feira.

CBN

 Nenhum comentário

Prefeita diz que PT não tem tradição de reeleger prefeitos na Paraíba, ela é exceção porque trabalhou.


Vladimir Chaves

Durante entrevista ao “Programa Correio Debate” a prefeita da cidade de Pombal, a petista Pollyanna Dutra, fez uma leitura inusitada sobre o desempenho do PT no Estado da Paraíba. De acordo com a prefeita, na Paraíba não é tradição o PT reeleger prefeitos, e que a exceção foi a sua reeleição.

Segundo a prefeita petista, ela conseguir ser essa exceção no PT por ter trabalhado pela cidade com uma equipe de governo qualificada e ter priorizado investimentos nas áreas de saúde e educação.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

 Nenhum comentário

Policia Ambiental apreende mais de dois mil Caranguejos-Uça


Vladimir Chaves

Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba apreenderam 2.100 caranguejos-uçá, capturados em áreas de mangue das cidades de Santa Rita e Cabedelo, ambas na Região Metropolitana de João Pessoa. Mesmo com as condições debilitadas os animais estavam aptos a retornar ao habitat natural e, por isso, foram soltos nos mangues.

Na última sexta-feira (2), uma Instrução Normativa Interministerial foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Ibama), estabelecendo os períodos de proibição de captura do carangue-uçá por conta da “andada”, quando machos e fêmeas saem das galerias para acasalamento e liberação de ovos.

Punições – De acordo com o chefe do Setor de Planejamento Estratégico do Batalhão Ambiental, a multa para quem for pego comercializando caranguejo-uçá nos períodos de andada, ou tenha feito a captura com apetrechos proibidos por lei, varia de R$ 700 a R$ 1000 mil, além de R$ 20 para cada quilo de caranguejo apreendido.


Períodos de proibição – O período em que fica proibida a captura do caranguejo-uçá é fracionado. Os períodos são os seguintes: de 6 a 11 e de 21 a 26 de janeiro; de 4 a 9 e de 19 a 24 de fevereiro; e de 6 a 11 e de 21 a 26 de março. Além da Paraíba, foram incluídos na Instrução Normativa do Ibama os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Ceará e Maranhão, no Nordeste; e o Pará, no Norte do País.

 Nenhum comentário

Bancários protestam em João Pessoa contra privatização da Caixa Econômica.


Vladimir Chaves

Bancários e diversos representantes da sociedade civil organizada realizaram na manhã de hoje (12), em João Pessoa, um protesto em frente à Caixa Econômica Federal, Agência Epitácio Pessoa, contra a tentativa de privatização da instituição bancaria. 

A presidente Dilma Rousseff (PT), pretende colocar a venda parte das ações da Caixa, para angariar recursos que possam amenizar o rombo nos cofres do Tesouro Nacional.

A Caixa Econômica foi cria Dom Pedro II para incentivar a poupança e conceder empréstimo de penhor, duas marcas registradas do banco. Esse ano ela completa 154 anos de atividades fomentando desenvolvimento nacional é ainda a principal instituição bancaria concessor de empréstimos habitacionais e o terceiro maior banco do país em ativos totais, atrás apenas do Banco do Brasil e Itaú.

 Nenhum comentário