Governo ignora crise hídrica e tenta criar a falsa sensação de que não estamos diante do caos.


Vladimir Chaves

O diretor da Cagepa Borborema, informou na manhã de hoje (25) em uma das emissoras de rádio de Campina Grande, que o Açude de Boqueirão recebeu no dia de ontem (quarta-feira 24) uma recarga hídrica de 85 mil metros cúbicos. E que, portanto, o açude ainda não atingiu o "volume morto".

O governo insiste em criar uma falsa sensação de que não estamos diante da pior crise hídrica da história de Campina Grande. Não basta serem omissos no que diz respeito à prevenção e a apresentação de um plano de emergência capaz de amenizar o sofrimento da população, caso aconteça um colapso total no manancial?

A própria Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), desmente o diretor da Cagepa. HOJE 25 DE FEVEREIRO, o site da Aesa registra que o Açude de Boqueirão, não recebeu recarga alguma e que se encontra com apenas 11,4% de seu volume total. Infelizmente o governo também ignora os 50 anos de assoreamento do açude, caso considerassem o assoreamento, os dados apontariam um volume abaixo de 10%.

A população de Campina Grande não pode se deixar levar por essa propaganda irresponsável que tenta criar a falsa sensação de que não estamos diante do caos, diante de uma crise hídrica sem precedentes. É preciso redobrar a atenção economizando cada gota d’água que chega na torneira.


Infelizmente parte da imprensa campinense associasse a essa estratégia vergonhosa do governo,  que tenta a todo custo criar a sensação de que não estamos diante do caos. 

Variação do Volume do Açude de Boqueirão no Mês de Fevereiro de 2016. Gráficos da Aesa.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Vitória de Dilma: Aguinaldo Ribeiro é indicado para liderança do PP.


Vladimir Chaves

Sem adversários o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, terminou vencendo por “W.O” a disputa pela liderança do Partido Progressista. Na primeira quinzena do mês de fevereiro, Aguinaldo participou de uma disputa interna onde obteve apenas 11 votos dos colegas de bancada, enquanto que o deputado baiano Cacá Leão, obteve 17 votos.

Numa articulação do Palácio do Planalto, Cacá Barbosa juntamente com Espiridião Amin desistiram da disputa permitindo a indicação do deputado Aguinaldo Ribeiro, que tem agora como principal missão barrar o processo de impeachment contra presidente Dilma Rousseff (PT).


Na condição de líder do PP, Aguinaldo, poderá indicar quatro parlamentares da bancada do PP, para Comissão Especial de Impeachment da presidente.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Pesquisa: Num segundo turno Lula perderia para todos os candidatos e Bolsonaro ultrapassa Ciro Gomes.


Vladimir Chaves

Pesquisa encomenda pela CNT ao Instituto MDA, revela que a disputa pela presidência da República em 2018 não será fácil para o PT. Em um cenário estimulado - quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados -, Aécio Neves, do PSDB, conta com 24,6% das intenções de voto, seguido por 19,1% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por 14,7% de Marina Silva, da Rede.

Segundo turno:
Num provável segundo turno o candidato petista perderia até para Ciro Gomes (PDT).

Em cenários estimulados de segundo turno, Aécio Neves venceria Lula com 40,6%, frente a 27,5% do petista. Votos brancos e nulos totalizam 25,7% e indecisos, 6,2%.

Em outros cenários com o Lula no segundo turno, o ex-presidente também ficaria atrás de Ciro Gomes (29,1% contra 28,2%; brancos e nulos: 34,3% e indecisos 8,4%) e de Marina Silva (36,6% contra 26,3%, branco e nulo 30% e indecisos 7,1%).

Bolsonaro:
A pesquisa também revelou o crescimento do deputado federal Jair Bolsonaro (ainda no PP). No cenário estimulado Bolsonaro aparece na frente de Ciro Gomes que obteve apenas 5,8% das intenções de votos, enquanto que Bolsonaro obteve 6,1% das intenções de votos.

Já na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não cita nomes, apenas pergunta em que o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, o deputado Jair Bolsonaro, aparece a frente de Dilma e José Serra, com 3,2% empatado tecnicamente com Marina Silva, que tem 3,9%.

Confira os números da pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados pelo pesquisador:

Aécio Neves (PSDB) – 24,6%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 19,1%
Marina Silva (REDE) – 14,7%
Jair Bolsonaro (PP) – 6,1%
Ciro Gomes (PDT) – 5,8%

Confira abaixo os números da pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados dizem em quem gostariam de votar sem que nenhum nome seja apresentado:
Aécio Neves (PSDB) – 10,7%
Lula (PT) – 8,3%
Marina Silva (REDE) – 3,9%
Jair Bolsonaro (PP) – 3,2%
Dilma Rousseff (PT) – 1,6%
José Serra (PSDB) – 1,3%


A pesquisa da CNT, realizada pelo Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da federação entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

 Nenhum comentário

Campina Grande: Grupo Teatral Cristo Jovem realiza sua XIV Paixão de Cristo em 2016


Vladimir Chaves

Há quatorze anos, um pequeno grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro do Catolé, se reunia pela primeira vez para iniciar um projeto teatral que, anos depois se tornaria um dos mais tradicionais de Campina Grande, o Grupo Teatral Cristo Jovem.

Com formação inicial de cerca de vinte jovens o grupo realizou sua primeira encenação na quadra do antigo colégio PIO XII. Anos depois a primeira formação se desfez, e uma nova turma tocou pra frente o sonho da paixão.

“Dos vinte, hoje somos cinquenta e cinco corações apaixonados por Cristo. E em 2016, mais uma vez, demonstraremos nosso amor através dos palcos” disse Fábio Dantas, um dos membros do grupo.

No dia 25 de março o grupo realiza mais uma encenação da Paixão de Cristo, na quadra do colégio Polivalente. Uma readaptação teatral do texto Bíblico mais lido de todos os tempos

A apresentação será dividida em duas sessões, a primeira as 18 horas e a segunda, às 20 horas. O espetáculo tem duração média de uma hora e meia.

O valor do ingresso é simbólico, custando apenas R$5,00 e poderá ser adquiridos antecipadamente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus/ Catolé), ou na portaria da escola no dia das apresentações.


De acordo com os coordenadores do grupo, toda a renda arrecadada será investida em projetos sociais da comunidade e para cobrir despesas com os equipamentos utilizados no cenário das apresentações.



 Nenhum comentário

Açude de Boqueirão: CAGEPA inicia venda de água do volume morto.


Vladimir Chaves

Diante da indiferença das autoridades responsáveis pela gestão das águas na Paraíba, o Açude Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão), chega ao seu nível mais critico desde a sua inauguração e começa a partir desta quinta-feira (25), captar água do “volume morto” para ser vendida a população de Campina Grande e mais 18 municípios.

Apesar das chuvas registradas no mês de janeiro e fevereiro o manancial não recebeu recarga alguma, seguindo numa sequencia constante de perda do pouco volume existente.

Atualmente, segundo dados da Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – Aesa – o Açude de Boqueirão encontra-se com apenas 11,4% do seu volume total, caso fosse considerado o assoreamento dos últimos 50 anos, esse volume ficaria abaixo de 10% do volume total.


O “Açude de Boqueirão” tem capacidade de armazenar 411.686.287 m³, hoje encontra-se apenas com 47.042.137 m³. 

 Nenhum comentário

Rodrigo Motta assume presidência do PROS em Campina Grande.


Vladimir Chaves

O PROS oficializou o nome do advogado Rodrigo Motta, como presidente municipal da legenda em Campina Grande. Segundo Motta, o partido deve apoiar a candidatura do pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Veneziano Vital.


Com uma bancada federal que supera partidos tradicionais como o PDT, PTB, PSC, PV, PMN, o Pros tem 1min e 35seg de tempo de TV. 

 Nenhum comentário

Manoel Junior e Marcondes Gadelha afirmam que gostariam de votar em Hugo Motta para governador.


Vladimir Chaves

Ao discursar sobre as crises que afligem o Brasil, no Plenário Ulysses Guimarães, na tarde desta terça-feira, 23, o deputado federal Hugo Motta recebeu elogio de diversos parlamentares sobre sua atuação parlamentar.

Manoel Junior (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSC) destacaram a trajetória de Motta e revelaram o desejo de vê-lo governador da Paraíba.

“Vossa excelência tem uma folha extraordinária de serviços prestados a Paraíba e ao Brasil. Estamos travando uma luta, principalmente contra a crise de confiança no país. Vossa excelência está de parabéns. Quem sabe num futuro estarei como seu eleitor, votando para governar meu Estado, a Paraíba”, afirmou Manoel Junior.


O deputado Marcondes Gadelha falou de sua admiração pelo trabalho de Hugo Motta. “Quero revelar minha admiração pelo desempenho, pela seriedade e senso de responsabilidade que tem aplicado ao seu mister como representante da nossa Paraíba. É uma das mais gratas revelações da política no cenário nacional. Espero que cresça sempre, e espero que um dia possa votar em vossa excelência para governador do nosso estado”, enfatizou.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Finalmente: Partidos de oposição decidem sair de “cima do muro” e vão pra rua em defesa do Brasil.


Vladimir Chaves

Em reunião realizada na tarde de hoje (23) as lideranças dos partidos não subordinados ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), resolveram sair de “cima do muro” e prestar total apoio as manifestações do dia 13 de março, convocada pelo Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua.

Os líderes dos partidos lançaram um manifesto convocando sua militância, simpatizantes e os brasileiros para ingressarem na luta em defesa do Brasil.

Assinam o manifesto os presidentes do PSDB, DEM, PPS, SOLIDARIEDADE E PV.

Confira integra do manifesto:

Convocação para as manifestações de 13 de março

Os partidos de oposição representados no Congresso Nacional, constatando o contínuo agravamento da crise política, econômica, social e moral que vem devastando o país, manifestam seu integral apoio às manifestações organizadas e lideradas por movimentos da sociedade civil programadas para o próximo dia 13.

Convocamos os nossos militantes e simpatizantes e conclamamos brasileiros e brasileiras em todos os estados e municípios para estarem na rua defendendo o Brasil e a democracia.


Ou você vai ou ela fica!

 Nenhum comentário

Adriano Galdino quer um peemedebista como companheiro de chapa.


Vladimir Chaves

Durante entrevista a uma das emissoras de rádio da capital, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Campina Grande, Adriano Galdino (PSB), disse que a candidatura do PSB na Rainha da Borborema atende a uma determinação da direção nacional da legenda, que aprovou uma resolução estabelecendo que o partido teria que ter candidatos próprios nas cidades polos. 


Questionado sobre os critérios de escolha do seu vice, Galdino revelou que tem conversado com diversos partidos, mas que para ele  o partido ideal para indicar o seu companheiro de chapa é o PMDB.

 Nenhum comentário

Não existe mais possibilidades de DILMA continuar presidente do Brasil, TSE pode anular eleições


Vladimir Chaves

Dilma certamente será deposta, eleições serão anuladas no Brasil!  A decretação da prisão do marqueteiro das três últimas campanhas presidenciais do PT, João Santana, animou partidos de oposição e da ala oposicionista do PMDB no Congresso a se reorganizarem pela destituição da presidente Dilma Rousseff. Líderes dessas legendas reúnem-se na manhã desta terça-feira para criar um “comitê do impeachment”, que conta também com movimentos de rua, como o Brasil Livre (MBL).

A cúpula do PSDB quer reforçar a carga das ações movidas pelo partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cassar os mandatos de Dilma e do vice Michel Temer. Os tucanos vão pedir à corte que inclua nos processos os fatos relativos à prisão de Santana no âmbito da operação Acarajé, deflagrada nesta segunda-feira. Para o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), esta fase da operação foi “a mais grave” até agora. “Sem dúvida nenhuma, é o que de mais grave ocorreu na Operação Lava Jato até aqui. A campanha de Dilma foi abastecida com recursos de propina da Petrobras”, publicou o senador no seu perfil do Twitter.

A estratégia dos tucanos é reforçar a suspeita de que recursos ilícitos podem ter abastecido a campanha de Dilma para pagar o marqueteiro. A avaliação no partido é de que a Operação Lava Jato subiu a rampa do Palácio do Planalto.

“Esse fato evidencia, de forma mais categórica, o uso de recursos ilícitos da campanha da presidente Dilma”, afirmou o coordenador jurídico do PSDB e um dos vice-presidentes do partido, deputado Carlos Sampaio (SP). “Tudo ajuda a fechar a ideia de que houve financiamento irregular na disputa”, comentou o advogado José Eduardo Alckmin, principal defensor do partido nas ações que impugnam a chapa Dilma e Temer.

Andamento do processo – Em parecer ao TSE, no dia 5, Eugênio Aragão, vice-procurador-geral eleitoral, rebateu alegação de Dilma que requereu a não admissão de documentos enviados à corte pelo juiz federal Sérgio Moro. O procurador deu parecer favorável ao compartilhamento de provas da Lava Jato na Ação de Investigação Eleitoral em curso no TSE contra Dilma e Temer.

Para o procurador, o argumento do Planalto de que a documentação sob a guarda de Moro não pode ser admitida como prova emprestada “não se aplica à hipótese”. Aragão terá de se manifestar também no caso de a oposição enviar ao TSE documentos envolvendo Santana.

Ministros da corte eleitoral ouvidos pela reportagem se dividem sobre um novo compartilhamento dos dados da Lava Jato pelo tribunal. “O compartilhamento de dados é fácil. É claro que eles virão”, previu um ministro do TSE. “A cada nova revelação se configura o abuso de poder econômico”, alegou. Para esse ministro, os próprios advogados envolvidos no caso é que deverão pedir para o Ministério Público Federal repassar os dados à corte. Um outro ministro do TSE avalia que o repasse de dados para o tribunal “não é automático”. “Não pode haver nada na Lava Jato que diga respeito às eleições de 2014. Se caso existisse, não seria o foro competente. Moro não pode investigar a presidente da República.”




Site Pensa Brasil

 Nenhum comentário

Presença de doulas em maternidades é garantida por lei em Campina Grande


Vladimir Chaves

Uma lei do vereador Alexandre do Sindicato (PHS) prevê que os hospitais e maternidades públicas ou privadas de Campina Grande sejam obrigados a permitir a presença de doulas antes, durante e pós-partos imediatos, através de lei municipal. A lei nº 6.302 foi sancionada pelo chefe do poder Executivo e publicada no Semanário Oficial.

Na matéria, consta o esclarecimento que a presença de doulas não se confunde com a de acompanhante instituído pela lei federal nº 11.108/2005. A atuação de doulas é reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

“As doulas, também conhecidas como mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto, são de suma importância. São elas que orientam o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explica os procedimentos comuns dentre outros detalhes”, explicou o vereador Alexandre do Sindicato.


O cumprimento da lei será de competência dos órgãos de saúde, com o prazo de 90 dias, a partir da data de sua publicação. A Secretaria Municipal de Saúde deverá comunicar às diretorias dos hospitais públicos e privados, aos sindicatos, associações, órgãos de classe dos médicos ou entidades similares e serviços de saúde.

 Nenhum comentário

Projeto de Lei propõe redução dos salários dos vereadores de Patos.


Vladimir Chaves

O vereador da cidade de Patos, no sertão paraibano, Maurício Alves (PMDB) prometeu apresentar na próxima quinta-feira (25) um Projeto de Lei propondo a redução dos salários dos vereadores patoense.

Segundo o parlamentar o projeto propõe que os proventos dos parlamentares sejam nivelados aos dos professores do município, que hoje é de R$ 2.135,00.


“Na próxima quinta-feira vou apresentar um projeto para redução dos nossos salários de vereadores que é de aproximadamente R$12.000 para R$2.135. Esse valor é teto salarial de professor da rede municipal, quero igualar os ganhos a de um professor. É muito fácil falar mais temos que ter uma ação concreta, é sonho de alguns brasileiros políticos nem receber salários, mas a gente tem que reconhecer que o teto dos magistrados é pouco então porque não igualar os vencimentos. Para quem não deseja fazer do cargo um emprego, esse valor é suficiente para que honremos os votos que a população nos confiou”, justificou o vereador.

 Nenhum comentário

Assessor do vereador Renato Martins é agredido quando filmava o caos no transito de João Pessoa.


Vladimir Chaves

Foto postada pelo vereador
O vereador Renato Martins (PSB) fez uma denuncia gravíssima de furto e agressão a um de seus assessores. De acordo com vereador pessoense, na tarde de hoje (22), seu assessor filmava uma das corriqueiras cenas de caos no transito de João Pessoa, quando dois indivíduos o atacaram tomando-lhe o celular e o atingindo com um soco no rosto.

O mais grave é que os delinquentes que atacaram o funcionário do parlamentar, após apagarem a filmagem feita pelo assessor entregaram o celular da vítima a Guarda Municipal, o que para o vereador caracterizou-se como omissão e cumplicidade dos agentes da segurança municipal.

O vereador promete ir até as ultimas instâncias para identificar os agressores, bem como a punição aos agentes da Guarda Municipal.


“Depois deram o celular à Guarda Municipal, que não pode ser cúmplice e omissa a isso. Não nos intimidaremos seja quem for, vocês serão pegos e os transtornos e o roubo da Lagoa não serão encoberto. A PM já investiga” desabafou. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Ombro a ombro, lado a lado socializando “autógrafos”.


Vladimir Chaves

A disputa pelo poder e a vaidade de alguns dos nossos representantes conseguem produzir cenas inusitadas que nos leva a recordar a famosa telenovela de Dias Gomes, “O Bem Amado”. Aos mais atentos para os fatos pitorescos da nossa pequenina Paraíba, o de hoje (22) chamou a atenção, que foi a socialização das assinaturas de dois pré-candidatos a prefeito de Campina Grande, na Ordem de Serviço autorizada pelo governador Ricardo Coutinho.

Lado a lado, ombro a ombro com o governador os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande, deputado federal Veneziano Vital e o deputado estadual Adriano Galdino, socializaram o termo de assinatura da ordem de serviço, tudo por alguns minutos de flashes. A duvida é saber a serventia dessas assinaturas...

 Nenhum comentário

Rejeição: 61% dos eleitores dizem que não votariam em Lula de jeito nenhum.


Vladimir Chaves

Segundo a pesquisa Ibope divulgada hoje (22), pelo jornal o Estado de São Paulo, a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alcançou níveis estratosférico. Envolvido num “mar de escândalos” o ex-presidente viu sua imagem se desintegrar colocando ele no topo dos políticos mais rejeitados do Brasil.

Segundo a pesquisa Ibope, 61% dos eleitores entrevistados disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum. Até mesmo no Nordeste, “curral eleitoral” do ex-presidente a rejeição é altíssima, alcançando 48%.

Apenas 33% disseram que poderia votar em Lula para presidente da República.


A pesquisa também traz a rejeição de outros possíveis candidatos à presidência em 2018. Marina Silva está em 42%, José Serra tem 52%, Aécio Neves possui 44%, Geraldo Alckmin com 47% e Ciro Gomes com 45%. E outros 7% dos eleitores que rejeitam todos os seis.

 Nenhum comentário

Ricardo Coutinho desautoriza expulsão sumária da prefeita presa na “Operação Andaime”.


Vladimir Chaves

Depois de afirmar que “ficha suja não fica no PSB” o presidente estadual da legenda socialista, Edvaldo Rosas, viu-se obrigado a desdizer a afirmação. É que logo após o anuncio da prisão da prefeita de Monte Horebe, Cláudia Dias, envolvida no escândalo “Operação Andaime” o presidente anunciou sua expulsão sumária da legenda, só que o deputado estadual Jeová Campos (PSB), não aceitou a expulsão sumária e recorreu ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que desautorizou a execração da prefeita socialista.

“No PSB não tem rito sumário. Quem tem rito sumário de condenação é a Imprensa. A Imprensa condena sumariamente. O PSB não. A prefeita vai ter a sua oportunidade de se defender das acusações na Justiça e também na área política. Eu desconheço isso. Ela como qualquer outro tem a oportunidade de se defender.” Disse Coutinho ao ser questionado sobre a expulsão sumária. 

 Nenhum comentário

Gilbran Asfora contesta incoerência do ex-secretário de Planejamento da PMCG.


Vladimir Chaves

O ex-secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande, o petista Marcio Caniello, literalmente decretou guerra à gestão que serviu por dois anos. Nas redes sociais Caniello, tem fustigado a gestão do prefeito Romero Rodrigues, e na mesma proporção tem sido criticado pela falta de coerência.

O mote principal dos ataques tem sido a reforma da Feira Central, justamente o projeto que por dois anos esteve sob sua responsabilidade e que após sua saída da pasta, praticamente teve que ser refeito.

Dentre os que o contestaram a incoerência do petista, está o ex-deputado estadual Gilbran Asfora, que dentre tantas postagens questionou; “Dr. Márcio Caniello só uma pergunta, quanto tempo o Senhor dispôs na qualidade de Secretário de Planejamento e responsável pelo Projeto de Revitalização da Feira, para retirá-lo do papel e partir efetivamente para a execução?” ·.

Em resposta Caniello, eximiu-se da responsabilidade afirmando que não tinha poderes para retirar o projeto do papel; “Gilbran, meu caro, quem tira do papel é o prefeito”.

Gilbran insistiu; “O Senhor teve 2 anos para tirá-lo do papel. Se lembra das constantes cobranças feitas por mim?”


O entrevero prosseguiu com inúmeras postagens, até que Gilbran, pois um fim ao “rami, rami” afirmando: “O erro do Prefeito Romero foi deixá-lo num cargo tão relevante por longos 2 anos”. 

 Nenhum comentário

Eleições 2016: Manoel Junior busca apoio do PSDB


Vladimir Chaves

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PMDB) está esperançoso de poder contar com o apoio do PSDB no primeiro turno. O parlamentar revelou que tem mantido um dialogo constante com o senador Cássio Cunha Lima e o presidente estadual do PSDB, Rui Carneiro.

Para Manoel Junior o apoio do PSDB, será fundamental para assegurar sua candidatura no segundo turno das eleições municipais de João Pessoa. 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário