Descaso com a saúde: Deputado denuncia que prefeitura usou dinheiro do tomógrafo para construir lavanderia.


Vladimir Chaves

O deputado federal Wilson Filho (PTB), fez uma denuncia gravíssima contra a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Segundo o deputado uma emenda de sua autoria no valor de R$ 1 milhão, destinada a compra de um tomógrafo para o Hospital Ortotrauma (Trauminha), teve a sua finalidade modificada pela Prefeitura de João Pessoa, que usou o dinheiro do tomógrafo na construção de uma lavanderia na maternidade Cândida Vargas.


“O segundo maior hospital da cidade, que atende pacientes não apenas de João Pessoa, mas da Paraíba toda, passaria a ter o tomógrafo e não mais ter que levar os pacientes para clínicas privadas para fazer esse exame de alta complexidade. Mas, a Prefeitura preferiu continuar pagando, quando poderia simplesmente adquirir um novo equipamento e aplicar esse dinheiro em outra finalidade” lamentou Wilson Filho. 

sábado, 18 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Senador Lindbergh dando aula de história, tirem as crianças da sala.


Vladimir Chaves

Esgotaram-se os argumentos, desequilíbrio emocional, burrice, sandice...? Não sabemos! O que podemos dizer é que, o senador petista Lindbergh Farias, além de aporrinhar o país com o “mi mi mi” de que houve um golpe contra Dilma e a democracia, também é capaz de envergonhar o Senado Federal.

Durante a sessão de ontem (17), da Comissão do Impeachment no Senado, o senador petista disse que o “neoliberalismo começou na China, com Pinochet”. O general Augusto Pinochet, foi ditador no Chile, entre 1973 a 1990.  


Confira:

 Nenhum comentário

“Comício” pró-Dilma é destaque no jornal A União.


Vladimir Chaves

Matéria de capa do jornal oficial do Estado da Paraíba, “A União” desta sexta-feira (18), destaca o “comício” pró-Dilma, em que se transformou o que deveria ser a Audiência Pública da Assembleia Legislativa para tratar da grave crise política que o país enfrenta.

Com a manchete: “Retirar verba do Viaduto do Geisel é crime contra a PB, afirma Dilma”, o Jornal A União deu destaque para trechos do discurso da presidente (afastada) Dilma Rousseff (PT), em que ela ataca o presidente em exercício Michel Temer e seus aliados e elogia o governador Ricardo  Coutinho (PSB).

O jornal ainda destaca trechos do discurso em que a presidente (afastada) diz estar preocupada com a situação hídrica de Campina Grande (sic); “Vou ficar de olho nas obras de transposição do Rio São Francisco demonstrando preocupação com a situação hídrica de Campina Grande”.

Faixas e cartazes contra o golpe e contra o presidente interino do Brasil foram espalhados ao redor da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, diz o jornal A União.


Clique aqui e lei a integra do texto.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Manoel Ludgerio critica pauta do “fora Dilma” “fora Temer” e diz, “ao povo interessa resolver o problema da água”.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Manoel Ludgerio (PSD), cobrou do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), a urgente formação de uma Comissão suprapartidária para tratar diretamente com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, da grave crise hídrica na Paraíba, em especial o iminente colapso total no “Açude de Boqueirão”.

De acordo com o deputado, a Assembleia não pode continuar ignorando um problema que atinge mais de um milhão de paraibanos que dependem das águas do “Açude de Boqueirão”, sob pena, de amanhã os 36 deputados estaduais serem acusados de omissão.

Para o deputado, a Assembleia Legislativa não deve acompanhar a pauta do “fora Temer”, “fora Dilma”, já que isso é um problema da justiça, devendo priorizar o que de fato interessa aos paraibanos, que uma solução para a mais grave crise hídrica de sua história.

“A situação do Boqueirão é agonizante, ao invés de estamos aqui com esse "fora Temer" "fora Dilma" que não constrói absolutamente nada, e que só aumenta a instabilidade política e econômica do país, devemos buscar soluções e exigir do governo atitudes concretas e de respeito ao povo da Paraíba” desabafou. 

quinta-feira, 16 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Campina Grande: Pesquisas definirão a composição da chapa na aliança PP\PMDB


Vladimir Chaves

Depois do café da manhã que reatou os laços familiares e superou as divergências entre Enivaldo Ribeiro e o deputado Veneziano Vital do Rêgo, agora a família pretende unificar o palanque eleitoral pensando na retomada do comando da Prefeitura de Campina Grande.

Informações de bastidores dão conta que três pesquisas internas definirão a composição da chapa a prefeito e vice, e que a aliança PP\PMDB e sua composição devem ser anunciadas na próxima semana.

O próprio presidente estadual do PP, ex-deputado Enivaldo Ribeiro, admitiu na manhã de hoje (16), que superou as divergências com o deputado Veneziano, e que no momento o partido realiza pesquisas de consumo interno para balizar a posição da legenda. 

 Nenhum comentário

Deputado Luiz Couto desafia Eduardo Cunha a nominar os 150 deputados que cairão com ele.


Vladimir Chaves

O deputado Luiz Couto (PT) cobrou do ainda presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), os nomes dos 150 deputados e um senador que ele disse que perderiam os mandatos caso o mesmo fosse cassado.

A informação foi divulgada na edição de terça-feira (14) do jornal Estado de São Paulo. Segundo o jornal, Cunha teria mandado um recado ao presidente em exercício, Michel Temer, que se cair, sairá atirando e poderá levar com ele cerca de 150 deputados, além de um ministro e um senador.

Segundo Luiz Couto, o deputado Eduardo Cunha, faria um bem para o Brasil se dissesse quem são os 150 parlamentares que cairiam com ele, assim como o senador e o ministro mais próximo de Temer.


“Nesse sentido, ele estaria fazendo um benefício grande ao nosso País", disse Luiz Couto.

 Nenhum comentário

Audiência Pública foi substituída por “comício” em defesa da presidente Dilma.


Vladimir Chaves

O que era pra ser uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa da Paraíba, para tratar da crise política que o país enfrenta, terminou por se transformar num grande “comício”, custeado pelos cofres públicos, em homenagem a presidente (afastada) Dilma Rousseff (PT).

Todos os protocolos foram deixados de lado, dando espaço a um autentico comício, até mesmo, a mesa da Assembleia Legislativa foi ornada por bandeiras de partidos políticos e entidades ligadas ao Partido dos Trabalhadores, algo nunca visto em toda a história da Assembleia Legislativa.

As causas e os responsáveis pela mais grave crise política do país foram completamente esquecidos, a inflação, o desemprego, a violência, a seca que assola a Paraíba, o caos na saúde e a incerteza do futuro do país, foram secundarizados, os discursos resumiram-se a ataques contra os opositores da presidente afastada, que eram acompanhados pela gigantesca claque com palavras de ordem contra o presidente em exercício Michel Temer e o senador Cássio Cunha Lima.


Enfim, substituíram a Audiência Pública custeada pelos cofres públicos por um grande comício. 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Imprensa nacional repercute passagem de Dilma pela Paraíba para discutir a crise politica e a defesa da democracia.


Vladimir Chaves

Responsável direta por uma das maiores crises política da história do Brasil, a presidente (afastada) Dilma Rousseff, estará na tarde hoje em João Pessoa, para participar de uma Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, que tratará justamente da crise política e a defesa da democracia.

A propositura da audiência é do ex-petista e hoje deputado estadual pelo PSB, Jeová Campos. A expectativa é de que a audiência se transforme num grande ato político de apoio a presidente (afastada), reunindo lideranças e a militância dos partidos aliados, PT, PCdoB, PSB, PDT, Psol.

O fato inusitado chamou a atenção dos principais veículos de comunicação do país, como o Jornal Folha de São Paulo, que destacou que a presidente deve usar o evento para promover sua defesa, da mesma forma a colunista Mônica Bergamo, da Folha, outros veículos de comunicação também deram destaque como o Jornal do Comércio, Brasil Online, entre outros.

João Pessoa é a primeira capital nordestina que Dilma, visita depois de ter sido afastada devido ao processo de impeachment que enfrenta. Além de João Pessoa, ela deve participar de atos públicos em Salvador, amanhã (16) e na sexta-feira (17) em Recife.

A Audiência Pública será a partir das 15 horas, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

 Nenhum comentário

Estela Bezerra critica Luciano Cartaxo por negar ambulância do SAMU em evento com Dilma Rousseff.


Vladimir Chaves

Com a proximidade das eleições municipais e cada vez maior o entrevero entre o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e opositores, o mais novo “round” partiu da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), que não poupou criticas ao prefeito Cartaxo, por negar (segundo a deputada) assistência do SAMU na Audiência Pública da Assembleia Legislativa, que terá como palestrante a presidente (afastada) Dilma Rousseff (PT).

“A Prefeitura Municipal de João Pessoa supera todas as expectativas, negou assistência do SAMU para dar suporte à Audiência Pública da Assembleia Legislativa com a presidenta Dilma, que estima reunir na Praça do Povo do Espaço Cultural mais de dez mil paraibanas e paraibanos de todas as cidades do Estado” disse a deputada.

Na oportunidade a deputada disse ainda que o prefeito omitiu que mais de 95% do financiamento das obras de reforma da Lagoa, foram do Governo Federal e que a prefeitura apagou o nome da presidente Dilma, da placa de inauguração.


“Depois de omitir quem financiou 95,83% da obra da Lagoa, pois sequer foi citada a participação do Governo Federal, diga-se do governo Dilma e, de ter apagado o nome da Presidenta da placa de inauguração, o prefeito Luciano Cartaxo nega não só à presidenta, mas aos paraibanos a cobertura do socorro médico que deve ser garantida em ocasiões nas quais se reúnam grandes aglomerados humanos” discorreu.

 Nenhum comentário

Lula é investigado como possível chefe do petrolão


Vladimir Chaves

Segundo matéria publicada no Site Congresso em Foco, o ex-presidente Lula já está sendo investigado sob a suspeita de ter “posição dominante” no chamado petrolão, nome pelo qual ficou conhecido o bilionário esquema de desvio de recursos criado na Petrobras. É o que revela trecho de pedido de abertura de inquérito enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No documento, obtido pelo Congresso em Foco, o procurador-geral afirma que Lula “é investigado inter alia [entre outras coisas] pela suspeita de que, no exercício do mandato presidencial, tenha atuado em posição dominante na organização criminosa que se estruturou para obter, mediante nomeações de dirigentes de estatais do setor energético, em especial a Petrobras S/A, a BR Distribuidora S/A e a Transpetro S/A, vantagens indevidas de empresas prestadoras de serviços, em especial de construção civil”.

“Essas vantagens”, prossegue Janot, “eram destinadas a políticos em exercício de mandatos eletivos, partidos políticos e aos próprios dirigentes das estatais envolvidas, e a engrenagem principal de sua obtenção consistia no aval dos dirigentes a que as empresas engendrassem práticas de cartel nos procedimentos licitatórios para o fornecimento de bens e serviços às estatais”. Questionado sobre o assunto, o advogado de defesa de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que a manifestação de Rodrigo Janot atesta que o seu cliente é vítima de perseguição política. 

terça-feira, 14 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Transposição do São Francisco: Senador cobra providencias urgentes do Governo do Estado.


Vladimir Chaves

A indiferença do Governo do Estado para com as obras de saneamento básico nas cidades que despejam seus dejetos nos leitos da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, levou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a cobrar providencias urgentes do governador Ricardo Coutinho (PSB).

A preocupação redobrou depois que técnicos do Ministério da Integração Nacional, alertaram o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, de que há a possibilidade das águas da transposição do Rio São Francisco, não chegarem ao Açude de Boqueirão, devido a falta de ações de responsabilidade do Governo do Estado da Paraíba, como a recuperação da Barragem de Camalaú e o tratamento dos esgotos que hoje são despejados no leito do Rio Paraíba.

Segundo o senador Cássio, “as obras complementares (rede de esgoto e barragens no leito do rio) precisam ser feitas pelo Governo do Estado, do contrário a obra de nada servirá. Essa é uma luta de todos. Temos que exigir providências urgentes!".
Foto: Clilson júnior

 Nenhum comentário

Instituto Opinião: Manoel Junior lidera a rejeição, seguido de Luciano Cartaxo e Cida Ramos.


Vladimir Chaves

O Instituto Opinião divulgou, no inicio da tarde desta segunda-feira (13), pesquisa encomendada pelo Sistema Arapuã de Comunicação, que avaliou o nível de rejeição dos pré-candidatos a prefeito de João Pessoa.
Citando os nomes dos pré-candidatos Luciano Cartaxo (PSD), Manoel Júnior (PMDB), Cida Ramos (PSB), Wilson Filho (PTB), Charliton Marchado (PT) e Victor Hugo (Psol) o instituto de pesquisa quis saber em qual candidato o eleitor não votaria de forma alguma.

O pré-candidato Manoel Junior (PMDB) lidera a rejeição com 12,3%, em seguida empatados tecnicamente aparece, Luciano Cartaxo (PSD) com 8,6% e Cida Ramos (PSB) com 8%.

O pré-candidato do PTB, Wilson Filho, tem 7,6% de rejeição, seguido do petista Charlinton Machado 4,3% e Victor Hugo do Psol com 3,1%.

O detalhe é que 40,7% dos entrevistados rejeitaram todos os nomes apresentados.


A pesquisa com o registro 276/2016 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ouviu 800 pessoas, em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 07 e 08 de junho.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

 Nenhum comentário

Instituto Opinião: Luciano Cartaxo lidera nas pesquisas estimulada e espontânea.


Vladimir Chaves

O Instituto Opinião divulgou, no inicio da tarde desta segunda-feira (13), pesquisa encomendada pelo Sistema Arapuã de Comunicação, que avalia a intenção de votos para prefeito de João Pessoa.

Segundo o Instituto Opinião, na pesquisa espontânea (aquela em que o entrevistador não cita nomes), Luciano Cartaxo (PSD) lidera com 15,4% das intenções de votos, seguido de Cida Ramos (PSB) com 4,5%, Manoel Junior (PMDB) com 0,6%; Charlinton Machado (PT) com 0,1%; Wilson Filho (PTB) com 0,1%; Victor Hugo (Psol) 0,1%.

Na pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisador cita os nomes dos prováveis candidatos), o atual prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, lidera com 44% das intenções de votos, seguido da socialista Cida Ramos (PSB) com 11,3%; Manoel Junior (PMDB) 4,6%; Wilson Filho (PTB) 3,5%; Charlinton Machado (PT) 1,3% e Victo Hugo (Psol) 0,4%.


A pesquisa com o registro 276/2016 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ouviu 800 pessoas, em 40 bairros de João Pessoa, entre os dias 07 e 08 de junho.

 Nenhum comentário

Assembleia Legislativa da Paraíba convida Dilma Rousseff para discutir a crise política.


Vladimir Chaves

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), está convidando a população da Paraíba para participar de uma Sessão Especial que terá como palestrante a presidente (afastada) Dilma Rousseff (PT).
“Será uma sessão diferenciada onde a presidente Dilma, estará ao vivo debatendo o momento político por que passa o país” disse Adriano Galdino.


A propositura é de autoria do deputado estadual Jeová Campos (PSB), o evento acontecerá na próxima quarta-feira (15), no Espaço Cultural às 20 horas.

 Nenhum comentário

Deputado Damião quer pena de prisão para trotes nas universidades.


Vladimir Chaves

Tramita na Câmara dos Deputados Projeto de Lei 5382/2016, de autoria do deputado federal Damião Feliciano (PDT), que proíbe a realização de trotes nos estabelecimentos educacionais de ensino superior e acrescenta o art 146 – A ao Código Penal tipificando o trote como crime passível de penas de seis meses a dois anos de prisão, mais multa.

O trote é um ritual de ingresso dos novos estudantes em estabelecimentos de ensino superior, que em muitas das vezes importam em ofensa a integridade física, moral e psicológica dos novatos.

Confira o que propõe o deputado, através do PL 5382/2016.

Art. 1º Esta lei proíbe a realização de trote em estabelecimentos educacionais de ensino superior, bem como acrescenta o artigo 146-A ao Código Penal para tipificar o trote estudantil e estabelece aumento de pena se do trote resultar morte.

Art. 2º. Trote é o ritual de ingresso dos novos estudantes em estabelecimentos de ensino superior que importem em ofensa a integridade física, moral e psicológica.

Art. 3º A direção das instituições públicas de ensino superior deverá adotar medidas preventivas para impedir a prática de trote, bem como aplicar penalidades administrativas aos universitários que infringirem esta lei.

Art. 4º. Dentre as penalidades administrativas estão:
I – expulsão; e
II – suspensão.

Art. 5º. No início de cada ano letivo, os estabelecimentos de ensino farão campanhas de esclarecimento quanto às vedações constantes desta lei.

Art. 6º. Será admitido nos estabelecimentos educacionais os rituais de passagem que não importem violência física ou moral, desde que aceito livremente pelo calouro, sem qualquer coerção.

Art. 7º O Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 146-A e do §8º do art. 121:

Art. 146-A. Constranger estudante a participar de trote em estabelecimentos superiores de ensino, públicos ou privados, ou fora deles:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

domingo, 12 de junho de 2016

 Nenhum comentário

CENSURA: Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir “Lei Talibã” do deputado Veneziano.


Vladimir Chaves

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento do deputado Sibá Machado (PT), para realização de uma audiência Pública com o objetivo de debater o Projeto de Lei 1676/2015 (Lei Talibã) de autoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

O deputado Sibá, justifica que aprovado a “Lei Talibã”, um crime de mera conduta, em que sequer há dolo, como fotografar uma pessoa sem autorização, passaria a ser crime passível de reclusão. No requerimento o parlamentar espanta-se com a desproporção das penalidades que chegam a ser maior que a pena de um crime de homicídio culposo, que prevê pena de 1 a 3 anos.

“Esse crime (homicídio culposo), prevê pena de detenção de 1 a 3 anos, enquanto os tipos propostos no PL têm penas de reclusão de 2 a 4 anos e multa, para quem divulga a informação e 4 a 6 anos e multa se a prática se dá por meio da internet ou outro meio de comunicação social” diz o deputado em suas justificativas.

O deputado Sibá, justifica ainda que a “Lei Talibã” não leva em consideração o art. 5º da Constituição Federal de 1988, que prevê a liberdade de manifestação e que o projeto do deputado Veneziano Vital do Rêgo, ameaça inclusive a liberdade de imprensa.

“A Emenda n. 1 no § 3o exclui da incidência do PL as situações de divulgação jornalística, como denúncia de atos ilícitos, ou assuntos de relevância à sociedade, ou outros casos em que a liberdade de expressão, opinião e crença devam ser resguardadas, na forma do art. 5o da CF. A CF/88, em seu art. 5o, IV, que prevê a liberdade de manifestação do pensamento, é de eficácia plena, "não admitindo qualquer tipo de contenção por lei ordinária a não ser meramente confirmativa das restrições que a própria constituição menciona nos inciso do art. 5o" diz o requerimento.

Clique aqui e confira as justificativa do deputado Sibá Machado.

De acordo com o requerimento serão convidados para debater a “Lei Talibã”; o Prof. Dr. Thiago Bottino, da FGV Direito Rio; o Prof. Dr. Ronaldo Lemos, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS); Sr. Paulo Rená, Diretor do Instituto Beta para Internet e Democracia – IBIDEM; Prof. de Direito no Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito pela UnB; um representante do Coletivo Intervozes; um representante do InternetLab.

Confira o que propõe a “Lei Talibã” do deputado Veneziano Vital do Rêgo:

Art. 1º Esta lei tipifica o ato de fotografar, filmar ou captar a voz de pessoa, sem autorização ou sem fins lícitos, prevendo qualificadoras para as diversas formas de sua divulgação.

Art. 2º Filmar, fotografar ou captar a voz de pessoas, sem autorização ou sem fins lícitos:

Pena - reclusão, de um a dois, e multa.

§ 1º Divulgar tais informações:

Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

§ 2º Se a divulgação se dá pela rede mundial de computadores, internet, ou por meios de comunicação social:

Pena - reclusão, de quatro a seis anos, e multa.



 Nenhum comentário