53% consideram o governo Bolsonaro como principal responsável pela chegada das vacinas no Brasil


Vladimir Chaves



Pesquisa PoderData realizada nesta semana (21-23.jun.2021) mostra que a maioria dos brasileiros considera que o principal responsável pela chegada da vacina contra a covid-19 no Brasil está no governo federal. O presidente Jair Bolsonaro é citado por 32%; outros 21% apontam o Ministério da Saúde.

O quadro apresentou mudança expressiva em comparação ao início de fevereiro. Na época, 27% dos entrevistados indicavam o governador de São Paulo, João Doria, enquanto 25% apontavam o Ministério da Saúde e 22% o presidente da República. Hoje, 17% dizem que Doria é o responsável pela chegada da vacina, uma queda de 10 pontos percentuais. 13% não souberam responder.

Foram 2.500 entrevistas em 445 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.



sábado, 26 de junho de 2021

 Nenhum comentário

Retrocesso: Deputados desfiguram a Lei da Ficha Limpa aprovando candidatura de gestor que teve contas rejeitadas.


Vladimir Chaves



Em mais uma ação de retrocesso o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante o direito de se candidatar ao gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas tenha sido punido apenas com multa. Foram 345 favoráveis, 98 contrários e 4 abstenções. O Projeto de Lei Complementar 9/21, do Lúcio Mosquini (MDB-RO), agora segue para o Senado Federal.

Atualmente, é inelegível por oito anos o gestor que tiver contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A proposta aprovada determina que a pena não cabe aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e tenham sido sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

Autor da proposta absurda, deputado Lúcio Mosquini destacou que a inelegibilidade para o político é “a pena de morte”. “A pena máxima é a inelegibilidade para quem faz da política uma militância. E esse projeto tira a inelegibilidade apenas para aqueles que não cometeram ato doloso, não tem dano ao erário, não tem enriquecimento ilícito e tem apenas uma sanção de multa”, defendeu. Ele disse que a lei atual aplica a pena máxima de forma muito genérica.

Para o deputado Bibo Nunes (PSL-RS). “É inconcebível aprovarmos esse projeto de lei que torna elegível administrador público que teve contas rejeitadas, mas só teve pena de multa”, criticou.

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) criticou a votação de tema controverso. “Precisamos punir as condutas dos agentes e não, por meio das penas aplicadas, estabelecer se ele pode ou não ser elegível”, disse.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

 Nenhum comentário

Prefeitura de Campina Grande realiza hoje programação gigante de vacinação de pessoas a partir de 50 anos.


Vladimir Chaves



O Município de Campina Grande vai avançar hoje, sexta-feira, 25, na campanha de vacinação da covid-19 para pessoas a partir de 50 anos de idade, sem comorbidades. Para imunizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma grande programação, com vinte locais de vacinação, incluindo uma ação pela noite e madrugada na Pirâmide do Parque do Povo.

A vacinação vai acontecer das 14h às 17h, nos Centros de Saúde de São José da Mata, da Bela Vista, do Catolé, da Palmeira, da Liberdade, e do Centro (Francisco Pinto), na Policlínica das Malvinas, na Igreja Verbo da Vida (Avenida Floriano Peixoto), e nas Unidades Básicas de Saúde Crisóstomo Lucena e Antônio Virgílio (Complexo Habitacional Aluízio Campos) e na unidade do distrito de Galante.

Também vai ter vacinação em horário estendido, das 14h às 19h, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no SESI do Distrito Industrial, na igreja Presbiteriana (São José), nas faculdades Unifacisa (Itararé) e Uninassau (Liberdade), e no Seminário Diocesano São João Maria Vianney (Alto Branco). No mesmo horário também serão realizadas duas ações de drive-thru, no Clube Campestre e na agência do INSS do bairro Dinamérica.

Além de todo esse cronograma, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar vacinação à noite e pela madrugada na Pirâmide do Parque do Povo, das 18h desta sexta às 6h da manhã do sábado, 26. O objetivo é garantir imunização para todas as pessoas do grupo.

Para ter acesso é obrigatório fazer o agendamento pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou no aplicativo Vacina Campina. Também é necessário apresentar documento de identificação pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência no local para o qual foi agendado.

“A nossa pretensão é poder promover a vacinação ao maior número de pessoas possível dentro do menor espaço de tempo. A determinação é essa, de que a vacina seja aplicada logo que chegue ao município e assim vamos avançando à medida em que mais doses forem chegando”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.  

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira - 25 de junho das 14h às 17 horas

Centro de Saúde de São José da Mata

Centro de Saúde Francisco Pinto

Centro de Saúde Bela Vista

Centro de Saúde da Palmeira

Centro de Saúde da Liberdade

Centro de Saúde do Catolé 

Policlínica das Malvinas

UBS Galante

UBS Antônio Virgílio (Aluízio Campos)

UBS Crisóstomo Lucena (Aluízio Campos)

Igreja Verbo da Vida

 

Das 14 às 19 horas

UEPB

Igreja Presbiteriana

Seminário Diocesano São João Maria Vianney (Alto Branco) 

SESI Distrito Industrial

Unifacisa

Uninassau

Drive-thru - Clube Campestre 

Drive-thru - INSS Dinamérica 


Das 18 às 06 horas da manhã 

Parque do Povo

 Nenhum comentário

Campina Grande conclui vacinação dos agentes de limpeza


Vladimir Chaves



A Secretaria de Saúde de Campina Grande concluiu a vacinação de todos os profissionais da Secretaria de Serviços Urbanos de Campina Grande, Sesuma, que trabalham na  linha de frente da limpeza urbana de Campina Grande. Ao todo, 786 trabalhadores, entre efetivos e contratados,  receberam a primeira dose do imunizante contra a covid.  A segunda dose será aplicada no início de novembro.

Por decisão do prefeito Bruno Cunha Lima, foram incluídos também os catadores de produtos recicláveis, num total de 50, que estão cadastrados nas associações e cooperativas, do programa Recicla Campina, além dos trabalhadores dos cemitérios, motoristas, pessoal que trabalha na varrição, capinação, setor de manutenção da malha viária, bem como os terceirizados, que atuam exclusivamente na coleta domiciliar.

Desde o início da pandemia, o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre Cavalcante, vinha pleiteando esta vacinação, mas como essa categoria não estava incluída no grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária, só agora eles tiveram a oportunidade.

O diretor do  Departamento de Limpeza Urbana, Joméris Tavares, expressou toda  sua alegria, considerando fundamental essa atitude do prefeito Bruno Cunha Lima, ao lado dos secretários Felipe Reul e Geraldo Nobre.

“O nosso pessoal, em nenhum momento parou durante toda a pandemia. Nossa limpeza funciona 24 horas, graças a estes guerreiros, que mantém a cidade limpa”, comentou Joméris. O secretário Geraldo Nobre, fez questão de agradecer ao secretário de saúde, Felipe Reul; e ao prefeito Bruno Cunha Lima. “Essa imunização é importante, porque o nosso agente tem contato direto com a população e isso dá uma tranquilidade ainda maior a todos eles, para que continuem desenvolvendo suas atividades diárias com toda segurança”, concluiu o secretário.

 

 

quarta-feira, 23 de junho de 2021

 Nenhum comentário

Brasil terá 127 Escolas Cívico-Militares, até o fim de 2021.


Vladimir Chaves



O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) será implantado em 74 escolas em 2021, totalizando 127 escolas que aderiram ao modelo (em 2020, foram 53). A expectativa é de que o programa seja adotado em mais de 200 unidades escolares até 2023.

O Pecim já está presente em todas as regiões do Brasil, no Distrito Federal e em 22 estados. Para aderir ao programa, os estados devem manifestar interesse à sua respectiva secretaria de educação, que conduzirá um processo de escolha.

 Nenhum comentário

Rede Globo e Drauzio Varella condenados a pagar R$ 150 mil a pai de menino morto e estuprado por Suzy


Vladimir Chaves



O médico Drauzio Varella e a TV Globo foram condenados em 1ª instância a pagar R$ 150 mil para o pai de um menino de nove anos estuprado e morto pelo transexual Suzy de Oliveira.

A juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, Regina de Oliveira Marques, acatou ação do pai do menino que pedia indenização por dano moral. A decisão cabe recurso.

“Suzy” apareceu em uma reportagem de Dráuzio exibida pelo Fantástico em março de 2020. Na reportagem, o médico abraça Suzy, condenada por matar e estuprar o garoto em 2010.

Na ação, o autor da ação diz que, após a reportagem, Suzy recebeu “piedade social”, enquanto que ele sofreu novo abalo psicológico por reviver os fatos. A juíza entendeu que a reportagem foi negligente ao não ter tido o “discernimento de procurar conhecer os crimes cometidos por seus entrevistados” e que o conteúdo causou “desassossego do autor e situação aflitiva com implicação psíquica”.

“Qualquer expectador foi induzido erroneamente a acreditar que os entrevistados seriam meras vítimas sociais; devendo ser ressaltado que mesmo se tratando os entrevistados de autores de crimes contra o patrimônio e sua sexualidade, não implicaria em serem assim tratados, já que perniciosos à sociedade como um todo”, disse a juíza.

Por meio de sua filha, Dráuzio Varella afirmou que não se manifestará sobre a decisão.

Gazeta Brasil

terça-feira, 22 de junho de 2021

 Nenhum comentário

Bolsonaro deve vetar Passaporte Sanitário, projeto autoritário põe fim à liberdade de ir e vir do cidadão.


Vladimir Chaves



O presidente Jair Bolsonaro deve vetar integralmente a proposta de passaporte sanitário no Brasil caso o projeto seja aprovado no Congresso Nacional.

O projeto do passaporte sanitário é um dos mais autoritários desde a redemocratização do país. A proposta, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), com texto substitutivo elaborado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi aprovada por 72 votos favoráveis e nenhum contrário; oito parlamentares não participaram da sessão. E tramita agora na Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto é segregar o cidadão que não esteja imunizado ou que não tenha testado negativo nos exames. O autoritarismo do projeto veda o acesso, ou a circulação de pessoas em ambientes públicos ou privados.

O Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS) oferece  autorização de entrada em locais e eventos públicos, hotéis, cruzeiros, parques e reservas naturais, entre outras possibilidades.

Prever que o titular do certificado não poderá ser vedado de acessar, circular ou utilizar qualquer espaço público ou privado, assim como não poderá sofrer sanções.

Outro ponto previsto é a divulgação, na entrada do local, de forma ostensiva, visível e escrita, da seguinte informação: “O ingresso neste local está condicionado à apresentação do Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS)”.

O estabelecimento, público ou privado, deve se responsabilizar de exercer o comando de entrada, por meio de uma exposição do CSS válido por cada pessoa — na versão eletrônica ou impressa — e quem não manifestar nenhuma comprovação será impedido de entrar.

 Nenhum comentário

Ministro da Saúde afirma que até o final do ano todos os brasileiros acima de 18 anos estarão vacinados.


Vladimir Chaves



Durante reunião na Comissão da Covid do Senado Federal, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga previu que até o final do ano toda a população brasileira acima de 18 anos estará vacinada contra o novo coronavírus.

“Pelo ritmo que a nossa campanha vem adquirindo no último mês, já é possível antever que toda a população vacinável, ou seja, acima de 18 anos, pode ser imunizada com uma dose até o mês de setembro, e que tenhamos toda ela vacinada até o final do ano de 2021. Consideramos, dentro das condições da carência de vacinas do mundo, uma meta bastante razoável” afirmou o ministro.

Na oportunidade Queiroga anunciou a chegada nesta terça (22), no aeroporto de Guarulhos (SP), do primeiro lote de 1,5 milhão de vacinas da Janssen, que imunizam em dose única. Será o quarto tipo utilizado no Brasil, depois das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

O ministro também prometeu o aumento da testagem da população, reconhecendo que até agora o Brasil "testou pouco". A testagem em grande escala permite identificar casos assintomáticos e tomar medidas de isolamento, reduzindo a transmissão do vírus.

“A política do Ministério da Saúde tem dois pilares: os testes na atenção primária, dedicados aos pacientes sintomáticos; e os testes em ambientes de grande circulação, a exemplo de metrô, rodoviárias e aeroportos, para aqueles assintomáticos. Já distribuímos mais de 3 milhões de testes rápidos, e estamos em tratativas para aquisição de mais 10 milhões. Nosso objetivo é testar até 20 milhões todos os meses.”

Queiroga lembrou que já foram adquiridos mais de 630 milhões de doses, das quais mais de 120 milhões já foram distribuídos. Segundo ele, já existe capacidade para ministrar 2,4 milhões de vacinas diárias, "desde que tenhamos doses suficientes". Citou ainda estudos que estão monitorando a prevalência das diversas variantes do vírus e as ações da pasta para habilitar um número maior de leitos hospitalares e distribuir kits de intubação e oxigênio.

Investigação

Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES), Espiridião Amin (PP-SC) e Soraya Thronicke (PSL-MS) prestaram solidariedade ao ministro, lamentando que a CPI da Pandemia o tenha colocado sob a condição de investigado.

“A história vai classificar este pecado de submeter o ministro da Saúde, em pleno exercício da sua missão, à condição de investigado, como quinta-colunismo” disse Amin, usando expressão associada à sabotagem.

O ministro agradeceu o apoio dos senadores.

“Estou fazendo minha parte: ajudar o Brasil a superar essa crise sanitária. Nunca ninguém me deu uma oportunidade como essa que o presidente Bolsonaro me deu. Nunca pensei que fosse fácil. Seremos vitoriosos contra o nosso único inimigo, que é o vírus.”

segunda-feira, 21 de junho de 2021

 Nenhum comentário

Romero Rodrigues lidera encontro com lideranças da Paraíba.


Vladimir Chaves



O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues reuniu, na manhã desta segunda feira (21), em João Pessoa, lideranças políticas para discutir o processo eleitoral de 2022. Atualmente Romero é o nome mais cotado para representar a oposição na disputa pelo governo do Estado da Paraíba.

O encontro contou com as presenças dos deputados federais Pedro Cunha Lima, Rui Carneiro e Leonardo Gadelha, além das presenças dos deputados estaduais Cabo Gilberto, Tovar, Camila Toscano, Walber Virgulino, Anderson Monteiro, do presidente estadual do PTB Nilvan Ferreira dentre outras lideranças.

“Nesse primeiro encontro foi iniciado o processo de discussão sobre a antecipação da escolha do nome que disputará o Palácio da Redenção nas eleições do próximo ano. Como ponto de partida, assumimos o compromisso de estarmos juntos nas eleições de 2022. Nosso objetivo agora é chegar ao consenso em relação ao nome que vamos apresentar para a disputa e ampliar ainda mais o número de partidos no projeto já nos próximos meses”. Disse Romero.

Já Nilvan Ferreira, que disputou o segundo turno das eleições em João Pessoa, na eleição passada obtendo 163.030 votos, disse que essa é a união pode libertar a Paraíba.

 Nenhum comentário

Governo Bolsonaro envia aos estados e DF mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz


Vladimir Chaves



Estados e Distrito Federal estão recebendo mais um lote de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde está entregandor 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. A distribuição começou ontem (20/6) e está prevista para ser concluída nesta segunda-feira (21/6).

Com o objetivo de completar os esquemas vacinais já iniciados, o imunizante é destinado para a segunda dose de idosos entre 60 e 64 anos, trabalhadores da saúde, e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia.

A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.

As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 24° informe técnico.

PÁTRIA VACINADA

Desde janeiro, o Governo Bolsonaro já destinou a todas as Unidades Federativas mais de 115 milhões de doses de imunizantes contratados - contando com essa nova pauta de distribuição, serão mais de 120 milhões de doses entregues. Até o momento, mais de 85 milhões foram aplicadas.

 Nenhum comentário