Assembleia aprova projeto de lei que proíbe a vacinação obrigatória contra a Covid-19 em Goiás


Vladimir Chaves



A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e última votação, projeto de lei que proíbe a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 no estado. O placar foi de 26 votos a favor e dois contra.

O projeto agora segue para análise do governador Ronaldo Caiado (DEM), que pode vetar ou sancionar a proposta.

O projeto já havia sido aprovado em primeira votação no dia 26 de novembro. Ele é de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) e diz que a vacinação contra a Covid-19 só deve ocorrer "mediante o consentimento do cidadão ou do responsável".

Para justificar a matéria, o parlamentar afirmou que o direito da liberdade individual não pode ser violado e que neste caso não há choque com o direito à vida "pela simples razão de o vírus não ser fatal", mesmo com mais de 6,5 mil mortes registradas por causa da Covid-19 no estado.

"Não há que se falar em confronto do direito à liberdade individual com o direito à vida pela simples razão de o vírus não ser fatal, com a taxa de mortalidade no mundo em menos de 2,4% dos casos, não caracterizando evidente direito à vida como supõe-se", diz parte do projeto.


G1 Goiás.

sábado, 19 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

Disputa por vacinas pode levar 2021 rumo à catástrofe humanitária, diz ONU


Vladimir Chaves



O ano que vem está assumindo os contornos de uma catástrofe humanitária, e os países ricos não devem atropelar os países pobres em uma corrida por vacinas para combater a pandemia de coronavírus, disseram autoridades de alto escalão na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley, e o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, falaram durante uma reunião especial sobre a Covid-19, que surgiu na China no final do ano passado e já infectou 65 milhões de pessoas em todo o mundo.

A pandemia, as medidas adotadas pelos países para tentar conter sua disseminação e seu impacto econômico provocaram um aumento de 40% no número de pessoas necessitadas de ajuda humanitária, disse a ONU no início desta semana, apelando por 35 milhões de dólares de financiamento de ajuda.

"2021 será literalmente catastrófico, com base no que estamos vendo a esta altura", disse Beasley, acrescentando que a fome está "batendo na porta" de uma dúzia de países.

Ele disse que o próximo ano provavelmente será "o pior ano de crise humanitária desde o início das Nações Unidas", 75 anos atrás, e que "não conseguiremos financiar tudo... então temos que priorizar, como digo, os icebergs diante do Titanic".

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e suas principais autoridades também pediram que as vacinas contra Covid-19 sejam disponibilizadas para todos e que os países ricos ajudem países em desenvolvimento no combate e na recuperação da pandemia.

 

CNN Brasil

 Nenhum comentário

EUA autorizam vacina da Moderna contra a covid-19


Vladimir Chaves



A vacina contra coronavírus da Moderna se tornou, na sexta-feira (18), a segunda a receber autorização de uso de emergência da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), uma notícia bem-vinda para um país com o número impressionante de mais de 307 mil vidas perdidas pela covid-19.

Milhões de doses da vacina da Moderna serão adicionadas ao programa de imunização dos EUA, que começou esta semana com prioridade para profissionais de saúde. Idosos em asilos e demais instituições de cuidados são os próximos na fila para receber vacinas.

Um painel de especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) deve definir no domingo (20) os grupos a seguir na campanha de vacinação, à medida que os diferentes setores econômicos competem para ter seus trabalhadores com preferência.

A FDA anunciou a autorização um dia depois de o painel de especialistas externos da agência endossar o uso da vacina da Moderna e uma semana após a FDA autorizar a vacina da Pfizer e da parceira BioNTech.

A vacina da Pfizer e BioNTech, com base em tecnologia semelhante à da Moderna, foi aplicada nos braços de milhares de profissionais de saúde dos EUA esta semana, em uma campanha em massa por todo país. As injeções de Moderna devem começar nos próximos dias para adultos com 18 anos ou mais.

"Com a disponibilidade de duas vacinas agora para a prevenção da Covid-19, a FDA deu mais um passo crucial na luta contra esta pandemia global que está causando um grande número de hospitalizações e mortes nos Estados Unidos a cada dia", disse o comissário da FDA, Stephen M. Hahn, em comunicado.

Espera-se que a vacina da Moderna seja usada em locais de difícil acesso, como hospitais rurais, uma vez que o imunizante demanda condições de transporte e armazenamento menos exigentes que a vacina da Pfizer/BioNTech, que requer temperaturas ultra-congelantes.

A decisão da FDA marca a primeira autorização regulatória no mundo para a vacina da Moderna, que se mostrou quase 95% eficaz e sem preocupações sérias de segurança nos ensaios clínicos.

 Nenhum comentário

PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PcdoB, PSDB e PSL se juntam a Rodrigo Maia na disputa pela Mesa Diretora.


Vladimir Chaves



O ainda presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), usou o site oficial da Câmara para anunciar a formação de um bloco de 11 partidos que lançará um candidato à sucessão dele, além de uma chapa para disputar a Mesa Diretora.

A “salada” de partidos que pretende dá sequencia à desastrosa gestão de Rodrigo Maia, é formada pelos partidos: PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. Esses partidos somam 269 deputados.

 

Assinam o documento, além de Rodrigo Maia os seguintes deputados, representando seus partidos:

 

- Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido

- Pedro Uczai (PT-SC)

- Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do partido

- Felipe Francischini (PSL-PR), líder

- Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do partido

- Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), futuro líder

- Alessandro Molon (PSB-RJ)

- Rodrigo de Castro (PSDB-MG), líder

- Mário Heringer (PDT-MG)

- Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

- Enrico Misasi (PV-SP)

- Orlando Silva (PCdoB-SP)

- Gustavo Fruet (PDT-PR)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

Bruno Cunha Lima reúne-se com o governador João Azevedo para tratar de ações de enfrentamento ao Covid-19


Vladimir Chaves


O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), reuniu-se com o governador João Azevedo, na manhã desta sexta-feira (18), as duas autoridades trataram de uma possível parceria institucional-administrativa para o enfrentamento da Covid-19.

Acompanhado do vice-prefeito eleito Lucas Ribeiro (PP), do secretário municipal de Saúde, Filipe Reul e dos médicos Tito Lívio (diretor do Hospital Pedro I) e Gilney Porto, além do empresário Gustavo Braga, o prefeito eleito apresentou ao governador um relatório sobre a rede hospitalar instalada em Campina Grande, mostrou os números positivos no combate à pandemia e pediu um encontro com as equipes técnicas das secretarias municipal e estadual.

Bruno solicitou do governador que o protocolo de tratamento dos pacientes com Covid-19 que estão internados em hospitais de gestão do Estado seja uniformizado, igual ao tratamento que Campina Grande vem realizando e obtendo sucesso.

Ficou acordado ainda que o próximo decreto estadual será construído em harmonia com o Município. O documento será apresentado antecipadamente para sugestões.

Por fim, na reunião focou definido que será liberado, na próxima semana, o inquérito sorológico realizado pelo Estado, já que, pelos números apresentados, Campina Grande apresenta um dos menores índices de pacientes infectados ou que tiveram a Covid-19, mostrando que a cidade vem realizando um trabalho de excelência na prevenção.

 Nenhum comentário

Romero Rodrigues afirma que novo Hospital da Criança e do Adolescente trará eficiência e dignidade.


Vladimir Chaves



O prefeito Romero Rodrigues afirmou, na manhã desta sexta-feira, 18, que o Hospital da Criança e do Adolescente, a ser inaugurado este mês, terá um caráter regional, pois atenderá não apenas a população campinense, mas também as comunidades polarizadas por Campina Grande.

Segundo o prefeito o novo hospital é um projeto grandioso, capaz de atender não só às necessidades dos campinenses, mas também de pessoas oriundas de outras regiões, acrescentando, inclusive, que tudo está sendo feito com recursos próprios municipais.

Ele lembrou que o atual Hospital da Criança, inaugurado pelo governo anterior, não passa de um “mero depósito de meninos”. Segundo ele, o prédio onde foi instalado o Hospital da Criança e do Adolescente não conta com estacionamento, dispõe de poucos leitos, espaço físico limitado, além de sistemas elétrico e hidráulico precários, o que impossibilitou a instalação de um centro cirúrgico.

De acordo com Romero, tudo isso vai mudar a partir de agora, levando-se em conta que o futuro hospital contará com amplo estacionamento, equipamentos modernos, mais de trezentos leitos e todos os recursos necessários para que o atendimento médico às crianças e adolescentes seja feito o mais com o máximo de eficiência e dignidade.

 Nenhum comentário

Resolução do Conanda autoriza ‘visita íntima’ a menores infratores a partir dos 12 anos.


Vladimir Chaves



O ativismo doentio de representantes de ONGs e entidades sindicais conseguiu aprovar por 14×9 votos, nesta quinta-feira (17), resolução, no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que autoriza visitas íntimas a menores infratores em unidades socioeducativas já a partir dos 12 anos.

A resolução, aprovada com os votos contrários dos 9 representantes do governo federal, contém mais de cinquenta artigos, também assegura aos criminosos de menor idade relacionar com outros internos, a partir dos 12 e até os 21 anos.

Segundo especialistas, essa resolução deverá “normalizar” o estupro de internos fisicamente mais frágeis, no sistema, segundo advertiu a Coluna Cláudio Humberto desta quinta-feira no Diário do Poder.

Presidente do Butantan, Dimas Covas garante que o calendário paulista de vacinação vai seguir o programa nacional de imunização do Ministério da Saúde

Participaram da decisão irresponsável representantes de ONGs, quase todas desconhecidas, e até de entidades que já inspiraram respeito ao País, como OAB e CNBB.

Monitores advertem que o Conanda favorece, com essa decisão irresponsável, que um menor de 12 anos seja coagido a manter relações com alguém mais velho e mais forte, no estabelecimento socioeducativo.

A decisão criminosa obriga as instituições a colocar no mesmo alojamento os “casais” de menores. “No caso de formação de casais entre as adolescentes”, diz a resolução, “dever-se-á permitir que permaneçam no mesmo alojamento”.

O artigo 41 diz textualmente: “Deverá ser garantido o direito à visita íntima para as adolescentes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade e expressão de gênero”. Segundo o estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é lei federal, a adolescência inicia aos 12 anos de idade.

 

A resolução ignora a lei e o próprio ECA, que consideram “estupro de vulnerável” relações sexuais com menores de 14 anos.

 

Diario do Poder

 Nenhum comentário

Dalton Gadelha disponibiliza superfreezer da Unifacisa para Prefeitura armazenar vacina contra Covid-19


Vladimir Chaves



O prefeito Romero Rodrigues agradeceu ao chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, pela disponibilização de dois superfreezers da instituição para a Secretaria de Saúde de Campina Grande armazenar lotes da vacina contra a Covid-19.

“Mais uma vez, o médico e empresário Dalton Gadelha demonstra seu elevado espírito público e a permanente disposição da Unifacisa em ser parceira do Município, em toda e qualquer circunstância que contemple o povo de Campina Grande” ressaltou Romero Rodrigues.

De acordo com o prefeito campinense, o suporte de estrutura disponibilizado pela Unifacisa é um importante reforço no pacote de medidas e providências que a Prefeitura vem adotando, nos dois últimos meses, no sentido de se preparar o Município para receber as doses da vacina enviadas pelo Governo Federal nos próximos dias.

Preparação e estratégia

A Secretaria de Saúde de Campina Grande já  iniciou a preparação da Rede Municipal para o processo de vacinação contra a Covid-19, quando o Ministério da Saúde iniciar a distribuição das doses. De acordo com o secretário de Saúde, Filipe Reul, postos de vacinação estão sendo reativados, freezers e aparelhos de ar condicionado adquiridos.

Dentro da estratégia, a pretensão da Prefeitura é ter pontos de vacinação em todas as unidades básicas de saúde e Centros de Saúde, para que a vacina esteja disponível no maior número possível de locais.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

Bolsonaro destina R$ 20 bi para vacinação da população contra covid-19.


Vladimir Chaves



O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (17) uma Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 20 bilhões, em favor do Ministério da Saúde, para a vacinação da população contra a covid-19. O ato ocorreu durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado, no Palácio do Planalto.

“Tão logo tenhamos uma vacina certificada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], ela estará a disposição de todos no Brasil, de forma gratuita e voluntária”, disse Bolsonaro. A MP deve ser publicada ainda nesta quinta-feira em edição extra do Diário Oficial da União.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o valor cobrirá as despesas com a compra das doses de vacina, seringas, agulhas, logística, comunicação e todas as despesas que sejam necessárias para vacinar a população. O montante, ainda segundo a pasta, não é destinado a nenhuma vacina específica e poderá ser utilizado conforme o planejamento e as necessidades do Ministério da Saúde.

“A medida permitirá que as autoridades de saúde brasileiras fiquem em condições de adquirir as primeiras vacinas que tenham o seu uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que apresentem possibilidade de rápida disponibilização à população brasileira”, diz a nota.

De acordo com o governo federal, o valor será financiado com o uso de superávit financeiro de exercícios anteriores e, como se trata de um crédito extraordinário, ele não depende da aprovação da Lei Orçamentária de 2021. “Embora a medida em tela seja enviada ao Legislativo para posterior confirmação, os recursos já ficarão disponíveis imediatamente e poderão ser utilizados desde já pelo Ministério da Saúde. A medida é mais uma das ações empreendidas pelo governo federal visando diminuir os graves impactos econômicos pela pandemia do covid-19”, explicou a Secretaria-Geral.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, apresentado esta semana pelo Ministério da Saúde, o governo federal já disponibilizou R$ 1,9 bilhão de encomenda tecnológica associada à aquisição de 100,4 milhões de doses de vacina pela AstraZeneca/Fiocruz e R$ 2,5 bilhões para adesão ao Consórcio Covax Facitity, associado à aquisição de 42 milhões de doses de vacinas.

Além disso, há outros R$ 177,6 milhões para custeio e investimento na Rede de Frio, na modernização dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), no fortalecimento e ampliação da vigilância de síndromes respiratórias. Também outros R$ 62 milhões foram investidos para aquisição de mais 300 milhões de seringas e agulhas.

 Nenhum comentário

Campina Grande é a primeira cidade do Brasil a apresentar um plano de imunização em massa ao governo federal


Vladimir Chaves



Campina Grande é o primeiro município brasileiro a apresentar formalmente um plano de imunização em massa da vacina contra a Covid-19, segundo o Ministério da Saúde.

A informação foi prestada pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, durante participação em vídeo postado pelo prefeito eleito Bruno Cunha Lima, no Palácio do Planalto, logo após a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, pelo presidente Jair Bolsonaro.

De fato, na noite anterior, Bruno e o secretário Filipe Reul, da Saúde de Campina Grande, durante audiência com Airton Cascavel, no Ministério da Saúde, apresentaram o Plano de Municipalização de Vacinação contra a Covid-19 da Prefeitura de Campina Grande.

Airton Cascavel elogiou o prefeito eleito e a equipe do prefeito Romero Rodrigues pela iniciativa e assegurou total apoio e prioridade do ministério ao plano de Campina Grande.

 Nenhum comentário

Brasil precisa exportar mais produtos industrializados, diz Ney Suassuna.


Vladimir Chaves



Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) apontou a necessidade de o Brasil exportar mais produtos processados e menos in natura, já que produtos industrializados têm um valor muito maior. 

Ele lembrou que o Brasil é o primeiro produtor mundial de 15 commodities e o segundo produtor de outras 10. No entanto, observou, se deseja estar entre as nações desenvolvidas, precisa dedicar-se a industrializar esses produtos, como fazem outros países, citando o caso da Itália.

“Eu vejo, por exemplo, a Itália. Não tem um pé de cacau. No entanto, o chocolate italiano é de primeira qualidade. A Suíça idem. A Itália vende um dos melhores cafés do mundo. Quantos pés de café eles têm? Eles compram da gente, compram da Colômbia, fazem o que tem que ser feito e vendem por um preço dez vezes maior” afirmou.         

Suassuna também afirmou que é preciso buscar constantemente novos mercados para os produtos brasileiros, lembrando que, quando presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mantinha contato constante com embaixadores estrangeiros, para abrir as portas dessas nações às exportações nacionais.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

Bolsonaro destinou mais de R$ 43 milhões para enfrentamento à Covid-19 junto aos povos indígenas.


Vladimir Chaves



Segundo dados divulgados pela Fundação nacional do Índio (Funai), desde o início da pandemia, o governo Bolsonaro através da instituição já destinou mais de R$ 43 milhões a medidas de combate à Covid-19 junto aos povos indígenas. Entre as iniciativas, destaca-se a implementação e manutenção de 313 barreiras sanitárias. O objetivo é intensificar a vigilância e o controle de acesso às comunidades e impedir a entrada de não indígenas nas aldeias para diminuir a possibilidade de contágio da doença.

Outra ação de destaque é a distribuição de cestas de alimentos a famílias indígenas de diferentes etnias. Cerca de 425 mil cestas básicas já foram entregues a 207 mil famílias em todo o País. A medida é fundamental para garantir a segurança alimentar das comunidades, além de contribuir para que os indígenas permaneçam nas aldeias e mantenham o isolamento social.

A Funai também entregou quase 70 mil kits de higiene e limpeza a indígenas, a fim de reforçar a adoção de medidas preventivas. O órgão promove diversas ações de orientação junto às comunidades sobre os protocolos sanitários. Os servidores da fundação vêm atuando ainda na conscientização dos indígenas para que eles evitem receber pessoas de fora das aldeias, bem como realizar aglomerações.

Para promover o etnodesenvolvimento e a autonomia indígena, foram investidos R$ 12 milhões em ações que visam a autossuficiência das comunidades, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas e maquinários agrícolas. A intenção é fazer com que os indígenas mantenham a produção, além colaborar para que, no pós-pandemia, as etnias invistam em processos de geração de renda.

 Nenhum comentário

Bolsonaro libera R$ 86 milhões para garantir água potável a 2.300 escolas da Região Norte.


Vladimir Chaves



O governo do presidente Bolsonaro liberou um crédito extraordinário de R$ 86,3 milhões para a promoção de ações de acesso à água em escolas publicas rurais na Região Norte, muitas delas localizadas em aldeias indígenas. A ação é emergencial e voltada para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Dos 378 municípios da Região Norte elencados para atuação do Plano, 213 apresentam demanda por água em 2.274 escolas na zona rural. Todas serão atendidas pelo projeto inédito em quantidade de escolas do Governo Federal.

O objetivo é que os estados possam contratar a instalação de sistemas de captação e armazenamento de água para a reserva de água visando ao consumo humano em ambiente escolar. Isso inclui serviços de mobilização, seleção e capacitação de beneficiários para manejo dos sistemas de captação e armazenamento e gestão de recursos hídricos armazenados.

Os recursos foram garantidos a partir da Medida Provisória 1.001/2020. O texto abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Cidadania, de acordo com o Eixo Social do Plano Plurianual 2020-2023, voltado para a ampliação do acesso à água de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Dos 378 municípios da Região Norte elencados para atuação do Plano, 213 apresentam demanda por água em 2.274 escolas na zona rural. Todas serão atendidas pelo projeto inédito em quantidade de escolas do Governo Federal.

 Nenhum comentário

Vereadores rejeitam projeto que ampliaria concorrência entre postos de combustíveis de Campina Grande


Vladimir Chaves


O vereador reeleito Alexandre do Sindicato (PSD) lamentou a decisão da maioria na Câmara Municipal que esta semana reprovou um projeto de lei que, na prática, permitiria a ampliação da concorrência entre os postos de combustíveis da cidade, o que se mostra essencial para fragilizar o esquema de alinhamento de preços atualmente praticado.

Na prática, a proposta, que ainda receberia emenda de Alexandre, permitiria, por exemplo, a instalação de postos em atacadões e hipermercados, o que já ocorre em outros municípios, e que em Campina Grande acaba sendo inviabilizado por conta de normas que fixam padrões de distanciamento entre as unidades e supermercados.

Presidente da CPI dos Combustíveis, Alexandre do Sindicato já pontuou várias vezes que enxerga na ampla concorrência o mais forte elemento para quebrar os acordos espúrios celebrados pelos poucos grupos que dominam totalmente o segmento em Campina Grande.

Segundo ele, a instalação de postos em grandes redes do varejo seria fatal para qualquer esquema de cartel, mas a Câmara Municipal, ao rejeitar os projetos, acaba impedindo esse avanço. “Lamento profundamente essa rejeição, porque quem perde com isso é Campina Grande e os consumidores da cidade, e quem ganha são os donos de postos”, disse Alexandre.

 Nenhum comentário

Bolsonaro reconhece Joe Biden como presidente eleito dos EUA.


Vladimir Chaves



O presidente Jair Bolsonaro emitiu nesta terça-feira (15) mensagem oficial em que cumprimenta o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden. O comunicado ocorre um dia depois da votação do Colégio Eleitoral que confirmou a eleição do democrata como próximo presidente norte-americano, e cinco semanas após o encerramento das eleições.

"Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo 'a terra dos livres e o lar dos corajosos'. Estarei pronto a trabalhar com vossa excelência e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos", disse Bolsonaro. A mensagem foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores e reproduzida nas redes sociais do presidente brasileiro.

Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 do republicano e atual presidente, Donald Trump. Nas urnas, Biden obteve 81,2 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões de Trump (46,8%). Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, tomam posse no dia 20 de janeiro para um mandato de quatro anos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

“Vou sair de cabeça erguida”, afirma Romero Rodrigues ao avaliar os oito anos de gestão.


Vladimir Chaves



Durante entrevista a uma das emissoras de rádio em Campina Grande o prefeito Romero Rodrigues (PSD), anunciou que terminará seus oito anos de mandatos com inúmeras inaugurações em áreas como infraestrutura, educação e saúde.

Segundo o prefeito sua maior alegria é terminar a gestão contando com aprovação da população campinense. “A minha maior alegria é a de poder andar pelas ruas de minha cidade com a consciência do dever cumprido à frente do cargo".

Inaugurações

Uma das inaugurações anunciada é a entrega do Hospital da Criança e do Adolescente, no próximo dia 30. Com 7,1 mil metros de área construída, representa um investimento de mais de R$ 10 milhões, com recursos próprios. O hospital está sendo construído na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, ao lado do ginásio “O Meninão”.

Outra grande obra que o prefeito pretende entregar nos próximos dias é a Alça Leste, rodovia urbana de dez quilômetros, que liga quatro bairros da Zona Leste. Também planeja inaugurar uma unidade de saúde no Bairro das cidades, além de mais cinco creches.

Recursos em caixa

Além das inaugurações programadas, o prefeito destacou que vai deixar várias obras conveniadas e com recursos em caixa. Isto vai permitir a sequência de projetos administrativos por parte do futuro prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima.

Garantindo que Campina Grande vive um momento de equilíbrio fiscal, Romero assegurou que serão pagos, até o final da gestão, todos os fornecedores e os servidores públicos. Como obra mais importante da sua gestão, Romero citou o Complexo Habitacional e Empresarial Aluízio Campos, integrado por 4.100 unidades habitacionais entre casas e apartamentos - um investimento de R$ 300 milhões, em convênio com o governo federal. Outras ações, que avaliou como sendo destaques, foi à pavimentação de mais de 1.200 ruas, implantação de um programa de modernização da iluminação pública e a municipalização do Hospital Pedro I.

 Nenhum comentário

‘A perseguição contra quem defende o Evangelho vai piorar’, diz pastor Andrew Brunson


Vladimir Chaves



O pastor americano Andrew Brunson, que foi preso na Turquia por dois anos devido à sua fé, acredita que a perseguição aos cristãos nos Estados Unidos vai se intensificar por causa da “hostilidade” contra as pessoas que defendem o ensino de Jesus Cristo.

“As pressões que estamos vendo em nosso país agora vão aumentar, e uma dessas pressões será a hostilidade contra as pessoas que abraçam o ensino de Jesus Cristo, que não têm vergonha de defendê-Lo”, disse Brunson durante o evento virtual “Oração Global pela Integridade na Eleição dos EUA”.

Brunson, que atuou como missionário na Turquia por mais de 20 anos, disse que colocou o foco em seu país de origem e tem sido tomado por um “sentimento de urgência” pelos EUA. “Não estamos prontos para essa pressão” e “não estar preparado é muito perigoso”, alertou.

“Independente de quem acabar vencendo essa eleição, acredito que a perseguição está chegando; e vai chegar rápido e em breve. Se o presidente Trump prevalecer, isso vai atrasar a perseguição em nível governamental, mas não vai nos livrar da hostilidade que está crescendo em nossa sociedade contra os seguidores de Jesus”, alertou Brunson.

“Jesus foi a pessoa mais amorosa e gentil da história, e mesmo assim foi chamado de mau; então as pessoas não vão simplesmente discordar de nós. Elas vão dizer que somos maus e justificar tudo o que nos fizerem [contra nós] porque somos ‘pessoas más’. O que pesa em meu coração é que precisamos preparar nosso próprio coração”, avisa.

O pastor Brunson acredita que um dos propósitos que Deus teve para ele na prisão era “aprender a perseverar em um nível mais profundo”. Hoje ele quer ajudar a igreja a estar preparada para perseverar.

Em março, o pastor já havia advertido sobre os desafios dos cristãos nos EUA, diante de uma cultura que está se tornando cada vez mais “hostil” aos valores bíblicos.

 

“Há um preço por seguir Jesus. Nós ouvimos sobre o preço que é pago em outros países, mas, cada vez mais, acho que haverá um preço a ser pago aqui”, disse ele em um evento de mídia cristã da National Religious Broadcasters em Nashville, no estado do Tennessee.

“É normal ter medo. A questão é: você resistirá apesar de seu medo? Você permanecerá fiel? No final, as pessoas vão pagar um preço por causa do Evangelho. No exterior, sim, mas também aqui... há um custo em seguir Jesus”, destacou.

 

Guiame.com.br

 Nenhum comentário

Prefeitura acata recomendação e restringe eventos a público de no máximo 100 pessoas


Vladimir Chaves



A Prefeitura Municipal de Campina Grande voltou a restringir os eventos na cidade a públicos de, no máximo, 100 pessoas. A decisão atende a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde havia estabelecido esta regra para a realização de shows, mas com base em um estudo técnico, havia autorizado a realização de eventos sociais como casamentos e formaturas com até 300 pessoas.  

“Inicialmente, havíamos liberado públicos até 300 pessoas para eventos sociais por entendermos que festas de casamento e formatura são mais passíveis de cumprir as exigências do que os shows. Mas, em conversa com o prefeito Romero Rodrigues, decidimos acatar a orientação dos MPs porque desde o início da pandemia temos tido um ótimo diálogo com esses órgãos de controle e entendemos que a recomendação é razoável”, explicou o Secretário de Saúde, Filipe Reul.

Desta forma, todos os eventos realizados a partir de agora só podem ter presença de público máximo de 100 participantes. Além disso, segue vigente a exigência de apresentação de um plano de contingência do evento junto à Gerência de Vigilância Sanitária - Gevisa.

Atualmente, existem apenas dois eventos protocolados na Gevisa de Campina Grande, e ambos com público inferior a 100 pessoas. Uma dúvida recorrente dos promotores de eventos é se as pessoas que trabalham nos eventos se encaixam nesse limite. “Neste caso, os trabalhadores não são contabilizados. Esse limite diz respeito aos participantes e convidados, ou seja, ao público. Mas, lembrando que vamos seguir com as fiscalizações da Gevisa em todos os eventos”, finalizou Reul.   

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário

Romero anuncia inauguração do Hospital da Criança e Adolescente.


Vladimir Chaves



Durante visita ao canteiro de obras do hospital municipal da Criança e Adolescentes, na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Romero Rodrigues (PSD), anunciou a data de sua inauguração para o dia 30 deste mês.

“Visitando a obra do Hospital da Criança e Adolescente neste momento e marcando inauguração para dia 30 de dezembro, com fé em Deus!” disse.

No inicio do ano de 2020, na abertura do ano legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, o prefeito prometeu que antes do termino do seu mandato entregaria o tão sonhado Hospital da Criança e Adolescente, cumprindo assim mais um compromisso com Rainha da Borborema.

O hospital terá quase seis mil metros quadrados de estrutura, com 58 leitos e dois isolamentos, 10 leitos de UTI infantil, quatro consultórios e sala de reidratação, três salas de cirurgia, um refeitório para 58 pessoas, sala de ultrassom e raio-x, central de material esterilizado, lavanderia e laboratórios de exames. A construção e a aquisição dos equipamentos da unidade hospitalar terão um investimento final na ordem de R$ 10 milhões.

 Nenhum comentário

Bruno viaja a Brasília, nesta segunda-feira, com agendas nos ministérios e no Congresso Nacional.


Vladimir Chaves


O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, cumpre agenda de três dias em Brasília (DF), a partir desta segunda-feira, 14. Na Capital Federal, Bruno manterá  encontros com congressistas paraibanos e cumprirá agendas em ministérios.

No Congresso Nacional, o prefeito eleito visitará os deputados e senadores paraibanos para pedir apoio, em forma de emendas individuais e de bancada, no Orçamento Geral da União (OGU) de 2021, a projetos de interesse do Município.

Testes e vacina

Na Esplanada dos Ministérios, Bruno Cunha Lima será recebido na Saúde. Lá, tratará como pautas prioritárias a liberação de, pelo menos, 50 mil testes para Covid-19 e a renovação da garantia do ministro Eduardo Pazzuelo, de que Campina Grande será uma das primeiras cidades do Nordeste a receber os lotes das vacinas contra a doença.

Turismo

Outra reunião importante de Bruno em Brasília está agendada com o ministro Gilson Machado, do Turismo. O prefeito eleito de Campina Grande pedirá apoio do governo federal para projetos inovadores, dentre outros, envolvendo O Maior São João do Mundo.

 Nenhum comentário

Datafolha: Soma dos que acham o Governo Bolsonaro ótimo, bom e regular chega a 66%.


Vladimir Chaves



Apesar do ataque serrado da imprensa suja, o presidente Jair Bolsonaro continua gozando da aprovação popular. Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13) apontou que o presidente mantém sua aprovação em alta.

A pesquisa realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro, apontou que 37% dos brasileiros acham o governo do presidente Bolsonaro ótimo ou bom, mesmo número do levantamento anterior, realizado no fim de agosto. Já os que avaliam como regular é de 29%, em agosto era de 27%.

A soma dos que acham o governo ótimo, bom e regular chega à marca de 66% de aprovação. Na pesquisa realizada em agosto a somo dos ótimo, bom e regular foi de 64%.

Os que acham o governo como ruim ou péssimo caiu de 34% na última pesquisa para 32% nesta, A pesquisa ouviu 2.016 pessoas.



domingo, 13 de dezembro de 2020

 Nenhum comentário