“Cacarecos do PT não podem puxar a chapa do PMDB para baixo, porque nesta condição ela já está” Dep. Anísio Maia


Vladimir Chaves

O deputado estadual Anísio Maia (PT), através do perfil Twitter de seu gabinete rebateu as insinuações do deputado federal Manoel Junior (PMDB), de que não aceitaria “cacarecos petistas” para compor a chapa majoritária liderada pelo PMDB.

O deputado admitiu a baixa densidade eleitoral dos candidatos petistas, mas lembrou ao deputado Manoel Junior, que foram esses mesmos petistas que derrotaram o candidato a prefeito de João Pessoa, José Maranhão, nas eleições de 2012.  

“Foram os "sem votos do PT" que derrotaram o bom de voto do PMDB em 2012. Está na hora dos pemedebistas descerem do pedestal” postou Anísio.

O petista ironizou ainda, o baixo desempenho apresentado nas pesquisas eleitorais do pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo. “Os cacarecos do PT não podem puxar a chapa do PMDB para baixo, porque nesta condição ela já está se cair mais um pouco ela bate no subsolo” 

Confira as postagens:


Vladimir Chaves

sábado, 3 de maio de 2014

 Nenhum comentário

Correção do piso do magistério ficou aquém do custo aluno consolidado do Fundeb


Vladimir Chaves

Conforme a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação já havia alertado em dezembro do ano passado, a consolidação das receitas do Fundeb de 2013, publicada na Portaria nº 364, de 28/4/2014, registrou crescimento do valor mínimo de 13,22% em relação ao consolidado de 2012. E esse deveria ser o percentual aplicado ao piso do magistério, em 2014, seguindo a metodologia indicada pela Advocacia Geral da União (AGU) e o MEC.

Na ocasião do último reajuste do piso, a CNTE reuniu-se com o MEC para ponderar sobre a subvalorização das receitas do Fundeb que orientaram a aplicação do percentual de 8,32%, a partir de 1º de janeiro de 2014. A CNTE alegou, na ocasião, que o piso deveria ser reajustado entre 13% e 15%. Porém, o MEC contrapôs argumentando estar amparado em estimativas oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que inviabilizava a consideração de qualquer outro percentual.

Em fevereiro último, o Conselho Nacional de Entidades da CNTE aprovou documento de atualização do debate sobre o piso do magistério, em que a questão do reajuste foi abordada com prioridade e profundidade para amplo entendimento da categoria. O referido documento apontou os problemas da Lei 11.738 – independente da polêmica entre a forma de reajuste prospectiva (como defende a Confederação) ou retroativa (como defende a AGU/MEC) – que pauta a correção do piso em estimativas de receitas, quando o correto seria considerar o balanço contábil consolidado do Fundeb. Isso, por sua vez, exigiria alterar o art. 5º da Lei do Piso, passando o reajuste para 1º de maio.


O fato, agora, é que o piso conta com defasagem de 6,36% (1,46% de 2013 e 4,90% de 2014) devendo a mesma ser corrigida pelo MEC. Para tanto, a CNTE procurará o Ministério para debater a reposição do percentual, e caso a reivindicação não seja atendida por meio da negociação, a Confederação e seus sindicatos filiados deverão requerer esse direito do magistério público da educação básica pela via judicial.

 Nenhum comentário

Crise: Presidente do PV de Campina Grande prega voto nulo para senador.


Vladimir Chaves

O presidente municipal do Partido Verde em Campina Grande, Washington Pessoa, partido que apoia a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), está defendendo o voto nulo para senador.

Segundo Washington Pessoa, que é pré-candidato a deputado estadual, o povo da Paraíba não tem motivos para votar em nenhum candidato ao Senado. “Vamos estimular o voto nulo”, disse o dirigente do PV.

Essa posição deve desagradar o pré-candidato a senador, Rômulo Gouveia (PSD), possível candidato na chapa liderada por Ricardo Coutinho. Sem citar nomes, ele disse ainda que o governador não deve confiar em alguns políticos de Campina Grande, e que deveria buscar “peças fundamentais” para as eleições em Campina, já que o PSB é um partido debilitado na cidade.


“Se o governador confiar em alguns políticos de Campina Grande, será o suicídio dele cidade. Não os vejo com confiança! O governador da Paraíba tem que ter várias peças fundamentais para as eleições em Campina Grande, onde a legenda do PSB é debilitada” detonou. 

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Rejeição a Dilma bate os 42% e 50,2% dos brasileiros acham que o país não está no rumo certo.


Vladimir Chaves

A pesquisa ISTOÉ/Sensus revelou uma inédita reprovação do Governo Federal e da forma como a presidenta Dilma conduz a administração federal. 66,1% dos entrevistados avaliam o governo Dilma, como regular ou negativo e 49,1% desaprovam o desempenho pessoal da presidenta.

Metade dos eleitores, 50,2% acredita que o Brasil não está no rumo certo, 26,8% acham que está mais ou menos, 20,1% acham que o Brasil está no rumo certo.

A pesquisa traz outro dado preocupante para Dilma e o PT, que é a taxa de rejeição, 42% dos eleitores declaram que não votariam em Dilma de jeito nenhum. 35,1% rejeitam Eduardo Campos e 31,1% disseram que não votariam em Aécio Neves, em hipótese alguma.

O Instituto Sensus ouviu dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril. A pesquisa foi realizada em 136 municípios de 24 Estados. Registro na Justiça Eleitoral: BR-00094/2014. Margem de erro de 2,2%, confiança de 95%.

 Nenhum comentário

Eleições 2014: Pesquisa IstoÉ\Sensus aponta 2º turno para presidente.


Vladimir Chaves

Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra pela primeira vez, desde que as pesquisas eleitorais de 2014 passaram a serem divulgadas, que as eleições para presidente poderá ser decidida no segundo turno. De acordo com os dados colhidos na pesquisa a presidente Dilma (PT) teria 35% das intenções de votos, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 23% e Eduardo Campos (PSB), 11%.

Somando-se os percentuais atribuídos a Aécio e Campos, chega-se a 34,7%, apenas 0,3% abaixo dos 35% de Dilma.

Num cenário em que foram incluídos candidatos de menor densidade eleitoral, Dilma obteve 34%, Aécio 19,9%, Campos 8,3%, Pastor Everaldo (PSC) 2,3%, Randolfe Rodrigues (PSOL) 1%, Eymael (PDC) 0,4%; Mauro Lasi (PCB) 0,3%; Levy Fidelix (PRTB) 0,1%.

Nesse cenário, Dilma Rousseff (PT) 34% das intenções de votos, enquanto que a soma dos demais candidatos é de 32,4%, o que representa uma diferença de apenas 1,6%, que, diante da margem de erro de 2,2% pode levar a eleição para o segundo turno.

O Sensus ouviu dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril. A pesquisa foi realizada em 136 municípios de 24 Estados. Registro na Justiça Eleitoral: BR-00094/2014. Margem de erro de 2,2%, confiança de 95%.

 Nenhum comentário

Senador Cássio Cunha Lima acredita que eleições presidências serão decididas no segundo turno.


Vladimir Chaves

Um dos principais estrategistas da campanha do presidenciável Aécio Neves, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) trabalha com a certeza de que a disputa eleitoral só será decidida em segundo turno:

“Todas as pesquisas apontam a queda constante da presidente Dilma e a subida sustentada dos candidatos da oposição. O pacto de não agressão entre Aécio e Eduardo Campos funciona e está empurrando o governo para as cordas” disse Cunha Lima.

O senador, no entanto, não enxerga uma caminhada fácil para nenhum dos candidatos.

Já está claro que está será uma eleição bastante instável, e isso é muito ruim para o governo, que é quem tem mais a perder, refletiu. "A esta altura, quem sabe ler as pesquisas vê claramente que a hipótese de solução em primeiro turno não existe mais. Além disso, se o governo não tiver um pouco de sorte, os dois candidatos da oposição podem muito bem passar para a segunda volta” disse.

Para Cunha Lima, está no Nordeste a solução para seu amigo mineiro resolver a eleição. O ex-governador da Paraíba lembra que, em 2010, a então candidata Dilma Rousseff abriu 10 milhões de votos de frente para o tucano Aécio Neves exatamente no Nordeste.

“Agora, já resolvemos a Bahia, com um acordo que pelo menor dividirá o eleitorado. Em Pernambuco, o Eduardo resolveu isso para nós, porque vai sair de lá bem forte, sem abrir espaço para o candidato oficial. Falta acertarmos as coisas no Ceará” afirmou.

O ex-senador Tasso Jereissati é um dos cotados para ficar com o lugar de vice na chapa de Aécio, mas está em curso um acordo com a ala paulista do PSDB, que poderá levar o ex-governador José Serra ou o senador Aloysio Nunes Ferreira a ocupar esse lugar:

“Acho que o eleitorado de São Paulo, independentemente de estar representado diretamente na chapa, nos dará uma votação expressiva. Nosso foco, hoje, deve ser trabalhar para diminuir a distância que nos separa da candidata do governo no Nordeste” opinou.

Para Cunha Lima, "se o eleitorado se comportar da mesma maneira que na última eleição, não podemos perder a chance de nos reforçarmos onde Dilma e Eduardo são forte hoje".

O estrategista tucano não espera um novo grande salto do presidenciável do PSDB nas próximas pesquisas. No último levantamento CNT/MDA, Aécio Neves deu um salto de cinco pontos percentuais em relação ao que tinha em fevereiro.


“Quando sentar na cadeira do Jornal Nacional, ou seja, depois da Copa do Mundo, Aécio terá um terço do eleitorado ao seu lado. Dali para a frente, o crescimento será mais rápido”.




Site 247

sexta-feira, 2 de maio de 2014

 Nenhum comentário

Sesuma transfere para final do mês audiência sobre Plano de Resíduos Sólidos


Vladimir Chaves

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) transferiu para o dia 27 de maio a audiência pública que acontecerá na Câmara Municipal para apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Essa audiência estava previamente marcada para a próxima terça-feira, 06 de maio.

O secretário Geraldo Nobre disse que a mudança nas datas ocorreu em virtude da continuação dos debates da 1ª Audiência Pública para discussão do Plano, que foram iniciadas no dia 25 de abril e serão concluídas no dia 16 de maio, às 8h30, no auditório do Centro de Tecnologia e Educação (CTE), antigo Museu Vivo da Ciência.

“Os participantes da primeira audiência pública solicitaram uma ampliação nos debates, o que foi atendido pela Sesuma. Por conta disso, a apresentação do Plano, na Câmara Municipal, recebeu uma nova data, 27 de maio, após a audiência pública no CTE”, declarou Geraldo Nobre.

Desde dezembro do ano o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos vem sendo elaborado. A partir de janeiro deste ano, o Plano passou por etapas de reuniões do colegiado, oficinas, visitas técnicas e levantamento de dados. Nesses encontros, representantes da sociedade civil organizada, além da população em geral, têm a oportunidade de apresentar suas avaliações e sugestões. “É um debate democrático”, afirmou o secretário.

O Plano Municipal vai definir as diretrizes que nortearão o Município na promoção da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, para os próximos 20 anos. Com a elaboração do Plano, a Prefeitura de Campina Grande pretende, além de melhorar a gestão dos resíduos sólidos, cumprir as exigências da Lei Federal 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos, prevê o manejo correto e a redução da geração de resíduos.

A apresentação do Plano Municipal também assegura o repasse de recursos federais para os municípios que o apresentarem até agosto deste ano. Entre as metas do Plano estão a disposição final e adequada dos rejeitos; melhorias na regularidade, continuidade e na funcionalidade dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.


Outro objetivo está no enfrentamento dos problemas ambientais, sociais e econômicos; planejamento e a execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental. O Plano prevê também o enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos, além do planejamento e execução de ações que promovam a sustentabilidade ambiental.

 Nenhum comentário

Justiça recomenda cautela ao governador Ricardo Coutinho com propaganda institucional


Vladimir Chaves

O Ministério Público Eleitoral (MPE), através da Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB), recomendou que o governador Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia e o secretário de comunicação Luís Tôrres, utilizem com prudência a publicidade institucional, estritamente dentro dos limites constitucionais, principalmente na veiculação de ações de governo na página oficial do estado.

A publicidade institucional deve respeitar, sobretudo, o princípio da impessoalidade, abstendo-se de veicular promoção pessoal, com exposição despropositada de fotos e referências expressas aos nomes dos governantes, sobrepondo-se às realizações do próprio governo, já que a publicidade institucional deve centrar-se na figura do governo, e não do governante.

Segundo a Recomendação nº 56/2014, tal prática pode configurar abuso de poder de mídia e comprometer a normalidade e legitimidade da disputa eleitoral, caracterizando ainda propaganda eleitoral antecipada, bem como, conduta vedada pela Lei 9.504/97, sujeitando os infratores ao pagamento de multa e eventual cassação de registro de candidatura.

Na recomendação, assinada pelos procuradores eleitorais auxiliares Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, Victor Carvalho Veggi e Rodolfo Alves Silva, o MPE destaca que propaganda institucional tem como princípio a impessoalidade e que a publicidade institucional transmuda-se em propaganda eleitoral, inclusive extemporânea, na hipótese de autopromoção do gestor, sobretudo quando a conduta não visa propriamente a divulgação de atos do governo, mas sim ações do governante, com o objetivo, ainda que implícito, que enaltecer o pretenso candidato à reeleição.

Possíveis punições – O artigo 22 da Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/90) prevê a abertura de ação de investigação judicial eleitoral (Aije) para apurar fatos que caracterizem a utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em beneficio de candidato, partido político ou coligação, configurando igualmente conduta vedada aos agentes públicos, prevista no artigo 73, inciso II, da Lei 9.504/97 (Lei Geral das Eleições).


A conduta também pode importar na cassação do futuro registro do candidato beneficiado pelo abuso perpetrado, bem como na decretação da inelegibilidade do responsável pela veiculação irregular e de todos que concorreram para a prática do ato, abarcando as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes. A Recomendação nº 56/2014 foi recebida em 25 de abril, via fax, e em 28 de abril de 2014, fisicamente.

 Nenhum comentário

Violência e cerceamento à liberdade de imprensa aniquilam a democracia


Vladimir Chaves

No período em que comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - 3 de maio - e o Dia Mundial das Comunicações - 5 de maio -, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) dirige-se à categoria e à sociedade para sustentar que estas comemorações só têm sentido na perspectiva da defesa da democracia como valor fundamental a nortear as relações sociais e a valorização da vida.

O direito da sociedade à informação de qualidade não se concretiza em ambientes estreitados pela influência dos poderes político e econômico sobre a livre circulação de informações, pelo cerceamento à liberdade de expressão, pelo monopólio ou oligopólio das comunicações, ou mesmo pelo assédio judicial que muitas vezes se configura em censura prévia. Tampouco se concretiza num cenário mundial de crescente violência contra os profissionais de comunicação.

Neste momento que antecede a Conferência da Unesco, a realizar-se em Paris nos dias 5 e 6 de maio, com o tema "Liberdade de Imprensa para um Futuro Melhor", a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) prepara ações para denunciar que centenas de jornalistas estão presos em diversos países, em função do exercício de suas atividades profissionais. A FIJ intervirá na conferência para destacar a necessidade de medidas que garantam a segurança dos profissionais, com estratégias e programas de proteção, combate à impunidade e à violência contra jornalistas, bem como na defesa da democracia e dos direitos humanos.

No Brasil, o crescimento da violência contra profissionais de imprensa atinge níveis alarmantes. É inaceitável conviver com assassinatos, ameaças e violências contra qualquer pessoa. Igualmente inaceitável e revoltante é o quadro de sucessivas violações aos direitos dos jornalistas no exercício de suas funções profissionais.

As agressões a jornalistas vêm ocorrendo mais marcantemente nas coberturas de protestos e manifestações sociais. Assim como repudia o autoritarismo e violações praticados principalmente por agentes das polícias, a FENAJ igualmente repudia a violência de qualquer cidadão que, sob o argumento de expressar sua revolta com a linha editorial de um veículo de comunicação, se sente no direito de agredir verbal ou fisicamente e impedir que um trabalhador exerça sua função profissional e social. O povo não é bobo e sabe que a violência e o cerceamento à liberdade de imprensa depõem contra a democracia e a dignidade humana.

Tampouco é admissível transmutar a liberdade de imprensa, traduzindo-a como a liberdade das empresas promoverem práticas antissindicais e de censura interna aos jornalistas por motivações econômicas e políticas.

Por estas razões, a FENAJ, apoiada pela Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) e pela FIJ defende a urgência de instituição de mecanismos de combate às agressões contra os jornalistas no Brasil, como o Observatório da Violência contra Comunicadores, a aprovação do PL 1078/2011, que prevê a federalização das investigações de crimes contra jornalistas e a assinatura de um Protocolo Nacional de Segurança no qual as empresas de comunicação garantam a seus profissionais condições de segurança nas coberturas de risco.

A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas do Brasil também reivindicam a imediata aprovação de uma nova e democrática Lei de Imprensa E em um plano mais geral, falar de liberdade de imprensa sem promover a democratização das comunicações é cair no vazio. Por isso a FENAJ cobra do governo federal que apresente à sociedade uma proposta de Marco Regulatório das Comunicações referenciado nas resoluções da I Conferência Nacional de Comunicação, sustentado no interesse público, que assegure a pluralidade de ideias, impeça o monopólio e limite a propriedade cruzada dos meios de comunicação. Um marco regulatório que promova a cultura nacional e regional, garanta a igualdade, o respeito aos direitos humanos e a liberdade de expressão.


Federação Nacional dos Jornalistas

 Nenhum comentário

"Mensaleiro" cogita fazer greve de fome na Papuda


Vladimir Chaves

Segundo matéria da Folha de São Paulo do dia 01/05, quinta-feira, José Dirceu cogita fazer greve de fome caso o Ministro Joaquim Barbosa não autorize o petista a sair da Papuda para trabalhar, a data provável para início da greve foi estimada, conforme relatos de pessoas próximas a Dirceu, para o dia 20 de maio. No entanto Dirceu negou o fato através de pessoas que estiveram o visitando na quarta-feira.

Ainda conforme a matéria, o assunto deveria ser mantido em sigilo (possivelmente daí o fato do ex-ministro ter tido pressa em expor a negativa para a greve), pois chegando aos ouvidos de Barbosa, esse fato poderia ter resultado inverso ao pretendido, fazendo demorar mais ainda a proceder com o sua decisão ou ainda pior, negar a autorização à Dirceu sair do presídio para trabalhar, e também por não ter sido decidido definitivamente se de fato procederá ou não com a tal greve.

Conselheiros de Dirceu pensam em levar o caso à esfera internacional e fazer manifestos em massa nas redes sociais e tribunais internacionais para provar a ilegalidade da prisão em regime fechado do mensaleiro e forçar a alteração de regime de sua pena. Outra bronca dos simpatizantes de Dirceu é o fato de, segundo eles, Lula ter virado as costas para o ex-ministro.


Confira a matéria da Folha.

 Nenhum comentário

Descriminação: PT da Paraíba exclui prefeita de Pombal das inserções partidárias


Vladimir Chaves

Em reunião realizada na última sexta feira, 25, a Executiva do PT na Paraíba decidiu que as inserções partidárias, que serão vinculadas na TV e Rádio nos próximos dias, deverão ser utilizadas para apresentação da gestão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, além da defesa do governo Dilma no estado.

O vice-presidente estadual da legenda, Rafael Maracajá, contestou a estratégia do Partido: “a gestão de João Pessoa precisa superar a pauta política, enquanto isso permanecer vão continuar tentando mostrar obras que não começam. Nossa prioridade esse ano é a reeleição de Dilma, uma ampla bancada no Congresso e na Assembleia”.

Durante a reunião, a posição majoritária foi de destaque para o governo federal e para gestão de João Pessoa. Todavia, o grupo ligado ao deputado Luiz Couto defendeu que outras administrações petistas tivessem seu espaço, inclusive a gestão de Pombal. Proposta derrotada no encontro, que restringiu o espaço ao prefeito da capital.

“Colocamos de forma taxativa, se fosse para falar das gestões na Paraíba, seria democrático falar de todas, inclusive o governo da companheira Pollyana Dutra, que é uma referência para o Sertão e conquistou espaço na mídia nacional. Com este encaminhamento o prefeito Luciano Cartaxo quer antecipar 2016, atropelando 2014, inclusive com acordos com nossos principais adversários em nível nacional”, finalizou Maracajá (foto).

quarta-feira, 30 de abril de 2014

 Nenhum comentário

Deputado Luiz Couto, desmente presidente estadual do PT.


Vladimir Chaves

O deputado federal Luiz Couto (PT), emitiu nota pública desmentindo Charliton Machado, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba. O presidente da legenda divulgou no dia ontem (29) em alguns meios de comunicação que o deputado teria “sinalizado formalmente” em apoio à aliança PMDB|PT.

Na nota o parlamentar acusa o presidente do seu partido de propalar inverdades com intenções maldosas, Luiz Couto, insinua ainda que o grupo de Charliton Machado, tem colocado em segundo plano a reeleição da presidente Dilma, para priorizar acordos políticos visando as eleições municipais de 2016 em João Pessoa.


Leia a integra da nota:


 Nenhum comentário

Vice-presidente do PT de Campina Grande anuncia apoio à candidatura de Ricardo Coutinho.


Vladimir Chaves

Mais uma liderança do PT paraibano rebelou-se contra a decisão da alta cúpula do partido que decidiu pelo apoio ao candidato do PMDB ao Governo do Estado. Trata-se do vice-presidente do PT de Campina Grande, Eurivaldo Araújo.

De acordo com Eurivaldo, o apoio ao candidato do PMDB foi imposto de “cima pra baixo” sem que a militância tenha tido a oportunidade de opinar. Segundo ele, os petistas estão “engolindo a seco” a decisão da direção nacional que impôs uma aliança na Paraíba com o PMDB.


O líder petista anunciou que seu grupo aliou-se ao do ex-presidente do PT campinense, Raimundo Cajá, e vão abrir um comitê suprapartidário de apoio às candidaturas da presidente Dilma Rousseff e Ricardo Coutinho.   

terça-feira, 29 de abril de 2014

 Nenhum comentário

PROS anuncia Alexandre do Sindicato como candidato da legenda ao Senado


Vladimir Chaves

O presidente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na Paraíba, Moisés Araújo, esteve em Campina Grande na manhã desta terça-feira, 29, onde se reuniu com os pré-candidatos a deputado estadual, a exemplo do secretário do partido, Irmão Cézar, um dos fortes concorrente a uma das vagas na Assembleia Legislativa.

Na oportunidade o presidente do PROS informou que o vereador e presidente municipal do PROS, Alexandre do Sindicato, será o candidato da sigla na disputa pela vaga ao Senado. Segundo o dirigente estadual, Alexandre reúne todas as condições para crescer na disputa e desbancar os candidatos considerados favoritos.

“O povo da Paraíba tem sede de mudança, quer renovação. Alexandre do Sindicato é um homem do povo, que tem capacidade de debater de igual para igual com os demais concorrentes. Aliás, justamente por suas origens e por ser um homem que, na Câmara, vive o dia a dia da população, posso dizer que Alexandre tem até mais conhecimento da realidade das ruas que aqueles que são considerados os favoritos”, disse Moisés.

O presidente informou ainda que o deputado federal Major Fábio, será candidato ao Governo do Estado. “Partido que não entra na disputa, que não lança candidato, enfraquece. O PROS terá candidatos. Esse é um encaminhamento que deverá ser confirmado pelos membros do partido, porque esta é uma sigla que não tem dono”, complementou.

 Nenhum comentário

46,1% dos eleitores reprovam administração de Dilma.


Vladimir Chaves

A Pesquisa CNT/MDA revelou uma queda na avaliação positiva do governo Dilma Rousseff. O percentual caiu de 36,4% - em fevereiro deste ano, data do último levantamento - para 32,9%. A avaliação negativa aumentou de 24,8% para 30,6% e a regular diminuiu de 37,9% para 35,9%.

A aprovação do desempenho pessoal da presidente também caiu de 55% para 47,9%, enquanto o número de entrevistados que desaprovam a administração de Dilma aumentou de 41% para 46,1%. Esta é a terceira queda consecutiva na avaliação do governo federal, segundo os levantamentos divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – em novembro de 2013, o índice de aprovação era de 58,8% e de reprovação, 38,9%.

Pesquisa

De 20 a 25 de abril, a Pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas, em 24 unidades de federação, nas cinco regiões do país. Também foram avaliados temas como as expectativas dos eleitores sobre temas como economia, inflação, saúde, educação, segurança e emprego. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00086-2014.

 Nenhum comentário

Enivaldo Ribeiro descarta possibilidade de apoio ao candidato do PMDB


Vladimir Chaves

O presidente estadual do Partido Progressista, Enivaldo Riberio, voltou a descartar qualquer possibilidade de apoio ao candidato a governador pelo PMDB. Enivaldo ainda guarda “magoa” do processo eleitoral de 2012, quando “petistas” a serviço do projeto do PMDB, judicializaram o processo eleitoral do PT prejudicando a candidatura da então candidata a prefeita Daniella Ribeiro (PP), que tinha como vice o atual presidente municipal do PT, Peron Japiassú.

A proximidade do PT estadual com o pré-candidato a governador do PMDB, contribuiu para dissolução do “blocão” que era formado por: PP,PT e PSC.


Ribeiro antecipou que é cada vez maior a possibilidade de uma aliança com o PSDB, que tem o senador Cássio Cunha Lima, como pré-candidato a governador.

 Nenhum comentário

Não me curvarei ao patrulhamento e a censura dos caciques do PT


Vladimir Chaves

No último dia 28 de abril, recebi em minha residência uma “Carta Registrada - AR” do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, em que o secretário estadual de organização, comunica que a Executiva Estadual do PT acatou por unanimidade “procedimento disciplinar” contra a minha pessoa, sob a alegação de que eu estaria utilizando as Redes Sociais e sites para denegrir o Governo Dilma e o Partido dos Trabalhadores.

Nos meus 25 anos de militância no PT, perdi a conta das vezes que fui vitima da tentativa de censura e constrangimento. Trago como exemplo, a última reunião que participei do Diretório Estadual na condição de dirigente eleito, quando um “militonto” exigiu do presidente estadual, que eu fosse expulso da reunião por ser um jornalista. Meu crime: ser jornalista! “Ele é um jornalista, não aceito que ele participe dessa reunião” disse o babaca contando com o endosso da maioria.

Testemunhei essa pratica nociva contra outros colegas de imprensa, lembro que certa vez dirigentes municipais cobraram de uma empresa de comunicação a “cabeça” de um jornalista por esse ter dito em seu artigo que o PT era como um “balaio de gatos”. Há poucos meses elaborei a defesa de um radialista militante do PT, que dá mesma forma respondeu processo disciplinar por opinar em desacordo com alguns caciques do PT.

Por fim, tenho a dizer apenas que o PT que eu ajudei a construir e que dediquei metade da minha vida, já não existe mais. Sendo assim de público comunico aos senhores donos do PT, que ao contrário de outros, não me curvarei ao patrulhamento e a censura imposta por vocês.

Acrescentando ainda que em nenhum momento denegri o Governo Dilma ou Partido dos Trabalhadores, nos meus 25 anos, de militância nunca dei um só motivo (seja na vida pública ou privada) que pudesse depor contra a imagem do partido que até então eu acreditava. Pelo contrário os que denegriram e denigrem o Governo Dilma e o PT, são os que estão envolvidos em escândalos denunciados diariamente pelos meios de comunicação. Destes quero a mais absoluta distância!

Trago esse fato a público não como desabafo ou defesa, mas como um alerta a todos os defensores do direito CONSTITUCIONAL a liberdade de expressão e a democracia.


Abaixo reproduzo o documento (intimação) e as “provas” capenga, merecedoras apenas do meu repudio e desprezo. 
"Prova" anexada ao processo (sic)
"Prova" anexada ao processo (sic)

"Prova" anexada no "processo" (sic)
"Prova" anexada ao processo (sic)
Prova anexada ao processo (sic)

Intimação (sic)
Vladimir Chaves
Jornalista com muito orgulho e ex-militante/filiado do PT.

 Nenhum comentário

Pesquisa CNT\MDA: Dilma Rousseff continua em “queda livre”


Vladimir Chaves

Pesquisa CNT/MDA aponta mais uma queda nas intenções de voto para presidente Dilma Rousseff. Na pesquisa estimulada, a preferência por Dilma caiu de 43,7%, em fevereiro, para 37%, em abril. Aécio Neves cresceu de 17% para 21,6% e Eduardo Campos de 9,9% para 11,8%. O percentual dos eleitores que pretendem votar nulo ou em branco passou de 20,4% para 20%.
Em relação ao segundo turno, diminuiu a diferença entre a atual presidente e os seus principais oponentes. Em fevereiro deste ano, Dilma tinha 46,6% contra 23,4% de Aécio Neves. No atual cenário, a petista caiu para 39,2% e o candidato tucano subiu para 29,3%. A diferença diminuiu, ainda, contra Eduardo Campos – em fevereiro, Dilma tinha 48,6% das intenções de voto e caiu para 41,3%, enquanto o ex-governador pernambucano cresceu de 18% para 24%.

Dilma também piorou o seu desempenho no quesito limite de voto. Segundo a pesquisa, o percentual de entrevistados que votariam apenas na atual presidente diminuiu de 26,7% para 23,2%. Por outro lado, aumentou o número de eleitores que não votariam em Dilma de jeito nenhum, de 37,3% para 43,1%. Outros 29,4%, contra 31,4% em fevereiro, disseram que ela é uma candidata em que poderiam votar.
Pesquisa


De 20 a 25 de abril, a Pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas, em 24 unidades de federação, nas cinco regiões do país. Também foram avaliados temas como as expectativas dos eleitores sobre temas como economia, inflação, saúde, educação, segurança e emprego. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00086-2014.

 Nenhum comentário

Depois da visita a sede do PT, dirigente petista chama José Maranhão de comandante.


Vladimir Chaves

Numa estratégia de marketing politico as principais lideranças do PMDB paraibano fizeram uma visita à sede municipal do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa, onde foram recebidos por filiados para uma sessão de fotos e entrevistas com seguimentos da imprensa local.

O próprio senador Vital Rêgo (PMDB) encarregou-se de plublicizar o evento nas redes sociais. “ Pela manhã, participando da reunião do PMDB com o PT, em busca do fortalecimento da pré-candidatura de Veneziano Vital” postou o senador.

A visita teve o resultado esperado, tanto é, que um dos dirigentes do PT, já está chamando o ex-governador e presidente estadual do PMDB, José Maranhão de comandante. O registro foi em sua pagina social “Facebook”.

Apesar da aliança PMDB\PT, já está consolidada via instâncias nacionais os dirigentes locais não desperdiçam oportunidades que possam sugerir um fato novo no cenário politico. Mesmo com toda negativa do PT, nos bastidores é do conhecimento de todos que a legenda deverá indicar o primeiro suplente de senador. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

 Nenhum comentário

28 de abril DIA DA EDUCAÇÃO: Brasil tem 33 milhões de analfabetos funcionais.


Vladimir Chaves

O Brasil tem 33 milhões de analfabetos funcionais (cerca de 18% da população), ou seja, pessoas com menos de quatro anos de estudo, e 16 milhões de pessoas com mais de 15 anos que ainda não foram alfabetizadas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A realidade dos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) guarda muitas semelhanças com o Brasil. Segundo informações da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Moçambique, por exemplo, o índice de analfabetismo atinge 56,2% da população, que. mesmo tendo o português como idioma oficial, convive com mais de 25 línguas nacionais e 33 dialetos.

O arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, também fala dois idiomas: o português e o dialeto crioulo. A taxa de analfabetismo no país atinge 25%, mas, segundo o diretor-geral de alfabetização e educação de adultos do país, Florêncio Varela, o país já atingiu o Objetivo do Milênio número 2, que é garantir educação básica de qualidade para todos.

“Nós estamos a trabalhar a qualidade da educação. Porque nós, do ponto de vista dos Objetivos do Milênio, já atingimos, e então o nosso grande desafio é a melhoria da qualidade”, afirmou.

Em São Tomé e Príncipe, duas ilhas do Golfo da Guiné, a taxa de analfabetismo atinge 20% da população. A diretora do Instituto da Juventude do país, Maria de Lourdes de Carvalho Rodrigues, enfatizou que o grande desafio do país é enfrentar a pobreza e o analfabetismo da população.

“Nós temos desenvolvidos atividades com jovens que estão fora do sistema escolar. Então, esses jovens, alguns, não terminaram a quarta série, alguns terminaram, mas estão numa situação de analfabetismo absoluto, porque já esqueceram o que estudaram. Entretanto, temos um problema sério com a pobreza, e temos que tentar superar essas duas situações”, disse Maria de Lourdes.

A Guiné-Bissau passa por uma fase de reestruturação política após a guerra civil. Dados do Ministério da Educação do país mostram que, em algumas regiões do país, o analfabetismo chega a atingir 91% da população, apesar de, na capital, o índice ser de 48%. Angola também vive uma fase de reestruturação, após 41 anos de guerra civil. No país, 58,3% da população não sabe ler, nem escrever.

A pequena ilha de Timor-Leste, no noroeste da Austrália, também fala o português. Segundo a Unesco, dos 800 mil habitantes, mais de 40% são analfabetos. Todos esses países estão reunidos durante esta semana em Brasília para compartilhar experiências na área de educação e tentarem superar, juntos, as mazelas que os atingem. 




(Fonte: Agência Brasil)  

 Nenhum comentário

PR não pretende apoiar a reeleição de Dilma Rousseff


Vladimir Chaves

Parte da cúpula do PR anuncia na tarde de hoje que não pretende apoiar a reeleição de Dilma Rousseff. Dirigentes da sigla, capitaneados pelo líder na Câmara, Bernardo Santana (MG), dizem que a posição foi manifestada por 85% dos delegados do partido em reuniões durante o fim de semana. 


Outros integrantes do comando do PR, no entanto, discordam da decisão. Eles atribuem o movimento a pressões do ex-deputado Valdemar Costa Neto, preso por envolvimento no mensalão.



Folha de São Paulo

 Nenhum comentário