Pesquisa XP Ipespe: Apenas 9% dos brasileiros aprovam o desempenho do Congresso Nacional


Vladimir Chaves



A credibilidade do Congresso Nacional já não era das melhores, e com a CPI da Pandemia, ao que parece agravou-se ainda mais, é o que retrata a pesquisa XP Ipespe que apontou que apenas 9% dos pesquisados aprovam os trabalhos dos congressistas.

A pesquisa quis saber a percepção do eleitor em relação ao Congresso Nacional, e o resultado talvez seja o pior desde a redemocratização do país. Segundo XP/Ipespe 49% dos entrevistados consideram o desempenho do Legislativo como ruim ou péssimo e apenas 9% consideram como bom ou ótimo.

Há ainda uma tendência de crescimento da avaliação negativa do Congresso Nacional. Já que de acordo com a pesquisa 53% dos entrevistados acreditam que o desempenho do Congresso vai permanecer o mesmo nos próximos meses.

A XP/Ipespe realizou 1.000 entrevistas, em todo o País, entre 5 e 7 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

 Nenhum comentário

Brasil ultrapassa marca de 110 milhões de doses de vacinas aplicadas


Vladimir Chaves



Mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no Brasil, o que significa que mais da metade da população vacinável já receberam pelo menos uma dose de imunizante, ou seja, mais de 80 milhões de pessoas.

No país, considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, correspondendo a cerca de 160 milhões de brasileiros. Já foram distribuídas, pelo Ministério da Saúde, mais 143 milhões de doses de vacinas para os estados e o Distrito Federal, possibilitando a imunização de 100% dos grupos prioritários da campanha, com pelo menos uma dose da vacina.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que essa marca vai além dos números. “Os efeitos da nossa campanha de vacinação podem ser percebidos na redução de óbitos e de internações decorrentes da doença. Estamos no caminho certo para salvar cada vez mais vidas”.

O ministro ressaltou a importância de a população completar o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes. “A melhor vacina é aquela aplicada no braço do brasileiro. E, para que ela tenha o efeito desejado, é preciso que a pessoa vá até o local de vacinação no prazo correto e tome a segunda dose. Só assim a imunização estará completa”, disse.

 Nenhum comentário

Brasil registra novos recordes de geração energia eólica média e instantânea.


Vladimir Chaves



O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na última sexta-feira (2), novos recordes de geração eólica média e instantânea. Os ventos alcançaram um pico (geração instantânea), às 22h45, produzindo 11.354 megawatts (MW), montante suficiente para abastecer a 97,1% de toda a região Nordeste no minuto do recorde. A geração média atingiu a marca inédita de 9.707 MW médios, valor capaz de atender a 91,9% da demanda da região no dia.

O último recorde da fonte foi identificado em 28 de junho, quando a geração instantânea foi de 10.856 MW. Já o recorde anterior de geração média foi registrado em 8 de abril, quando foram produzidos 9.257 MW médios. De acordo com dados de julho, a energia eólica hoje representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue ao fim de 2025 atingindo 13,2%

83% do acréscimo de potência

O Brasil concluiu o primeiro semestre de 2021 com 1.787,4 MW acrescidos à matriz energética do País no período, sendo 1.422,9 MW provenientes de empreendimentos de geração eólica, o equivalente a 83% da capacidade de geração instalada desde o início do ano.

Somente no mês de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou 407,23 MW para operação comercial, sendo 284,46 MW a partir de usinas eólicas, representando aproximadamente 70% do total do mês.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

 Nenhum comentário

Câmara dos Deputados rejeita urgência para votação do “Passaporte Sanitário”. Seis deputados da Paraíba votaram pela urgência.


Vladimir Chaves



A Câmara dos Deputados rejeitou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1674/21, do Senado Federal, que cria o vergonhoso e absurdo Passaporte Sanitário, sem nenhuma discursão com a sociedade.

O “Passaporte Sanitário” impõe uma espécie de segregação social aos que não tiverem inoculado algum tipo de vacina contra o Covid-19, quando permite ao portado o ingresso a áreas públicas e privadas sem atender as restrições.

Para ser aprovado, um requerimento de urgência precisava do apoio de um mínimo de 257 votos, mas o pedido obteve apenas 232 votos favoráveis. Outros 232 deputados votaram contra o regime de urgência e 4 se abstiveram.

Da bancada da Paraíba seis deputados votaram a favor do regime de urgência: Gervásio Maia, Aguinaldo Ribeiro, Leonardo Gadelha, Rafafá, Wilson Santiago e Julian Lemos.

Votaram contra os deputados: Damião Feliciano e Frei Anastácio.

Os deputados Efraim Filho, Wellington Roberto e Edna Henrique não participaram da sessão.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

 Nenhum comentário

Deputada Bia Kicis critica interferência do Judiciário em discussão do voto impresso.


Vladimir Chaves



A deputada Bia Kicis (PSL-DF) criticou o Judiciário de interferir na discussão sobre a adoção do voto impresso e auditável nas eleições do ano que vem (PEC 135/19). Autora da proposta, Bia Kicis disse estar preocupada com a troca de membros da comissão especial que analisa o texto, que segundo ela atende a pedidos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação da PEC na comissão está prevista para quinta-feira (8).

"Estamos sofrendo campanha e ataque do Judiciário, que está interferindo na missão do Parlamento. Não estou atacando o STF, estou zelando pela independência dos nossos poderes e pela hombridade do Parlamento", apontou.


terça-feira, 6 de julho de 2021

 Nenhum comentário

Projeto estabelece uso de jogos eletrônicos nas escolas brasileiras


Vladimir Chaves



O Projeto de Lei 1324/21 estabelece o uso de jogos eletrônicos como prática pedagógica na educação básica brasileira. A proposta, do deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), institui a Política Nacional de Gamificação da Educação (PNGE). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Entre os objetivos do programa, estão o preparo do educando para a cidadania e sua qualificação para o trabalho, incluindo sua capacitação para lidar com novas tecnologias; o uso de técnicas motivadoras no aprendizado; a unificação do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais dos estudantes; e o combate da evasão escolar por meio de tecnologias de interesse dos alunos.

A proposta considera gamificação o uso da dinâmica de jogos eletrônicos em qualquer atividade, sejam analógicas, digitais, remotas, locais, conectadas ou não à internet ou a qualquer outra rede. Incluem-se entre os jogos dispositivos, aplicações de internet, programas de computador e plataformas conectadas ou não, contendo jogos utilizáveis em receptor de televisão, monitor, consoles ou outra tela.

No texto que acompanha o projeto, Coronel Chrisóstomo argumenta que a atual sociedade digital exige processos pedagógicos dinâmicos, motivadores e ajustados à realidade educacional. Hoje, diz o parlamentar, existe uma lacuna entre a educação e os nativos digitais.

“A gamificação na educação básica proporciona um ambiente de aprendizagem motivador e desafiador, capaz de estimular o intelecto, possibilitando a conquista de estágios mais elevados de raciocínio. Trata-se de ferramenta muito poderosa para a motivação, a atenção e o engajamento dos estudantes dentro do processo de ensino-aprendizagem, que viabiliza o protagonismo dos estudantes”, afirma o autor.

Ele acrescenta que o processo de gamificação nas escolas não requer o uso de equipamentos caros e sofisticados, possibilitando que todo e qualquer estabelecimento de ensino se valha da metodologia. “É possível gamificar com jogos analógicos. O clube da leitura, o desenvolvimento de jogos e o ranking de aprendizagem são alguns exemplos.” 

Implementação

Caberá ao Ministério da Educação definir medidas para a implementação do programa, incluindo a classificação indicativa para cada tipo de jogo eletrônico a ser utilizado no sistema de ensino. A PNGE será implementada a partir da adesão das redes e das escolas.

Ainda conforme o projeto, a União oferecerá apoio técnico e financeiro aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal na gamificação dos sistemas de ensino. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais serão formulados de maneira a assegurar recursos para viabilização da política.

Além das dotações orçamentárias, a PNGE será custeada com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. Também está prevista a assinatura de convênios com órgãos da administração pública e com entidades privadas.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 Nenhum comentário

STF arquiva acusações de rachadinha contra Bolsonaro


Vladimir Chaves



O Supremo Tribunal Federal formou, nesta segunda-feira (5), maioria para o arquivamento de um pedido de investigação sobre depósitos em cheques realizados na conta da primeira dama, Michele Bolsonaro, entre 2011 e 2016, que somam R$ 89 mil.

Todos os cheques pertenciam ao ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, o que acabou levando à suspeita de que os valores corresponderiam a devolução de salários de assessores de gabinete, pela prática conhecida como rachadinha. O presidente Jair Bolsonaro, à época, negou a ilegalidade e explicou que tratava-se de devolução de empréstimos realizados a Queiroz, que mantinha uma relação de confiança, que já vinha de longa data, com a família.

O próprio Ministério Público Federal já havia informado que não havia elementos capazes de justificar a abertura de investigação sobre os depósitos, o que acaba de ser confirmado pela decisão do STF.

Somando-se todos os votos pelo arquivamento da notícia-crime, além de Marco Aurélio Mello, relator, acompanharam, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber

O caso é debatido em plenário virtual do STF, onde os ministros encaminham os votos à distância, por meio de um sistema online.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

 Nenhum comentário

Bolsonaro assina decreto prorrogando auxílio emergencial por mais 3 meses


Vladimir Chaves



O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que prorroga, pelo período complementar de três meses, o pagamento do auxílio emergencial 2021, instituído pela medida provisória (MP) nº 1.039, de 18 de março de 2021. Essa MP previu originalmente pagamento em quatro parcelas, com possibilidade de prorrogação desde que observada a disponibilidade orçamentária e financeira.

De acordo com o Decreto, para percepção do auxílio emergencial 2021 por esse período complementar, o beneficiário deve cumprir os requisitos estabelecidos pela MP 1.039/21. Além disso, o benefício será operacionalizado e pago pelos meios e mecanismos já utilizados no pagamento do auxílio durante o ano corrente.

A fim de custear os gastos com a concessão e a operacionalização da prorrogação do auxílio emergencial 2021 pelo período complementar de mais três meses, o presidente editou medida provisória que abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Cidadania.

“Trata-se de ato fundamental viabilizar o pagamento do Auxílio Emergencial 2021 por período complementar, o que tem se mostrado essencial para a subsistência da população mais vulnerável, de modo a evitar que milhões de brasileiros caiam na extrema pobreza ou sofram com ela, preservando-se, portanto, o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”, afirmou a nota divulgada pela secretaria-geral da Presidência da República.

 Nenhum comentário

Bolsonaro pode estar sendo perseguido por autoridade que sofre chantagem.


Vladimir Chaves

 


Citando um livro sobre Fidel Castro e suas técnicas de chantagem contra políticos que visitaram Cuba, o presidente Bolsonaro em várias postagens de Twitter feitas no domingo – 05/07/2021 – mostra que estaria sendo perseguido por uma autoridade possivelmente filmada em atos de homossexualismo, sexo com menores ou compra de drogas.



 Nenhum comentário

Conselho Municipal de Saúde atesta que não houve aplicação de vacinas vencidas da covid-19 em Campina Grande


Vladimir Chaves



O Conselho Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 5, que a mesa diretora do CMS realizou uma supervisão na Rede Municipal de Frio, setor que armazena e distribui todas as vacinas de Campina Grande. Na visita, Dra. Joaquina Amorim (foto), presidente do Conselho, constatou que não houve aplicação de doses vencidas da covid-19 no município, conforme foi noticiado na semana passada por veículos de imprensa.

“Na ocasião, constatou que não houve aplicações de vacinas vencidas contra a Covid-19. Sendo assim, após diálogo e averiguação in loco, as representantes do Conselho de Saúde constaram junto a Equipe técnica da Secretaria de Saúde/CG de que a notícia da utilização das vacinas vencidas contra a Covid-19, não é verdadeira”, diz a nota assinada pela presidente, Dra. Joaquina Amorim.

De acordo  com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que segue um rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento.

“Nós tranquilizamos a população porque não há aplicação de dose vencida em Campina Grande. Vimos as pessoas compartilhando o número dos lotes em atraso, o que não é verdadeiro. Basta dizer que vacinas de um mesmo frasco foram registradas com datas diferentes, o que é impossível acontecer, já que aplicamos as doses do mesmo frasco no mesmo dia. Ou seja, é uma divergência entre o dia da aplicação e o dia do registro”, esclareceu o secretário de saúde, Filipe Reul.

 Nenhum comentário