O golpe e os inocentes úteis.


Vladimir Chaves

Enquanto os chefes desfilam em suas caminhonetas Hilux, os pobres e inocentes úteis que acreditam estarem defendendo a "democracia de todos", desfilam sem animo e com um aspecto de famintos debaixo de uma chuva torrencial pelas ruas de Campina Grande. Ao final do desfile das bandeiras vermelhas, os chefes seguirão para os melhores restaurantes da cidade, onde tomarão seu uísque acompanhado de um apetitoso churrasco, momento de avaliar a manifestação. Já os inocentes úteis irão procurar um abrigo qualquer para comer suas quentinhas, outros, que tenham algum trocado, irão apreciar uma aguardente triunfo ou Pitú, acompanhado de alguma fruta, e a todo instante, repetirão o que seus chefes os fizeram acreditar, de peito estufado, cansados gritarão; "não vai ter golpe".

Não sabem os pobres coitados que o golpe contra eles já foi dado há bastante tempo. O golpe dos que prometeram a Reforma Agrária, mas que passado 13 anos, continua como promessa, o golpe da promessa da transposição das águas do Rio São Francisco, o golpe da promessa de uma educação gratuita e de qualidade que nunca chegou, o golpe da promessa de uma saúde publica de qualidade e universal que eles nunca tiveram, o golpe contra todos que acreditaram que finalmente teriam seus direitos constitucionais respeitados, mas que passado 13 anos, continuam sem direito a saúde, educação, moradia, segurança, lazer, emprego... Sem o direito a vida que os seus chefes levam.

sábado, 16 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Intervenção do presidente da Câmara evita fechamento das agências dos Correios em Galante e São José da Mata


Vladimir Chaves

As agências dos Correios, que funcionam nos distritos de São José da Mata e Galante, estavam na eminencia de terem seus serviços encerrados, entretanto a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Antonio Alves Pimentel Filho (PSD), conseguiu reverter os planos dos Correios, depois de uma audiência na manhã desta sexta-feira (15) com o Diretor Regional dos Correios, José Pereira da Costa Filho, “Pereirinha”.

“Após me posicionar na tribuna da Câmara contra o fechamento das duas Agencias dos Correios, entrei em contato com nossos representantes em Brasília, que de pronto, agiram em defesa destes moradores que se utilizam diariamente do sistema de Banco Postal que funciona dentro dos Correios”, relatou Pimentel Filho.

O parlamentar, destacou que, durante a audiência em João Pessoa, também contou com o apoio imprescindível do Diretor Regional Adjunto, Manoel Francisco de Melo Neto, que é natural do Distrito de Galante. O vereador Pimentel Filho ressaltou que juntos, ele e o Diretor Regional Adjunto, justificaram ao Diretor Regional dos Correios, que o fechamento destas duas agências, prejudicaria a vida de mais de 20 mil pessoas, pois, elas teriam que sair de seus distritos, e se deslocarem até o centro de Campina Grande, expondo idosos, gestantes ou pessoas com necessidades especiais ao sacrifício desnecessário.

“Recentemente ocupei a tribuna da Câmara, para lamentar a possibilidade do fechamento destas agências, pois a justificativa apontava a falta de segurança em nosso Estado, diante das inúmeras investidas criminosas contra as agências de Banco e dos Correios, que ficam localizadas longe dos grandes centros, pois, não basta o povo sofrer com as ameaças de ser assaltado na porta de casa, e agora também serem penalizados com fechamento do único posto de atendimento dos Correis e do Banco Posta próximo de suas casas” , lamentou Pimentel Filho.

De acordo com o vereador, superado os problemas do fechamento das duas agências de Galante e São José da Mata, agora é concentrar esforços para que o Governo do Estado cumpra a sua parte, garantido aos funcionários que ali trabalham bem como, a população destes dois distritos, a segurança e a garantia do cidadão poder ir e vir a qualquer serviço público, sem o perigo de ser assaltado ou até mesmo perder sua vida. “Agradeço a ação e atenção com nossos munícipes aos deputados Rômulo Gouveia e Damião Feliciano, que se empenharam para evitar esta grande perda para milhares de campinenses”, destacou.


Os chamados “Bancos Postais” surgiram com o objetivo de atender principalmente o público de baixa renda desprovido de atendimento bancário. Sua função precípua é promover a inclusão social e financeira, abrigando milhões de contas no mundo inteiro. Por esse motivo, tem sido estimulada a implantação de bancos postais em vários países, sendo inclusive um dos projetos incentivados pela ONU e pelo Banco Mundial. O serviço é regulado pelo Banco Central do Brasil, e hoje está presente em 94% dos municípios brasileiros, prestando atendimento à população brasileira em mais de 6 mil agências de correios.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Wilson Filho segue bancada do PTB e votará a favor do impeachment de Dilma


Vladimir Chaves


O deputado federal Wilson Filho (PTB) seguirá a orientação do seu partido e votará a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A reunião para definição do posicionamento da bancada trabalhista foi realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília. Atualmente, o parlamentar ocupa o posto de líder da legenda na Câmara Federal e foi responsável por apresentar a decisão tomada pelos parlamentares.

“Nos reunimos para definir um posicionamento único da bancada. Eu, particularmente, ouvi as minhas bases (prefeitos e vereadores), ouvimos lideranças e analisamos friamente todos os pontos que foram elencados. Por maioria, decidimos que em decorrência dos sucessivos escândalos e da crise econômica e política não existe possibilidade da presidente continuar no poder”, comentou.

De acordo com o parlamentar, outro ponto fundamental para que a bancada definisse posicionamento único foi o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), líder do partido na Câmara e relator da Comissão Especial do Impeachment. “Os argumentos apresentados também nos convenceram dos crimes cometidos e de que o melhor para o País é apoiar o impeachment”, destacou.

Wilson Filho disse ainda que o apelo popular foi decisivo nessa tomada de decisão partidária. “A população foi às ruas cobrando mudanças. Diariamente somos abordados através de redes sociais, ligações, e-mail e pessoalmente por pessoas nos pedindo uma posição favorável ao impeachment. Como representantes do povo, precisamos ecoar esta voz”, argumentou.


Pesquisa - O parlamentar lembrou que o instituto Datafolha divulgou pesquisa mostrando que 61% dos brasileiros defende o impeachment e 33% são contrários. Os entrevistados também foram ouvidos sobre a avaliação do governo. A reprovação do governo Dilma continua alta, 63% dos entrevistados consideravam o governo ruim ou péssimo. A pesquisa ouviu 2.779 pessoas, nos dias 7 e 8 de abril, em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Depois de ouvir prefeitos, amigos e o povo, Rômulo Gouveia diz sim ao impeachment.


Vladimir Chaves

Em carta dirigida ao povo brasileiro, em especial os paraibanos, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), disse que depois de ouvir prefeitos que o apoiam, amigos e o povo, decidiu que que votará favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Confira a integra da carta.

Carta ao povo brasileiro e aos irmãos paraibanos

Nos últimos dias o país tem vivido momentos históricos e decisivos para o seu futuro. Este é um momento de decisão, que exige de seus representantes serenidade para poder optar entre um futuro de união ou de novas turbulências.
Minha indecisão até agora se deve porque não poderia se posicionar sobre o processo de impeachment sem antes ouvir: ouvir a comissão formada na Câmara Federal para apurar o tema, ouvir o meu partido, ouvir os prefeitos que me apoiam, ouvir os amigos e, principalmente, ouvir o povo.  Dividi minha preocupação com aqueles que me conduziram a esta Casa e a maioria dos prefeitos e amigos ecoaram o que vem das ruas.  Após estes dia de observação e sofrimento, não posso deixar sem resposta àqueles que acreditam, acompanham e torcem pelo meu mandato. Por isso, hoje venho antecipar que votarei favorável ao processo de impeachment em andamento nesta Casa.

Fiquei a vontade para tomar esta decisão ao ver meu líder partidário, Rogério Rosso, que presidiu com competência a Comissão do Impeachment, acompanhar a decisão da maioria dos deputados que se debruçaram sobre o processo.

Assim, depois de ouvir amigos, aliados e ver membros do meu partido acompanhar a decisão de impedimento da presidente, entendi que devo fazer o mesmo.

Por lealdade e gratidão, por todas as ações que fez pela Paraíba, como as parcerias para as obras da Lagoa em João Pessoa, o Complexo Aluizio Campos em Campina Grande, novas habitações na Paraíba e obras de infraestrutura executadas no estado pelo Ministério das Cidades, tive a dignidade de procurar meu amigo, presidente partidário e ministro, Gilberto Kassab, para comunicá-lo da minha decisão e espero que ele entenda.

Não posso negar a minha história política. Desde da época em que militei no movimento estudantil, até hoje, sempre lutei pelo avanço da democracia.

Todos sabem que nunca acompanhei as eleições do PT para presidência, sempre estive em meu Estado do lado oposto, mas por questões partidárias dei sustentação a governabilidade desta gestão.

Fui surpreendido nos últimos dias com a nomeação de uma amiga para a Delegacia Regional do Trabalho, mesmo tendo encaminhado, em nome do partido, ao Governo Federal um documento, antes de todo este processo de impeachment, com a decisão de não ocupar espaços na administração. A súbita nomeação aconteceu em um momento estratégico para o governo, mas nunca tratei minhas posições políticas com moeda de troca e este não seria o momento para iniciar esta prática comum para alguns.

Os que acompanham minha atuação política sabem que meu principal objetivo são os interesses da Paraíba e por isso é constante a minha busca por investimentos para o estado. Na companhia de prefeitos, vereadores e secretários, sempre busquei destravar obras e investimentos, apresentando pleitos que os paraibanos precisam. Neste momento, é bom esclarecer que a aplicação de recursos da União em ações na Paraíba, seja por liberação de emendas ou por atendimento a pedidos, são medidas republicanas que devem ser executadas como obrigações constitucionais e não como favores pessoais, obedecendo a aplicação dos deveres de cada ente federativo e poderes constituídos.

Espero, que com a aprovação do impeachment neste domingo, o Brasil possa estabelecer um governo de coalizão para que possamos retornar ao crescimento.  O país irá precisar da união daqueles que hoje estão nas ruas para fortalecer a nação e assim voltarmos ao crescimento, ao desenvolvimento, ao trabalho e a uma economia sólida.

Acredito na capacidade, equilíbrio e serenidade do vice-presidente Michel Temer para poder garantir ao Brasil o retorno da unidade e crescimento. Com seu conhecimento nacional, sei que Temer terá condições de traçar estratégias para que o mundo volte a acreditar no Brasil e para que os brasileiros voltem a ter dias melhores.

Este impeachment não é promovido por um agente político, mas pelo povo, por isso não poderia ficar na contramão dos que anseiam dias melhores.

Rômulo Gouveia, 13 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Senadores e deputados do PMDB da Paraíba reúnem-se hoje (13) para fechar questão sobre o impeachment de Dilma.


Vladimir Chaves

O presidente estadual do PMDB da Paraíba, senador José Maranhão, anunciou que a bancada paraibana no Senado e na Câmara deve ser reunir no final da tarde de hoje (13) para fechar um posicionamento sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“O mesmo foi feito quando da decisão dos parlamentares de sair da base de apoio ao governo. O objetivo é manter a unidade da bancada peemedebista da Paraíba” disse Maranhão.

 Nenhum comentário

Deputado do PT ameaça parlamentares nordestinos e revela que “dinheiro do povo” será usado na mobilização pró-Dilma.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Anísio Maia (PT), acredita que seu partido será capaz de mobilizar a população no sentido de impedir o iminente impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Fazendo severas criticas ao vice-presidente da República Michel Temer (PMDB), taxando-o de traidor e sem caráter o petista prometeu que seu partido irá lutar contra o que ele chama de golpe.
Outros petardos foram dirigidos aos deputados do Nordeste. Segundo ele, o deputado nordestino que votar a favor do impeachment estará dando um “tiro no pé” e que esses pagarão caro por ter votado contra a presidente.

“Deputados do Nordeste pensem bem, aqui tem reação contra o golpe, vocês podem votar, mas vão pagar caro” ameaçou.

Entretanto o fato que chamou mais atenção no discurso do deputado petista foi quando ele disse que, o “dinheiro do povo” será usado para mobilizar a militância pró-Dilma. Contrapondo-se as criticas em relação à prisão de militantes do MST, que foi flagrado com uma sacola de dinheiro e que não soube dizer a origem da alta soma.

“Não adianta pegar uma pessoa que estava com trocados numa bolsa e dizer que é dinheiro do MST, é lógico que nós vamos ter que dá lanche para o povo, nós vamos deixar o povo morrer de fome! Agora não é o dinheiro da Federação das Indústrias de São Paulo, nem o dinheiro da Federação dos Bancos, é o dinheiro do povo que está sendo usado para mobilizar a favor do povo.


Confira o vídeo

 Nenhum comentário

Deputado Veneziano Vital “desce do muro” e anuncia voto a favor do impeachment.


Vladimir Chaves

O deputado federal Veneziano Vital (PMDB), também desceu de “cima do muro”, e a exemplo do que fez seu colega de partido, deputado Hugo Motta (PMDB), também divulgou nota manhã de hoje (13), admitindo votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e justificando os motivos de sua prolongada indecisão.

Confira a integra da nota


“Vivenciamos um momento para o qual precisamos agir com responsabilidade política, convencimento jurídico e compromisso público. Foi desta forma que analisamos detidamente as teses postas no processo que propõe o afastamento da Presidente Dilma. E, a partir desta análise, passamos a ter uma convicção, sem ingerências ou pressões, e decidimos acompanhar o posicionamento que se firma, quase que à unanimidade, do meu partido, o PMDB, para, no próximo domingo, votar a favor do relatório apresentado pelo deputado federal Jovair Arantes”

 Nenhum comentário

Deputado Hugo Motta “desce do muro” e anuncia voto a favor do impeachment.


Vladimir Chaves

Em nota o deputado Hugo Motta (PMDB) esclarece sua indecisão em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e revela que votará a favor do impeachment.
Segundo o parlamentar, o momento de turbulência em que vive o país exigiu dele prudência, que, “o momento era de avaliar, e não de jogar lenha na fogueira, separando ainda mais nosso povo em dois lados. Era necessário que o processo se estabelecesse, que as causas fossem esclarecidas, para que pudéssemos nos posicionar de maneira tranquila, com a consciência de que fizemos o que é mais justo e honesto para o Brasil e para os brasileiros...”

Confira a integra da nota:
O Brasil está em crise. E precisamos repetir essa frase, para termos a dimensão dos impactos causados por nossas decisões. Esse momento não é de oportunidades, mas de flagrante esvaziamento das nossas potencialidades econômicas e sociais. Com a crise, são poucos os que conseguem sair maiores, grande parte da população sai perdendo.

Sou um jovem parlamentar que acompanha de perto todos os problemas pelos quais o país passa. Tenho assistido ao sucateamento das estruturas públicas, da perda de credibilidade e legitimidade do atual governo, que não soube aproveitar as oportunidades quando necessário. Eu não poderia ser descuidado ao emitir opiniões e apresentar decisões a respeito dos rumos que queremos para o Brasil sem antes refletir sobre os acontecimentos da atualidade.

Não posso concordar que as conquistas sociais que alcançamos nos últimos tempos sejam desperdiçadas. Precisamos nos unir em torno de um projeto novo, que tenha a responsabilidade com a continuidade dos programas sociais, com a retomada do crescimento do mercado de trabalho e com a diminuição das desigualdades que estão se acentuando. O atual governo não apresenta mais um plano de crescimento para o país, já foram esgotadas as possibilidades de governabilidade e não conseguimos enxergar, da forma que está, melhorias para os brasileiros.

Muito foi especulado sobre a minha indecisão quanto ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. No entanto, quero dizer que nunca houve indecisão de minha parte, mas prudência.

O momento era de avaliar, e não de jogar lenha na fogueira, separando ainda mais nosso povo em dois lados. Era necessário que o processo se estabelecesse, que as causas fossem esclarecidas, para que pudéssemos nos posicionar de maneira tranquila, com a consciência de que fizemos o que é mais justo e honesto para o Brasil e para os brasileiros.

O PMDB tem tido, ao longo da sua história, compromisso com a sociedade, tomando posicionamentos importantes, que reconfiguram a forma como nossa política se estabelece. Desta vez, e mais uma vez, os peemedebistas demonstram estar ao lado do povo, decidindo em prol do bem-estar social e do retorno da tranquilidade e credibilidade governamental.


Quero lhes dizer que votarei favorável ao impeachment, na certeza de que nossas instituições estão mais firmes do que há 23 anos, quando passamos por um processo turbulento de ruptura de um mandato. Passamos por momentos mais difíceis a época. Agora, tenho certeza que estamos mais esclarecidos, mais fortes e unidos, para tocar os destinos dessa nação.

 Nenhum comentário

ALPB: Bancada do PSB rejeita voto de aplauso ao presidente nacional da legenda.


Vladimir Chaves

A Assembleia Legislativa da Paraíba rejeitou na manhã de hoje (12), voto de aplauso a Executiva Nacional do PSB e seu presidente Carlos Siqueira. O inusitado é que a rejeição ao voto de aplauso, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), contou com a abstenção e votos contrários dos deputados da bancada do PSB, (oito deputados).

Segundo Tovar, seu requerimento teve por objetivo aplaudir a iniciativa do presidente do PSB e sua executiva, pela defesa enfática da legitimidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

“Nosso voto de aplauso é em respeito a um partido que toma uma posição de forma enfática” disse.


Os únicos deputados a votarem favorável ao voto de aplauso foram: Raniere Paulino (PMDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Camila Toscano (PSDB), Tovar Correia Lima (PSDB), Bruno Cunha Lima (PSDB), João Henrique (DEM), Renato Gadelha (PSC) e Manoel Ludgerio (PSD).

terça-feira, 12 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Mutirão: Cansados de esperar pela Cagepa moradores realizam por conta própria esgotamento sanitário do bairro.


Vladimir Chaves

Indignados com o descaso da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) moradores do Bairro Mutirão, em Campina Grande, resolveram por contra própria solucionar o problema de esgoto a céu aberto, há muito cobrado pela comunidade.

Fazendo jus ao nome do bairro, os moradores em regime de mutirão tomaram a iniciativa de comprar canos e realizaram as obras de responsabilidade da Cagepa. 



 Nenhum comentário

Rômulo Gouveia admite votar contra o impeachment.


Vladimir Chaves

Faltando menos de uma semana para votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, finalmente o deputado Rômulo Gouveia (PSD) resolveu divulgar sua posição, o parlamentar admitiu que votará contra o impeachment da presidente.

“Hoje eu acho que o partido está um pouco dividido, mas temos um bom número até pra mais contra o impeachment, o ministro (Gilberto Kassab) está trabalhando, está bem, tá andando bem” disse Gouveia.

Da bancada da Paraíba, além de Rômulo Gouveia, estão contra o impeachment; Luiz Couto (PT), Damião Feliciano (PDT) e Aguinaldo Ribeiro (PP).

Já declararam voto favorável ao impeachment; Manoel Junior (PMDB), Hugo Motta (PMDB), Efraim Filho (DEM), Benjamin Maranhão(SD) e Pedro Cunha Lima (PSDB).

Estão ainda em “cima do muro”; Veneziano Vital (PMDB), Wilson Filho (PTB) e Wellington Roberto (PR). 

domingo, 10 de abril de 2016

 Nenhum comentário

Pesquisa Datafolha: Rejeição de Lula chega a 53% e 66% aprovam as manifestações contra Dilma.


Vladimir Chaves

Pesquisa Datafolha divulgada no inicio da noite deste sábado (9), revela que entre os possíveis candidatos a presidência da República, o ex-presidente Lula é o mais rejeitado de todos. O Datafolha perguntou em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, se as eleições presidenciais fossem hoje, 53% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula.

Em seguida vem o ex-candidato a presidência da Republica pelo PSDB, senador Aécio Neves, com 33% de rejeição, seguido do vice-presidente, Michel Temer com 27%, em seguida Marina Silva com 20% de rejeição.

O Datafolha perguntou ainda sobre as manifestações públicas contra a presidente Dilma Rousseff, 66% dos entrevistados aprovam as manifestações contra a presidente.


A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de abril de 2016, com 2.779 entrevistados em 170 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 Nenhum comentário

Gilson Lira ocupa interinamente cargo de presidente da Embratur.


Vladimir Chaves

Não passa de especulações a noticia de que o paraibano Gilson Lira, teria sido nomeado pela presidente Dilma Rousseff, para presidir a Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na verdade Gilson Lira, ocupa o segundo lugar na hierarquia do instituto, na condição presidente substituto, cargo que ocupa além da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, e com a vacância do cargo do presidente da Embratur, até então ocupado pelo catarinense Vinicius Lummertz, assumiu automaticamente a condição de presidente da Embratur até que seja nomeado um novo presidente.

O próprio Gilson Lira esclareceu que a expectativa é de que no mais tardar até a próxima quarta-feira (13), seja oficialmente definido o novo presidente da Embratur, devendo ele retornar a condição de presidente da Diretória de Inteligência Competitiva e Promoção Turística. 

 Nenhum comentário