Prefeitura em parceria com a Cagepa vai levar água a quase 3 mil famílias da zona rural de Campina Grande.


Vladimir Chaves



Iniciadas há menos de um mês, as obras para implantação do sistema de abastecimento d´água da comunidade de Santo Isidro, na região do Distrito de São José da Mata, resultantes de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deverão beneficiar mais de 2.500 famílias, vez que o empreendimento também chegará às populosas localidades rurais de Samambaia e dos Cuités.

A informação é do secretário Renato Gadelha, da Agricultura do Município (Seagri), órgão encarregado de dar a contrapartida operacional ao serviço e, ao mesmo tempo, acompanhar o andamento do trabalho de execução das obras. Em que pesem as dificuldades de ordem topográficas, causando certa lentidão nas escavações do solo por onde irá passar a tubulação, a estimativa é a de que o sistema de abastecimento d´água daquelas comunidades rurais fique pronto em até seis meses.

De acordo com o mapeamento elaborado pelos técnicos da Seagri e da Cagepa para estabelecer as etapas e o fluxo das obras, será necessária a escavação de 7,5 quilômetros de extensão para levar água às comunidades de Santo Isidro, Samambaia e Cuités, tendo como ponto de partida para a captação da água a canalização imediatamente próxima do Hospital da FAP, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Pelo projeto, a linha de abastecimento de 7,5 km de extensão vai até a um determinado ponto da localidade de Santo Isidro, que inclui a implantação de duas estações elevatórias por meio do sistema “Booster”, termo em inglês que significa reforço, muito usado pela Engenharia e que consiste na ampliação da força da pressão no bombeamento da água, fazendo com que ela chegue com mais fluxo até o local previamente estabelecido.

Conforme explicou o secretário Renato Gadelha, um dos principais compromissos da Prefeitura municipal nesta parceria é o de disponibilizar homens e máquinas para a realização do trabalho de escavação do trecho para a passagem da tubulação, bem como indicar técnicos para o acompanhamento do trabalho, em conjunto com os profissionais da Cagepa envolvidos no projeto.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 Nenhum comentário

Ação da Prefeitura de Campina é divulgada em aeroportos da Espanha durante Feira Internacional de Turismo


Vladimir Chaves



A iniciativa partiu da Aena Brasil, concessionária espanhola que administra seis aeroportos da região, que lançou uma campanha para divulgar os destinos brasileiros nos seus aeroportos do país europeu. Neste mês de janeiro, especialmente durante a Fitur – Feira Internacional de Turismo, vídeos apresentam atrações de várias cidades, entre eles Cabaceiras que faz parte do roteiro ’Paraiba Serra da Borborema’. Este roteiro foi produzido pela prefeitura de Campina Grande através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), em conjunto com outros sete municípios.

A Fitur, que teve início da quarta-feira (19) e se estende até o próximo domingo (23), é um dos eventos mais importantes do mundo para o setor do turismo. O período do evento foi especialmente escolhido para ampliar o alcance da mensagem, uma vez que circulam por Madri os mais importantes profissionais do trade turístico de diversos países.

“Os vídeos fazem parte do nosso compromisso de atuar para a promoção e o desenvolvimento dos locais em que operamos como gestores aeroportuários, em parceria com autoridades, governos e o trade, por exemplo. Para nós, essa é uma contribuição gratificante”, destaca Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil. Os aeroportos de Madrid – Barajas e Barcelona – El Prat são os dois mais movimentados da Espanha.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, afirma que a ação vai além da divulgação. “Promover nossas cidades que integram ao roteiro Paraíba Serra da Borborema na Espanha é muito oportuno nesta retomada gradativa que estamos realizando, mas acima de tudo é o reconhecimento das nossas belezas e dos atrativos turísticos’, enfatiza a secretária.

O Roteiro Paraíba Serra da Borborema está sendo ofertado pela maior agência de turismo da América Latina, CVC Viagens, por todo o Brasil.

 Nenhum comentário

Prefeitura suspende vacinação após criança sofrer parada cardíaca.


Vladimir Chaves



A prefeitura de Lençóis Paulista (SP) suspendeu a vacinação de crianças contra a Covid-19 pelos próximos sete dias. A medida vale a partir desta quinta (19/1). A decisão foi anunciada pelas redes sociais da Prefeitura da cidade, “após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer”.

Ainda de acordo com o comunidade, “pais ou responsáveis que desejam vacinar seus filhos antes da retomada da aplicação devem ligar na Central Saúde para realizar agendamento”. O texto adianta que, “segundo a família, a criança está estável e consciente”.

A prefeitura ressalta ainda que segue o indicado por seu comitê e “deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento”

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde destacou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes, impactando diretamente na redução de casos graves e internações por Covid-19.

“O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) esta acompanhando e analisará o caso de Lençóis Paulista. O CVE informa que todos os casos de eventos adversos são analisados por uma comissão de especialistas antes de qualquer confirmação. É, portanto, precipitado e irresponsável afirmar que o caso do município está associado à vacinação. Na maioria das vezes, os casos de eventos adversos pós-vacinação são coincidentes, sem qualquer relação causal com o imunizante”, afirmou a Secretaria.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

 Nenhum comentário

Secretário de Saúde da Paraíba testa positivo para Covid, apesar de ter tomado três doses da vacina.


Vladimir Chaves

 


O Secretário estadual de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, testou positivo para Covid-19. A informação foi feita pelo próprio secretário, na manhã desta terça-feira (18).

Defensor intransigente do “passaporte sanitário” o secretário torna-se mais um exemplo da ineficiência do passaporte que segrega cidadãos não vacinados e cria uma falsa expectativa de que vacinados não contraem nem transmitem o vírus.

Vacinado com duas doses e um reforço contra o coronavírus, mesmo assim o secretário contraiu o vírus. O secretário recupera-se e apresenta sintomas leves.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

 Nenhum comentário

Primeira fase da Copa do Brasil tem confrontos definidos por sorteio, Campinense vai enfrentar o São Paulo.


Vladimir Chaves

 


Um sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (17) definiu os 40 duelos da primeira fase da Copa do Brasil de 2022. Nesta etapa, as vagas são decididas em duelo único, com o empate classificando o time visitante. A primeira fase contará com 10 times da Série A do Campeonato Brasileiro.

Dois tradicionais clubes do futebol brasileiro que jogarão a Série B em 2022 vão encarar adversários complicados vindos do interior de São Paulo: o Vasco mede forças com a Ferroviária, de Araraquara, enquanto o Grêmio enfrenta o Mirassol.

Já o Campinense Clube enfrenta uma “pedreira” dentro de casa com a obrigação de vence o São Paulo. Já que o regulamento da competição na primeira fase estabelece jogo único com mando de campo do time com pior posicionamento no ranking. O vencedor do confronto se classifica automaticamente para a etapa seguinte, e o time visitante [mais bem ranqueado] terá a vantagem do empate.

Os 40 times que avançarem à segunda fase definirão o futuro novamente em partida única, com a mesma regra da fase anterior: a equipe visitante joga por um empate para avançar, o time mandante precisa vencer. Na terceira fase, os 20 classificados iniciam o mata-mata, com jogos de ida e volta, junto às outras doze equipes previamente classificadas: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Remo, que conquistaram o direito pelo desempenho em diversas competições ao longo de 2021.

Como principais atrativos, a Copa do Brasil oferece ao campeão um prêmio na casa de R$50 milhões e também uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2023. A última partida da competição, que definirá o grande vencedor, está prevista para o dia 19 de outubro.

Duelos da Primeira Fase

Campinense x São Paulo

Sousa x Goiás

Moto Club x Chapecoense

Icasa x Tombense

Bahia de Feira de Santana x Coritiba

Pouso Alegre x Paraná

Mirassol x Grêmio

Azuriz x Botafogo-SP

URT x Avaí

Ceilândia x Londrina

União Rondonópolis x Atlético-GO

Nova Venécia x Ferroviário-CE

Porto Velho x Juventude

Real Noroeste x Operário-PR

Ferroviária-SP x Vasco

Grêmio Anápolis x Juazeirense

Atlético-BA x CSA

Trem-AP x Paysandu

São Raimundo-RR x Ceará

Tuna Luso x Grêmio Novorizontino

ASA x Cuiabá

Lagarto x Figueirense

Altos x Sport

Costa Rica-MS x ABC

Nova Iguaçu x Criciúma

Globo x Internacional

Humaitá-AC x Brasiliense

Rio Branco-AC x Vila Nova-GO

Maricá-RJ x Guarani

Sergipe x Cruzeiro

Tuntum-MA x Volta Redonda

Portuguesa-RJ x CRB

Operário-MT x Sampaio Corrêa

São Raimundo-AM x Manaus

Cascavel x Ponte Preta

Tocantinópolis x Náutico

Salgueiro x Santos

Fluminense-PI x Oeste

Castanhal x Vitória

Glória-RS x Brasil de Pelotas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

 Nenhum comentário