Central sindical se nega a participar de atos a favor de Lula


Vladimir Chaves


Menos de 24h após a ordem de prisão do ex-presidente Lula, parte do movimento sindical, que um dia ele já liderou, bateu em retirada. A CSP Conlutas, Central Sindical e Popular, que está à esquerda da CUT no espectro ideológico, foi a primeira a anunciar que não participaria dos atos contra a prisão. Em nota, a central sustenta que “a justiça deve ser feita para todos”, principalmente para quem “esbanja dinheiro público”.

A central pediu a prisão de corruptos e corruptores e a expropriação de bens para restituição ao erário. Tudo o que o juiz Sérgio Moro tem feito.

O Sindicato dos Metalúrgicos, onde Lula entocou, tem mais de 50 mil associados, mas só uma pequena parcela compareceu ao comício.

Nem mesmo o mais pessimista dos apoiadores do PT imaginou que a iminente prisão levaria às ruas um número tão reduzido de lulistas.

A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

sábado, 7 de abril de 2018

 Nenhum comentário

Irmão Cézar se filia ao partido de Bolsonaro.


Vladimir Chaves


O evangelista Mario Cezar de Souza Lima (Irmão Cezar) que foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2014, obtendo mais de cinco mil votos, se filiou na manhã desta sexta-feira (07) ao Partido Social Liberal (PSL), partido comando em nível nacional pelo pré-candidato a presidência da República, Jair Bolsonaro.

“Formos convidado pelo vice-presidente do PSL o amigo Julian Lemos para se filiar ao PSL e disputar um mandato de deputado estadual, aceitamos o desafio e como um soldado de muita fé e atitude vamos encarar mais esse desafio, que seja feito a vontade de Deus em nossas vidas” disse “Irmão César” ao justificar sua filiação.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

 Nenhum comentário

Lígia Feliciano desfaz especulações de rompimento com Ricardo Coutinho.


Vladimir Chaves


A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) desfez as especulações de que o grupo Feliciano estaria rompendo com o governador Ricardo Coutinho (PSB) devido a sua permanência a frente do Governo do Estado.

Em sua página social “Facebook” ela postou:

Fui uma das que defendeu a permanência do Governador Ricardo Coutinho na função até o último dia de mandato, inclusive publicamente, por entender que essa atitude era a única que representava uma postura de coerência e respeito com a população da Paraíba.

Seu gesto conta com o meu mais irrestrito apoio. Viva o trabalho!

Ligia Feliciano
Vice-governadora da Paraíba

 Nenhum comentário

STJ nega Habeas Corpus e permite prisão antecipada de Lula por corrupção


Vladimir Chaves


A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, nesta terça-feira (6/3), o Habeas Corpus preventivo do ex-presidente Lula que buscava evitar a execução antecipada de sua prisão, depois da condenação em segunda instância. Por unanimidade, o colegiado seguiu o voto do relator, ministro Felix Fischer. Ele foi acompanhado pelos ministros Joel Paciornik, Jorge Mussi, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da turma.

Para ministro Felix Fischer, executar prisão antes do trânsito em julgado não contradiz o inciso LVII do artigo 5º da Constituição, segundo o qual a presunção de inocência dura até o trânsito em julgado.

Ele citou entendimento do Supremo Tribunal Federal, que permite, desde fevereiro de 2016, a execução provisória da pena, e transcreveu em seu voto decisões do STF permitindo a prisão nesses casos. Lembrou também entendimento do STJ no sentido de que “não é cabível o remédio constitucional do HC se não há possibilidade de o direito ambulatorial do paciente ser ilegalmente constrangido”. Para ele, a execução após condenação em segundo grau não ofende o princípio constitucional da presunção da inocência, descrito no inciso LVII do artigo 5º da Constituição.

O decano do STJ afirmou que Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal em Curitiba, permitiu que Lula respondesse ao processo em liberdade até o julgamento da apelação, dizendo que a prisão de um ex-presidente poderia provocar “traumas”. Fischer também leu trechos de votos dos desembargadores do TRF-4 no julgamento da apelação de Lula. Os outros ministros da turma, ao acompanharem o relator, citaram precedentes do STJ e do STF no sentido de que é possível a execução provisória da pena após o exaurimento das instâncias ordinárias, e que não há a necessidade de fundamentar a decisão que determina a prisão do réu.

Ainda estão pendentes de julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região embargos de declaração da defesa de Lula contra sua condenou a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Pela primeira vez desde 1989, quando o STJ começou a funcionar, a corte fez uma transmissão ao vivo de julgamento. O clima no tribunal estava tranquilo, apesar da presença de jornalistas de diversos veículos de imprensa.

O advogado Sepúlveda Pertence, ex-presidente do Supremo, fez a sustentação oral em favor de Lula. Segundo ele, a Constituição é clara em dizer que a presunção de inocência dura até o trânsito em julgado da condenação, e não só até a confirmação da condenação em segunda instância. E quando o Supremo autorizou a antecipação da execução da prisão, o fez por maioria apertada, de seis votos, num processo subjetivo sem efeitos erga omnes. “Presunção da inocência protege qualquer cidadão, seja ele ex-presidente ou não.”

Pertence lembrou também que a antecipação da execução de Lula foi determinada de ofício pela 8ª Turma do TRF-4. Ele falou que Lula sofreu um “processo kafkaniano”.

Afirmou também que houve excesso na dosimetria da pena para evitar a prescrição da pena. Pertence alegou ainda que há uma “intensa” pressão da mídia para forçar a prisão de Lula. Recordou até que uma revista semanal mostrou em reportagem como seria a trajetória do político da sua casa, em São Bernardo do Campo (São Paulo), até a prisão, em Curitiba.

Está pendente de julgamento no STF outro Habeas Corpus de Lula tratando do mesmo tema. O relator, ministro Luiz Edson Fachin, negou liminar e enviou o HC ao Plenário do Supremo. “Como é notório, pende de julgamento o mérito das ADCs 43 e 44, da relatoria do ministro Marco Aurélio, cujo tema precede, abarca e coincide com a matéria de fundo versada no presente writ. Há, portanto, relevante questão jurídica e necessidade de prevenir divergência entre as Turmas quanto à questão relativa à possibilidade de execução criminal após condenação assentada em segundo grau de jurisdição”, disse Fachin.

www.conjur.com.br

 Nenhum comentário

Nota: Desesperado PT ignora Lei da Ficha Limpa e ataca STF.


Vladimir Chaves


Em completo desespero o Partido dos Trabalhadores divulgou nota acusando o STF de ter rasgado a Constituição ao negar um Habeas Corpus ao criminoso Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro.

Para os petistas a Suprema Corte “ajoelhou-se” as pressões da Rede Globo (sic) e que a condenação atende a uma “combinação de interesses políticos e econômicos, contra o país e sua soberania, contra o processo democrático, contra o povo brasileiro”.

Ignorando a Lei da Ficha Limpa, o PT diz que irá defender nas ruas a candidatura de Lula a presidência da República.

Confira a integra da nota:

Nota oficial: Um dia trágico para a democracia e para o Brasil

Nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la e a maioria do Supremo Tribunal Federal sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao negar a Lula um direito que é de todo cidadão, o de defender-se em liberdade até a última instância, a maioria do STF ajoelhou-se ante a pressão escandalosamente orquestrada pela Rede Globo.

E ao pautar o julgamento do habeas corpus de Lula, antes de apreciar as ações que restabelecem a presunção da inocência como regra geral, a presidenta do STF determinou mais um procedimento de exceção.

Esse direito fundamental, que fatalmente voltará a valer para todos, não valeu hoje para Lula.

Não há justiça nesta decisão. Há uma combinação de interesses políticos e econômicos, contra o país e sua soberania, contra o processo democrático, contra o povo brasileiro.

A Nação e a comunidade internacional sabem que Lula foi condenado sem provas, num processo ilegal em que juízes notoriamente parciais não conseguiram sequer caracterizar a ocorrência de um crime.

Lula é inocente e isso será proclamado num julgamento justo.

O povo brasileiro tem o direito de votar em Lula, o candidato da esperança. O PT defenderá esta candidatura nas ruas e em todas as instâncias, até as últimas consequências.

Quem tem a força do povo, quem tem a verdade ao seu lado, sabe que a Justiça ainda vai prevalecer.

Comissão Executiva Nacional do PT

quinta-feira, 5 de abril de 2018

 Nenhum comentário

Vereadores aprovam requerimentos cobrando do prefeito Romero Rodrigues atenção para Feira Central.


Vladimir Chaves


A Feira Central de Campina Grande, que é tradada pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) como o “patinho feio” da sua gestão, voltou a ser pautada pela Câmara Municipal. Por unanimidade os parlamentares aprovaram requerimentos de autoria do vereador Olímpio Oliveira (MDB) cobrando a presença do poder público no mercado que hoje encontra-se no mais completo abandono.

Confira os requerimentos aprovados:

Requerimento nº 533/2018 – Destinado ao Superintendente da STTP, a designação de agentes de trânsito para disciplinar a circulação de veículos, bem como a carga e a descarga de mercadorias nas Ruas: Pedro Álvares Cabral, Dr. Carlos Agra, Cristóvão Colombo e Marcílio Dias, todas na Feira Central, pois a desordem impera no local;

Requerimento nº 534/2018 – Destinado ao Prefeito Romero Rodrigues solicitando a abertura de estacionamentos públicos nos terrenos adquiridos pela Prefeitura Municipal na área da Feira Central;

Requerimento nº 535/2018 – Destinado ao Secretário de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente para que desenvolva ações para melhorar a acessibilidade no interior da Feira Central.

Segundo Olimpio, esses requerimentos estão sendo reiterados, pois a cada ano ele os reapresenta na esperança de que a Prefeitura assuma suas responsabilidades em relação à organização e a sustentabilidade da Feira Central: “A Feira Central agora é Patrimônio Cultural do Brasil. É imperioso que o Poder Público faça intervenções para o resgate de tão importante espaço de comercialização, pois daqui a dez anos o Iphan estará avaliando se o reconhecimento de Patrimônio Cultural teve algum impacto positivo ou não, podendo, inclusive, cancelar esse reconhecimento”, explicou Olimpio.

 Nenhum comentário

Bolsonaro declara apoio ao Comandante do Exército, General Villas Boas.


Vladimir Chaves


O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) declarou apoio, no seu perfil Twitter, ao comandante do Exército, General Vilas Boas, que ontem (3), repudiou a impunidade no Brasil, numa clara alusão à tentativa do STF em manter o ex-presidente Lula solto, apesar de estar condenado a mais de 12 anos de prisão.

“O partido do Exército é o Brasil. Homens e mulheres, de verde, servem à Pátria. Seu Comandante é um Soldado a serviço da Democracia e da Liberdade. Assim foi no passado e sempre será. Com orgulho: Estamos juntos General Villas Boas." Postou o deputado Jair Bolsonaro.


quarta-feira, 4 de abril de 2018

 Nenhum comentário

Na mira de Moro: Laudos da PF responsabilizam Dilma por compra superfaturada de Pasadena.


Vladimir Chaves


A expectativa da força-tarefa da Lava Jato é que o juiz federal Sérgio Moro aceite denúncia contra a presidente cassada Dilma Rousseff (PT) pela compra superfaturada da refinaria norte-americana de Pasadena. Pouco tempo depois de pagar US$42,5 milhões pela refinaria, a empresa belga Astra Oil a vendeu à Petrobras por um sobre preço estimado em US$741 milhões (R$2,5 bilhões), de acordo com perícia da Polícia Federal.

Laudos periciais da Polícia Federal, que são anexadas ao processo como provas, responsabiliza o conselho de administração da Petrobras por decidir pela aquisição. Dilma, na ocasião, era ministra do governo Lula e presidente do conselho, integrado também por Antonio Palocci, Cláudio Haddad, Fábio Colletti Barbosa, Gleuber Vieira e José Sergio Gabrielli.

Os laudos foram anexados ao inquérito de Pasadena, sob exame do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. A investigação deu origem à denúncia – aceita em 18 de março por Moro – em que a Lava Jato acusa o senador cassado Delcídio Amaral (ex-PT-MS) e outros nove por corrupção e lavagem de US$17 milhões (R$56,3 milhões) provenientes da compra de 50% da refinaria.

Os conselheiros que participaram da reunião em que a compra foi definida não agiram com “o zelo necessário à análise da operação colocada”, segundo os peritos, citados por Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo, que sugerem a quebra dos sigilos bancários de todos membros do conselho de administração da Petrobras.

Diário do Poder.

 Nenhum comentário

A Nação brasileira não está entregue as baratas, ainda pode contar as Forças Armadas.


Vladimir Chaves


“Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem repúdio à impunidade e de respeito á Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais” Comandante do Exército, General Vilas Boas.

"Comandante!!! Estamos juntos na mesma trincheira!!!Pensamos da mesma forma!!!Brasil acima de tudo!!! Aço!!!” General Miotto

"Mais uma vez o Comandante do Exército expressa as preocupações e anseios dos cidadãos brasileiros que vestem fardas. Estamos juntos, Comandante Vilas Boas!" General Freitas.

"Como disse o consagrado historiador Gustavo Barroso: Todos nós passamos. O Brasil fica. Todos nós desaparecemos. O Brasil fica. O Brasil é eterno. E o Exército deve ser o guardião vigilante da eternidade do Brasil" General Pinto Sampaio.

 Nenhum comentário

Cabedelo: Confira a relação dos presos na Operação Xeque-Mate


Vladimir Chaves


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai dar continuidade à investigação que motivou a deflagração da 'Operação Xeque-Mate', na manhã desta terça-feira (3), e que deve resultar em processos nas áreas criminal e civil (improbidade administrativa) contra os envolvidos. Foi o que adiantou o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, durante entrevista coletiva à imprensa, juntamente com o coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Octávio Paulo Neto; o superintendente da Polícia Federal, André Viana Andrade, e o delegado responsável pela operação, Fabiano Emílio Lucena.

A Operação Xeque-Mate teve o objetivo de desarticular um esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal. As investigações apontaram o prefeito Wellington Viana França como o chefe da organização criminosa. Ele a esposa e mais nove pessoas foram presas durante a operação.

Os presos

1. Wellington Viana França, prefeito de Cabedelo

2. Jacqueline Monteiro França, vereadora e primeira-dama

3. Marcos Antonio da Silva Santos, empresário

4. Adeildo Bezerra Duarte, operador financeiro

5. Inaldo Figueiredo da Silva, presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis

6. Lúcio José do Nascimento Araújo, presidente da Câmara

7. Tércio de Figueiredo Dornelas Filho, vereadora

8. Rosildo Pereira de Araújo Junior, Júnior Datele, vereador

9. Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho, operador financeiro de Junior Datele

10. Antonio Bezerra do Vale Filho, vereador

11. Leila Maria Viana do Amaral, servidora da Câmara

Informações do site do MPPB

terça-feira, 3 de abril de 2018

 Nenhum comentário

Basta! Recado curto e grosso do general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa.


Vladimir Chaves


“Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever das Forças Armadas restaurar a ordem” General Luiz Gonzaga Schroeder.

É o mínimo que os brasileiros esperam; restauração da ordem e punição aos bandidos que saquearam e saqueiam o país.

 Nenhum comentário

Operação Xeque-Mate combate corrupção na administração de Cabedelo


Vladimir Chaves


O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (3) a operação Xeque-Mate com objetivo de desarticular esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal.

Participam da operação cerca de 200 policiais federais. Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal.

Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda. Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de R$ 10 milhões à margem do sistema financeiro oficial.

Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara municipal que recebiam salários de até R$ 20 mil e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais.

Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.

Os envolvidos responderão por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito responderá ainda por crime de responsabilidade de prefeito.

Fonte: site do MPPB

 Nenhum comentário

Afronta: Folha mensal da Câmara Municipal de Campina Grande está próxima de um milhão e meio.


Vladimir Chaves


A crise que atinge os que dependem dos postos de saúde, escolas e  segurança pública, não chegou a Câmara Municipal de Campina Grande, o dinheiro que falta para compra de medicamentos, salários de professores e investimento na área de segurança pública tem de sobra na Casa que representa o pagadores de impostos.

Apenas com a folha de pagamento que inclui vereadores, servidores efetivos e uma “legião” de agregados contratados por “excepcional interesse público” os contribuintes desembolsaram UM MILHÃO, TREZENTOS E NOVENTA E DOIS MIL, CENTO E OITENTA E SEIS REAIS E CINQUENTA CENTAVOS. É mole?


segunda-feira, 2 de abril de 2018

 Nenhum comentário