PPS aprova indicativo de apoio a candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva a Presidência.


Vladimir Chaves

O PPS aprovou na noite deste sábado, durante o Congresso Nacional do partido, em São Paulo, um indicativo (Confira íntegra abaixo) para construir junto com Eduardo Campos (PSB), Marina Silva, e a Rede Sustentabilidade uma candidatura à Presidência da República. Foram 152 votos a favor da tese contra 98 da proposta de candidatura própria do partido. Uma terceira sugestão, de apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB), foi retirada na última hora.

“A partir de agora, a unidade do PPS é que é o fundamental. Não tem nem derrotados nem vencedores”, conclamou o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). O parlamentar aproveitou para elogiar a qualidade do debates neste fim de semana. “Eu quero trazer aqui a palavra de quem já participou de congressos, convenções e reuniões. Esta reunião foi uma das reuniões mais sérias e com maior respeitabilidade que o partido já presenciou.” Mais de 70 delegados fizeram intervenções durante todo o sábado para debater os rumos do partido em 2014. 

O posicionamento tirado é um indicativo de apoio, já que legalmente as convenções dos partidos acontecem no mês de junho. No entanto, é um sinalização clara dos rumos que o partido pretende tomar em 2014. A partir de agora, a direção nacional da legenda vai procurar Eduardo e Marina para começar a discutir uma agenda para Brasil que caminhe na direção da construção de uma nova maneira de fazer política, um novo modelo para economia e um novo modo de governar.

Ao defender o apoio a Aécio e Marina, Freire citou o “reencontro histórico” com um projeto de esquerda democrática. “É um reencontro com uma esquerda democrática na qual nós, a muito custo, ingressamos a partir da década de 1960. É um reencontro histórico inclusive na crise geral das esquerdas mundiais”, afirmou.

Já o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), que foi escolhido para fazer a defesa da tese vencedora, destacou que o PPS precisava mudar o seu eixo de alianças e trabalhar para o fim dualidade entre o PT e o PSDB que há anos toma conta da política brasileira.

Para o parlamentar, até agora a candidatura que pode representar a mudança é a que está sendo construída pelo PSB e pela Rede. “O que é mais dinâmico no nosso entendimento é o que se expressa na candidatura de Eduardo e Marina. É esse eixo que está tentando construir uma nova agenda para o Brasil”, disse Jordy.

O presidente de PPS de São Paulo, deputado estadual Davi Zaia, afirmou que o objetivo do partido é “se somar ao PSB e a Rede para construir uma candidatura a presidente da República no rumo da construção de uma nova política, nova economia e novo governo”.

Zaia destacou que a proposta aprovada volta a ser debatida em março, durante uma pré-convenção eleitoral que o partido vai realizar. Outro ponto da proposta ressalta que o PPS vai nomear uma Comissão Eleitoral para analisar a situação nacional e de cada estado e fazer a discussão das melhores alternativas para o crescimento do PPS, principalmente considerando as alianças que o partido tem nos estados.

O congresso do partido prossegue neste domingo, a partir das 9 horas, no hotel Renaissance, em São Paulo, para eleger o novo diretório nacional do partido, aprovar resolução política e discutir a reforma do estatuto.

Resolução Indicativa sobre eleição de 2014 Eleitoral

1 - O PPS se soma ao PSB e REDE para construir uma candidatura a presidente da República no rumo da nova política, nova economia e novo governo para o Brasil.

2 - Nomeia uma Comissão Eleitoral para analisar a situação nacional e de cada estado e fazer a discussão das melhores alternativas para o crescimento do PPS, principalmente considerando as alianças que o partido tem nos estados.

3 - Convocam uma pré-convenção eleitoral para março de 2014 para decidir a aliança do partido

Brasília, 07 de dezembro de 2013

sábado, 7 de dezembro de 2013

 Nenhum comentário

Sem nomes de peso no “Blocão” PT pode lançar um “poste” ao governo do estado.


Vladimir Chaves

O Partido dos Trabalhadores empossou na noite de ontem o seu mais novo presidente estadual, Charliton Machado, já admitindo a possibilidade de lançar um “poste” como candidato ao Governo do Estado da Paraíba.

Sem nomes de peso estadual, o PT do prefeito Luciano Cartaxo, tem tentado sem sucesso convencer o Ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) a ir para o sacrifício, como candidato a governador pelo chamado “Blocão” (PT, PP, PSC).

Convictos de que o ministro não irá para o sacrifício, resta ao PT acreditar na repetição do milagre que aconteceu nas eleições municipais de 2012, em João Pessoa e São Paulo, quando o partido elegeu dois “postes”.

As declarações dos petistas durante a solenidade de posse do novo presidente retratam bem o sonho de poder eleger um poste para governar a Paraíba.


"Nosso projeto não vai parar em João Pessoa, nós vamos governar este estado" disse o ex-presidente do PT de João Pessoa, Jackson Macedo.

"O desafio agora é outro. O PT é vitrine para Paraíba. Agora é a vez do PT em todo estado da Paraíba e não só em João Pessoa" prefeito Luciano Cartaxo.

“O objetivo é estender essa experiência do Brasil e de João Pessoa para o governo do estado" presidente recém-eleito do PT de João Pessoa, Lucélio Cartaxo.

Dos nomes que o PT especula para tentar alcançar a repetição do milagre de 2012, apenas um passou nos testes das urnas que é o atual deputado estadual Anísio Maia, os demais nunca ocuparam um mandato eletivo; Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessa e a atual Superintendente do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Giucélia Figueiredo.


Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Escudo: Veneziano “sugere” candidatura de Aguinaldo Ribeiro ao governo do estado.


Vladimir Chaves

Durante entrevista ao jornalista Hermes de Luna, no “Programa 27 Segundos” o pré-candidato do PMDB ao governo do estado da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, repetiu a “sugestão” feita recentemente pelo seu irmão o senador Vital de Rêgo (PMDB), para que o PP lance o  Ministro Aguinaldo Ribeiro, candidato a governador. “Porque não a candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro?” recomendou Veneziano.

Ironicamente completou dando a entender que a candidatura do Ministro Aguinaldo Ribeiro, poderia servir de escudo aos possíveis ataques contra a sua candidatura e o PMDB. “Para nós do PMDB seria até interessante, porque ao invés de sermos o único alvo a ser alvejado, teríamos duas propostas que caminhariam num questionamento ao Governo do Estado”.


Sem modéstia, o pré-candidato do PMDB disse que o seu partido é o único na Paraíba a fazer de fato oposição ao governo estadual. “Quem faz verdadeira oposição no estado, quem representa àqueles que estão
indignados, resignados, frustrados é o PMDB” completou.

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Ex- esposa de Fabiano Gomes solidariza-se com ele e afirma que o mesmo não é machista


Vladimir Chaves

Alvo de criticas e protestos, especialmente nas redes sociais, devido aos comentários que fez no “Programa Correio Debate” no último dia 4 de dezembro, contra uma jovem de 15 anos que postou fotos sensuais na internet, o radialista Fabiano Gomes, recebeu a solidariedade da sua ex- esposa.

O próprio Fabiano Gomes repercutiu a postagem feita pela ex na sua pagina Facebook, com o seguinte comentário: “Diante de tudo que está sendo dito, vejam a opinião de pessoas que me conhecem mais de perto”

Na postagem a ex – esposa solidariza-se e afirma que o mesmo não é machista e que ele foi um excelente marido.

Confira a integra da declaração:

MINHA SOLIDARIEDADE HOJE VAI PARA: O GRANDE JORNALISTA FABIANO GOMES:

Soube dos últimos ocorridos e não podia deixar de me pronunciar, em defesa de um homem que Conheci aos 17 anos, ainda numa rádio comunitária em Cajazeiras, namorei-o por três anos, nos casamos e hoje somos grandes amigos, por isso registro aqui minha solidariedade pelos ataques que vem sofrendo por um comentário inocente que ele fez no rádio e estar sendo distorcido.

Fabiano Gomes não é machista, como setores da imprensa tentam insinuar. Por ao contrário um ótimo filho, era um excelente marido e de um coração de gigante para os que amam e muito generoso com quem cruza o seu caminho. Me ajudou muito e ajuda até hoje. Lamento Profundamente tudo isso que está acontecendo, mais isso vai ser esclarecido. Esse povo deveria está preocupado erra com os bandidos do mensalão, que afronta a moral do nosso país. Que Deus te Abençoe e te guarde. (Sandra Belchior)


Vladimir Chaves

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

 Nenhum comentário

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e Fenaj emitem nota de repúdio contra radialista e o Sistema Correio


Vladimir Chaves

NOTA DE REPÚDIO A FABIANO GOMES E AO SISTEMA CORREIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações preconceituosas, machistas, caluniosas e violentas proferidas pelo radialista Fabiano Gomes nas edições dos dias 04 e 05 deste mês do programa Correio Debate (Rádio Correio – 98.3MHz).


No primeiro episódio, Fabiano usou de toda uma sorte de baixas palavras para se referir às mulheres, incitou a violência física, moral, de gênero e revelou seu absoluto despreparo profissional para atuar como radialista, profissão da qual se exigem preparo técnico e intelectual, compromisso com a verdade, com a ética e com os direitos humanos.

Imediatamente, o jornalista Rafael Freire, que é presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e vice-presidente regional da Fenaj, transcreveu em sua página pessoal no Facebook um pequeno trecho do comentário que o radialista acabara de fazer ao vivo. A reação na rede social foi imediata, gerando centenas de compartilhamentos e grande revolta entre o público em geral, mas especialmente em dezenas de jornalistas, que condenaram a atitude de Fabiano.

Já no dia seguinte, o apresentador usou os dez primeiros minutos do programa para, de maneira absolutamente hipócrita, desculpar-se com os ouvintes e as mulheres que se sentiram ofendidas com seus comentários no dia anterior. Logo em seguida, após o intervalo comercial, esta mesma pessoa, que acabara de falar em tom manso e que até mesmo se colocara como vítima de preconceito, atacou, aos gritos, de forma mentirosa e violenta,o jornalista Rafael Freire, chamando-o de vagabundo, invejoso, “babão”, afirmando que não representava a categoria e que seu diploma universitário de jornalista não vale nada porque lhe falta talento.

Por fim, afirmou que a postagem no Facebook era mentirosa e que se fosse provado que correspondia ao que ele dissera no dia 04, retiraria tudo o que dissera no dia 05.

Muita coisa poderia ser dita sobre o companheiro Rafael Freire, mas vamos nos limitar a afirmar que, em seus 12 anos de militância política, tem se dedicado integralmente às lutas estudantis e do povo trabalhador, contribuindo (com sua formação política e profissional) em inúmeras ações para a transformação social do nosso país, sonho de qualquer homem ou mulher de bem. Além disso, Rafael se formou em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFPB, em 2006, e, desde então, exerceu diversos trabalhos como assessor de imprensa em entidades sindicais, como repórter-fotográfico e como jornalista responsável pelo periódico A Verdade.

Os gravíssimos fatos aqui relatados são um ataque frontal à cidadania. O mal uso dos veículos de comunicação na Paraíba e no Brasil está institucionalizado e deve ser combatido por toda a sociedade, que sofre com este tipo de comunicação sensacionalista, grotesca, venal, tendenciosa e antijornalística. Infelizmente, isto tudo não é consequência apenas do comportamento isolado de uma pessoa. É fruto de uma estrutura das comunicações cada vez mais monopolizada, preocupada apenas com seus interesses comerciais e sem nenhum compromisso com o interesse público e a transformação social.

No mais, queremos responsabilizar também o Sistema Correio de Comunicações por tudo que é publicado e veiculado por suas empresas, uma vez que o rádio é uma concessão pública, cedida pela União/Governo Federal. Ou seja, a liberdade de expressão vai até o limite do respeito e das leis vigentes, limites frequentemente transgredidos por este sistema, já que responde na Justiça por ter exibido num programa do apresentar Samuka Duarte uma cena de estupro e porque, no último mês de setembro, foi autuado pela fiscalização do Ministério do Trabalho (a partir de denúncia feita pelo Sindicato), em 23 infrações diferentes por descumprimento da legislação trabalhista (especialmente pela falta de pagamentos de horas extras), e isso apenas em relação aos profissionais do jornal Correio da Paraíba.

Incitar à violência, incidir em preconceito, caluniar, xingar é crime. Exigimos o direito de resposta a Rafael Freire no referido programa, com o mesmo tempo de duração do comentário danoso, e declaramos que vamos buscar os meios legais para que mais este fato não fique impune e que não se repita.


 João Pessoa, 06 de dezembro de 2013
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Para ouvir os ataques a dignidade das mulheres e o comentário "chulo" que ofende a todos acesse: 

HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=FCYLW-4BWDE


HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=1UPDA5_VXOA&FEATURE=YOUTU.BE



 Nenhum comentário

Campanha salarial da Energisa chega ao fim com a garantia de conquistas aos trabalhadores


Vladimir Chaves

Após a realização de seis mesas redondas onde o STIUPB e a Energisa debateram propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, e após a realização de 28 assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras da Energisa em todo o Estado, a campanha salarial deste ano chegou ao fim. Tendo sido aprovadas em assembleias pela categoria as seguintes proposta economicas:

1. Reajuste Salarial: 5,7%;
2. Vale Alimentação: R$640,00 (8,47%)

3. Abono Salarial: R$1.380,00 (6,20%) TODO EM DINHEIRO e opcional para quem desejar dividir em dinheiro e vale alimentação; podendo ser pago até o dia 20/12.

4. Piso Salarial: R$750,00 (7,14%)

O STIUPB esclareceu que levou o tema de conciliação para assembléia, com aprovação da maioria da categoria no sentido de que, para resolver as diferenças entre os trabalhadores vinculados a Energisa Borborema e a Energisa Paraíba, no que tange a unificação de benefícios, farão acordo com a estipulação de cláusulas que serão inseridas em ACORDO COLETIVO DO TRABALHO 2013/2014, a ser assinado pelas partes no prazo de até 10 (dez) dias, em cujos pontos terão as seguintes redações:

CLÁUSULA SÉTIMA (AUXÍLIO EXCEPCIONAL E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA)

A EMPRESA concederá aos empregados que tenham filhos excepcionais, portadores de deficiência física ou mental, e que requeiram o benefício por escrito, um auxílio no valor mensal de R$ 420,07 (quatrocentos e vinte reais e sete centavos) por filho.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – O beneficio será concedido ao empregado que tenha filho excepcional, portador de deficiência física ou mental, e que seja incapacitado de participar, em termos de igualdade, do exercício de atividades normais, condição essa a ser atestada exclusivamente por médico especialista designado pela EMPRESA, e às suas expensas.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Em função da natureza e condição em que o presente benefício é concedido, ele não comporá a remuneração do empregado, não tendo, portanto, nenhuma natureza salarial. Consequentemente, não será base de cálculo ou fato gerador de contribuição previdenciária, fundiária(FGTS) e assemelhadas.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA (VALE TRANSPORTE)

A EMPRESA fornecerá aos seus empregados Vale Transporte, nos termos da legislação vigente, isentando de desconto aqueles com Salário-Base de até R$ 1.156,16 (um mil, cento e cinquenta e seis reais e dezesseis centavos).

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Para os empregados que não optarem pelo benefício do caput, a empresa implantará em favor daqueles vinculados à unidade Campina Grande o transporte gratuito residência/trabalho/residência, dentro do referido município, no prazo de 60 (sessenta) dias.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A lotação mínima deverá ser de 80% da capacidade do transporte;

PARÁGRAFO TERCEIRO - O empregado que sem justificativa formal não utilizar o ônibus por 15 dias consecutivos ou não, durante um período de 30 dias, perderá o direito ao referido benefício;

PARÁGRAFO QUARTO - O tempo despendido no transporte, objeto da presente cláusula, não será considerado em nenhuma hipótese como hora de trabalho ou horas a disposição da empresa;

PARÁGRAFO QUINTO - Em função da natureza e condição em que o presente benefício é concedido (isenção do desconto ou implantação de transporte), ele não comporá a remuneração do empregado, não tendo, portanto, nenhuma natureza salarial. Conseqüentemente, não será, também, base de cálculo ou fato gerador de contribuição previdenciária, fundiária (FGTS) e assemelhadas.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA (PRÊMIO PARA GOZO DE FÉRIAS)

A EMPRESA concederá aos seus empregados, a partir desta data, um PRÊMIO PARA GOZO DE FÉRIAS, no valor de R$200,00 (duzentos reais), a ser pago quando do pagamento das férias do empregado.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A empresa nivelará o prêmio previsto nesta cláusula ao valor pago pela Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, em um prazo de até três anos a contar da data de assinatura deste acordo.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Em função da natureza e condição em que o presente benefício é concedido, ele não comporá a remuneração do empregado, não tendo, portanto, nenhuma natureza salarial.Conseqüentemente, não será, também, base de cálculo ou fato gerador de contribuição previdenciária, fundiária (FGTS) e assemelhadas.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA (SUBSÍDIO PLANO SAÚDE DEPENDENTES)

A EMPRESA concederá aos seus empregados um subsídio no pagamento da mensalidade dos seus dependentes, no plano de saúde por ela patrocinado, no valor de 20% (vinte por cento), a contar da assinatura do presente acordo coletivo.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - São elegíveis para os fins previstos no caput desta Cláusula, única e exclusivamente, os filhos menores de idade, bem como o cônjuge do empregado.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A empresa nivelará o subsídio previsto nesta Cláusula, nos termos ora concedidos, aos empregados da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A, no prazo de até quatro anos, a contar da assinatura deste acordo.

PARÁGRAFO TERCEIRO - Em função da natureza e condição em que o presente benefício é concedido, ele não comporá a remuneração do empregado, não tendo, portanto, nenhuma natureza salarial. Conseqüentemente, não será, também, base de cálculo ou fato gerador de contribuição previdenciária, fundiária (FGTS) e assemelhadas.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA (ADIANTAMENTO DE GRATIFICAÇÃO DE NATAL)

A EMPRESA concederá aos seus empregados, quando solicitado por escrito, o adiantamento de 50% do 13º salário nas férias.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A primeira parcela, para quem não solicitou nas férias, será paga juntamente com a folha de pagamento do mês de JUNHO.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A segunda parcela será paga juntamente com a folha de NOVEMBRO.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA (ADIANTAMENTO DE GRATIFICAÇÃO DE NATAL)

A EMPRESA concederá aos seus empregados, quando solicitado por escrito, o adiantamento de 50% do 13º salário nas férias.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A primeira parcela, para quem não solicitou nas férias, será paga juntamente com a folha de pagamento do mês de JUNHO.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A segunda parcela será paga juntamente com a folha de NOVEMBRO.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA (ADIANTAMENTO DE SALÁRIO MENSAL)

A EMPRESA facultará ao empregado a opção de perceber um adiantamento quinzenal do seu salário, à razão de 40% do seu salário-base mensal, com pagamento no dia 15 (quinze) de cada mês ou no dia útil imediatamente anterior, caso o referido dia não seja útil.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A faculdade prevista no caput desta Cláusula deverá ser exercida de forma expressa pelo empregado no período de 1º a 15 de janeiro de cada exercício, podendo ser por ele alterada nos exercícios seguintes.

PARÁGRAFO SEGUNDO - A implantação do presente benefício ocorrerá em um prazo de até 60 (sessenta) dias, contados da data de assinatura do presente acordo.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA (CONDIÇÃO EXCEPCIONAL)

Considerando o acordo celebrado nos presentes autos, as partes comprometem-se a não tomarem qualquer medida administrativa ou judicial, coletiva, relacionada com o objeto do acordo judicial celebrado nos autos deste processo nº 0190400-57.2013.5.13.0024." Pela empresa foi apresentado uma minuta de ACORDO COLETIVO DO TRABALHO envolvendo os trabalhadores da ENERGISA PARAÍBA, que será objeto de assinatura, e que envolverá parte do que ora é acordado.

Na eventual hipótese de não assinatura dos citados ACTs, no prazo de 30 dias, torna-se sem efeito o presente acordo, retornando o feito à fase instrutória. As partes dão plena quitação ao objeto da presente ação, nos termos acima. Por representar a vontade das partes, sem oposição do Ministério Público do Trabalho, HOMOLOGA-SE O PRESENTE ACORDO.


Todos os trabalhos foram realizados em total sintonia com o desejo da categoria que por meio de voto secreto decidiu pela aprovação da proposta apresentada pela Energisa.

Diante disso, o sindicato continuará seus trabalhos na busca de verificar as condições de trabalho e lutar sempre por melhorias para classe trabalhadora, o STIUPB reitera desta forma que manterá sempre sua postura de ser pautado pela decisão soberana da categoria.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

 Nenhum comentário

Câmara Municipal de Campina Grande reconhece mais uma vez o “Programa Cidadão das Cidades”


Vladimir Chaves

O radiojornalismo da Paraíba passa por um dos momentos mais críticos de sua história, tamanha é a falta de compromisso, ou competência de muitos profissionais na hora de informar com isenção, compromisso com a veracidade dos fatos e principalmente com o imediatismo da noticia (que é a essência do radiojornalismo), está se tornando regra a leitura de jornais, periódicos e releases nos programas de rádio, e isso não é noticia é apenas informação.

Mas nem tudo está perdido, alguns ainda mantêm o compromisso com as noticias de interesse público, com a veracidade dos fatos, com o imediatismo da noticia e com a ética profissional... Dentre estes, destaque para o mais novo programa de radiojornalismo na cidade de Campina Grande, apresentado pelo advogado e radialista Edson Daniel (foto), na Rádio Correio FM\CG.

Com apenas seis meses o “Programa Cidadão das Cidades” já figura entre os fenômenos de audiência, apesar do horário, das 4 às 6 horas da manhã. A audiência é facilmente comprovada pela alternância de ouvintes que ligam diariamente para se “valer” do forte do programa que é a prestação de consultoria aos interessados em saber seus direitos na área de aposentadoria e pensão, como advogado e especialista na área do Direito Previdenciário, Edson Daniel, tem prestado esse serviço de relevância a toda a população do compartimento da Borborema.

O reconhecimento é tamanho que nestes seis meses por duas vezes a Câmara Municipal de Campina Grande, aprovou Votos de Aplausos ao programa. O mais recente foi apresentado pelo vereador Alexandre do Sindicato, e subscrito pelos vereadores Antônio Pimentel, Ivan Batista, Ivonete Ludgero, Bruno Cunha Lima, Saulo Noronha, Marinaldo Cardoso e Murilo Galdino.

“Agradeço em primeiro lugar ao comandante do Programa, que é meu Deus, todas as honras são a Ele dadas. Agradeço a todos os amigos ouvintes que juntos e diariamente somamos e apresentamos esse programa, agradeço a direção do Sistema Correio que acreditou nesse projeto, tudo isso em apenas seis meses. Vamos continuar firme, com humildade e pés no chão, respeitando o cidadão com ética e profissionalismo, fazendo com que a cidadania seja verdadeiramente evidenciada” disse Edson Daniel.


Vladimir Chaves


 Nenhum comentário

Pesquisa revela que a Paraíba está entre os Estados menos violentos da Região Norte\ Nordeste.


Vladimir Chaves

Pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e o Instituto Datafolha, revela o ranking dos estados mais violento do país. A pesquisa mostra que os Estados do Norte e Nordeste são onde se registra o maior número de vitimas.

Apesar da violência crescente no Estado da Paraíba, segundo a pesquisa ainda é o estado
 que apresenta a menor porcentagem de pessoas que foram vitimas de crimes nos últimos 12 meses, ocupando a vigésima colocação entre os Estados do Norte e Nordeste, atrás apenas do Estado de Sergipe. O primeiro colocado no ranking da violência é o Amapá, onde segundo a pesquisa quase a metade da população afirma já ter sido alvo de criminosos.


Confira mateira sobre o tema publicado no Jornal o Estado de São Paulo.

Brasileiros do Norte e Nordeste são as maiores vítimas de crimes no País

O Estado de S. Paulo. (Publicado em 05 de dezembro de 2013)

Os brasileiros dos Estados do Norte e Nordeste têm sido as principais vítimas de crimes no País. A população desses Estados ocupa as primeiras sete posições no ranking entre aqueles que mais foram alvos de crimes nos últimos 12 meses. No outro extremo do ranking está os moradores da região sul, cujos três estados são onde a menor quantidade de crimes é cometida. São Paulo fica na 19ª posição entre as 27 unidades da Federação. Rio de Janeiro, em 21º.

Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira, 5, na primeira pesquisa nacional de vitimização feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) e com o Instituto Datafolha.

Foram entrevistados 78 mil pessoas em 346 municípios entre junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012. Na pesquisa, eles foram questionados se, nos doze meses que antecedem o levantamento, eles foram vítimas de algum dos doze crimes listados (Agressão, discriminação, furto de objeto, fraude, acidente de trânsito, roubo de objeto, furto de carro, ofensa sexual, furto de moto, roubo de carro, roubo de moto e sequestro relâmpago).

A primeira posição ficou com o Estado do Amapá, onde 46% dos entrevistados sofreram algum desses crimes no ano que antecedeu a pesquisa. Pará (35,5% ficou em segundo, seguido do Rio Grande do Norte (31,3%). São Paulo teve 20,1% da população vitimada, quase o mesmo que a do Rio de Janeiro (20%).

Alagoas, que vem liderando o ranking de homicídios nos últimos anos, ficou em 16ª posição quando considerados os 12 crimes listados na pesquisa - 20,5% da população foi vítima de crime no ano anterior à pesquisa. Santa Catarina foi o Estado onde a população foi menos vitimada (17%). A média nacional foi de 21%.

 Nenhum comentário

Campus do Instituto Federal de Educação (IFPB) tira primeiro lugar no Enem


Vladimir Chaves

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou a lista das melhores escolas de ensino médio e o IFPB Campus da cidade de Monteiro foi destaque no primeiro lugar como a escola pública com melhor nota na redação. Alcançou o primeiro lugar com 609.09 pontos com as melhores notas.

Segundo o professor Ricardo Lima (foto), diretor-geral do Instituto Federal de Educação de Monteiro, isso "é fruto do compromisso da equipe de professores e demais servidores da instituição, aliado à própria competência dos alunos que obtiveram e alcançaram esse resultado".

Destaca o diretor que "o Campus de Monteiro ele tem um trabalho diferenciado no que diz respeito a promoção da leitura através do Núcleo Permanente de Incentivo à Leitura (NUPIL) que congrega várias ações como cineclube, sarau poético e café filosófico, que buscam incentivar o gosto nos alunos pela leitura. E, além disso, as quartas-feiras à tarde são dedicadas a outras atividades pedagógicas que não sejam aulas. Com isso estabelece o espaço necessário para desenvolver atividades de aprimoramento de outros saberes que reforçam o aprendizado".

"Parabenizamos a equipe de professores de Português e Literatura: mestre Lúcia de Fátima A. Souto Badú, especialista Clériston de Oliveira, mestre José Herculano Filho, especialista Virgínia Lopes de Lemos, e a pedagoga Ana Paula Arnaud pelo espírito público e compromisso com a Educação", conforme o professor Ricardo Lima.

A lista indica as proficiências médias de todas as escolas em que pelo menos metade dos seus alunos concluintes fez a prova e conta com dados de 88 escolas privadas, sete federais, 143 estaduais e quatro municipais. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a oferta do ensino de nível médio é uma responsabilidade do Estado.

Onze alunos do Campus Monteiro fizeram as provas do Enem 2012. Na área de Linguagens e Códigos a média foi de 520.82, em Matemática 544,63, na área de Ciências Humanas a média dos alunos foi de 547,29 e em Ciências da Natureza 489,43.

Confira a lista com as 10 melhores notas das escolas públicas no Estado da Paraíba de acordo com a avaliação da Redação do Enem 2012:

- Instituto Federal da Paraíba - Campus Monteiro - 609.09.

- Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras - 576.99.


- EEEFM Joaquim Alves Caluete - 558

- Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário - 552.39.

- EEEFM Fernando Moura Cunha Lima - 536.6.

- EEEIEFM Carlota Barreira - 536.3.


- EEEFM Teodósio de Oliveira Ledo - 531.91.

- EEEFM Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro - 527.53.

- Escola Agrotécnica do Cajueiro Campus IV - UEPB - 527.43.

10º - EEEFM João Lelys - 525.1.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

 Nenhum comentário

Marginais estão roubando a fiação da iluminação do principal cartão postal de Campina Grande.


Vladimir Chaves

Inaugurada no último dia 30 de novembro, a iluminação natalina as margens do Açude Velho, principal cartão postal da cidade de Campina Grande, já passou a ser alvo de marginais que estão roubando a fiação comprometendo a beleza da iluminação feita pela Prefeitura de Campina Grande.

A ação dos vândalos revoltou toda a cidade, até mesmo o prefeito Romero Rodrigues, registrou a sua indignação nas redes sociais. “Infelizmente estão roubando os fios da Iluminação interna do Açude Velho!” postou o prefeito na sua pagina social.


Vladimir Chaves

 Nenhum comentário