Descaso: População cobra do governador a conclusão das obras de saneamento do bairro Mutirão.


Vladimir Chaves

Iniciada no ano de 2013 pelo Governo do Estado, as obras de urbanização e saneamento do Bairro do Mutirão, continuam abandonadas trazendo todo tipo de transtorno para população. A comunidade denuncia que depois da intervenção do governo a situação piorou, já que as obras inacabadas deixaram ruas intransitáveis e o acumulo de água de esgoto tem aumentado os casos de doenças infectocontagiosas.

Morador do bairro há mais 25 anos, o senhor Reginaldo Fernandes, lamenta o descaso com que o governo tem tratado o problema. Segundo ele, antes da intervenção do Governo do Estado a situação era menos precária.

“Teria sido melhor que o governador Ricardo Coutinho, não tivesse começado essa obra, depois dessa buraqueira que ele fez nossa situação piorou, jogou dinheiro fora para piorar nossa vida, peço ao governador que si conscientize que somos gente, não somos animais” desabafou Reginaldo Fernandes.


Já o vereador Aldo Cabral, na condição de morado e representante do bairro, tem cobrado de forma insistente a conclusão das obras. “Já fiz diversos requerimentos cobrando providencias ao governador, infelizmente nossos apelos tem sido ignorados e como vocês estão vendo ai, esgoto a céu aberto prejudicando principalmente nossas crianças e idosos” disse Aldo Cabral.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

 Nenhum comentário

“Picaretas”: Inconformado com a decisão do TCU deputado petista ataca ministros


Vladimir Chaves

Minutos após a decisão histórica do Tribunal de Contas da União, que por unanimidade recomendou a reprovação das contas de 2014 do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), os ministros da egrégia corte foram duramente atacados pelo deputado petista Anísio Maia.

Pelas das redes sociais no seu perfil do Twitter o deputado estadual Anísio Maia, tachou os ministros de “picaretas”, além de comparar a moral dos ministros a de um malandro profissional.


“TCU de picaretas. A moral de vocês é igual à de qualquer malandro profissional.” Postou o deputado.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

 Nenhum comentário

Por unanimidade TCU recomenda reprovação das contas de Dilma


Vladimir Chaves

O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou nesta quarta-feira (7) a reprovação das contas de 2014 do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em decisão unânime, oito ministros votaram pela rejeição das contas da petista. Esta é a primeira vez que o TCU recomenda a reprovação das contas de um presidente desde que o órgão foi criado, em 1890. O parecer pela reprovação não significa que as contas foram reprovadas. Elas ainda precisam ser julgadas pelo Poder Legislativo.

Os oito ministros que votaram pela reprovação das contas do governo Dilma de 2014 foram: Augusto Nardes (relator do processo), Walton Alencar, Benjamin Zymler, Raimundo Carreiro, José Múcio Monteiro, Ana Arraes, Bruno Dantas e Vital do Rego. Só o presidente da Corte, Aroldo Cedraz, não votou e apenas proclamou o resultado.

Agora, o parecer pela rejeição das contas de Dilma deve ser encaminhado à Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Lá, deputados e senadores irão avaliar o parecer e votar um relatório que deverá ser posto em votação no Congresso. Ainda não há consenso se a votação das contas acontecerá em sessões separadas da Câmara dos Deputados e do Senado ou em uma sessão conjunta do Congresso Nacional. A CMO tem, em média, 82 dias para avaliar o parecer do TCU.

 Nenhum comentário

Venezuela: Economia em decomposição, inflação de 200% e queda do PIB de 10%


Vladimir Chaves

O Fundo Monetário internacional (FMI) apontou cifras para o desastre econômico da Venezuela. O Governo de Nicolás Maduro esconde as estatísticas dos cidadãos e deixou de publicar dados básicos. Mas o panorama exposto no informe publicado nesta terça-feira pelo FMI é o de uma economia em decomposição, com a inflação descontrolada e a atividade afundando em um ritmo comparável ao de países em guerra uma crise que elevará o desemprego para níveis nunca vistos no país em décadas.

A queda do PIB prevista para este ano é de 10%, à qual se somará outro declínio, de 6%, em 2016, segundo os cálculos do FMI. É o pior desempenho de toda a América Latina e um dos piores do mundo, somente à frente do Iêmen, em pleno conflito bélico, da Serra Leoa, castigada pelo ebola, e da Guiné Equatorial. A queda é até mesmo maior do que a da Ucrânia, também abalada pela guerra.

A queda dos preços do petróleo golpeou duramente a economia, mas com muito mais força do que em qualquer outro país petrolífero por causa da desastrosa gestão econômica do Governo de Maduro. Levando em conta que o PIB caiu 4% em 2014, a economia venezuelana segue em vias de perder uma quinta parte em três anos. Isso significa retroceder em 2016 ao nível de atividade de 2006, ou seja, uma década perdida.

A redução da atividade terá grandes consequências para o mercado de trabalho. O FMI calcula que a taxa de desemprego passará de 8% em 2014 a 14% em 2015 e 18% em 2016, mais do dobro que o país latino-americano posicionado em seguida, a Colômbia, com 8,9%. Esse nível é o mais alto desde 2003, mas o FMI acredita que o desemprego continuará subindo nos anos seguintes até alcançar níveis não vistos em décadas.

Inflação descontrolada
Onde a Venezuela não tem comparação é na elevação descontrolada dos preços. O Banco Central da Venezuela deixou de publicar os dados de inflação este ano. O Governo de Maduro acreditou que poderia baixar a inflação estabelecendo controles de preços, mas a única coisa que conseguiu foi provocar um desabastecimento generalizado de produtos básicos, filas enormes nos supermercados que os vendem e um mercado negro que torna mais rentável em muitas ocasiões a revenda ou o contrabando de produtos sob intervenção do que o salário de trabalhos qualificados da economia formal.

O FMI prevê que a inflação se situe em 158,1% este ano e suba para 204,1% em 2016. Com isso, os preços terão se multiplicado quase por oito em um prazo de apenas dois anos. O bolívar venezuelano perdeu quase todo o seu valor desde que Maduro chegou ao poder. Enquanto no câmbio oficial a cotação é de um dólar para 6,3 bolívares, no mercado negro a verdinha é trocada por cerca de 800 bolívares (quase 4.000 reais). Ou seja, menos de uma centésima parte de seu valor declarado. Os poucos que conseguem que o Governo lhes venda dólares pela taxa oficial, normalmente pessoas próximas do regime, se tornam ricos na hora simplesmente pela diferença no câmbio.

Um bolívar afundado
Com essa taxa de câmbio paralela, a nota de maior valor, a de 100 bolívares, vale apenas cerca de 50 centavos de real. E há notas a partir de 2 bolívares, ou seja, o equivalente a menos de um centavo de real. Não dá para quase nada, a não ser no posto de combustível. Com esses 2 bolívares pode-se colocar mais de 20 litros de gasolina, pois o preço do combustível está congelado há anos, em meio à hiperinflação, o que faz com que, na prática, se transforme em gratuito.

Alguns comércios rejeitam as notas de baixo valor. Já as mais altas, as de 100 bolívares, costumam ficar escassas com frequência e não é possível consegui-las nem sequer nos bancos. O pagamento com cartão se torna imprescindível para não se ter de andar carregando enormes maços de dinheiro. O problema é que os salários nem de longe subiram o mesmo que os preços (ou da depreciação do bolívar), de modo que um profissional qualificado pode ter um ordenado que, pelo câmbio paralelo, equivalha a 20 ou 30 dólares mensais.

A Venezuela se transformou ao mesmo tempo no país mais caro e mais barato do mundo. É o mais barato segundo o índice Big Mac, elaborado pela The Economist, se forem calculados os preços não com o bolívar paralelo, mas com outro tipo de taxa de câmbio oficial, que fixa o valor do dólar em cerca de 200 bolívares, o chamado Simadi, que era para ser uma taxa de mercado, e se tornou também defasada. Mas é o país mais caro se a referência for a taxa de câmbio de 6,3 bolívares por dólar. E ainda há outras duas taxas de câmbio que podem ser usadas. Um estudo recente do banco de investimentos UBS sobre preços e salários em diversos países incluía Caracas entre as 72 cidades pesquisadas, mas acabou eliminando-a em razão das dificuldades para fazer um cálculo coerente.


O problema é que, na prática, a Venezuela se transformou no país mais caro para a imensa maioria de seus habitantes, cujos salários estão em bolívares e mal conservam seu poder aquisitivo, pois não há dados de inflação, e o mais barato para quem poupa em dólares, os consegue por vias legais ou chega ao país com eles.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

 Nenhum comentário

Rodrigo Ramos deixa o Solidariedade e filia-se ao PDT


Vladimir Chaves

O Partido Solidariedade perdeu o único vereador que tinha na Câmara Municipal de Campina Grande, Rodrigo Ramos, anunciou sua desfiliação e o ingresso no PDT do deputado federal Damião Feliciano.

O advogado Rodrigo Ramos foi eleito pelo PMN, mas já no inicio do mandato enfrentou divergências políticas com a presidente estadual da legenda, a jornalista Lídia Moura, deixando a legenda e filiando-se ao Solidariedade que é comandado em nível estadual pelo deputado federal Benjamim Maranhão.


Rodrigo foi eleito em 2012 com 2.366 votos.

 Nenhum comentário

Vereador “Galego do Leite” deixa o PMN e filia-se ao PTN


Vladimir Chaves

O vereador “Galego do Leite” anunciou a sua desfiliação do PMN e o ingresso no PTN, que é comandado em nível estadual pelo deputado estadual Janduhy Carneiro. Segundo o parlamentar a perspectiva do PMN é de eleger de dois a três vereadores nas eleições de 2016.

“Estamos trabalhando há mais de dois anos na perspectiva de formarmos uma chapa competitiva, temos um grupo coeso e com um grande número de lideranças que possibilitará os objetivos da legenda, que é o de eleger de dois a três vereadores” disse.

“Galego do Leite” irá presidir o PTN de Campina Grande. 

 Nenhum comentário

Partidos fecham as “portas” para o projeto do ex-deputado Walter Brito Neto.


Vladimir Chaves

O ex-deputado Walter Brito Neto, está enfrentando um verdadeiro “calvário” na busca por uma legenda que lhes possibilite o sonho de ser candidato a prefeito de Campina Grande. Com posições radicais e cheias de contradição, o projeto de Brito, tem sido “rejeitado” por partidos de todas as “matrizes politico ideológica”.

Nas eleições de 2006 o jovem conquistou uma suplência de deputado federal, alcançando a titularidade com a renuncia do mandato do então deputado federal Ronaldo Cunha Lima, passando a integrar a “bancada evangélica” e por defender o Estatuto da Família, opondo-se radicalmente contra identidade de gênero, chegou a ser eleito pela “Revista Lado”, dedicada ao público LGBT, como o terceiro maior inimigo da comunidade LGBT do país.

Depois de perder o mandato por infidelidade partidária, por ter trocado o PFL pelo PRB, o ex-deputado passou a acumular derrotas em suas pretensões políticas, em 2014 foi candidato a deputado federal pelo PTB, obtendo apenas 2.299 votos.

Agora Brito, sonha em ser candidato a prefeito de Campina Grande, primeiro sinalizou o desejo de filiar-se ao PV, segundo especulações seu nome não foi aceito pelas lideranças da legenda, agora tenta filiar-se ao partido REDE da ex-candidata a presidente Marina Silva, no entanto a direção local “fechou as portas” alegando que Brito não tem identidade com o partido.


Arredio, Brito, promete recorrer a direção nacional do REDE, mas os argumentos utilizado por ele nas redes sociais contra a instância local não devem ser aceitos pela Direção Nacional. “A REDE não pode se transformar em uma sublegenda do PSDB e de ninguém” atacou Brito. 

 Nenhum comentário

TSE vai abrir investigação contra a campanha de Dilma Rousseff


Vladimir Chaves

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve abrir nesta terça-feira (6) uma investigação contra a campanha da presidente Dilma Rousseff e de seu vice-presidente, Michel Temer. A iniciativa partiu de um pedido feito pelo PSDB, que pretende apurar as denúncias de desvios de recursos da Petrobras para a campanha da petista durante as eleições de 2014.

As informações são de reportagem publicada hoje (6/10) no jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, está será a primeira vez que a Corte abre uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) contra um presidente empossado. A prerrogativa consta na Constituição, mas nunca foi usada.

De acordo com a Folha, o placar seria desfavorável ao governo, com quatro dos sete ministros votando pela abertura das contas da presidente. O jornal também informa que a investigação também poderá compartilhar provas com outros tribunais.

Ou seja, depoimentos prestados por delatores na Operação Lava Jato poderão ser examinados pelos ministros do TSE e incluídos com provas de que a campanha de Dilma se utilizou de recursos obtidos irregularmente.


Na semana passada, o PSDB protocolou uma petição junto ao TSE para comprovar, no processo de cassação do diploma de Dilma Rousseff, as doações da empreiteira UTC à campanha da presidente e o recebimento de valores dos contratos que a empresa detém na Petrobras. A petição pede que os laudos da Polícia Federal sejam inclusos como provas na ação de investigação judicial eleitoral em que o PSDB pediu a cassação de Dilma Rousseff.

 Nenhum comentário

“Continuo calado”: Engenheiro nega-se a responder perguntas na “CPI do Tesoureiro”


Vladimir Chaves

A “CPI do Tesoureiro” realizou na tarde de hoje (5) mais uma Audiência Ordenaria, desta vez foi convocado para depor o senhor Inaldo Luís Silva de Assis (engenheiro da COMPECC), citado pelo delator Rennan Farias, como um dos envolvidos no suposto esquema de desvio de verbas públicas.
Assim como fez o ex-secretário de Finanças, Júlio Cesar Cabral, o senhor Inaldo Luís, protegido por um habeas corpus preventivo, negou-se as responder as perguntas feitas pelos membros da CPI.


Todas as perguntas feitas foram respondidas com a curta frase: “Continuo calado”. A “CPI do Tesoureiro” é presidida pelo vereador João Dantas, tendo como relator Alexandre do Sindicato e membro o vereador Rodrigo Ramos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

 Nenhum comentário

Estádio de Galante será inaugurado com jogo festivo entre amigos do prefeito Romero e jornalistas


Vladimir Chaves

A Prefeitura de Campina Grande, através da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), entregará no próximo domingo, dia 11, a partir das 8h, o Estádio Municipal do Distrito de Galante. Para a festa de inauguração será realizado um jogo de futebol entre os amigos do prefeito Romero Rodrigues com o time da Associação Campinense de Imprensa (ACI), além de um campeonato com equipes do distrito de Galante.
O secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Gustavo Ribeiro, afirmou que a construção do Estádio de Galante vai oferecer condições para a prática do futebol para as equipes amadoras do distrito, além de possibilitar a realização de eventos relacionados à área esportiva.

“O prefeito Romero Rodrigues tem tido essa preocupação com a construção e manutenção de equipamentos esportivos que promovem a interação da população que recebe locais adequados para torneios, campeonatos, desfiles, escolinhas, etc”, comentou Gustavo Ribeiro.

O secretário executivo de Esportes e coordenador dos programas esportivos do município, Teles Albuquerque, avaliou a obra como mais uma expressão de como o governo municipal tem se preocupado em atender os anseios da população.

“Galante está ganhando um estádio moderno, com gramado excelente, e também com iluminação para dar suporte às equipes amadoras do distrito. Mas, um estádio que pode, perfeitamente, também ser utilizado por Treze e Campinense em seus treinamentos” afirmou Teles Albuquerque.


O estádio foi construído na gestão do prefeito Romero Rodrigues, com recursos próprios da prefeitura de Campina Grande, sendo dotado de vestiários com banheiros, campo de jogo gramado, com dimensões semioficiais, e arquibancadas com capacidade para dois mil espectadores.

 Nenhum comentário

Pimentel Filho e Ivonete Ludgério se filiam a PSD


Vladimir Chaves

O Partido Social Democrático (PSD) recebeu em seus quadros partidários, diversas lideranças políticas, a exemplo do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Antônio Alves Pimentel Filho, que recentemente desfilou-se do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), e a vereadora Ivonete Ludgério que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Solenidade, que foi conduzida pelo vereador João Dantas, presidente municipal do PSD, contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, além da participação do presidente Estadual do PSD deputado federal Rômulo Gouveia.

]Prestigiaram também a solenidade de filiação partidária, o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), o deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), que também é esposo da vereadora Ivonete Ludgério, o presidente do PSD de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, o vereador da Capital, Marmuthe Cavalcanti, os vereadores Alexandre do Sindicato e Nelson Gomes Filho (PSDB) a secretária municipal de Assistência Social, Eva Gouveia (PSD) além de familiares e partidários dos vereadores Pimentel Filho e Ivonete Ludgério.

Na abertura dos trabalhos, o presidente municipal de PSD, vereador João Dantas, destacou a importância e a força do deputado Romulo Gouveia, diante do PSD a nível estadual. Disse que o mesmo tem conquistado importantes quadros políticos em todo o Estado da Paraíba, a exemplo das recentes filiações do prefeito da Capital Luciano Cartaxo, e de seu irmão Lucélio Cartaxo. Além dos vereadores Antonio Alves Pimentel Filho, Ivonete Ludgério inúmeras lideranças que se multiplicam por todo o estado.

Também se filiaram ao PSD neste sábado, o empresário Álvaro Lucena do “Motofest”, o secretário executivo de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campina Grande, advogado Rubens Nascimento, Pimentel Filho.
Já pertencendo ao quadro do PSD o vereador Antônio Alves Pimentel Filho ressaltou que “estamos assinando a ficha de um Partido forte e seremos fortes em 2016, destacou a importância do deputado Rômulo Gouveia e disse que a primeira exigência para me filiar ao PSD, foi eleger como prioridade a reeleição do prefeito Romero Rodrigues.


E acrescentou ainda que está se filiando ao PSD pela confiança que têm em todos os membros do diretório estadual e municipal, capitaneados pelo deputado Rômulo Gouveia. “Terei uma postura de coragem e de honra diante deste partido, pois esta sempre foi minha conduta pelos partidos onde passei’, concluiu.

 Nenhum comentário