Verde e amarelo toma contas ruas no Dia do Trabalhador e Bolsonaro é ovacionado por milhões de brasileiros.


Vladimir Chaves

 


O Dia 1º de Maio, que tradicionalmente era marcado por manifestações onde predominava a cor vermelha das bandeiras de partidos e sindicatos comunistas, esse ano foi marcado pelas cores que simbolizam o Brasil e a execução do Hino Nacional.


Todas as capitais e o Distrito Federal, além das grandes cidades registraram milhares de manifestantes nas ruas declarando apoio incondicional ao presidente Jair Bolsonaro, e exigindo o voto impresso auditável. Muitas cidades também realizaram gigantescas carreatas.

Em Brasília o presidente Bolsonaro sobrevoou de helicóptero a imensa carreata que tomou conta das ruas da capital do Brasil.

Literalmente a força das ruas decidiu, no Dia do Trabalhador, mandar um recado aos comunistas que tentam derrubar o presidente.







sábado, 1 de maio de 2021

 Nenhum comentário

Associação Campinense de Imprensa elege nova Diretoria nesta segunda-feira (3).


Vladimir Chaves



A Associação Campinense de Imprensa –ACI- realizará Assembleia Geral na próxima segunda-feira, 03, para eleger a nova Diretoria, que dirigirá os destinos da entidade durante o biênio 2021/2023.

A eleição acontecerá das 8h às 17h, na sede da entidade, e através de uma urna itinerante, que percorrerá as redações das empresas de comunicação da cidade. A fim de preservar a saúde dos associados e de demais pessoas envolvidas no trabalho, serão obedecidos todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Apenas uma chapa, encabeçada por Edson Pereira e Luanna Farias, denominada ‘Chapa ACI – Casa da Imprensa, luta e trabalho’, foi registrada no prazo estabelecido pelo estatuto da entidade, expirado no dia 15 de abril.

Somente poderão votar os associados quites com a Tesouraria da ACI, em obediência aos seus estatutos.

O presidente da Comissão Eleitoral, Anderson Almeida orienta os filiados que pagam suas mensalidades através de desconto em folha, apresentarem os respectivos contracheques, no ato da votação. Essa recomendação se dá pelo fato de uma das empresas de comunicação não haver informado os nomes dos colaboradores que pagam suas mensalidades através da modalidade desconto em folha.

REPRESENTATIVIDADE - Integram a chapa única, na disputa pela ACI, profissionais dos diversos segmentos e veículos de imprensa da cidade, e que tem como objetivo promover um profundo processo de ajustes, a fim de modernizar e fortalecer a entidade, e consequentemente melhor representar a categoria.

Compõem a Diretoria Executiva os seguintes profissionais:

Edson Pereira, presidente.

Luanna Farias, vice-presidente.

Lenildo Ferreira, 1º secretário.

Edson de Souza, 2º secretário.

Carlos André, 1º Diretor Financeiro.

Lauriceia Barros, 2ª Diretora Financeira.

Antônio Nunes, Diretor de Patrimônio.

Ecicleide Lima (Aziel Lima), 1º Diretor de Cultura.

Hiran Barbosa, 2ª Diretor de Cultura.

Silas Batista, 1º Diretor de Esporte e Lazer.

Luciano Santos, 2ª Diretor de Esporte e Lazer.

Tadeu Pereira, 1º Diretor de Relações Públicas.

Kalilka Vólia, 2ª Diretora de Relações Públicas.

Conselho de Ética:

Márcio Rangel, Geovanne Santos, Renato Diniz, Vladimir Chaves e Maxcimiano Silva (Max Silva).

Conselho Administrativo:

Saulo Nunes, Marcos Aurélio, Lindberg Santana, Eliomar Gouveia e Thiago Marques.

Conselho Fiscal:

Ubiratan Cirne, Cleber Oliveira, Márcio Rodrigues, Policênia Oliveira e Edgar Fernandes.

 Nenhum comentário

Covid-19: Governo Bolsonaro distribui 10,9 milhões de doses de vacina, nesse fim de semana.


Vladimir Chaves



Entre a sexta-feira (30) e o domingo (2) o governo Bolsonaro vai disponibilizar ao 10,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Ontem, sexta-feira (30), foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac.

Hoje (1º), está prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No domingo, uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde.

O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito em Brasília.

De acordo com Queiroga, considerando o período desde quarta-feira (28), 17,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19 das adquiridas pelo governo estão sendo entregues. No dia 28, foram disponibilizados 5,2 milhões de doses, sendo 5,1 milhões da Oxford/AstraZeneca e Fiocruz e 104,8 mil da CoronaVac.

Na quinta-feira (29), chegaram 1 milhão de doses da Pfizer., que serão distribuídas a partir de segunda-feira. Segundo o Ministério da Saúde, essa dinâmica foi definida a pedido de estados e municípios. Como o imunizante da Pfizer demanda estrutura de armazenamento com temperaturas baixas (entre -25º e -15º), a orientação do ministério foi que as doses fossem direcionadas sobretudo a capitais.

Fiocruz

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, disse que a fundação atingiu a capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia e que já tem ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) suficientes para a primeira leva prevista, de 100,4 milhões.

 

Nísia disse que foi finalizada a estrutura para produção da vacina. Contudo, esta ainda deverá ser passar por processos de análise e certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 Nenhum comentário

Governo Bolsonaro lança programa que amplia a agricultura irrigada no Nordeste.


Vladimir Chaves



Para estimular o crescimento da agricultura irrigada no Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, o governo Bolsonaro através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste (BNB) lançaram o Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste (Profinor).

O programa tem como meta ampliar a área de agricultura irrigada na região em 80 mil hectares até 2024, além da modernização de 8 mil hectares de sistemas de irrigação obsoletos.

A promoção do desenvolvimento sustentável ocorrerá por meio de crédito aos produtores rurais para que possam instalar ou trocar equipamentos de irrigação por outros mais eficientes e também instalar sistemas de energia alternativa. 

“A partir da linha de crédito criada pelo BNB, os pequenos e médios produtores rurais da região poderão agora ter acesso facilitado tanto a recursos para a implantação ou expansão de projetos de irrigação e drenagem, como também à assistência técnica necessária para que seus projetos sejam economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis”, destacou a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na live de lançamento.

A ministra acrescentou que a missão do Mapa é oferecer ao Nordeste “as mesmas condições da produção agropecuária do Centro-Sul”. “Conciliaremos aumentos de produtividade e diversificação da produção com incrementos na renda e na qualidade de vida do produtor, além de benefícios incontestes para o meio ambiente”.

Recursos

Produtores rurais e empresas da Região Nordeste, do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo que tenham interesse em implantar a agricultura irrigada ou que precisem modernizar ou expandir o sistema de irrigação poderão contar com R$ 900 milhões em crédito por meio do Profinor. Os recursos são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), BNB Agro Inovação e Pronaf, com taxas de juros que variam de 4,38% a 4,78% ao ano, dependendo do porte do produtor (pequeno, médio e grande) e com bônus de adimplência. O crédito será operacionalizado pelo Banco do Nordeste.

“Temos grandes celeiros no Nordeste e precisamos dar dinamicidade a esses polos de desenvolvimento com a produção agrícola pelo emprego de novas tecnologias, melhoria de processos e concessão de outorgas. Que possamos melhorar a produtividade e o agronegócio do Brasil olhando para o Nordeste”, ressaltou o presidente do BNB, Romildo Rolim.

Os itens que poderão ser financiados pelo Programa são: aquisição de sementes e mudas para cultivos irrigados; implantação das culturas sob irrigação; aquisição de insumos para áreas irrigadas; aquisição de equipamentos de irrigação, bombas e sistemas de adução de água; construção de barramentos e açudes para acúmulo de água para irrigação; financiamento de sistemas/equipamentos para manejo da agropecuária irrigada; sistema de energia de fontes alternativas e convencionais; custeio agrícola.

Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, o programa atende aos anseios de produtores do Nordeste. “Temos terras muito produtivas e condições de duplicar as áreas irrigadas para transformar o Nordeste numa região empreendedora e moderna”.

No caso da contratação de assistência técnica específica para agricultura irrigada, serão priorizados os territórios definidos dentro do AgroNordeste, programa do Mapa para alavancar cadeias produtivas da região.

Área irrigada

Dados do Censo Agropecuário de 2017 e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que a área irrigada no Brasil é de aproximadamente 7 milhões de hectares, o que corresponde a 3% da área agricultável. A relação média mundial entre área irrigada e agricultura de sequeiro é de 20%, no Brasil esse índice é de apenas 10% da área plantada, ou cerca de 8,2 milhões de hectares.

Existem 55 milhões de hectares, ocupados atualmente pela agricultura de sequeiro e por pastagens, aptos para irrigação, de acordo com pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – Esalq/ USP, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

No Profinor, o produtor rural, com apoio de extensionistas, definirá em qual lavoura pretende colocar sistema de irrigação. Uma das cadeias produtivas a serem beneficiadas é a de frutas, como lavouras de manga, uva e banana e citrus. O potencial para a produção de frutas com alto valor agregado é grande, e ainda há espaço para incrementar a partir da irrigação do solo, bem como o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

“Acreditamos que com ciência e tecnologia vamos mudar o cenário do Nordeste brasileiro, levando a riqueza do agro. Fazer agricultura irrigada inteligente atendendo ao binômio de produção com sustentabilidade”, disse o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo.

Participaram do evento o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e diretor do AgroNordeste, Cleber Soares; o diretor substituto do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Gustavo Goretti;  o secretário executivo substituto do Ministério do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, que representou o ministro Rogério Marinho; e o superintendente do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

 Nenhum comentário

Prefeitura de Campina Grande mantém ritmo acelerado na construção da barragem que será a segunda maior do município.


Vladimir Chaves



A Prefeitura de Campina Grande mantém em ritmo acelerado a construção da segunda maior barragem do município, com capacidade para acumular até 300 mil metros cúbicos de água. A obra está localizada na comunidade Açude de Dentro e faz parte do Projeto Multilagos. Os estudos geotécnicos e o projeto de construção foram aprovados pela Associação Técnica Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel).

A barragem Açude de Dentro faz parte do Projeto Multilagos, iniciado na administração do então prefeito Cássio Cunha Lima, que resultou na construção da barragem de Galante, a maior do município. O Multilagos foi retomado na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, que projetou este novo reservatório e, agora, a obra está sendo executada na gestão do atual prefeito, Bruno Cunha Lima. A meta do prefeito Bruno é construir reservatórios de grande porte para garantir água e o sustento das famílias da região.

Profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), são os responsáveis pela obra que é executada com maquinário próprio, o que permite uma construção com baixo custo. “O prefeito Bruno Cunha Lima nos deu carta branca para tocar a obra. E estamos fazendo isso, recebendo acompanhamento da Atecel, empresa especialista em projetos hídricos”, ressaltou Geraldo Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e um entusiasta da obra.



Equipes formadas por engenheiros e técnicos da Sesuma estão no desenvolvimento dos serviços essenciais. Foram executadas sondagens no eixo da barragem e estudos de jazidas de solo e areia.

Também foram realizados estudos hidrológicos, para a determinação da capacidade de armazenamento da barragem e a avaliação da cheia máxima de projeto, necessária para o dimensionamento do sangradouro com toda segurança.

Segundo, Geraldo Nobre, o reservatório Açude de Dentro possui como principal objetivo o abastecimento da zona rural. “O reservatório pode, também, servir para implantação de um sistema capaz de estimular o desenvolvimento econômico da população que mora na área, além de poder servir à piscicultura”, ressaltou.

Outra finalidade dessa barragem é proporcionar a permanência do homem na área do campo. Isso pode ocorrer pelo incentivo ao seu potencial de produção, assegurando aos pequenos produtores acesso à água, gerando alimentos e serviços. “Com isso, o trabalhador pode obter seu sustento e renda necessária à sobrevivência da família, além de promover o desenvolvimento e a ampliação de novos empregos”, assegurou Gerald Nobre.

A barragem

Localizada no sítio Açude de Dentro, a barragem está entre Campina Grande e Boa Vista, sendo o principal acesso pela PB-138, distante 12 quilômetros partindo da alça Sudoeste (BR-230). A previsão das equipes é de que a conclusão aconteça daqui alguns meses, modificando a realidade de vida das pessoas que moram naquela sua região.

Conforme dados técnicos, a área da bacia hidrográfica é de 131 km² e da bacia hidráulica 37.494m². A barragem está localizada em um ponto com média anual de chuvas de 444 milímetros. A altura máxima da parede da barragem é de 8 metros; largura 28,00m; revanche 2,00m e lâmina máxima de sangria de 1,00m.

Outra ação, que caminha paralela à construção da barragem, é a limpeza e ampliação de pequenos e médios barreiros localizados na zona rural, permitindo que possam acumular mais água com as chuvas registradas. Esses trabalhos foram iniciados no Distrito de Galante e, em seguida, atenderão toda zona rural (Catolé de Boa Vista, São José da Mata e outras regiões).

 Nenhum comentário

Governo Bolsonaro entrega 24 máquinas pesadas no estado da Paraíba.


Vladimir Chaves



O governo do presidente Bolsonaro, entregou na manhã de hoje (29), 24 máquinas pesadas ao Estado da Paraíba, as máquinas irão auxiliar o apoio aos municípios paraibanos na melhoria da infraestrutura e contribuir com o crescimento do setor produtivo.

São seis retroescavadeiras, oito motoniveladoras e 10 pás-carregadeiras que vão atender a demanda da população e desenvolver os negócios da região.

O Programa Máquinas do Desenvolvimento, lançado pelo presidente Bolsonaro, vai permitir a aquisição de 6,2 mil máquinas pesadas, devendo beneficiar 3,3 mil municípios em todas as regiões do país.



quinta-feira, 29 de abril de 2021

 Nenhum comentário

Prefeito de Campina Grande reúne-se com superintendente do Incra para discutir adesão ao Programa Titula Brasil.


Vladimir Chaves



O prefeito Bruno Cunha Lima recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira, 29, o superintendente na Paraíba do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Kleyber Oliveira. Durante a reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, Bruno foi informado pelo dirigente do órgão a respeito do Programa Titula Brasil, lançado em fevereiro deste ano pelo governo Bolsonaro, que estimula parcerias com os municípios em prol da regularização fundiária em terras rurais da União. O prefeito não apenas manifestou interesse na parceria, como de imediato se inscreveu formalmente no programa, acessando diretamente o site do instituto.

Durante a audiência, Bruno Cunha Lima destacou a importância de regularização fundiária na área do Município, em terras da União, das centenas de famílias assentadas na área rural de Campina Grande: Monte Alegre, Quebra Quilos, Venâncio e Vitória. Outros dois (Santa Cruz e Pequeno Richard) serão contemplados com o serviço de georreferenciamento por parte do Município para agilização do processo de transformação em áreas de assentamentos.

De acordo com o superintendente Kleyber Oliveira, o objetivo principal da parceria é justamente o de acelerar o processo de entrega dos títulos de posse para as famílias assentadas. "E esse processo será feito conjuntamente pelo governo federal e a Prefeitura", destacou Oliveira. De sua parte, Bruno Cunha Lima disse que o Município tem total interesse nessa conquista histórica e que está totalmente à disposição para tornar o termo de cooperação o mais produtivo possível, em prol das famílias carentes e que se enquadram dentro dos critérios estabelecidos para acesso à terra.

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve acompanhado na audiência pelos secretários Renato Gadelha (Agricultura) e Gilbran Asfora (Chefe do Gabinete do Prefeito), além do procurador-geral do Município, Aécio Melo, e dos coordenadores Marcos Alfredo (Comunicação) e Márcia Madalena (Gestão Orçamentária).

 Nenhum comentário

Feira Central de Campina Grande terá funcionamento normal no sábado, 1º de Maio.


Vladimir Chaves

 


A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), acatou solicitação dos feirantes e comerciantes em geral da Feira Central da cidade e manterá o funcionamento das atividades no próximo sábado, 1º de Maio, feriado dedicado ao Dia do Trabalhador.

A solicitação foi apresentada pela Associação dos Feirantes do Mercado Central de Campina Grande (AFEMEC).

O funcionamento da Feira Central é praticamente diário, com maior intensidade às sextas-feiras e, especialmente, aos sábados. No sábado, moradores de cidades vizinhas costumam ir à Feira Central para fazer compras ou comercializar seus produtos. É que muitos comerciantes também trabalham em feiras de outras cidades, que ocorrem em dias alternados, mas aos sábados estão em Campina Grande.



“Quando  antecipamos  ou adiamos o funcionamento da Feira Central, por conta de um feriado, o prejuízo é muito grande. Então, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, a Sesuma decide por mudanças ou não, mas sempre em conjunto com a associação dos feirantes e, até hoje, tem dado certo”, ressaltou o secretário Geraldo Nobre.

 Nenhum comentário

“Poder das Trevas”: Em nota presidente do Clube Militar afirma que STF e Congresso Nacional desrespeitam a Constituição.


Vladimir Chaves



Em nota publicada no site oficial do Clube Militar, o presidente da instituição General Div. Eduardo José Barbosa, afirma que a Constituição Federal tem sido desrespeitada, nos últimos dois anos, pelo STF e o Congresso Nacional reiteradas vezes, e que o “poder das trevas” instalou uma CPI, CPI da Covid, para perseguir o presidente Jair Bolsonaro.

 

Confira a integra da nota:

Pensamento do Clube Militar

 

O Poder das Trevas no Brasil

 

“O Brasil é a Pátria do evangelho! Natural, portanto, que o poder das trevas queira destruir nossa Nação”.

 

Evidente que, embora muitos acreditem literalmente nesta citação, ela abre esse nosso pensamento tão somente para sintetizar o momento que atravessa nosso País, afinal, como muitos dizem, bastou a eleição de um Presidente que acredita em Deus para que todo o inferno se levantasse contra ele.

 

Os acontecimentos protagonizados nos últimos dois anos pelo STF e pelo Congresso Nacional bem demonstram essas afirmações. O Estado Democrático de Direito, que pressupõe respeito às Leis vigentes, particularmente à Constituição Federal, só serve para aulas em cursos universitários porque, na prática, não é respeitado pelo Legislativo e Judiciário.

 

Normas processuais sofrem mudanças de interpretação para atender a réus poderosos. Se não conseguem inocentar o bandido de estimação, basta encontrar subterfúgios para anular processos, a ponto de um Ministro do STF afirmar que o combate à corrupção é prejudicial ao país pois causa prejuízos maiores que a própria corrupção. Esquece esse Senhor, que com sua capa preta bem lembra as trevas que representa, que o prejuízo não contabilizado nesse seu nefasto voto diz respeito à investidores que retiram seus recursos de países onde impera a corrupção.

 

Esse mesmo Tribunal, que ignora a Constituição, conferiu poderes para governadores e prefeitos usarem a pandemia para desviarem dinheiro público e não tratar adequadamente a população, agora culpando o Presidente que eles impediram de coordenar as ações.

 

E como “as trevas” têm poder devastador, no dia 27 de abril de 2021, instalou-se uma CPI no Senado Federal, encabeçada por um senador cuja família foi presa recentemente por acusações de esquema de corrupção no Amazonas, composta por aliados dos governantes corruptos e tendo como relator um dos campeões em denúncias de corrupção, cujos processos acumulam mofo e traças nas gavetas dos “foros privilegiados”. O resultado dessa “investigação” todos já sabemos: culpar o Presidente por aquilo que não o deixaram fazer. Ou por não usar as máscaras utilizadas por alguns para se esconder da população. Utilizando uma expressão usada nas mídias sociais, temos os “Marcolas e Fernandinhos beira mar” investigando a atuação da polícia no combate ao tráfico de drogas.

 

Um certo ex-presidente, condenado por corrupção, mas que está em campanha, representando “as trevas”, acostumado a mentir mundo afora, declarou que nossa Suprema Corte é acovardada. Claro que é mais uma de suas mentiras. Os integrantes têm muita coragem pois criaram sua própria constituição federal e se auto elegeram presidentes da república. Acovardados, por conveniência de terem seus processos engavetados, são nossos Senadores que não iniciam processos contra aqueles Ministros que cometem crimes de responsabilidade, como escrito na Constituição oficial vigente.

 

Acovardados são os nossos congressistas, que também por interesse próprio, não aprovam prisão em primeira ou segunda instância, como ocorre no mundo inteiro.

 

Acovardada é a população que aceita o cerceamento de suas liberdades pétreas passivamente.

 

Acovardada é a extrema mídia que, para ajudar o “poder das trevas”, tenta destruir a reputação de um presidente democraticamente eleito disseminando notícias distorcidas e as vezes falsas.

 

Acovardados são os que defendem a liberdade de expressão desde que o dito seja favorável à ideologia destrutiva que pregam.

 

Acovardados são os que usam suas canetas de luxo para tentar calar os apoiadores da verdadeira democracia, que lutam pelos seus direitos listados no artigo 5º da Constituição oficial vigente, garantia inquestionável de um país genuinamente democrático.

 

Acovardados são aqueles que, não satisfeitos com a facada, querem sangrar o Presidente eleito até a morte.

 

Portanto, se neste cenário atual, o Poder Executivo, único dos três poderes que está sendo obrigado a seguir a constituição a risca, que utilize o Art 142 da Constituição Federal (vigente) para restabelecer a Lei e a Ordem. Que as algemas voltem a ser utilizadas, mas não nos trabalhadores que querem ganhar o sustento dos seus lares, e sim nos verdadeiros criminosos que estão a serviço do “Poder das Trevas.”

 

“Brasil acima de tudo”.

 

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2021.

 

Gen Div Eduardo José Barbosa

 

Presidente do Clube Militar

 Nenhum comentário

Brasil recebe, nesta quinta-feira, 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer.


Vladimir Chaves



O primeiro lote de vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.

Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber. 

O Governo Bolsonaro comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

 Nenhum comentário

Boletim da Fiocruz aponta queda no número de casos, óbitos e taxa de ocupação de leitos. Paraíba sai da zona de alerta.


Vladimir Chaves



O Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (28/4), aponta queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos. Os valores, no entanto, ainda permanecem em patamares críticos.

O número de casos diminuiu a uma taxa de -1,5 % ao dia, enquanto o de óbitos por Covid-19 foi reduzido a uma taxa de -1,8 % ao dia, “mostrando uma tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção, da epidemia”. Em relação à taxa de ocupação de leitos, chama atenção à redução nos estados de Rondônia (de 94% para 85%) e Acre (de 94% para 83%) - ainda que ambos continuem na zona de alerta crítico -, a saída de Alagoas da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário (de 83% para 76%) e a saída da Paraíba da zona de alerta (de 63% para 53%).

Na visão dos pesquisadores do Observatório, o quadro atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números muito mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país. “Esse conjunto de indicadores, que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo nas próximas semanas”.

Diante desse cenário, os pesquisadores alertam que a flexibilização sem um controle rigoroso das medidas de distanciamento físico e social pode retomar o ritmo de aceleração da transmissão, com a “produção” de novos casos, vários deles graves, e elevação das internações e taxas de ocupação de leitos.

"A integração entre Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde deve ser intensificada para otimizar os processos de triagem de casos graves, seu encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos para medidas de proteção e quarentena. Além disso, a reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares”, orientam.

 Nenhum comentário

Igreja evangélica é incendiada e bombeiros são baleados após apagar chamas, no Chile


Vladimir Chaves



Uma igreja evangélica, que também serve como casa pastoral no Chile, foi incendiada na quinta-feira passada (22). Membros do Corpo de Bombeiros que tentavam apagar as chamas também foram atacados.

A Igreja Metodista em Las Cardas, na comuna de Victoria, foi incendiada por volta das 23 horas (horário local). Depois que o Corpo de Bombeiros conteve as chamas, seu caminhão foi atacado com tiros e pedras por desconhecidos que fugiram.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Victoria, Álvaro León, disse ao jornal chileno Araucanía Diario que o crime ocorreu quando eles voltavam do incêndio.

Um bombeiro foi baleado uma das mãos e ferido com vidro em um dos olhos. Ele recebeu atendimento médico e passa bem.

A Igreja Metodista é localizada a apenas 50 metros de outra igreja, a Comunidade Católica Pailahueque, que foi alvo de incêndio criminoso em 11 de abril. Dentro da paróquia há também uma escola, que foi totalmente destruída pelas chamas.

O chefe da Polícia de Araucanía, o general César Bobadilla, repudiou os atos de violência ocorridos nos últimos dias na região.

“Ninguém pode pensar que queimando igrejas, escolas, agredindo civis inocentes, pode encontrar a solução para seus problemas”, disse Bobadilla, reiterando que estes são atos violentos e covardes.

Ele também lamentou o incêndio à igreja e o atentado contra os bombeiros que voltavam do trabalho. “Quando o carro-tanque da 3ª Brigada de Incêndio de Victoria voltava ao seu quartel, ele foi covardemente atacado com tiros contra o caminhão e as pessoas. Eu insisto, é um ato repreensível e condenável, que deixou um ferido”.

 

Fonte: guiana.com.br

 Nenhum comentário

Insulto ao Brasil: Cinco senadores titulares da CPI da Covid possuem pendencias na justiça.


Vladimir Chaves



A CPI da Covid no Senado Federal que em tese deveria investigar possíveis omissões do Governo Federal no enfrentamento a pandemia e supostos desvios de verbas públicas por parte de governadores e prefeitos, inicia seus primeiros passos atolada no descredito e com uma previsão de terminar como o mais vergonhoso picadeiro da politicagem.

Sem nenhum constrangimento os partidos políticos indicaram cinco senadores com pendencias na justiça, inclusive o campeão de processo o senador Renan Calheiros.

Confira a relação dos senadores com pendencias e os processos em andamento:

Renan Calheiros 12 processos em andamento

Número: Inquérito 3993 - STF

Informações: Corrupção e lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4707 - STF

Informações: Corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4171 - STF

Informações: Corrupção e lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4215 - STF

Informações: Corrupção e lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4326 - STF

Informações: Lavagem de dinheiro e quadrilha

Número: Inquérito 4492 - STF

Informações: Corrupção

Número: Inquérito 4426 - STF

Informações: Não informado

Número: Inquérito 4464 - STF

Informações: Não informado

Número: Inquérito 4202 - STF

Informações: Peculato e lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4832 - STF

Informações: Investigação penal

Número: Inquérito 4833 - STF

Informações: Investigação penal

Número: Inquérito 4382 - STF

Informações: Investigação penal


Ciro Nogueira – 5 processos em andamento

Número: Inquérito 3989 - STF

Informações: Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores| Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva | Crimes contra a Paz Pública | Quadrilha ou Bando

Número: Inquérito 4736 - STF

Informações: Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva| Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores

Número: Inquérito 4631 - STF

Informações: Crimes Praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral | Corrupção passiva| Crimes contra a Paz Pública | Quadrilha ou Bando | Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral | Corrupção ativa

Número: Inquérito 4720 - STF

Informações: Não informado

Número: Inquérito 4407 - STF

Informações: Não informado

 

Eduardo Braga - 3 processos em andamento

Número: AC 4427 - STF

Informações: Não informado

Número: Inquérito 4707 - STF

Informações: Corrupção e lavagem de dinheiro

Número: Inquérito 4418 - STF

Informações: investigação penal

 

Omar Aziz   - 1 processo em andamento

Número: 0014980-67.2017.1.00.0000 - TJ

Informações: Crimes contra a Lei de Licitações e emprego irregular de verba pública

 

Humberto Costa – 1 processos em andamento

Número: Inquérito 3985 - TRF

Informações: Corrupção e lavagem de dinheiro

terça-feira, 27 de abril de 2021

 Nenhum comentário

Prefeita de cidade paraibana abre mão de salário e destina recurso para ações sociais.


Vladimir Chaves



A prefeita de Belém, no Brejo paraibano, Dona Aline, abriu mão do salário e repassa o valor mensal de R$ 14 mil para que o município invista em ações voltadas para população que vive em situação de vulnerabilidade social. O montante beneficia 35 famílias mensalmente, pagando cursos de níveis superior e técnico para jovens e auxiliando em demandas emergenciais como alimentos e medicação.

Empresária e apaixonada pela cidade onde nasceu, a prefeita se diz honrada pela confiança da população em ter depositado nela a administração de Belém. Abrir mão do salário foi uma promessa de campanha. “Sempre quis colaborar de uma forma mais efetiva com a minha cidade e decidi me candidatar à prefeita para fazer a diferença na vida das pessoas e mostrar que é possível administrar com zelo e respeito”, disse.

Com o repasse do salário da prefeita, o município apoia 22 famílias com auxílios educacional para jovens cursarem instituições de níveis superior e técnico e outras 13 famílias com auxílios para demandas emergenciais (tratamento de saúde, medicamentos, alimentos, reformas de moradias).

Diante das dificuldades financeiras, a prefeita vem construindo alternativas para ajudar e garante que tem se esforçado para fazer a diferença e concretizar benefícios para o povo. “Quero mudar a realidade da minha cidade. Como empresária, colaborei para o desenvolvimento de Belém e como prefeita quero assegurar dignidade e melhor condição de vida para a população”, disse.

Apesar dos problemas encontrados por ela na gestão municipal, os 100 primeiros dias do seu governo foram marcados pela entrega de obras e de reorganização da casa. “Foi um tempo para colocar a mão na massa, para realizar a limpeza de prédios públicos, consertos e recuperação de equipamentos, e a reorganização da jornada de trabalho dos funcionários municipais visando uma maior produtividade”, afirmou.

Dona Aline tem 79 anos e ainda divide seu tempo entre a administração da fábrica de produtos alimentícios com o comando da prefeitura. A prefeita destaca que o slogan da sua gestão na Prefeitura de Belém, é trabalho, trabalho e trabalho e vem imprimindo um ritmo acelerado dentro da gestão. “Cem dias é apenas uma marca simbólica de um trabalho, o início de um futuro a ser realizado em prol da população de Belém. Os desafios são enormes, mas com muito trabalho vamos conseguir. Muitas ações já estão sendo realizadas e estamos cumprindo vários compromissos em diversas áreas.” destacou.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

 Nenhum comentário

Relatório da reforma tributária será apresentado no dia 3 de mais, garante presidente da Câmara dos Deputados.


Vladimir Chaves



O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que o relatório da reforma tributária será apresentado no dia 3 de maio. Lira afirmou que o Congresso Nacional não pode ficar prisioneiro da paralisia política das guerras legislativas.

A proposta acaba com três tributos federais – IPI, PIS e Cofins. Extingue também o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. Todos eles incidem sobre o consumo.

No lugar deles, é criado o  Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência de municípios, estados e União, além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos, esse de competência apenas federal.

“O Congresso não pode ficar prisioneiro da paralisia política das guerras legislativas. Mais do que nunca, temos de cumprir nosso dever com a sociedade”, disse o presidente.

“O objetivo é discutir com a sociedade, fazer consultas públicas, receber as críticas e os aprimoramentos, com transparência e participação de todos. Temos de enfrentar os problemas do Brasil, apesar das crises, passageiras”, afirmou Lira.

O relator da comissão mista, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), já havia afirmado, em fevereiro, que seu parecer vai se concentrar na simplificação dos impostos sobre consumo e que iria apresentar um texto que contenha pontos consensuais das principais propostas em tramitação (PEC 45/2019, PEC 110/2019, PL 3887/2020).

domingo, 25 de abril de 2021

 Nenhum comentário