Fim das encenações: Vereador petista parte para o confronto com o governador Ricardo Coutinho.


Vladimir Chaves

As encenações teatrais de uma aliança programática entre o PT de Luciano Cartaxo e o governador Ricardo Coutinho (PSB), estão próximas dos capítulos finais. Petistas mais exaltados e com alguma autonomia politica já não disfarçam o descontentamento com as seguidas sinalizações do governador de que em 2016, o PSB estará no palanque das oposições na capital paraibana.

O vereador Bira Pereira (PT) um dos poucos que possuem autonomia politica para confrontar-se com o PSB sem ter que pedir permissão a Luciano Cartaxo, já não alimenta as mesmas esperanças do prefeito de ter o apoio do governador. Sem “papas na língua” o vereador petista partiu para o confronto direto questionando a morosidade das obras do Governo do Estado, que segundo ele tiveram inicio na gestão do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e que só agora estão sendo entregues.

“Algumas obras que Ricardo Coutinho está entregando agora foram iniciadas nos primeiros meses do primeiro mandato. O Centro de Convenções foi licitado por Cássio, iniciado por Maranhão e esse teatro foi entregue agora quatro anos e meio depois. A obra é importante, claro. João Pessoa merece muito mais do que o Governo do Estado está fazendo. Se o governador fizesse o que prometeu, já estaria de bom tamanho. Luciano tem dois anos e meio de mandato, Ricardo tem quatro anos e meio” desabafou.

Para o petista a reeleição do prefeito não depende do apoio do governador, segundo ele o prefeito já tem uma aliança com o povo de João Pessoa.


“A aliança do prefeito Luciano Cartaxo é com o povo de João Pessoa, digo isso com convicção porque eu apoio a gestão desde o primeiro dia. Esses que criticam nunca apoiaram Luciano” detonou.

sábado, 8 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Estados têm gastos com pessoal acima da LRF, Paraíba extrapolou o limite de 49%


Vladimir Chaves

O governo federal está com as contas contestadas pelo Tribunal de Contas da União com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que desde 2002 impôs diretrizes para as contas públicas. Porém, além da União, Estados e Municípios também precisam ter responsabilidade com a legislação. Apesar disso, alguns limites já estão sendo descumpridos no início do ano.

Na legislação fiscal, há obrigações relacionadas às publicações de relatórios de gestão, às prestações de contas e à comprovação da regularidade quanto ao pagamento de tributos e empréstimos. Ainda existem os limites para as despesas com pessoal, endividamento e compromissos que passam de uma gestão para outra.

Dentre os 23 estados que entregaram relatórios de gestão do primeiro quadrimestre ao Tesouro Nacional, a maioria já apresenta despesas com pessoal no “limite de risco” estabelecido pela LRF. Do total, 19 unidades da federação estão nessa situação. A quantidade é mais alta do que no final do ano passado, quando 15 estados e o Distrito Federal estavam em situação semelhante.

A chamada “zona de risco” da lei quer dizer que essas unidades da federação comprometeram pelo menos 44,1% da Receita Corrente Líquida (RCL), que é a soma das receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes, com algumas deduções legais, como as Transferências Constitucionais e Legais.

O primeiro limite da LRF já está alcançado por Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí e São Paulo. A situação se agrava e vai para o “limite prudencial”, de 46,5%, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Em alguns casos, a relação está ainda pior e os estados já ultrapassaram o teto de 49% da RCL com esse tipo de despesa. Na situação além do limite estão Alagoas (49,7%), Mato Grosso (49,8%), Paraíba (49,7%) e Tocantins (49,9%).

Para os gestores que extrapolam os limites, primeiramente, a LRF estabelece prazo de oito meses para o governo eliminar o gasto com excesso de pessoal. Nos primeiros quatro meses, após verificado o excesso, é preciso eliminar pelo menos um terço do excedente no próximo quadrimestre. O restante, no quadrimestre seguinte.


Enquanto o excesso perdurar, o estado sofre sanções. O órgão responsável pela administração, haja vista que a LRF é aplicada aos estados e municípios, fica proibido de conceder aumento de pessoal ou alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa, entre outras coisas, por exemplo. 

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Presidente do PT\PB ataca Cássio e a imprensa


Vladimir Chaves

Com a popularidade do Governo Dilma no “volume morto” e por tabela a imagem do Partido dos Trabalhadores, além de estarem as vésperas da maior mobilização popular da história do país (16 de agosto), dirigentes petistas perderam a compostura passando a atacar e ofender de lideres políticos a imprensa que tem divulgados as “traquinagens” dos petistas.

O mais novo ataque partiu do presidente estadual do PT da Paraíba, Charliton Machado, que na manhã de hoje (7), atacou o líder do PSDB no Senado, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), taxando-o de liderança de baixa estrutura moral para o debate público. A imprensa também foi alvo do petista, segundo ele a imprensa tem tido um comportamento fascista difundindo inverdades e que aplaude “atentados terroristas” como o que ocorreu no Instituto Lula (sic).

“O PSDB Bolsonarizou de vez. Além de escalar "lideranças" com baixa estatura moral no debate público, a exemplo do senador Cássio Cunha Lima, utiliza - se da anti - imprensa fascista para difundir mentiras nas redes sociais. É essa mesma imprensa que aplaudiu o atentado terrorista ao Instituto Lula, que mentiu sobre suposta tentativa de suicídio de Dilma e agora veicula mentiras sobre renúncia da presidente.” Atacou o petista.

“Na loucura desesperada de ascensão ao poder, mesmo sem a força do voto, após quatro frustradas tentativas de disputas, podemos atestar que algumas lideranças do PSDB não perderam zelo pela democracia, perderam na verdade a vergonha na cara e desistiram de apostar em um projeto de país!” concluiu Machado.

 Nenhum comentário

Prefeito anuncia programa que beneficia ex-alunos da rede pública com bolsas de estudo na Facisa


Vladimir Chaves

Benefício não tem caráter de financiamento e contempla sete cursos de nível superior. O prefeito Romero Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira, 6, uma novidade que é resultado da parceria entre o Município e uma entidade privada de ensino superior: o lançamento do Programa Municipal de Bolsa de Estudos – Probem, que acontecerá no próximo dia 24 de agosto.

Na primeira fase, o Programa contemplará vagas universitárias, tendo como parceiro inaugural a Facisa/FCM. O Programa chega no momento em que o Fies está reduzindo pela metade o número de beneficiários em todo o país.

"Trata-se de uma iniciativa importante no âmbito de nosso município para contemplar alunos alijados do Fies e com potencial para vencer na vida", destaca Romero Rodrigues.

Para o semestre 2015.2 o número de bolsas do Probem – Universidade chega a ser maior do que o número de vagas do Fies na Facisa/FCM. Vale ressaltar que o Probem não é financiamento, portanto, ao contrário do acontece com os contratos do Fies, os contemplados não precisarão pagar ao Governo ao final do curso.

Inscrições para o Programa inédito começam nesta segunda-feira Para o semestre 2015.2 o Probem – Universidade está oferecendo 67 vagas em 07 cursos da Facisa/FCM. São cursos na área da saúde e das ciências humanas. As bolsas representam uma das contrapartidas oferecidas pela Faculdade em função da isenção fiscal garantida pelo município.

As inscrições para os interessados em participar da seleção serão abertas na próxima segunda-feira, 10, devendo encerrar no dia 19 de agosto. O candidato deve procurar a Instituição, na unidade do bairro do Itararé, com documentos que comprovem a conclusão do ensino médio em escola pública, a nota mínima de 400 pontos em qualquer edição do Enem com nota de redação acima de zero e o comprovante de residência.

Para candidatar-se é preciso ser morador de Campina Grande há pelo menos um ano. As vagas são para os cursos de Enfermagem (10 - Noite), Fisioterapia (13 – sendo 08 manhã e 05 noite), Biomedicina (10 - Noite), Nutrição (10 - Noite), Administração (10 - Noite), Direito (04 – sendo 02 manhã e 02 noite) e Sistemas de Informação (10 - Noite). A seleção será feita com base na pontuação do Enem.


O Probem – Universidade tem como foco oferecer ao cidadão campinense a oportunidade de continuar estudando, viabilizando a ascensão ao ensino superior de qualidade. Todo o processo de seleção será concluído até dia 21 de agosto. Os novos alunos do Probem – Universidade estarão em sala de aula ainda no mês de agosto.

 Nenhum comentário

Câmara realiza Audiência Pública para discutir problemas do Shopping Edson Diniz


Vladimir Chaves

Foi realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal de Campina Grande, uma Audiência Pública com o objetivo de debater os problemas enfrentados pelos comerciantes do Shopping Popular Edson Diniz, localizado no centro da cidade. A mesma atendeu propositura dos vereadores Olímpio Oliveira e Joseildo Alves (Galego do Leite) e teve os trabalhos dirigidos pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Alves Pimentel Filho.

Do debate participaram, além dos vereadores, o presidente do IPSEM, Antônio Hermano de Oliveira, o presidente da Associação do Comerciantes do Shopping, Jobson Alves, o representante da Defesa Civil Ruinter Sousa, representantes do Corpo de Bombeiros e os comerciantes do Edson Diniz. As discussões foram sobre a infraestrutura do prédio, questões relacionadas a sublocações dos boxes e limpeza do ambiente.

O shopping Edson Diniz, popularmente conhecido como “shopping dos camelôs”, possui mais de 200 lojas e foi adquirido, pelo Poder Público Municipal, para os pequenos comerciantes que vendiam seus produtos nas ruas do centro cidade. Hoje o prédio público pertence ao IPSEM. Segundo os vereadores que propuseram a Audiência e deram voz ás reivindicações dos próprios comerciantes, o prédio precisa urgente de uma melhoria na infraestrutura, principalmente na parte elétrica e hidráulica.

Também foi constatado pelo Corpo de Bombeiros, em recente vistoria, várias irregularidades com relação a proteção contra incêndio, o que põe em risco a vida dos comerciantes e da população. Além dos problemas relacionados à infraestrutura, os comerciantes estão preocupados com a invasão de estrangeiros no local, que estão alugando os boxes, o que é proibido segundo o contrato de cessão.

O presidente o IPSEM, Antônio Hermano de Oliveira, disse que nem todas as reivindicações feitas pelos comerciantes é de competência do Instituto de Previdência, pois não existem verbas legal para investimento no prédio, no entanto assegurou que irá procurar outros meios, junto a PMCG para atender as demandas reivindicadas pelos usuários do shopping. Já com relação as sublocações que estão sendo feitas no local, facilitando a invasão de chineses e coreanos, Hermano garantiu que irá tomar todas as providencias legais cabíveis para a retomada dos boxes que foram sublocados. Ele garantiu que não está sendo cogitada por parte do IPSEM a venda do prédio onde funciona a área comercial.

Já com relação a limpeza do local, também reclamada pelo usuários, o presidente do IPSEM disse que é de responsabilidade da Associação dos Comerciantes do Edson Diniz, pois a mesma já cobra uma taxa mensal de cada comerciante para esta finalidade, assim como, já reza no contrato de locação que tal responsabilidade é exclusivamente da Associação. Mesmo assim ele se comprometeu solicitar da Secretaria de Serviços Urbanos um pessoal pra dá apoio na limpeza.


O presidente do Poder legislativo assim como os demais vereadores, ressaltaram na oportunidade, o interesse em lutar junto aos órgãos públicos competentes para resolver os problemas existentes no shopping popular, principalmente a reforma nos sistemas hidráulico e elétrico.

 Nenhum comentário

Presidente e ex-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande assinam CPI.


Vladimir Chaves

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deverá apurar as denuncias do ex-tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Renan Trajano, contra a gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), recebeu o aval do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Pimentel Filho (PROS) e do ex-presidente da Casa, Nelson Gomes (PRP). 

A CPI instaurada com base no Regimento Interno da CMCG recebeu a assinatura de 16 vereadores. Ainda de acordo com o Regimento Interno, as lideranças das bancadas de situação e oposição indicaram o presidente, o relator e um membro.


Presidirá a CPI o autor do Requerimento vereador João Dantas (PSD), tendo como relator o vereador Alexandre do Sindicato (PROS) e como membro o vereador Rodrigo Ramos (SDD), que pediu um tempo para avaliar se aceita a indicação. 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Vereadores debatem programa “Cuscuz com Leite” em audiência pública


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo solicitação do vereador Marinaldo Cardoso, realizou uma Audiência Pública, nesta terça-feira, para debater sobre o programa “Cuscuz com Leite” do governo estadual. Segundo o parlamentar, o programa tem deixado fora muitas famílias carentes e extremamente necessitadas, que residem em comunidades carentes da cidade e distritos. A audiência foi dirigida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Alves Pimentel Filho e contou com a participação da Secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos.

O vereador Marinaldo Cardoso ressaltou que o objetivo das discussões é encontrar alternativas junto ao governo do estado para incluir neste programa centenas de pessoas carentes, entre mulheres grávidas e idosos, que foram excluídos e estão passando necessidades. “Pois Políticas Públicas tem que ser tratadas com transparência e responsabilidade” disse o parlamentar. Aproveitou a oportunidade para pedir que fosse feito outro recadastramento como forma de incluir, obedecendo os critérios, as famílias que foram excluídas assim como beneficiar outras pessoas carentes.

Já a Secretária do Desenvolvimento Humano alegou que os cortes obedeceram critérios pré-estabelecidos como por exemplo renovação do NIS (Número de Identificação Social), o que segundo ela é regra para todos os programas sociais, disse ainda que que todos que obedecerem aos critérios do "Programa Cuscuz com Leite" terão o benefício de volta. Ela aproveitou a oportunidade para destacar os programas sociais desenvolvidos pelo governo do estado, entre eles: restaurante popular, abono natalino para os beneficiários do bolsa família, apoio a APAE, cidade madura entre outros que segundo a secretaria Cida Ramos vem melhorando a vida das pessoas mais necessitadas.

Entre os participantes, o líder comunitário do bairro do Cruzeiro, Sinésio Dantas, cobrou da representante do governo estadual a inclusão de varias famílias que estão fora do programa “Cuscuz com leite” mesmo atendendo aos pré-requisitos. A mesma cobrança fez também a líder comunitária Paulina Ferreira, dizendo não entender os procedimentos para exclusão de muitas famílias carentes.


Também falaram a favor da uma inclusão dessas famílias carentes excluídas e outras que não conseguiram participar ainda do Programa, os vereadores Anderson maia, Olímpio Oliveira, Alexandre do Sindicato, Aragão Junior Napoleão Maracajá.

 Nenhum comentário

Grave: Deputado denuncia que Governo modificou Lei dos Precatórios aprovada pela Assembleia Legislativa.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), ocupou a Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, para fazer uma grave denuncia contra o Governo do Estado. De acordo com o parlamentar existem indícios de fraude na Lei dos Precatórios (PLC Nº07/2015), sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial, do dia 17 de julho deste ano.

Segundo Tovar, uma emenda do deputado Anísio Maia (PT) ao PLC Nº07/2015, definia que os credores de precatórios, de natureza alimentícia, portadores de doenças graves ou idosos, receberiam créditos com preferencia sobre todos os demais débitos, com valor equivalente a até 40 salários mínimos. Ocorre que o Diário Oficial traz uma indevida mudança no texto aprovado pelos deputados estaduais, diminuindo o teto de 40 salários, para 30 salários mínimos.


“O Governo tem o direito de vetar uma Lei, mas não de alterá-la após a votação. O Governo pouco respeita a Justiça e também comprova que não respeita o Legislativo Estadual” concluiu Tovar.

 Nenhum comentário

Dois consórcios do sistema de transporte coletivo de Campina Grande entrarão em operação a partir desta quarta-feira


Vladimir Chaves

A partir desta quarta-feira, 05, os Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, vencedores da licitação pública realizada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, entrarão em operação no sistema de transporte coletivo urbano da cidade. O atual sistema de transporte coletivo vinha funcionando mediante uma concessão pública precária e o prefeito Romero Rodrigues já havia autorizado, desde dezembro de 2013, a instalação do processo licitatório, devendo isso mudar a partir de agora, pois os consórcios poderão, a curto, médio e longo prazos,  com base em planejamento, fazer os investimentos necessários para o aperfeiçoamento do sistema.

O procedimento licitatório foi aberto às empresas de ônibus de todo o Brasil, numa concorrência que seguiu todos os rigores legais e teve o acompanhamento por parte da sociedade, convocada para participar das audiências públicas, que subsidiaram a elaboração do edital da licitação.

Os vencedores da licitação 2.01.001/14 poderão atuar no serviço de transporte coletivo durante o período de 15 anos. O consórcio Santa Maria, composto pelas empresas A. Cândido & Cia. Ltda (Nacional) e pela Viação Santa Rosa Ltda (Cabral), irá explorar as áreas Norte-01 e Oeste-03, que inclui também o Distrito de São José da Mata. Já o Consórcio Santa Verônica, composto pelas empresas Nacional de Passageiros Ltda (Transnacional) e Verônica Salete de Transportes Ltda (Cruzeiro), operará na área Sul-02.

Com a assinatura dos contratos de concessão, no último dia 05 de junho (durante o Seminário Cidade Expressa), foi iniciado o prazo de 60 dias para a efetivação das novas concessionárias e saída das antigas permissionárias (Borborema, Campina Grande Transportes e Viação São José) que não se habilitaram ao processo licitatório. As áreas atendidas pelas antigas empresas serão cobertas pelos consórcios, de modo a deixarem garantido o transporte da população diretamente afetada.

Ações pós licitação - A primeira medida adotada pela Prefeitura e STTP, foi efetuar o cancelamento de todas as ordens de serviços emitidas para as antigas empresas permissionárias, através de portaria, e a emissão de novas ordens de serviços para os consórcios ganhadores, garantindo 100% de cobertura ao Sistema de Transporte Público de passageiros.

Vistoria e padronização - O segundo passo foi a realização de vistoria em toda a frota relacionada no processo licitatório, bem como nas garagens das empresas consorciadas. No terceiro passo, foi emitida a portaria que regulamenta a nova numeração de ordem da frota, para que a mesma se adeque, tanto aos sistemas de circulação nas ruas, quanto aos sistemas de bilhetagen eletrônica e auxiliar de sistemas de GPS.

O próximo passo é a nova identidade visual da frota, para que fique fácil a identificação de percursos e a requalificação das linhas, garantindo maior precisão e cobertura das áreas da cidade. No entanto, provisoriamente, para a população não ser desassistida, a frota ostentará o brasão do município em adesivo por cima dos nomes das empresas até então permissionárias e, gradativamente, devem ocorrer as mudanças de lay out de toda a frota.

De acordo com a gerente de Transportes da STTP, Araci Brasil, os horários e itinerários das rotas permanecerão inalterados e apenas os veículos terão mudanças na padronização. "O novo sistema terá três áreas de atuação e três cores diferentes, o que fará com que, futuramente, a população identifique com mais facilidade as áreas e itinerários em que os veículos trafegarão", disse.

 Nenhum comentário

“O PT da capital insiste em enganar o povo com promessas que não saem do papel” vereador Raoni Mendes.


Vladimir Chaves

Para o líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Raoni Mendes (PDT) o Partido dos Trabalhadores da capital insiste em enganar a população com promessas que não saem do papel. Segundo Raoni o prefeito petista Luciano Cartaxo, está anunciando ações em homenagem aos 430 anos da capital que foram prometidas no ano passado, mas que não foram entregues.

“O PT da capital insiste em enganar o povo com promessas que não saem do papel. No dia em que vamos comemorar o aniversário da cidade, Cartaxo convida a população para ir a orla anunciar que vai dar início a reforma da calçadinha. Mais uma obra sem data para terminar e que, diferente de como agem outros governistas, já deveria estar pronta” desabafou o parlamentar.

O vereador lamentou ainda que no dia do aniversário da capital paraibana o prefeito convide a população para anunciar a reforma da calçadinha do Cabo Branco, obra também prometida no ano passado.


“No dia em que vamos comemorar o aniversário da cidade, Cartaxo convida a população para ir a orla anunciar que vai dar início a reforma da calçadinha. Mais uma obra sem data para terminar”

 Nenhum comentário

Em nota, Veneziano revela que Rennan Trajano é dono de construtora com capital de meio milhão de reais.


Vladimir Chaves

O embate entre o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e o seu ex-diretor financeiro Rennan Trajano, segue a todo “vapor”. Em entrevista ao “Programa Ponto a Ponto”, na TV Itararé, o ex-tesoureiro além de reafirmar as denuncias de um esquema fraudulento nas licitações públicas da Prefeitura de Campina Grande, que segundo ele, desviou milhões dos cofres da prefeitura para abastecer “caixa dois” nas campanhas eleitorais dos irmãos Vital do Rêgo, disse ainda que estava desempregado e sem qualquer fonte de renda ao ponto de estar vivendo na casa dos pais.

Contrapondo-se as declarações de Rennan Trajano, a assessoria do ex-prefeito e hoje deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, divulgou release desmentido às declarações do ex-tesoureiro de que ele não tem fonte de renda.

“Renan não disse que é proprietário de uma Construtora que, em sua razão social, também é responsável por administração de imóveis, a Ferro Construções e Administrações de Imóveis Ltda. Segundo documento da Junta Comercial do Estado da Paraíba a empresa foi formalizada com capital de R$ 500 mil” afirma.

Na sequencia a nota afirma:

“Na empresa, localizada na Rua Irineu Jóffily, 245, Loja 07, Galeria ROC, Centro de Campina Grande, Renan Trajano Farias é sócio com Gitana Farias da Silva Ferro. Porém, do capital de meio milhão de reais, Renan detém 90%, ou seja, R$ 450 mil. A empresa, segundo o documento da Jucep, é responsável por “construção de edifícios, gestão e administração de propriedade imobiliária, compra e venda de imóveis próprios”.


Ao comentar a diferença entre o que o ex-tesoureiro disse na entrevista e o que a realidade do documento da JUCEP apontou, Veneziano questionou sobre tudo o que Renan tem dito na imprensa. “Sempre é assim, ele fala, nós apresentamos a documentação. Foi assim com o relatório do TCE e, agora, a Junta Comercial mostra que ele faltou com a verdade ao dizer que não tem negócios pessoais, quando, na verdade, é dono de uma empresa com capital de meio milhão de reais”, afirmou.

 Nenhum comentário

Trabalhador rural carrega cruz por 120 km até o Palácio do Planalto para pedir Fies


Vladimir Chaves

Um produtor rural de Alexânia (GO) iniciou um "protesto solitário" na manhã desta segunda-feira (3) em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para pedir financiamento estudantil para a filha de 22 anos. Francisco Cândido Neto, de 52 anos, saiu de casa na última quinta (30) e diz ter percorrido os 120 quilômetros desde a cidade goiana a pé, carregando uma cruz de madeira e uma mochila com itens de sobrevivência.

Ele afirma que vai ficar sem se alimentar até garantir os estudos da filha, que cursa medicina em uma faculdade particular de Araguari (MG). A mensalidade na Imepac custa mais de R$ 5 mil, segundo ele, mas a família não conseguiu inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A estudante, Bruna Larissa Vitti Candido, afirmou por telefone que tenta diariamente se inscrever no site do Fies, sem sucesso. Segundo ela, a secretaria da Imepac afirmou que não está abrindo vagas pelo financiamento porque estaria com repasses atrasados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa.

O diretor-executivo da Imepac, José Júlio Lafayette, afirma que a faculdade realmente tem verbas a receber do governo federal, mas diz que a instituição abriu vagas para o Fies em março deste ano. Segundo ele, a dificuldade de Larissa pode estar relacionada à mudança nas regras do financiamento em junho, quando o processo seletivo da faculdade já tinha sido realizado. Ele afirmou ainda que a Imepac ofereceu à estudante o trancamento da matrícula até que a situação seja resolvida, mesmo com faturas em atraso.

"Está sendo uma cruz conseguir ajuda do governo. Prometi a mim mesmo que não saio do Planalto até o dia que minha filha voltar para a escola. O dia que a minha filha falar que está autorizada a entrar para estudar, aí eu volto para casa", afirmou Neto. Segundo ele, os recursos da educação "não estão chegando para o pobre".

Peregrinação
Na mochila, o produtor rural carrega garrafas d'água, uma manta para dormir e uma escova de dentes. Ele afirma manter contato por telefone com a família, que o encontrou no caminho para entregar roupas limpas e celular com bateria carregada.

O agricultor afirma que foi até o Ministério da Educação, orientado por um funcionário do Planalto, mas teve de retornar. "Voltei e o mesmo atendente pediu para eu ir novamente ao MEC, mas já estou com os pés cheios de bolha, não sei se consigo. Até agora, não tive resposta do governo".

Com histórico de dois infartos, Neto diz que fez o trajeto caminhando devagar porque toma três remédios controlados diferentes para o coração. Desde 2014, a filha conseguiu cursar três semestre de medicina, mas acumulou uma dívida de R$ 50 mil e ainda não se matriculou para o próximo semestre.
A renda da família, que produz hortaliças em Alexânia em uma pequena propriedade, é suficiente apenas para os custos com moradia, alimentação e material escolar.


"A presidente disse que este é um país de todos e que pobre também pode ser doutor. E as aulas da minha filha começaram hoje e ela não pode frequentar as aulas por falta de pagamento", afirmou.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Vereador avalia setor e promete melhorias em Unidade Básica de Saúde de Campina Grande


Vladimir Chaves

O vereador Alexandre do Sindicato (PROS) esteve nesta segunda-feira, 03, em visita a Unidade Básica de Saúde da Família Eduardo Ramos (UBSF) no bairro do Centenário, em Campina Grande. De surpresa, o vereador compareceu ao local para fiscalizar o dia a dia dos profissionais da área de saúde, como também, ouvir as possíveis melhorias para a população. A secretária Luzia Pinto, que é a responsável pela pasta da Saúde no município, também esteve fiscalizando o trabalho no que compete a sua função.

No início da visita, o vereador e a secretária estiveram vistoriando o local e fazendo anotações sobre o que deveria ser mudado e/ou acrescentado nas salas de atendimento. Conhecedor da realidade, Alexandre enfatizou sobre sua antiga luta para que fosse instalada a Unidade Básica de Saúde. “Recordo-me de quando ainda era uma simples casa. Nós conseguimos pequenas coisas como um bebedouro e que, aos poucos, foi tomando o formato de UBSF. Em seguida, lutamos para que a Câmara de Vereadores, através de nossos requerimentos, tomasse conhecimento da importância de instalar-se um posto de saúde no bairro referido. Após essa reivindicação, acompanhada da sensibilidade do prefeito Romero Rodrigues, conquistamos esse espaço”, lembrou Alexandre do Sindicato.

A secretária Luzia Pinto, por sua vez, reforçou de que alguns procedimentos devem ser tomados para a melhoria do trabalho dos profissionais. Ela ainda assegurou de que estará repassando as reivindicações para os setores responsáveis e que, em breve, voltará à UBSF com boas notícias. Embora a secretária ainda tenha tecido elogios sobre a higienização dos profissionais, ela determinou de que o setor de enfermagem do posto de saúde ficou com a responsabilidade de fazer uma lista elencando as principais necessidades do ambiente e encaminhando para a Secretaria, com objetivo de trazer benefícios para os pacientes do local.

Inaugurada em 2013, a UBSF do Centenário atende moradores do bairro e região oferecendo serviços como consultas médicas, atendimentos a psicólogos e nutricionistas.



 Nenhum comentário

Senador diz que sem um pedido de desculpas ao povo brasileiro não haverá dialogo com o governo Dilma.


Vladimir Chaves

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ocupou a tribuna do Senado Federal, na tarde hoje (3), para dá um duro recado ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que nos últimos dias tem sinalizado o desejo de dialogo com a oposição. Segundo o senador, qualquer tipo de dialogo com o governo Dilma, terá que ser precedido de um pedido de desculpas ao povo brasileiro, além do reconhecimento formal dos graves erros cometidos pelo governo do PT nos últimos anos.

“Não haverá chance de qualquer tipo de dialogo, sem que antes o governo peça desculpas ao povo brasileiro, e sobre tudo numa postura de humildade reconheça perante a nação os graves erros que foram praticados em nome da perpetuação de um projeto de poder politico em detrimento de um projeto de país, porque foi o que rigorosamente aconteceu nos últimos anos. Sem um pedido de desculpas, sem o reconhecimento das responsabilidades diretas não há como a oposição ter qualquer disposição para o dialogo em respeito ao povo brasileiro” discorreu o senador.


Confira o pronunciamento do senador:

 Nenhum comentário

Deputado Luiz Couto, volta atrás e “desiste de desistir” da vida pública.


Vladimir Chaves

Em nota o deputado federal Luiz Couto (PT), voltou atrás, e desfez as declarações concedidas na rádio “Liberdade PB” no dia 27 de julho, de que estaria abandonando a vida pública e que voltaria as atividades de defensor dos direitos humanos como professor e padre.

“Eu acho que como deputado federal eu já cumpri minha missão, posso retornar as minhas atividades como defensor dos direitos humanos, trabalhando nessa área como, professor, como padre, como cidadão e quero agora ajudar os nossos companheiros e companheiras para que possamos aumentar nossas representações” declarou durante a entrevista.

Na oportunidade o deputado Luiz Couto, chegou a admitir a possibilidade de apoiar a petista e atual prefeita de Pombal, Pollyana Dutra, como sua sucessora na Câmara dos Deputados.

“Com certeza, eu já disse isso para ela. Eu disse Polyana você está na “pole position” e com certeza o nome dela sendo indicado para candidatura a deputado federal, estarei apoiando com toda força, para que ela possa ser eleita e possa continuar fazendo bem para Paraíba, assim como ela esta fazendo o bem para Pombal”, disse.

Confira a integra da nota em que o deputado “desdiz” o que disse:

Luiz Couto esclarece sua continuidade na vida pública

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) vem a público esclarecer sobre notícias que foram publicadas a partir de uma entrevista concedida no município de Pombal, onde ele foi receber o título de cidadania local.

O parlamentar afirmou que já cumpriu sua missão como deputado federal, cargo que ocupa pelo quarto mandato seguido. Isto, contudo, não significa a saída da vida pública.

O deputado federal informou ainda que, como homem de partido, está à disposição do Partido dos Trabalhadores para outras missões que a legenda julgar adequadas.

Seu futuro político será discutido de maneira coletiva, seguindo a orientação partidária e no momento adequado, o que não acontece agora, quando está empenhado em ações em prol dos direitos humanos, de projetos de interesse da Paraíba e na defesa do governo da presidente Dilma Rousseff.



www.politicanaparaiba.com.br

 Nenhum comentário

Galego do Leite pede remoção de faixa exclusiva de ônibus em frente ao Hospital da Criança


Vladimir Chaves

O vereador Galego do Leite (PMN) apresentou requerimento, já aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Campina Grande na semana passada, solicitando da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) a extinção da faixa exclusiva de ônibus no trecho da Avenida Floriano Peixoto em que se localiza o Hospital da Criança e do Adolescente.

No documento, o vereador ressalta que o hospital possui uma área pequena para embarque e desembarque, gerando grandes transtornos para motoristas que levam os pequenos pacientes até a unidade hospitalar. Galego lembrou que desde o último dia 31 de julho entrou em vigor um conjunto de alterações no Código de Trânsito Brasileiro, uma delas estabelecendo como infração gravíssima transitar em faixas e vias exclusivas de ônibus.

Pela nova regra, o motorista que trafegar pelo corredor exclusivo de ônibus ou nele estacionar estará sujeito a multa de R$ 191,54, além de sete pontos na carteira. “Imagine a situação de você está com uma criança doente dentro do carro e, no entanto, não ter como entrar na faixa exclusiva em frente ao hospital, e muito menos estacionar. É uma dor de cabeça a mais em um momento que pode ser, inclusive, de urgência”, comentou Galego.

Tendo em vista a urgência da questão, já que a nova regra já está em vigor, o parlamentar deverá procurar o superintendente da STTP, José Marques Filho, para pedir celeridade na resposta. “Reconhecemos a importância do corredor exclusivo de ônibus, mas, é preciso também entender a particularidade desse caso, o trecho de um hospital, ainda mais uma unidade que atende crianças”, complementou.


Para o vereador, a mudança não vai causar maiores prejuízos à circulação dos ônibus naquele setor, que normalmente não costuma registrar engarrafamentos.

 Nenhum comentário