Projeto de Manoel Jr regulamenta uso de células-tronco de 'dentes de leite'


Vladimir Chaves

O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) apresentou Projeto de Lei para regulamentar o armazenamento de células-tronco obtidas nos dentes decíduos,  popularmente chamados “dentes de leite” das crianças. Se aprovada, a iniciativa poderá beneficiar de maneira preventiva toda a população da nova geração. 

De acordo com pesquisas recentes, células-tronco dos dentes de leite apresentam enorme potencial na recuperação da saúde dos indivíduos.

Enquanto as células do cordão umbilical têm capacidade de transformação limitada, as células-tronco extraídas da polpa do dente de leite podem originar variados tipos de tecidos humanos, como músculos, ossos, cartilagens e até mesmo gordura.

Médico e parlamentar atuante na área de saúde, educação e tecnologia, o deputado Manoel Júnior avalia que a regulamentação prevista em seu projeto é importante para que a prática do armazenamento das células-tronco dos dentes de leite seja divulgada e incentivada.

Ele acredita também que isso fará com que o Poder Público invista em pesquisas sobre o assunto e também crie bancos públicos de armazenamento.

No projeto, Manoel Júnior incluiu ainda a previsão de que possam ser deduzidas do Imposto de Renda os gastos com obtenção, exames laboratoriais, processamento e o armazenamento das células-tronco obtidas do dente de leite.

 “As pesquisas relativas às células-tronco de dentes de leite vêm crescendo a passos largos e proporcionando novas opções de tratamentos de diversas doenças. A ideia é criar mais alternativas para o tratamento da saúde da população que a cada ano sofre com o aparecimento de novas doenças, além das já existentes”, afirmou Manoel Júnior.


No Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pesquisadores têm feito ossos a partir dessas células-tronco e implantado em crianças com fissura do lábio palatino de forma bem-sucedida.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

 Nenhum comentário

Vereador cobra providencia para crescente onda de violência em Campina Grande.


Vladimir Chaves

O vereador Saulo Noronha (SD) fez um apelo dramático ao Governo do Estado, para que solucione a crescente onda de violência em Campina Grande, em especial nas escolas públicas, onde segundo ele, professores e alunos estão indefesos e expostos a todo tipo de violência.


“O governador do estado disse durante a campanha do seu primeiro mandato que resolveria a situação da segurança em nossa cidade em quatro meses, mas nada mudou, e o que mudou foi para pior” desabafou Saulo Noronha.

 Nenhum comentário

Deputado Manoel Ludgério assume secretária na PMCG, na próxima segunda-feira.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), passa a integrar a equipe de governo do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), na próxima segunda-feira (11). O parlamentar informou que já protocolou o pedido de licença na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.


Manoel Ludgério deixa a Assembleia para assumir a chefia de Gabinete do prefeito campinense, em seu lugar assume o suplente de deputado Guilherme Almeida (PSC).

quinta-feira, 7 de julho de 2016

 Nenhum comentário

Em nota PMDB reafirma candidatura de Manoel Junior a prefeito de João Pessoa.


Vladimir Chaves

A Executiva estadual do PMDB na Paraíba divulgou nota, nesta quinta-feira (07), reafirmando a pré-candidatura do deputado federal Manoel Junior. Segundo a nota, Manoel Junior continua candidato e que, “para o PMDB Estadual ele continua candidato. No PMDB, se viesse a ocorrer desistência, seria convocada a Executiva Estadual, e esta decidiria se indicaria outro (a) candidato (a), ou decidiria por coligação com outro partido. Por isso, não está prevista reunião com candidato ou lideranças de outros partidos, com vistas ao nosso partido indicar vice na Capital”.
Confira a integra da nota:

O Deputado Manoel Jr, em momento algum, renunciou ou deu ciência ao Diretório Estadual, ou ao seu Presidente Senador Jose Maranhão, de desistência de sua candidatura a Prefeito da Capital, aprovada pela Executiva Estadual do Partido, em reunião do dia 29/06/2015, conforme Ata. Para o PMDB Estadual ele continua candidato.

No PMDB, se viesse a ocorrer desistência, seria convocada a Executiva Estadual, e esta decidiria se indicaria outro (a) candidato (a), ou decidiria por coligação com outro partido. Por isso, não está prevista reunião com candidato ou lideranças de outros partidos, com vistas ao nosso partido indicar vice na Capital. A decisão que prevalece é a da reunião da Executiva Estadual de 29/06/2015, candidatura própria!


Antônio Souza
Executiva Estadual do PMDB.

 Nenhum comentário

“A Paraíba não está pronta para receber as águas do Rio São Francisco”, diz presidente da Frente Parlamentar das Águas


Vladimir Chaves

O presidente da “Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba”, deputado Jeová Campos (PSB), revelou que a Paraíba não está preparada para receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

Segundo o deputado a Paraíba não se preparou para receber as águas do Rio São Francisco, estando à maioria dos rios comprometidos devido à falta de saneamento básico. Na tentativa de amenizar a irresponsabilidade do Governo do Estado, o deputado estendeu o problema para os demais estados que também receberão as águas do São Francisco.

“A Paraíba não está pronta para receber as águas do Rio São Francisco, nenhum estado está preparado. Vamos ter uma água que vai correr no curso de um rio que não está preparada para receber, mas vamos receber essa água e vamos trata-la” disse Jeová Campos.


O deputado disse ainda que o Governo do Estado, não tem recurso para promover o saneamento básico das cidades que despejam seus esgotos nos leitos dos rios. 

 Nenhum comentário

PT de João Pessoa terá chapa “puro sangue” na disputa pela prefeitura.


Vladimir Chaves

Sem expectativas de formalizar alianças com outras legendas o Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, anunciou durante coletiva a imprensa, nesta quarta-feira (6), sua chapa “puro sangue” para disputar a Prefeitura de João Pessoa.

Depois de anunciar o presidente estadual da legenda, Charliton Machado como pré-candidato a prefeito, agora os petistas anunciam o pré-candidato a vice, o também petista Nelson Lira.

Nelson Lira é empresário do ramo de combustíveis e ex-presidente do Botafogo-PB, e está filiado ao PT, há 10 anos. 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

 Nenhum comentário

Rômulo Gouveia pleiteia Superintendência da Caixa para Campina Grande.


Vladimir Chaves

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) reuniu-se na tarde de hoje (6) com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi e com o vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Souza.
Na pauta a criação de uma Superintendência da Caixa em Campina Grande e de uma operadora de crédito do PAC para mobilidade urbana em João Pessoa.


Segundo o deputado, a criação de uma superintendência da Caixa é de extrema importância pra o setor da construção em Campina Grande.

 Nenhum comentário

Vice-governadora lidera programa “Caravana do Coração”.


Vladimir Chaves

O Governo do Estado da Paraíba iniciou esta semana o programa “Caravana do Coração”, ação social liderada pela vice-governadora Lígia Feliciano. O programa está em sua quarta edição e vai percorrer 13 municípios paraibanos.

O programa consiste na realização de mutirões de triagens, consultas e exames cardiológicos em crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia. Para Lígia, o projeto promove a saúde e é um modelo que está dando certo e que tem servido de exemplo.


A Caravana começou em Monteiro (5), seguiu para Princesa Isabel (5) e nesta quarta-feira está em Itaporanga. Na quinta-feira segue para Cajazeiras (7), e para outras cidades: Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

 Nenhum comentário

DESCASO: Cagepa ignora desperdício de água e revolta população do bairro Malvinas.


Vladimir Chaves

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – Cagepa – continua fazendo pouco caso da grave crise hídrica que enfrenta cidade de Campina Grande, ignorando por completo os inúmeros vazamentos existentes em sua rede.
Um exemplo deste descaso ocorre na Rua Guarabira, no bairro Malvinas, onde desde as primeiras horas desta quarta-feira (6), um cano estourado desperdiça a pouca água que ainda resta no Açude de Boqueirão. Apesar das inúmeras reclamações feitas por moradores da localidade, nenhuma providencia foi tomada até o momento.


Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) no “Açude de Boqueirão” restam apenas 8,5% do seu volume total.


 Nenhum comentário

Câmara Municipal de Campina Grande retoma suas atividades nesta quarta


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande “Casa de Félix Araújo” retorna suas atividades parlamentares nesta quarta-feira, 06 de junho, prazo em que se encerra o recesso junino, estabelecido pelo Decreto Legislativo nº 009/2016. O período legislativo que se inicia é o último da 16ª Legislatura.

Segundo o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Antonio Alves Pimentel Filho, todos os detalhes já estão prontos para que esse reinício: “Este é um ano eleitoral, e a Mesa Diretora já notificou aos 23 vereadores que compõem esta Casa, que a Tribuna e as demais dependências da Câmara não serão utilizadas para infringir a Lei Eleitoral vigente” destacou.

O presidente do poder legislativo municipal destacou também, que a expectativa é que os vereadores continuem com o mesmo empenho, dedicação e produção dos últimos anos pois, ano após ano, a produção parlamentar cresce quantitativa e qualitativamente. Levantamento realizado semestralmente pela Secretaria de Apoio Parlamentar (SAP) aponta que neste primeiro semestre, a produção parlamentar foi elevada.

Segundo dados da SAP, foram realizados apenas neste primeiro semestre 49 sessões ordinárias, 14 extraordinárias, 11 solenes e 07 especiais. Também foram realizadas 07 Audiências Públicas, 04 Audiências das Comissões Permanentes, além de 116 Projetos de Lei debatidos e aprovados, 09 Projetos de Lei Complementar, 26 Resoluções e 685 Requerimentos debatidos e aprovados.

O presidente do Legislativo também destaca que, durante este primeiro semestre, a Câmara debateu incansavelmente os problemas que atingem diariamente a nossa cidade a exemplo da saúde, segurança e educação, dando enfoque principal à crise hídrica, que movimentou todo o parlamento campinense, em busca de solução para esta terrível ameaça. “Em nenhum momento, a Casa de Félix Araújo ficou inerte diante deste fato, pois, foram diversas as ações de cobrança, sugestões e reclamações produzidas pelos parlamentares em defesa de nossa cidade, além de visita ao eixo Leste da Transposição e viagens à Brasília/DF realizadas por diversos vereadores, em nome da Casa de Félix Araújo, para protocolar documentos que denunciavam a crise, sugeriam ações e cobravam soluções” destacou.


A Mesa Diretora informa que, apesar das limitações estabelecidas pela Lei Eleitoral, a expectativa é que a Câmara Municipal de Campina Grande continue debatendo e criando alternativas normalmente, e que suas atividades das sessões ordinárias, solenes, especiais, e audiências públicas das Comissões Permanentes, continuem em pleno vapor, pois até o final de Dezembro, a atual legislatura, tem a responsabilidade de debater e aprovar a LOA (Lei Orçamentária Anual) para o ano de 2017.

 Nenhum comentário

PT de Campina Grande homologa adesão a candidatura de Adriano Galdino.


Vladimir Chaves

Cumprindo o que estabelece a regra partidária o Partido dos Trabalhadores de Campina Grande realizou na noite de ontem, Encontro Municipal para homologar o apoio à pré-candidatura a prefeito do deputado Adriano Galdino (PSB).


Por 55 votos a 10 os delegados da legenda petista endossaram o já esperado apoio ao candidato do PSB.

 Nenhum comentário

Vereadores de Imaculada receberão R$ 6.5 mil para realizarem duas sessões por mês.


Vladimir Chaves

Sob os protestos da população, a Câmara Municipal de Imaculada, no Sertão da Paraíba, resolveu quase que dobrar o valor dos salários para próxima legislatura. A partir de 2017, os vereadores receberão pelas duas sessões que realizam a cada mês, R$ 6,5 mil (atualmente é R$ 4 mil) o presidente da Câmara terá um salário de R$ 9 mil.

Na oportunidade os parlamentares também reajustaram os salários de prefeito, vice-prefeito e secretários. A partir de 2017, o prefeito terá um salário de R$ 15 mil, vice-prefeito R$ 7,5 mil e secretários R$ 3 mil.

As sessões da Câmara Municipal são realizadas quinzenalmente, aos domingos, iniciando-se às dez horas, com duração de duas horas, podendo se prolongar, a critério da Presidência.


Imaculada está localizada na microrregião da Serra do Teixeira, integrante da Região Metropolitana de Patos e Mesorregião Sertão Paraibano. Sua população em 2014 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 13.000 habitantes.

terça-feira, 5 de julho de 2016

 Nenhum comentário

Raoni Mendes assume mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.


Vladimir Chaves

O vereador e suplente de deputado, Raoni Mendes (DEM), assumiu na tarde de hoje (4) o mandato de deputado estadual, na vaga deixada pelo deputado Ricardo Barbosa (PSB), que se licenciou para assumir uma secretaria em Brasília.


“Acredito na política feita com responsabilidade, baseada nas ações coletivas, construída a muitas mãos e voltada para a transformação das realidades em busca do bem comum. Essa construção não é fácil, desprende esforço, demanda tempo e envolve foco, coragem, dedicação e uma grande capacidade de resiliência, mas nós estamos provando que é possível! É possível fazer diferente. É possível inovar. É preciso continuar! Amigos, nossa Missão cresceu. Agora estamos indo à Assembleia Legislativa da Paraíba e o meu compromisso permanece o mesmo” disse Raoni. 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

 Nenhum comentário

Há 4 anos prefeitura mantém encaixotada 40 máquinas de hemodiálise, denuncia deputado.


Vladimir Chaves

O descaso com a saúde pública no Brasil ultrapassa os limites do absurdo, um exemplo da falta de respeito para com os que dependem dos serviços públicos da saúde, está sendo denunciado pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), que trouxe à tona a indiferença da Prefeitura de João Pessoa, para com os doentes renais.

Segundo a denuncia do deputado, a Prefeitura de João Pessoa, mantém encaixotada no Hospital Santa Isabel, há quase quatro anos, 40 máquinas de hemodiálises que custaram quase R$ 4 milhões, mais os gastos com o anexo onde deveria estar funcionando a central de hemodiálise.


“Infelizmente muita gente sofre com esse problema da hemodiálise, eu tenho certeza que muita gente seria beneficiada se esse serviço já tivesse sido entregue, são quatro anos de espera, até quando vamos esperar” questionou o deputado.

 Nenhum comentário

Final de semana violento em Campina Grande, hospital de emergência registra 118 atendimentos.


Vladimir Chaves

Violência marca final de semana em Campina Grande e sobrecarrega hospitais. No principal hospital de emergência de Campina, Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, a partir da zero hora do sábado (2) até as primeiras horas desta segunda-feira (4), 118 pacientes deram entrada na unidade hospitalar, vítima de algum tipo de violência.


Os casos envolvendo acidentes de moto lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 73 pacientes foram atendidos devido a acidentes com motocicleta, 02 vítimas de acidente de carro, 06 vítimas de projéteis de arma de fogo, 16 de arma branca e 21 por espancamento. 

 Nenhum comentário

Em nota ACI critica falta de segurança pública em Campina Grande


Vladimir Chaves

A falência do sistema de segurança pública em Campina Grande levou a Associação Campinense de Imprensa – ACI- a divulgar nota de protesto em razão da ausência de ações eficazes por parte do Governo do Estado, capaz de conter a escalada da violência em Campina Grande.

Confira a integra da nota:

Manifesto  contra a insegurança pública

A ACI - Associação Campinense de Imprensa, interpretando os anseios dos seus associados, manifesta-se publicamente para protestar contra a onda de violência que tomou conta de Campina Grande, vitimando cidadãos e profissionais da imprensa.

Por falta de uma política de segurança pública eficiente, meliantes agem livremente, em plena luz do dia, na frente de todos, invadindo locais públicos, de trabalho e de moradia, deixando a sociedade aflita e temerosa diante dos constantes assaltos, roubos, arrombamentos, sequestros e crimes contra a vida.
Ao tempo em que cobra mais segurança para a sociedade, a ACI ratifica o seu mais veemente protesto pela ausência de uma ação estratégica, eficaz e eficiente para conter a escalada da violência em Campina Grande.

Diante dos últimos acontecimentos, a Associação Campinense de Imprensa também se solidariza com os seus associados que foram alvos da bandidagem, enquanto cidadãos ou no desempenho das suas atividades profissionais.

 A Diretoria da Associação Campinense de Imprensa renova votos de confiança na competência dos homens que fazem o judiciário e as forças policiais. A entidade reconhece que em muitas oportunidades, a nossa legislação penal ultrapassada, frustra a ação dos órgãos responsáveis pelo cumprimento da lei.

Enquanto membro do Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande, a ACI conclama as autoridades, os segmentos sociais, através de suas entidades representativas, para se unirem visando contribuir na busca de soluções para combater a violência que a cada dia cresce drasticamente em nosso meio social.

Campina Grande, 04 de julho de 2016.
Fernando Soares dos Santos

Presidente 

 Nenhum comentário