Projeto de Manoel Jr regulamenta uso de células-tronco de 'dentes de leite'


Vladimir Chaves

O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) apresentou Projeto de Lei para regulamentar o armazenamento de células-tronco obtidas nos dentes decíduos,  popularmente chamados “dentes de leite” das crianças. Se aprovada, a iniciativa poderá beneficiar de maneira preventiva toda a população da nova geração. 

De acordo com pesquisas recentes, células-tronco dos dentes de leite apresentam enorme potencial na recuperação da saúde dos indivíduos.

Enquanto as células do cordão umbilical têm capacidade de transformação limitada, as células-tronco extraídas da polpa do dente de leite podem originar variados tipos de tecidos humanos, como músculos, ossos, cartilagens e até mesmo gordura.

Médico e parlamentar atuante na área de saúde, educação e tecnologia, o deputado Manoel Júnior avalia que a regulamentação prevista em seu projeto é importante para que a prática do armazenamento das células-tronco dos dentes de leite seja divulgada e incentivada.

Ele acredita também que isso fará com que o Poder Público invista em pesquisas sobre o assunto e também crie bancos públicos de armazenamento.

No projeto, Manoel Júnior incluiu ainda a previsão de que possam ser deduzidas do Imposto de Renda os gastos com obtenção, exames laboratoriais, processamento e o armazenamento das células-tronco obtidas do dente de leite.

 “As pesquisas relativas às células-tronco de dentes de leite vêm crescendo a passos largos e proporcionando novas opções de tratamentos de diversas doenças. A ideia é criar mais alternativas para o tratamento da saúde da população que a cada ano sofre com o aparecimento de novas doenças, além das já existentes”, afirmou Manoel Júnior.


No Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pesquisadores têm feito ossos a partir dessas células-tronco e implantado em crianças com fissura do lábio palatino de forma bem-sucedida.

0 comentários:

Postar um comentário