Policia "caça" desocupados que aterrorizaram e humilharam agricultor.


Vladimir Chaves

Os desocupados que humilharam e agrediram psicologicamente um agricultor, ainda não identificado, da Zona Rural de Mulungu, e ainda filmaram e postaram as cenas do crime nas redes sociais, estão sendo investigados pela 8ª Delegacia Seccional de Policia Civil em Guarabira.

O vídeo feito pelos próprios integrantes do “bando” encontra-se em poder do delegado, que tenta agora identificar os algozes do agricultor que de forma covarde foi agredido moral e fisicamente.

No vídeo os delinquentes simulam que pretendem sequestrar o agricultor que entra em pânico, o desespero e o choro da vitima leva seus algozes as gargalhadas.

“Então vamos levar ele, vamos levar ele, você vai com a gente (gargalhadas), leva esse cabra, entra vamos, bora, bora, bora...(risos)” divertem-se diante do desespero do cidadão. 


Veja o vídeo



Vladimir Chaves

sábado, 30 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Senador Cássio Cunha Lima nega que dispositivo de sua autoria censure as redes sociais.


Vladimir Chaves

A emenda de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), aprovada pelo Congresso na “minirreforma eleitoral” que criminaliza mensagens na internet contra políticos e partidos, terminou ganhando repercussão nacional.

No entanto, durante toda a madrugada o senador Cássio Cunha Lima, através do seu perfil Twitter respondeu a dezenas de internautas, afirmando que está sendo mal compreendido e que o dispositivo de sua autoria criminaliza apenas a contratação de empresas ou grupos por partidos políticos com o objetivo de denegrir a honrar e a imagem de adversários. De acordo com o senador, a sua proposta não torna crime criticas postadas por pessoas comuns.

“A emenda estabelece punição para um crime específico, que é o de contratar, mediante pagamento, grupos de pessoas com a explícita finalidade de ofender, denegrir e caluniar candidatos, partidos ou coligações” disse Cássio.

Por outro lado o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coelho, ver o dispositivo com temeridade. Para ele, da forma como o texto foi aprovado, a difusão de notícias verdadeiras poderão ser alvos de punições.

A minirreforma aprovada pelo Congresso foi encaminhada a presidenta Dilma, na última segunda feira (25), que tem o prazo para sancionar o vetar até o fim da primeira quinzena de dezembro.

Confira algumas postagens de Cássio:





Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Alerta: Brasil tem 9,6 milhões de jovens sem estudar ou trabalhar


Vladimir Chaves

Uma população de 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, é motivo de preocupação quando se observam as condições de vida da população, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Síntese de Indicadores Sociais 2013, com dados de 2012, mostra que um em cada cinco brasileiros (19,6%) nesta faixa etária não trabalhava nem frequentava escola. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice é ainda mais preocupante, de quase um quarto (23,4%).

"Não significa que são encostados ou que são um bando, mas é um fator preocupante porque não é possível que pessoas desta idade não estudem nem trabalhem", diz a técnica do IBGE Ana Saboia. Segundo Ana, os dados não permitem apontar as razões para número tão significativo da chamada "geração nem-nem" (nem estuda nem trabalha), mas, com relação às mulheres a necessidade de cuidar dos filhos é um fator que contribui para não terem atividades produtivas. A proporção de jovens que não vão à escola e não têm emprego se mantém estável, com pequena redução nos últimos dez anos: em 2002, eram 20,2% da população nesta faixa etária.

Os indicadores mostram que 70,3% dos jovens que não trabalham e não estudam são mulheres. Dessas jovens que não têm atividade produtiva, 58,4% tinham pelo menos um filho. A maior parte dos jovens "nem-nem" (38,6%) tem ensino médio completo, ou seja, deveria ter seguido para um curso superior ou ingressado no mercado de trabalho. No outro extremo, um porcentual também alto, de 32,4%, nem sequer completou o ensino fundamental.

O Nordeste é a região com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham, em todas as faixas etárias estudadas. Na faixa de 18 a 24 anos, Alagoas tem nada menos que 35,2% da população que não estuda nem trabalha. Na região metropolitana de Recife, o índice também é preocupante: 31,8% dos jovens de 18 a 24 anos não têm atividade produtiva.

Geração canguru

No estudo sobre a composição das famílias no País, o IBGE constatou que é crescente a proporção de adultos (25 a 34 anos) que, embora tenham algum tipo de renda, continuam a viver com os pais, formando a chamada "geração canguru". Um em cada quatro jovens nesta idade (24,3%) ainda vivia com os pais em 2012, segundo a Síntese de Indicadores Socais. Em 2002, esse índice era de 20,5%, ou um em cada cinco jovens.

O fenômeno da geração canguru ocorre com mais frequência em famílias de renda mais alta e na região Sudeste. Entre os que optaram por continuar a viver com os pais, 60% são homens e 40% mulheres. Em geral, são ocupados e têm alta escolaridade. Segundo técnicos do IBGE, uma combinação de fatores pode levar ao adiamento da decisão de deixar as casas dos pais - os motivos vão de questões financeiras a emocionais.

Embora tenham renda própria, os jovens decidem continuar com os pais para economizar nos gastos com a casa e investir em estudos e aprimoramento profissional. Também existe, segundo a técnica do IBGE Ana Saboia, uma tendência de amadurecimento mais tardio entre os jovens. A preocupação em dar mais assistência aos pais e a decisão de casar mais tarde também pesam no crescimento da geração canguru.

 Nenhum comentário

PRECATÓRIOS: APLP cadastra associados acima de 60 anos e portadores de doenças graves para ingressar na justiça.


Vladimir Chaves

A Associação dos Professores em Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), está convocando os associados, beneficiários de precatórios, acima de 60 anos e os portadores de doenças graves, para agilização dos pagamentos dos benefícios. A liberação dos precatórios aos professores que atendam essas exigências está prevista na decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e será acionada pela APLP.

Para requerer os pagamentos dos benefícios, é necessário que os professores dirijam-se as sedes da APLP (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras) munidos dos documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência, além dos dados bancários (número da conta, agência, nome do banco) e, no caso dos portadores de doenças graves, os respectivos laudos médicos. 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Ricardo Coutinho entrega 333 casas em Campina Grande.


Vladimir Chaves

O governador Ricardo Coutinho (PSB), acompanhado do vice-governador Rômulo Gouveia e do prefeito Romero Rodrigues, entregou, na manhã desta quinta-feira (28), em Campina Grande, o Conjunto Habitacional Novo Cruzeiro.


As 333 unidades habitacionais fazem parte do Programa Pró-Moradia, as residência são entregues às famílias sem nenhum custo. São 308 casas convencionais, 12 adaptadas para idosos e outras 13 para pessoas portadoras de necessidades especiais. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

PSB e Rede apresentam plataforma digital com conteúdo programático


Vladimir Chaves

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Rede Sustentabilidade apresentam nesta quinta-feira (28), em São Paulo a plataforma digital com o primeiro documento síntese do conteúdo programático que vai direcionar a proposta de governo da aliança.

A plataforma digital vai hospedar esse documento síntese e, por meio dela, cidadãos de todo o país poderão apresentar suas propostas ao programa de governo da coligação PSB/REDE para 2014.

O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a fundadora da Rede, ex-senadora Marina Silva, participam do lançamento.


A apresentação será às 11h, com transmissão ao vivo nos sites da Fundação João Mangabeira (tvjoaomangabeira.com.br), do Portal Nacional do PSB40 (www.psb40.org.br) e da Rede Sustentabilidade (redesustentabilidade.org.br).

 Nenhum comentário

“Vila do Artesão”: Vereador apresenta Projeto de Lei que favorece os artesãos campinenses.


Vladimir Chaves

O vereador Lafite protocolou Projeto de Lei que disciplina o comércio e venda nos chalés da “Vila do Artesão”. O projeto restringe o uso das dependências apenas para produção e venda de artesanato.

Segundo o vereador, a Vila do Artesão foi construída para que os artesãos de Campina Grande pudessem ter um local digno para produzirem e comercializarem seus produtos. No entanto a realidade é que mesmo com um Termo de Uso determinando que os chalés sejam usados apenas para produzir e comercializar produtos oriundos do artesanato, algumas lojas têm comercializados produtos fora dos padrões estabelecidos.

“A Vila do Artesão é uma conquista histórica dos artesãos, mais como todas as coisas, para que possam funcionar a contento, necessita-se de fiscalização, portanto vemos a presente necessidade de que essa seja feita, a fim de restituir o direito a muitos artesãos que certamente necessitam de um lugar para vender seus produtos e não tem, por que outros estão usando para fins que não são objeto fim daquele local” afirmou Lafite.

 Nenhum comentário

TCE apresenta novo estudo sobre acumulações de cargos, empregos e funções públicas


Vladimir Chaves

O Tribunal de Contas da Paraíba concluiu estudo, correspondente ao exercício 2013, sobre acumulações de cargos, empregos e funções públicas. O trabalho foi apresentado à imprensa pelos conselheiros Fábio Nogueira e André Carlo Torres Pontes, respectivamente, presidente e ouvidor do TCE-PB. A Corte vem realizando esse trabalho há décadas, mas, desde 2012, quando foram realizados dois levantamentos, além de uma nova metodologia passou-se a utilizar ferramentas mais modernas, que determinam uma maior precisão nos resultados.

Além da inovação metodológica, o novo estudo, cujo período base foi o mês de junho de 2013, foi formulado a partir de um universo mais abrangente. Passou-se a incluir servidores de órgãos federais, lotados na Paraíba, e os da administração indireta. Foram pesquisadas folhas de pagamento de 661 unidades gestoras, perfazendo um total de 325.315 servidores pesquisados. A chave utilizada na pesquisa foi o número do CPF do servidor. Os casos de acumulação, considerados ilegais, geraram 284 processos, que foram distribuídos para a Ouvidoria do TCE, responsável pela instrução dos mesmos.


O resultado do estudo, realizado pelos auditores de contas públicas Fabiana Miranda, Helton Morais, Eduardo Ferreira e Marcos Uchoa, do Departamento de Atos de Pessoal, pode ser conferido no arquivo em anexo.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Secretaria de Ação Social da cidade de Pitimbu paga o sinal de internet mais caro do mundo


Vladimir Chaves

A cidade de Pitimbu situada no litoral sul da Paraíba distante 68 km de João Pessoa, com uma população aproximada de 17.492 habitantes conforme dados do IBGE, é uma forte candidata para ingressar no livro de recordes (Guinness Book) como a cidade que paga a internet mais cara do mundo.

De acordo com dados colhidos no Sistema de Acompanhamento da Gestão - SAGRES- do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de Pitimbú, administrada pelo prefeito Leonardo Barbalho (PSD), paga mensalmente R$ 2.000,00 (dois mil reais) pelo fornecimento do sinal de internet da Secretaria Ação Social do município.
No site da prefeitura a Secretaria de Ação Social sequer disponibiliza e-mail para contatos. 

http://pitimbu.pb.gov.br/secretarias/secretaria-da-acao-social/

Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Câmara Municipal de Campina Grande homenageia o Dia da Consciência Negra


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo Requerimento nº 2812/2013, do vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), realiza nesta quarta-feira (27), sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Participarão do debate o Jair Silva (professor, militante do movimento negro de Campina), Moisés Alves (também militante), Mestre Sabiá (presidente da Associação de Capoeira Badauê), Cristiane Nepomuceno (professora e representante da UEPB) e Marinalva Vilar (coordenadora do curso de educação étnico-racial).

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

terça-feira, 26 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Oficiais de Justiça decidem manter número de cumprimento de mandados proporcional à indenização paga pelo TJPB


Vladimir Chaves

Reunidos em assembleia no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande Oficiais de Justiça de todo o estado decidiram rejeitar a proposta apresentada pelo Tribunal de Justiça, de suspender até o dia 20 de janeiro de 2014, o cumprimento de apenas 19 dos mandados recebidos por mês, oriundos da justiça gratuita e Fazenda Pública, exceto aqueles urgentes, relacionados a réus presos e ações de alimentos,  quantidade esta equivalente ao valor da verba indenizatória de R$ 680,00.

Segundo o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba, Antônio Carlos Santiago, a mobilização deflagrada há mais de trinta dias, visa a aplicação da Resolução 153 do CNJ, que prevê desde o mês de julho de 2012, o pagamento antecipado dessa prestação jurisdicional que é dever do Estado e não do Oficial de Justiça. Ele esclareceu ainda que a decisão não representa uma greve branca, mas o legítimo exercício de um direito assegurado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Defesa de salários

“Nossa reivindicação não se confunde com aumento de salário, mas a defesa do próprio, que vem sendo consumido a cada mês, com o cumprimento pelos oficiais de uma obrigação que é do Tribunal”, esclareceu. A categoria concluiu pela inviabilidade da proposta apresentada, não para implementar a Resolução, mas para mera formação de Comissão voltada a estudos de compartilhamento da despesa devida ao Judiciário com o governo do estado e Defensoria Pública.

Outro aspecto considerado foi a proximidade do fim do prazo para inclusão dos recursos necessários, através de emenda orçamentária junto à Assembleia Legislativa, que transcorre na próxima sexta-feira 29. O diretor jurídico do Sindojus, Francisco Norberto, acrescentou ainda que nesta segunda-feira a entidade comunicará formalmente à presidência do TJ sobre a deliberação e tranquilizou a categoria sobre eventuais sanções administrativas e judiciais, citando entendimento da corregedoria estadual quanto à matéria, manifestado através de ofício dias atrás.


"Diante da constatação de que o nosso Tribunal de Justiça não adotou ainda as providências necessárias para dar concretude ao comandado da citada Resolução, bem entendendo este Órgão Correicional, até aqui, ser descabida qualquer providência de sua parte que resultasse em ameaças de penalidades funcionais aos oficiais de justiça pelo não cumprimento de diligências sem recebimento prévio do custeio das diligências", reconheceu o juiz corregedor auxiliar Carlos Antônio Sarmento.

 Nenhum comentário

Traição: População de Cabedelo exige explicações do ex-prefeito “Luceninha”


Vladimir Chaves

A sociedade civil organizada do município de Cabedelo, ao que parece não vai aceitar pacificamente a traição do ex-prefeito José Maria de Lucena, (Luceninha), que de forma inexplicável renunciou ao mandato após cumprir apenas 11 meses do mandato na segunda  cidade mais rica do Estado da Paraíba.

Para tanto, as entidades civil de Cabedelo, além de divulgarem um manifesto condenando a renuncia que eles conceituam como; “obscura, irresponsável e que denigre a politica”, vão realizar uma serie de protestos até que sejam esclarecidos os reais motivos da renuncia. O primeiro ato público acontece nesta terça-feira 26 de novembro, às 18 horas na Praça Getúlio Vargas, Centro, Cabedelo.

Leia a integra do manifesto:

RENÚNCIA DO PREFEITO: GOLPE CONTRA A CIDADANIA E O VOTO POPULAR
MANIFESTO E ATO PÚBLICO PELA CIDADANIA

A população de Cabedelo tem lutado para sair dos governos de atraso e corrupção. Depositou seu voto e esperança em um novo Prefeito eleito com a maior votação da história. Com larga experiência como Vereador, o Prefeito contava com o apoio de todos os Vereadores da Câmara e da ampla maioria da população. Como um Prefeito eleito nessas condições, em uma das cidades mais ricas do Nordeste, renuncia seu cargo com apenas 11 meses de mandato?

Essa renúncia obscura e irresponsável denigre a política, agride a cidadania, trai os compromissos assumidos e rouba mais uma vez as esperanças do povo de Cabedelo quanto ao direito de decidir sobre seu destino. Desmoraliza a sociedade quando, sem explicação plausível e aparente, o rumo da cidade passa a depender de outro projeto de governo, que a população não conhece, não participou e com o qual não firmou compromisso.

É mais um capítulo de descaso da política de baixo escalão, forjada pelo poder econômico e pseudolideranças locais e externas, que submetem os cabedelenses a um ciclo vicioso de governantes incapazes, a ponto de transformar uma das cidades mais ricas e belas desse país numa favela desmoralizada. Não conseguem reverter à riqueza orçamentária da cidade em políticas públicas e qualidade de vida para o seu povo. A corrupção, a destruição do meio ambiente, a violência e a carência da população é o que mais cresce na realidade de Cabedelo, debaixo dos olhos coniventes de quem deveria fiscalizar e punir tantas improbidades e injustiças.

As entidades que subscrevem este manifesto exige explicação das reais motivações da renúncia do Prefeito eleito de Cabedelo. Convida a população e entidades para um ato público na próxima terça feira, 26 de novembro, às 18 horas na Praça Getúlio Vargas, Centro, Cabedelo. Compareça na praça e solte sua voz. Pela ética, transparência na política e contra a corrupção.

Associação Cabedelense para Cidadania - ACICA
Paróquia São Judas Tadeu –
Camboinha Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Ensino Ciência e Tecnologia – IFPB
Clube da Melhor Idade Pôr do Sol –
Intermares Associação dos Moradores do Jardim Brasília
Associação das Marisqueiros e Pescadores de Intermares
Movimento de Luta pela Moradia – Cabedelo


Vladimir Chaves

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Petistas de Campina Grande, dizem não ao PMDB elegendo Perón Japiassú presidente.


Vladimir Chaves

Os militantes do Partido dos Trabalhadores de Campina Grande elegeram em segundo turno o novo presidente do PT, com 64% dos votos validos foi eleito o suplente de deputado estadual Perón Japiassú.

De acordo com os petistas aliados de Perón, o resultado do segundo turno em Campina Grande, representou mais que a derrota do concorrente, o professor Hermano Nepomuceno, representou a derrota do PMDB, já que o candidato era tido como um militante simpatizante do projeto politico eleitoral do PMDB.

Durante toda a campanha o próprio Perón, pediu votos à militância alertando para possíveis intervenções na legenda caso o seu concorrente fosse eleito.

“Você já ouviu falar de alguém fazendo intervenção dentro do PMDB? E por que querem impregnar essa cultura dentro do PT de Campina Grande? Há muito tempo que eu digo; tem gente se filiando ao PT só para usar a legenda, tem filiado no PT que ao invés de uma estrela no peito usa broches de outras siglas” desabafou.


O líder petista assume o comando do partido pelos próximos quatro anos, prometendo reestruturar a legenda na cidade e resgatar a autoestima da militância.


“Nós temos muito que fazer pelo PT, vamos fazê-lo ressurgir das cinzas como uma Fênix, vamos resgatar o respeito da sociedade, vamos recuperar a autoestima dos filiados, vamos resgatar a história do PT, nós vamos devolver o PT à militância” disse Japiassú.

Depois das intervenções judiciais promovidas em 2012, pelo grupo que deu apoio ao professor Hermano Nepomuceno, e da gestão desastrosa do ex-presidente que teve que pedir desfiliação quando estava na iminência de ser expulso pela direção nacional, o PT encontra-se completamente desestabilizado na cidade, os dirigentes não tem sequer uma sede para realizarem suas reuniões, até mesmo a conta bancaria do partido está impossibilitada de ser movimentada devido à apresentação de uma Ata falsa protocolada pela gestão passada, conforme declarações do presidente eleito, Perón Japiassú.


Dos 2100 filiados aptos a votarem, apenas 957 filiados participaram do Processo de Eleições Diretas –PED- neste segundo turno. Dos quais, 605 votaram em Perón Japiassú, 331 votaram no professor Hermano Nepomuceno, 14 votaram em branco e 7 anularam os votos.


Vladimir Chaves

 Nenhum comentário

Ricardo comemora aniversário ao lado de Cássio, Rômulo e lideranças políticas de toda Paraíba


Vladimir Chaves

O governador Ricardo Coutinho comemorou nesta tarde o seu 53º aniversário durante festa com a presença de lideranças políticas, amigos e correligionários de todo o Estado. Ricardo Coutinho agradeceu a todos os companheiros e companheiras que estiveram juntos nos momentos de dificuldades, mas também de conquistas e investimentos que colocam a Paraíba no caminho certo. “Quem conseguiu superar as dificuldades encontradas no início do governo e tocar o maior programa de obras dos últimos anos pode andar de cabeça erguida, bater no peito, e dizer que o futuro será ainda melhor”.

O governador Ricardo Coutinho chegou à festa acompanhado da 1ª dama do Estado, Pâmela Bório, do seu filho Henri e do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). Também prestigiaram o aniversário o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), os deputados federal Damião Feliciano (PDT) e Efraim Filho (DEM), os deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB), Jutay Meneses (PRB), João Gonçalves (PSD), Léa Toscano (PSB), Gilma Germano (PPS), Antônio Mineral (PSDB) e Adriano Galdino (PSB), os presidentes do PC do B, Simão Almeida, do PDT, Renato Feliciano, do PSB Edivaldo Rosas, do PTN, Álvaro Neto, do DEM Efraim Filho e do PSD, Rômulo Gouveia.

Ricardo lembrou da difícil, mas vitoriosa caminhada que diminuiu os privilégios de uma meia dúzia e melhorou a qualidade de vida das pessoas de todas as regiões do Estado. Ele acrescentou que estes quase 3 anos de governo foram de muito trabalho e esforço para reequilibrar a máquina, para retomar os investimentos e é justo que agora, em 2014, e em 2015 em diante dê bons frutos para que em 2018 tenha continuidade não comigo, mas com um companheiro que esteja ao nosso lado e alinhado com esse projeto. “Quem me conhece sabe o valor da minha palavra”. 

Ricardo disse que receber uma homenagem como essas ao lado de amigos (as) e companheiros (as) de caminhada e do povo não tem como não se sentir energizado. “Agradeço a presença de Cássio e o recebo de braços abertos nessa comemoração. Reafirmo a certeza da manutenção da aliança política construída em 2010, pois se temos diferenças, que são naturais até dentro de casa, imagine no campo da política. Mas os motivos que nos une são bem mais fortes do que os que poderiam nos separar, pois são fundamentais para toda a Paraíba”. 

O senador Cássio Cunha Lima participou da festa e veio dar seus parabéns a Ricardo Coutinho. Em seu discurso, Cássio disse que mesmo com as dificuldades de saúde que passa a sua mãe Dona Glória fez questão de vir à festa e deixar seus voto de saúde, sucesso, força, êxito, coragem, determinação e vida longa para Ricardo Coutinho continuar nesta caminhada de superação dos desafios que estão postos à frente do governo do Estado. “Lamento que interpretem mal as nossas atitudes e tentem fazer uma leitura política, quando na verdade, estamos aqui para esse momento de confraternização ao lado de todos vocês”. 

O vice-governador, Rômulo Gouveia, disse que o governador Ricardo Coutinho é um companheiro leal e reafirma o seu compromisso de estar junto para garantir a vitória desse projeto porque essa é a vontade do povo. “Os que tentam criar fatos e inverdades receberam a resposta do povo”, completou Rômulo.

O deputado federal Damião Feliciano destacou o trabalho desenvolvido por Ricardo na construção de um Estado de todos e para todos. “Hoje vemos obras deste governo em todos os 223 municípios não importa o número de habitantes. No turismo e nos serviços a Paraíba já é o Estado que mais cresceu e por isso estou aqui para dizer que esse trabalho não pode parar e vai continuar”.

O deputado federal Efraim Filho disse que hoje é um dia de comemorar não apenas o seu aniversário e a sua vida, mas a mudança de uma cultura política e uma metodologia que começa a conquistar as mentes e os corações dos paraibanos e paraibanas. "Há gestos que valem mais do que palavras e todas as lideranças que estão aqui reafirmam o seu compromisso com uma Paraíba que olha para frente e não para trás e que olha o futuro e não o passado e que pensa no amanhã e não no ontem. Nós do Democratas queremos a continuidade desse projeto e a renovação da aliança vitoriosa de 2010”, completou Efraim Filho.


(assessoria)

domingo, 24 de novembro de 2013

 Nenhum comentário

Fundador do PT, ex-ministro de Lula diz que STF cumpriu seu papel ao condenar réus do mensalão


Vladimir Chaves

Em entrevista ao Jornal do Comércio, de Porto Alegre, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, defendeu a prisão dos petistas condenados no mensalão e disse que não crê que o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) tenha sido político.

— Funcionou o que deveria funcionar. O STF julgou e a Justiça determinou a prisão, então cumpra-se a lei —analisou Dutra.

Um dos fundadores do PT e ex-ministro das Cidades no primeiro governo Lula, Dutra classificou o desfecho da ação penal 470 como uma resposta aos processos de corrupção que, historicamente, “permeiam a política nacional”. Contrariando a tese majoritária do partido, o ex-governador sequer criticou a decisão do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, de ordenar a prisão de José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares em regime inicialmente fechado.

— Até pode ser questionado, mas as instituições têm seus funcionamentos internos. O que não se pode admitir é o toma-lá-dá-cá nas práticas dos mensalões de todos os partidos, nas quais figuras do PT participaram — avaliou o petista.

Dutra disse que respeita a história política de Dirceu e Genoíno, mas ressalvou que o passado de combate à ditadura militar não abona condutas ilícitas.

— Há personalidades que fazem política por cima das instâncias partidárias e seguem seus próprios atalhos. Respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura, mas (a corrupção) é uma conduta que não pode se ver como correta — criticou.

Dutra, quando ministro das Cidades de Lula, foi isolado por José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil, antes do escândalo do mensalão vir à tona. Em julho de 2005, foi demitido retirado para dar lugar a Márcio Fortes, do PP – sigla também envolvida no escândalo de corrupção. Olívio avaliou que o PT precisa estar acima das personalidades políticas e disse que, na sentença do STF, “se fez justiça no caso de corrupção”.

— Não deveria ser diferente (sobre as condenações e prisões). Um partido como o PT não pode ser jogado na vala comum com atitudes como esta. Com todo o respeito que essas figuras têm, não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal, envolveram o partido. O sujeito coletivo do PT não pode ser reduzido em virtude dessas condutas. O PT surgiu para transformar a política de baixo para cima. Eu não os considero presos políticos, foram julgados e agora estão cumprindo pena por condutas políticas — dispara o líder petista.

O Globo

 Nenhum comentário