STF forma maioria para tornar Jorge Kajuru réu por calúnia.


Vladimir Chaves



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria com seis votos para tornar o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) réu por calúnia nesta sexta-feira, 1º de dezembro.

O julgamento envolve uma queixa-crime apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), referente a um vídeo publicado por Kajuru em suas redes sociais em 2019.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, considerou que as declarações de Kajuru configuram o crime de calúnia. O voto do relator foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.

sábado, 2 de dezembro de 2023

 Nenhum comentário

Senadores aprovam projeto que para obter CNH, motorista terá que fazer curso sobre igualdade gênero


Vladimir Chaves



Acredite, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou o PL 1467/2021, que inclui o tema da "igualdade entre mulheres e homens no trânsito" no curso de formação de condutores e no exame escrito para obtenção da carteira de motorista. O projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES) ganhou parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele agora segue para decisão final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503, 1997) para condicionar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) à realização de curso e de exame sobre a igualdade entre mulheres e homens no trânsito. Caso vire lei, as normas serão aplicadas após 180 dias da publicação.

Na justificação da proposta, o autor tenta justificar afirmando que a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens no trânsito, o que é revelado pelo preconceito e discriminação aos quais a condutora mulher está sujeita e, ainda, pela violência praticada contra a mulher em transportes públicos ou privados.

O relator foi favorável e apontou que a formação dos candidatos à habilitação deve acompanhar as mudanças socioculturais, adaptando e aprimorando os conteúdos de seus cursos e exames para garantir que os novos condutores entendam a importância de não haver qualquer tipo de discriminação contra as mulheres. O parecer foi lido na reunião pelo senador Flávio Arns (PSB-PR):

“Especialmente no trânsito, tem-se o uso corriqueiro de expressões inferiorizantes que expressam a desigualdade entre mulheres e homens e a resistência hostil à presença das mulheres. Dessa naturalização de comportamentos preconceituosos e discriminatórios decorrem consequências graves. A título de exemplo, podemos mencionar o desincentivo à mobilidade da mulher e, consequentemente, à sua presença no mercado de trabalho, o aumento do medo de dirigir e, ainda, a permanência e o aumento da prática de crimes contra a dignidade sexual em transportes públicos e privados, os quais são frequentemente noticiados. Ademais, relata-se que a agressividade e os posicionamentos machistas contra as mulheres têm início, por vezes, já no ambiente de formação dos candidatos à habilitação”, aponta o relatório, lido por Arns.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

 Nenhum comentário

Rei da rachadinha: 46 deputados acionam PGR contra deputado Janones por “rachadinha”


Vladimir Chaves



Um grupo de 46 deputados federais da oposição encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação sobre a alegada prática de “rachadinha” pelo também deputado André Janones (Avante-MG).

Os parlamentares argumentam que Janones pode ter cometido crime de peculato, ato de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e lesão ao erário. Além disso, acusam-no de falsidade ideológica eleitoral por supostamente declarar despesas eleitorais em 2016 menores do que efetivamente gastou.

“André Janones afirmou ter gasto R$ 675 mil na campanha para prefeito em 2016. No entanto, ao consultar o TSE, constatamos que declarou apenas R$ 200.566,44 como despesas de campanha”, declararam os deputados no documento enviado à PGR.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

 Nenhum comentário

Os impactos da fé durante o tratamento de doenças


Vladimir Chaves



Segundo uma pesquisa realizada pela National Library Of Medicine (NIH), a espiritualidade pode ajudar as pessoas na diminuição de conflitos psicológicos, principalmente entre os homens. Quando o assunto é o Câncer de Próstata, que corresponde a 13,5% total de todos os cânceres do mundo segundo da Organização Mundial da Saúde (OMG), o sexo masculino é o que mais desencadeia sentimentos que impactam de forma negativa o tratamento, como ansiedade e depressão.

E isto tem uma razão científica: o conflito psicológico. De acordo com a pesquisa do NIH, alguns pacientes lamentam a escolha e o processo do tratamento. Tal fato está associado à menor qualidade de vida física e mental.

Além da ansiedade e depressão, cerca de 25% dos pacientes tendem a ter taquicardia, falta de ar, aperto no peito, sensação de desemparo ou até mesmo quadros depressivos como tristeza, perda de energia e perda de prazer. “Mesmo que a pessoa saiba que existem tratamentos eficazes, estes sentimentos podem atrapalhar durante o tratamento oncológico”, explica o médico psiquiatra, Dr. Ismael Sobrinho.

Como forma de apoio, a espiritualidade é um grande aliado nestes momentos. “Vários estudos mostram que a fé se torna um mecanismo de ajuda e socorro para estes pacientes. De fato, a espiritualidade nos mostra que Deus tem o controle sobre nossas vidas, a Bíblia nos diz que não há nada ou nenhum sentimento que esteja fora do alcance dele. Desta forma, a fé nos faz olhar os recursos não apenas espirituais, mas também físicos, ou seja, a cirurgia, e os tratamentos físicos e emocionais”, ressalta o profissional.

Quando as pessoas estão diante de um diagnóstico de câncer, é importante entender que o corpo, a alma e o espírito devem ser tratados. A medicina, os recursos emocionais e a fé andam juntos para trazer melhores resultados.

Os devocionais diários, isto é, momentos de dedicação, de devoção ou de declarar o amor a Deus, também é uma prática recomendada, pois serve como forma de auxílio para as pessoas manterem uma rotina saudável. Com o Glorify, por exemplo, é possível realizar um momento devocional diário, ler a Bíblia, fazer orações individuais ou compartilhadas, escutar músicas e testemunhos e muito mais.

“Pessoas que possuem espiritualidade durante o tratamento de alguma doença têm uma evolução melhor de bem-estar, respondem melhor ao tratamento e tem menos efeitos colaterais de quimioterapia e radioterapia. Ela serve como um mecanismo de proteção mental”, reforça Dr. Ismael.

Sobre o Glorify

Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo cristão de devocional diário que cria espaço e estrutura para que todas as pessoas se conectem com Deus todos os dias.

Projetado para ajudar a adquirir bons hábitos de adoração com conteúdo de qualidade, o Glorify oferece leituras diárias da Bíblia sobre temas relevantes, meditação guiada, música de adoração e espaço para reflexão e oração. Cristãos em todo o mundo são guiados por pequenas rotinas de adoração para fortalecer seu relacionamento com Deus e reabastecer seu espírito todos os dias.

O aplicativo está disponível para download na Google Play Store e Apple Store.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

 Nenhum comentário

SOBRE BOLSONARO NA PAULISTA HOJE (Bolsonaro não é uma pessoa, é uma ideia).


Vladimir Chaves



Por Sérgio Junior.

Antes de mais nada, é preciso colocar um chapeuzinho de humildade e se questionar, quem é mais inteligente, eu e você, pobres mortais, com um conhecimento ínfimo de política, ou o cara que ficou 15 anos no exercito, 3 décadas dentro da câmara dos deputados e 4 anos na presidência da República.

Feito isso, passemos para o assunto: liderança.

Pois bem.

Um dos primeiros sintomas de tirania e má liderança, é o tal líder fazer questão de aparecer, coordenar e ter proeminência no tempo de fala. Isso é bom no início, mas depois que o pensamento macro do líder já foi transmitido, ele precisa ter a inteligência de se afastar do caldo e da efusão dos liderados, para observar o efeito e as possíveis falhas da sua ideia aplicada. Ou seja, quando você planta, você não pode ficar regando o tempo todo. Isso é emoção de agricultor inexperiente.

O excesso de água vai matar a semente, ao invés de fazer brotar.

Há inclusive um versículo maravilhoso em coríntios 3: 1-17, falando sobre pessoas que ficavam se dividindo e, dividindo o povo (muito semelhante aos dias de hoje) e dizendo: eu sou de Paulo, eu sou de Apolo. A referência bíblia ensina o seguinte: Paulo plantou, Apolo regou, mas o crescimento quem dá é Deus.

Assim sendo, @jairbolsonaro  foi mais uma vez, um gênio. Acertou quando viajou para a América no final do ano passado, acertou em não se pronunciar diretamente ou com a veemência que lhe é peculiar, sobre a morte do Cleriston e, acertou em cheio não indo para a Avenida Paulista hoje.

Ele simplesmente disse: "Eu apoio!", ponto.

Um líder tem que deixar os seus liderados mostrarem que aprenderam a lição de casa. Caso contrário, não é um líder, é uma babá.

E nós, com toda sinceridade, precisamos nos unir como povo. Precisamos fazer o nosso movimento, embasado nos nossos valores, precisamos extirpar da nossa cultura essa necessidade de alguém nos guiando e incentivando, como se não tivéssemos autonomia.

O que @jairbolsonaro  está nos ensinando é muito mais profundo do que se possa imaginar. Ele está nos ensinando a descobrir entre nós, os próximos "pastores" e pararmos de pensar o tempo todo como rebanho. O projeto de Bolsonaro não se resume à quatro anos de mandato, ele está formando a cultura política da próxima geração. Será que você consegue perceber isso?

Talvez, o próximo presidente da República de direita está lendo esse texto agora. Okay, talvez não seja o presidente, mais um governador, um deputado, senador, vereador, por que não?

Então, eliminemos do nosso meio, esse "espírito de vira-lata" e nos organizemos nos unamos e venceremos. Sim, certamente venceremos.

E todas as vezes que te chamarem de bolsonarista, dê uma risada de quem sabe o quão ignorante é quem te põe esse epíteto. Não sabem que o "bolsonarismo" existe desde mais de 2 milênios atrás.

Então, Bolsonaro estava na paulista hoje. Ele estava no carro de som, no verde e amarelo, nas famílias, nos católicos, nos não religiosos, na internet, no Brasil inteiro. Em cada patriota brasileiro, Bolsonaro está.

Bolsonaro não é uma pessoa, é uma ideia.

E vou te falar, Bolsonaro muda de nome todos os dias e tem filhos novos todos os dias. Inclusive, esses últimos dias, nasceram filhos dele na Holanda, na Argentina e por aí vai.

Eu, Sergio Junior, redigi este texto, também sou Bolsonaro.

*Texto copiado do perfil X (antigo Twitter) de @SERGIOJUNIOR79r )

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

 Nenhum comentário