Alagoas: Soltura de centenas de pássaros apreendidos


Vladimir Chaves

Um vídeo mostrando centenas de pássaros sendo devolvidos a seu habitat natural no município de Água Branca, em Alagoas, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas.

As imagens, que mostram uma fileira de policiais e outros agentes abrindo gaiolas e soltando as aves já alcançaram mais de cinco milhões de visualizações no Facebook.

A ação, coordenada pelo Ministério Público de Alagoas, faz parte do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que envolve órgãos federais e dos Estados da Bahia e de Alagoas e tem o objetivo de diagnosticar e combater danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco.

A FPI está voltada para municípios no entorno do rio. Técnicos, policiais e agentes de ministérios públicos percorrem zonas urbanas e rurais fiscalizando saneamento, mineração, agrotóxicos e fauna.

O programa também tem como alvo o mercado negro de animais silvestres, que retira de quatro a cinco milhões de animais de seus biomas originais todos os anos nessa região.

Aprisionadas em gaiolas como animais de estimação, muitas aves passam anos sem voar em seu habitat natural. Alguns perdem a visão, outros sofrem ferimentos nas asas em função do aprisionamento.

Muitas morrem em decorrência de maus-tratos – em especial, durante seu transporte. O MP de Alagoas já resgatou 2.600 aves. De acordo com Isaac Albuquerque, veterinário responsável pela equipe que trata dos animais, outras solturas já estão programas – entre elas uma na manhã desta sexta, a última nessa primeira fase do projeto.

Antes de serem soltos, os pássaros recebem cuidados médicos para ajudá-los na reabilitação à vida na natureza.

“São animais resgatados diariamente, normalmente entregues voluntariamente por moradores depois que os confrontamos”, diz Albuquerque.

Confira o vídeo; 



(http://www.renctas.org.br)

sábado, 21 de maio de 2016

 Nenhum comentário

Prefeito Luciano Cartaxo diz que seu vice não trabalhou pela cidade.


Vladimir Chaves

Para o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), o vice-prefeito, Nonato Bandeira (PPS), sofre de miopia política e que isso faz com que ele perca o senso da responsabilidade e o discurso político.

Segundo o prefeito, o vice-prefeito Nonato Bandeira, perdeu a oportunidade de trabalhar pela cidade, não tendo participado sequer das inaugurações das obras, apesar de ter o nome nas placas de inaugurações.


“O vice-prefeito infelizmente perdeu a oportunidade de trabalhar pela cidade de João Pessoa, a partir do momento que ele se esqueceu de pensar no futuro da cidade e contribuir com a gestão, o vice-prefeito não participou de uma única reunião, ele não participou de nenhuma solenidade de inauguração, apesar ter o nome dele nas placas de inauguração, lamento profundamente esse tipo de postura” disse Cartaxo. 

sexta-feira, 20 de maio de 2016

 Nenhum comentário

APLP denuncia que Governo da Paraíba extinguiu disciplinas de Educação Física e Artística.


Vladimir Chaves


O clima é de revolta e frustração entre os professores Educação Física e Artística da rede estadual de ensino da Paraíba, sem nenhuma discussão previa e em pleno andamento do Ano Letivo, a Secretaria de Educação do Estado, abruptamente desativou as disciplinas nas turmas da 1ª a 5ª Série do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede estadual de ensino.

“Como uma paulada em cima das cabeças dos professores e professoras, uma decisão esdrúxula porque sem quaisquer informações preliminares, sem diálogos e de forma desrespeitosa, que causa desorganização, constrangimento e revolta! E como ficam os Professores e Professoras dessas disciplinas? E os alunos? A APLP repudia, veementemente, tal atitude e cobra explicações da Secretaria da Educação aos professores e professoras que exercem com responsabilidades suas funções nas Escolas” reagiu a Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP).

 Nenhum comentário

Luiz Couto diz que não assinou documento pela transposição porque não reconhece legitimidade do governo Temer.


Vladimir Chaves

Em nota o deputado federal Luiz Couto (PT) disse que não assinou o documento em que a bancada da Paraíba pede a conclusão das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, porque não reconhecer a legitimidade do governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB).

Segundo o deputado, as obras da transposição estão quase concluídas e que foi uma prioridade do governo dos presidentes Lula e Dilma.

"A Transposição foi uma prioridade nos governos de Lula e Dilma. A presidente já havia dito que as obras seriam entregues até o fim do ano. Então, é desnecessário pedir para que uma autoridade ilegítima e transitória não impeça o que já está praticamente pronto. A Transposição será uma realidade graças à sensibilidade de Lula e Dilma em relação aos grandes problemas do Nordeste. Combater as desigualdades na nossa região é uma luta pela qual sempre vou me empenhar. Só não vou compor cenário para aplauso a um governo golpista que nenhuma identidade tem com o trabalho em prol da convivência com a estiagem nordestina. Confio na Justiça e mantenho minha firme convicção de que não houve crime de responsabilidade por parte da presidente. Sendo assim, ela voltará ao cargo para o qual foi eleita por 54 milhões de brasileiros e poderá inaugurar a Transposição, marco histórico para o desenvolvimento do Nordeste", justificou Luiz Couto.

 Nenhum comentário

Eixo Leste: Senadores da Paraíba conseguem R$ 50 milhões mês para acelerar as obras de transposição.


Vladimir Chaves

A perseverança dos senadores paraibanos em defesa da segurança hídrica da Paraíba começa a surtir efeitos. Em reunião, na tarde de hoje (19), com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, garantiram uma antecipação de R$ 50 milhões de Reais mensais para as obras de transposição do Eixo Leste, canal responsável pela transposição das águas que chegarão ao “Açude de Boqueirão”.

“Nossa última esperança é a transposição do São Francisco, sem isso, teremos um colapso no abastecimento de água. Na melhor das hipóteses, a obra completa vai demorar pelo menos um ano. Mas esta complementação de verbas, com a liberação prometida pelo ministro do Planejamento, nos traz esperanças de conclusão do Eixo Leste, que atende boa parte do sertão paraibano” disse o senador José Maranhão.


“Para a Paraíba, a transposição não é uma necessidade agrícola, mas, substancialmente, uma questão humanitária, de sobrevivência da população” concluiu o senador Maranhão.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

 Nenhum comentário

João Dantas elogia o senador Cássio por resistir a recriação da CPMF.


Vladimir Chaves

O vereador João Dantas (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, na manhã de hoje (19), para enaltecer a posição contrária do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a retomada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Segundo Dantas, o senador paraibano além de tratar pessoalmente com o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) disse em rede nacional, através do Jornal Nacional da Rede Globo, que não aceita a recriação da CPMF.


Para Dantas, o senador paraibano vem ganhando destaque nacional por sua posição firme e coerência política em defesa do país e do Estado da Paraíba e que isso é motivo de orgulho para os paraibanos.

 Nenhum comentário

Vereador Pimentel Filho critica cobrança de ICMS na conta de energia


Vladimir Chaves

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Antônio Alves Pimentel Filho (PSD), ocupou a tribuna da Casa de Félix Araújo, para denunciar o valor do percentual de 27% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre a conta de energia elétrica, estipulada pelo Governo do Estado. O parlamentar classificou de extorsivo e abusivo, “pois existem estados brasileiros que cobram na conta de energia elétrica ICMS entre 6 e 10%”, disse.

O presidente do parlamento campinense, ainda considerou que os 27% cobrados pelo Governo do Estado, ultrapassa até mesmo as extorsivas cobranças praticadas ilegalmente por “agiotas”, bem como, a famosa e histórica cobrança do imposto de 20% (ou a quinta parte) do peso do ouro, cobrado no século 18, na época do Brasil-Colônia, intitulado como “Quinto dos Infernos”.

O parlamentar também lembrou que recentemente, apesar da redução de 18% na tarifa residencial de energia elétrica, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, na Paraíba o Governo do Estado aumentou de 17% para 27% o ICMS. “Na pratica, o imposto subiu de 17% para 25% no que diz respeito ao consumo residencial entre 50 e 100 quilowatts/hora e de 17% para 27% no consumo de 100 a 300 quilowatts/hora”.

Ainda na Tribuna, Pimentel Filho considerou que a medida atropela a estratégia da presidente, afastada, Dilma, em tentar conter a inflação através do reajuste, que também reduziu a alíquota para a indústria, agricultura, comércio e serviços em até 32%.

Disse que, “enquanto houve queda na alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em todo o país e em diversos seguimentos, no nosso Estado, o Governador Ricardo Coutinho autorizou a Energisa Paraíba e  Borborema subir as os valores dos impostos”, concluiu.

 Nenhum comentário

Desemprego sobe em todas as grandes regiões do país, diz IBGE


Vladimir Chaves

A taxa de desemprego do primeiro trimestre do ano - que ficou em 10,9%, o equivalente a 11,1 milhões de pessoas - subiu em todas as grandes regiões do país, na comparação com o mesmo período de 2015.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Continua), divulgada no fim de abril, mas somente hoje (19) detalhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados indicam que a taxa mais alta de janeiro a março deste ano foi a da região Nordeste, onde passou de 9,6% para 12,8%, entre os três primeiros meses do ano passado e os deste ano – o equivalente a uma elevação de 3,2 pontos percentuais.

No Sudeste, onde está concentrado o maior contingente de trabalhadores, a taxa subiu de 8% para 11,4%, 3,4 pontos percentuais a mais que a aferição anterior; na região Norte, o desemprego aumentou de 8,7% para 10,5%; no Centro-Oeste, de 7,3% para 9,7%; e no Sul, de 5,1% para 7,3%.

Segundo o IBGE, no quarto trimestre de 2015, as taxas haviam sido de 10,5% no Nordeste, 9,6% no Sudeste, 8,6% no Norte, 7,4% no Centro-Oeste e 5,7% no Sul.

Por Estados
Já entre as unidades da federação, as maiores taxas de desemprego no primeiro trimestre foram observadas na Bahia (15,5%), Rio Grande do Norte (14,3%) e Amapá (14,3%). Já as menores taxas ocorreram em Santa Catarina (6%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Rondônia (7,5%).

O IBGE informou, ainda, que o nível de ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) ficou em 54,7% para o total do país no primeiro trimestre do ano. Apenas o Nordeste, com taxa de ocupação de 49%, ficou abaixo da média do país.

Nas demais regiões, o nível de ocupação foi de 59,8% no Sul; 58,6% no Centro-Oeste; 55,9% no Sudeste; e 55,0% no Norte. Percentualmente, as maiores taxas de desemprego ficaram com Santa Catarina (60,4%), Rio Grande do Sul (59,8%) e Mato Grosso do Sul (59,7%).

Já as mais baixas foram anotadas em Alagoas (42,8%), Rio Grande do Norte (46,7%) e Ceará (47,2%).

Carteira de Trabalho
As regiões Sul e Sudeste concentram, percentualmente,  os maiores índices de empregados do setor privado com carteira de trabalho assinada. Enquanto a média nacional fechou o primeiro trimestre do ano em 78,1%, nestas duas regiões o percentual no término do primeiro trimestre do ano era de 85,1%, na região Sul, a mais alta taxa de emprego com carteira assinada do país; e no Sudeste de 78,1%. Em ambos, os casos percentuais são superiores à média do país.

No Centro-Oeste, o percentual de empregados com carteira de trabalho de janeiro a março era de 63,5%, e no Norte e Nordeste, de 63,1%, todas abaixo da média nacional.

Já por estados, Santa Catarina ficou com a maior taxa de ocupação de trabalhadores com carteira assinada: 89,1%; Rio de Janeiro (86,3%); São Paulo (85,5%), todos com resultados acima da média de 78,1%. Maranhão (52,5%), Piauí (53,3%) e Paraíba (57,3%) apresentaram os menores índices.

Rendimento
A Pnad Continua constatou, ainda, que no primeiro trimestre do ano o rendimento médio real habitual dos trabalhadores ficou acima da média do Brasil (R$ 1.966) nas regiões Sudeste (R$ 2.299), Centro-Oeste (R$ 2.200) e Sul (R$ 2.098), enquanto Norte (R$ 1.481) e Nordeste (R$ 1.323) ficaram abaixo da média.

Por unidades da Federação, o Distrito Federal apresentou o maior rendimento médio real habitual (R$ 3.598), seguido por São Paulo (R$ 2.588) e Rio de Janeiro (R$ 2.263). Os menores rendimentos foram obtidos no Maranhão (R$ 1.032), Piauí (R$ 1.263) e Ceará (R$ 1.285).

Já a massa de rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ R$ 173,5 bilhões para o país) teve como destaque a região Sudeste com massa de rendimento de R$ 90,6 bilhões; seguido do Sul (R$ 29,5 bilhões); Nordeste (R$ 27,6 bilhões); Centro-Oeste (R$ 15,7 bilhões); e Norte (R$ 9,8 bilhões)

Sexo e idade
Os homens respondem por 57,4% da população ocupada do país, que fechou o primeiro trimestre do ano em 90,6 milhões de pessoas. Esta predominância foi uma constante em todas as regiões, sobretudo na Norte, onde os homens representavam 61,4% dos trabalhadores. O Sul e o Sudeste são as regiões com maior participação feminina na força de trabalho (ambas em 43,8%).

Os dados da Pnad Contínua indicam que no primeiro trimestre do ano, 66,1% da população fora da força de trabalho eram do sexo feminino. Todas as regiões apresentaram comportamento similar.

Segundo a pesquisa, no Brasil, no primeiro trimestre, 38,6% das pessoas em idade de trabalhar estavam fora da força de trabalho (não trabalhavam nem procuravam trabalho), com a região Nordeste apresentando a maior parcela deste percentual com 43,9%. Os menores percentuais são das regiões Sul (35,4%) e Centro-Oeste (35,2%).

A pesquisa do IBGE mostrou que a análise por grupos de idade aponta que 12,8% dos ocupados eram jovens de 18 a 24 anos, enquanto entre os adultos este percentual chegava a 78,1% entre os adultos de 25 a 39 anos e de 40 a 59 anos de idade. Já os idosos somavam 7,1% dos ocupados.

A região com maior proporção de jovens ocupados é a Norte, onde a população de 18 a 24 anos representava 14,1% dos ocupados.

Nível de Instrução
Por nível de instrução, a pesquisa mostrou, no primeiro trimestre de 2016, que mais da metade dos ocupados no Brasil tinha concluído pelo menos o ensino médio (55%), 29,3% não tinham concluído o ensino fundamental e 17,9% tinham nível superior.

Nas regiões Norte (37,6%) e Nordeste (39%), o percentual de pessoas sem instrução até ensino fundamental incompleto era superior aos das demais regiões. Na região Sudeste (34,4%), o percentual das pessoas que tinham o ensino médio completo era superior aos das demais regiões. O Sudeste (21,6%) apresentou o maior percentual de pessoas com nível superior completo, enquanto o Norte teve o menor (12,2%).

Segundo a pesquisa, 35,9% da população fora da força de trabalho eram compostos por idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade). Jovens com menos de 25 anos de idade somavam 28,2% e os adultos, com idade de 25 a 59 anos, representavam 35,9%.

 Nenhum comentário

Crise hídrica: Senadores da Paraíba “arregaçam as mangas” em busca de socorro para Paraíba.


Vladimir Chaves

A bancada paraibana resolveu “arregaçar as mangas” e cair em campo em defesa da segurança hídrica da Paraíba, em especial a cidade de Campina Grande que está na iminência de enfrentar um colapso total em seu abastecimento de água.
Estiveram na manhã de hoje (19) reunidos com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além dos deputados Pedro Cunha Lima e Hugo Motta, para cobrar providencias urgentes para o grave problema no abastecimento de água na Paraíba.


Segundo o senador Cássio Cunha Lima, o ministro mostrou-se sensibilizado com o problema e prometeu redobrar os esforços, no sentido de antecipar da conclusão das obras de transposição das águas do São Francisco.

 Nenhum comentário

Luiz Couto não assina documento cobrando a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco.


Vladimir Chaves

A bancada paraibana “elegeu” a conclusão das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, como principal exigência ao vice-presidente Michel Temer. O fato que chamou atenção foi à ausência da assinatura do deputado Luiz Couto (PT).

Diz o documento;


“A bancada do Estado da Paraíba no Congresso Nacional requer ao Excelentíssimo Senhor Vice-presidente da República que, caso venha assumir o cargo de Presidente da República, firme um compromisso com os parlamentares abaixo subscritos, a fim de viabilizar a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, tendo em vista que a população nordestina tem sede de justiça social e de infraestrutura hídrica para sua subsistência, em instante em enfrenta a maior estiagem de todos os tempos”.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

 Nenhum comentário

Acordo internacional contra pesca ilegal está prestes a entrar em vigor, diz FAO


Vladimir Chaves

A pesca ilegal será muito mais difícil a partir de agora, graças à iminente entrada em vigor do “Acordo sobre Medidas do Estado do Porto para Prevenir, Impedir e Eliminar a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada”, um tratado internacional promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Trinta países já depositaram seus instrumentos de adesão, número mínimo para que o acordo entrasse em vigor.
A pesca ilegal será muito mais difícil a partir de agora graças à iminente entrada em vigor do “Acordo sobre Medidas do Estado do Porto para Prevenir, Impedir e Eliminar a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada”, um tratado internacional inovador promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Agora que se atingiu o patamar mínimo necessário de 30 países-membros depositando formalmente seus instrumentos de adesão, começou a contagem regressiva para a entrada em vigor do acordo, de forma que em 5 de junho de 2016, o primeiro tratado internacional no mundo dirigido especificamente para combater a pesca ilegal se tornará uma lei internacional, com caráter vinculante.

Em conjunto, os 29 países e a União Europeia que se comprometeram formalmente por meio de seus instrumentos de adesão ao acordo representam mais de 62% das importações de pescado em todo o mundo, e 49% das exportações, em um total de mais de 133 bilhões e 139 bilhões de dólares, respectivamente, em 2013.

Os seguintes Estados apresentaram instrumentos de adesão ao acordo: Austrália, Barbados, Chile, Costa Rica, Cuba, Dominica, União Europeia, Gabão, Guiné Bissau, Guiana, Islândia, Maurício, Moçambique, Mianmar, Nova Zelândia, Noruega, Omã, Palau, Coreia do Sul, São Cristóvão e Nevis, Seicheles, Somália, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tonga, Estados Unidos, Uruguai e Vanuatu.

A cada ano, a pesca ilegal captura até 26 milhões de toneladas de peixes, o que representa um valor de cerca de 23 bilhões de dólares. Dessa forma, prejudica os esforços para garantir a pesca sustentável e a gestão responsável das populações de peixes em todo o mundo.

“Este é o começo de uma nova era na luta contra a pesca ilegal. Ao negar aos pescadores sem escrúpulos um porto seguro e acesso aos mercados, o acordo levará toda a indústria pesqueira para uma maior sustentabilidade e terá um importante efeito dominó ao longo de toda a cadeia de distribuição”, disse o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

Como funciona o tratado
“As medidas do Estado do Porto”, que formam a base do tratado, faz referência a medidas adotadas para detectar a pesca ilegal quando os barcos chegam ao porto.

O novo acordo requer que as partes designem portos específicos para os navios estrangeiros, o que facilitará os controles. Esses navios devem solicitar permissão com antecedência para entrar nos portos, dar informação às autoridades locais — incluindo aquelas relacionadas ao pescado que levam a bordo — e permitir a inspeção de seu livro de registro, licenças, artes de pesca e a carga real, entre outros aspectos.

É importante destacar que o acordo pede que os países neguem a entrada ou a inspeção dos navios que estiverem envolvidos na pesca ilegal, e tomem as medidas necessárias. Para haver maior apoio, prevê também a obrigação de que as partes compartilhem informação no nível regional e global em relação a qualquer barco que for descoberto envolvido em pesca ilegal.

O acordo se aplica a qualquer tipo de uso de um porto, de forma que mesmo os barcos que estiverem de passagem terão de cumprir os requisitos da inspeção.
Em alguns casos, os países costeiros e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento — que em geral abrigam algumas das zonas de pesca mais atrativas do mundo — podem enfrentar dificuldades para a implementação do acordo.


Por isso, a FAO realizou investimentos substanciais em projetos de construção de capacidade para apoiar a aplicação das medidas. Agora que o tratado entra em vigor, a FAO está colocando em andamento uma série de iniciativas nacionais, regionais e inter-regionais, incluindo um programa mundial sobre o desenvolvimento de capacidades para sua implementação. 

 Nenhum comentário

Cássio Cunha Lima cobra providencias ao presidente Michel Temer para crise hídrica em Campina Grande.


Vladimir Chaves

O presidente em exercício Michel Temer ofereceu na manhã desta quarta-feira (18) um café da manhã, no Palácio do Jaburu, aos líderes de 10 partidos que integram sua base aliada no Senado. Na oportunidade o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB, cobrou providências urgentes para a grave situação de abastecimento D’água no Estado da Paraíba, em especial a cidade de Campina Grande, que está enfrenta a pior crise hídrica de sua história, tendo em vista que o manancial responsável pelo abastecimento da cidade “Açude de Boqueirão” encontra-se com pouco mais de 9% de sua capacidade total.

O senador paraibano sugeriu ao presidente Temer (PMDB) um plano emergencial capaz de evitar um colapso total no sistema de abastecimento de água de Campina Grande. Segundo o senador uma adutora de engate rápido capaz seria uma solução emergencial.

“Em nome do nosso Estado e de toda a bancada, relatei a grave situação do abastecimento D'água de várias cidades em particular de Campina Grande e região. Adutora de engate rápido poderá ser a solução emergencial. O Presidente se comprometeu em fazer recomendação expressa ao Ministro da Integração determinando providências urgentes” disse Cássio. 

 Nenhum comentário

Justiça Federal proíbe MST bloquear rodovias na Paraíba


Vladimir Chaves

A Justiça Federal na Paraíba, em decisão liminar, acolheu pedido da União Federal e determinou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se abstenha de ocupar, obstruir ou dificultar a passagem nos trechos das Rodovias BR 101 (trecho paraibano) e BR 230 (desde o Município de Cabedelo até o de Mogeiro).

Na decisão emitida pela 2º Vara Federal, a Polícia Rodoviária Federal e demais autoridades policiais estão autorizadas a adotar as medidas necessárias ao resguardo da ordem nos trechos das rodovias citadas e em seu entorno e, principalmente, à segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento que porventura venham a se posicionar em locais inapropriados.

Caso a decisão judicial seja descumprida, será fixada multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por hora de indevida ocupação e interdição das Rodovias BR 101 e BR 230.

A liminar veda o uso da rodovia (rolamento e acostamentos) para exercício do direito de reunião. No entanto, permite o deslocamento pacífico do grupo pelas margens da rodovia, desde que sem praticar qualquer ato que impeça, dificulte ou coloque em risco o trânsito de pessoas e de veículos.

ENTENDENDO O CASO:

A União Federal propôs liminar em Ação de Interdito Proibitório fundamentada nas informações da Polícia Rodoviária Federal que, em 15 de abril, atestou que o MST coordenou a interdição de rodovias federais em todo o território nacional, inclusive na Paraíba, tendo ocorrido, inclusive, apedrejamento de veículos. Os atos decorreram do cenário político atual do país, ante o processo de impedimento da então Presidente da República.

De acordo com a liminar, “a situação dos autos revela um choque entre os valores constitucionalmente protegidos. De um lado, direito de reunião e de livre expressão, que aduz ser o intento do MST e demais pessoas não determinadas incluídas no polo passivo da demanda; de outro, a liberdade de ir e vir e a própria integridade física das pessoas e dos bens públicos e privados, que a União deseja preservar”.


O entendimento tomou por base os fatos relatados e documentalmente comprovados no processo, de que "... os integrante do MST agem com agressividade, ameaçando com facas e foices os usuários insatisfeitos, bem como provocam a queima de pneus sobre as rodovias, danificando-as."

terça-feira, 17 de maio de 2016

 Nenhum comentário

Eleições 2016: José Maranhão admite aliança entre PMDB e PSDB.


Vladimir Chaves

O presidente estadual do PMDB da Paraíba, senado José Maranhão, acredita que PMDB e PSDB podem estar juntos nas eleições municipais de 2016.

“A relação civilizada e os propósitos comuns para tirar o Brasil da crise pode aproximar os atores desse processo e isso pode acontecer na Paraíba” disse José Maranhão ao ser questionado sobre a possibilidade do PMDB e PSDB estarem juntos nas eleições deste ano. 

 Nenhum comentário

Sem perdão: Padre diz que não reza por Michel Temer e que vai lutar para destituí-lo.


Vladimir Chaves

Para o padre Djacy Brasileiro, da cidade de Pedra Branca no Sertão paraibano, o presidente Michel Temer é um golpista que não merece perdão. O padre usou as redes sociais para “excomungar” o presidente em exercício, afirmando que não reza para “golpistas” e que vai se unir aos “companheiros e companheiras” na luta pela destruição do presidente.

“Eu não rezo pra presidente interino golpista, traidor, mas, sim, uno-me aos companheiros e companheiras na luta para destituí-lo” esbravejou o santo padre. 

 Nenhum comentário

Em nota CUT ataca Michel Temer e recusa convite para discutir reforma da Previdência.


Vladimir Chaves

Convidada pelo presidente em exercício Michel Temer (PMDB) para discutir a reforma na Previdência Social, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), através do seu presidente Vagner Freitas, divulgou nota pública afirmando que não reconhece “golpista como governante” e que, portanto, não comparecerá a reunião marcada no final da tarde desta segunda-feira (12).

Confira a integra da nota:

Retrocessos não se negociam. Vamos combatê-los na luta

A CUT não reconhece golpistas como governantes. Por isso, não irá à reunião que Michel Temer chamou para esta segunda feira com as centrais sindicais.

A CUT vai continuar defendendo os interesses da classe trabalhadora, principal vítima do golpe, exigindo a volta do Estado do Direito e do mandato da presidenta Dilma, legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos.

Acreditamos que a luta contra os retrocessos pretendidos e anunciados será travada pelo conjunto dos movimentos sociais nas ruas, nos locais de trabalho, na luta constante para impedir que o Brasil recue, do ponto de vista democrático, institucional e civilizatório, a décadas passadas.

O respeito a todos os mecanismos e esforços da população em busca de igualdade, valorização da diversidade e acesso a políticas públicas que combatam as injustiças sociais é um valor precioso demais. E assim queremos que seja tratado.


Vagner Freitas, presidente nacional da CUT

segunda-feira, 16 de maio de 2016

 Nenhum comentário

PTB apresenta dia 17 equipe responsável pelo plano de governo do pré-candidato Wilson Filho.


Vladimir Chaves

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Wilson Filho, e as direções estadual e municipal do PTB apresentam na próxima terça-feira (17), a equipe que vai elaborar o plano de governo ‘Nossa João Pessoa’ para a Capital paraibana e que será apresentado à população no início da campanha eleitoral.

A apresentação será feita no Hotel Laguna, em Tambaú, às 10h. Segundo dirigentes da legenda, o plano de governo do PTB para uma possível gestão na cidade de João Pessoa, vem sendo elaborado por meio de uma construção coletiva. “O partido vem ouvindo a população através das plenárias, realizadas nos bairros da cidade e também por meio de reuniões temáticas” disse um dos dirigentes.

O ‘Plano Nossa João Pessoa’ define 14 ações principais para a administração pública na Capital, a partir das quais deverão ser definidas as mais urgentes para cada área da cidade. 

domingo, 15 de maio de 2016

 Nenhum comentário

Deputado Ricardo Marcelo se filia ao PMDB nesta segunda-feira


Vladimir Chaves

O deputado estadual Ricardo Marcelo se filia nesta segunda-feira (16) ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O evento será realizado na sede da legenda, localizada na avenida Duarte da Silveira, nº 751, no Centro de João Pessoa, a partir das 10 horas. “Ingresso ao PMDB para somar e para ajudar na construção e fortalecimento da estrutura partidária”, afirmou o parlamentar.

Ricardo Marcelo está em seu quarto mandato como deputado estadual e encontrava-se sem partido. “Parei e avaliei os convites que me foram feitos e decidi pela filiação ao PMDB, pela história que a legenda tem e pela possibilidade de desenvolver um trabalho diferenciado lá dentro”, comentou.

O parlamentar contou que tem muitos amigos dentro do PMDB, a exemplo do senador José Maranhão, responsável pelo convite para ingressar na legenda. De acordo com ele, dentro do partido se tem bons quadros e uma estrutura adequada para desenvolver um trabalho em defesa do povo paraibano.


“Acredito na política como instrumento de transformação da sociedade. Decidi concluir o meu mandato dentro do PMDB, pois acredito em suas ideologias e admiro os seus quadros e a sua forma democrática de agir. Dentro de um partido é preciso que todos tenham vez e voz e é assim que funciona a legenda”, comentou.

 Nenhum comentário

Personalidades mais admiradas: Silas Malafaia e Rachel Sheherazade superam Lula e Dilma.


Vladimir Chaves

Pesquisa internacional realizado pelo site britânico YouGov, referência em pesquisa de mercado por meio de métodos on-line, que reuniu entrevistados de 30 países e pediu que respondessem a seguinte questão: "Pensando em pessoas vivas no mundo de hoje, que [homem ou mulher] você mais admira?".

Segundo o YouGov, Bill Gates e Angelina Jolie são as personalidades mais admiradas no planeta. No Brasil, entre os homens o mais admirando é o apresentador Silvio Santos e entre as mulheres, Angelina Jolie também aparece em primeiro lugar.

Apesar da pouca repercussão dada pela grande mídia brasileira, personalidades polêmicas como o Pastor Silas Malafaia, deputado Jair Bolsonaro e a jornalista Raquel Sheherazade ficaram entre os 20 mais admirados do Brasil.

Silas Malafaia supera o ex-presidente Lula.

Na 11º posição o Pastor Silas Malafaia com 2.8% das indicações dos internautas, ficou a frente do ex-presidente Lula que teve 2,7%, seguido de perto pelo deputado federal Jair Bolsonaro que obteve 2,4% das indicações.


Entre as mulheres mais admiradas no Brasil, Dilma Rousseff, ficou na 12ª posição, mesma posição do ex-presidente Lula, bem abaixo da jornalista Raquel Sheherazade que ficou na 4ª posição com 6.1% das indicações. 


 Nenhum comentário