Ricardo Coutinho critica falta de compromisso de Dilma com a Paraíba.


Vladimir Chaves

Ignorando por completo a exigência que o PT da Paraíba tem feito aos partidos aliados, que é a defesa intransigente do que ainda resta do governo Dilma, o governador Ricardo Coutinho (PSB), teceu duras criticas ao descompromisso da presidente com o Nordeste, em especial a Paraíba, inclusive em tom áspero, insinuou que só espera o cumprimento dos compromissos assumidos pela presidente Dilma e o ministro Joaquim Levy, até o próximo encontro dos governadores do Nordeste, que deve acontecer em Alagoas.


As criticas públicas do governador foram vistas como um pretexto para dá o recado de que o PSB não servirá de muleta ao projeto de reeleição do prefeito Luciano Cartaxo. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Limpeza dos açudes da zona rural de Campina Grande produz os primeiros “frutos”


Vladimir Chaves

O trabalho de limpeza dos açudes e barreiros da zona rural de Campina Grande, feito no inicio do ano pela Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, estão apresentando resultados positivos para a comunidade rural.

Dentre as comunidades beneficiadas pelo trabalho preventivo da Secretaria de Agricultura, que tem a frente o secretário Fábio Medeiros, destaque para o assentamento Antônio Eufrozino, localizado no Distrito de Catolé de Boa Vista, que graças à limpeza e aumento da profundidade do “Açude Boi”, com as primeiras chuvas conseguiu armazenar água para um período de um ano.


“Emoção grande em ver nosso trabalho valer a pena”, disse Fábio Medeiros ao contemplar o volume de água armazenado no manancial. 

Açude Boi durante a limpeza

 Nenhum comentário

“CPI do Tesoureiro” aprova convocação do ex-secretário Júlio Cesar Cabral


Vladimir Chaves

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denuncia do ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande, Renan Trajano, na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), “CPI do Tesoureiro”, aprovou na manhã de hoje (21), a convocação do ex-secretário de Finanças Júlio Cesar Cabral.

A convocação é a primeira de uma serie que deverá acontecer nos próximos dias, que segundo o presidente da Comissão, vereador João Dantas (PSD), acontecerá na medida, que a CPI for recebendo documentos de órgãos fiscalizadores e agencias bancarias.

Ainda segundo o presidente da CPI, empresas citadas pelo ex-tesoureiro, também serão investigadas e seus donos serão convocados para prestar esclarecimentos.

“Não vamos ter nenhum constrangimento em convocar quem quer que seja, para que a bem da verdade e da justiça possamos esclarecer em detalhes as denuncias do ex-auxiliar do prefeito Veneziano” revelou João Dantas.

 Nenhum comentário

Câmara debaterá outorga na distribuição da água de Campina Grande


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo requerimento do vereador presidente Antônio Alves Pimentel Filho (PROS), realizará sessão especial para discutir a outorga na distribuição da água no município. De acordo com o vereador Pimentel Filho, a Sessão terá como objetivo debater publicamente quais serão os próximos passos a ser tomados pela Prefeitura Municipal, após o contrato com a CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), ter se encerrado no ano de 2014, após 50 anos de vigência.

Em sua justificativa na tribuna da Câmara, o vereador destacou que o contrato com a CAGEPA, foi celebrado no ano de 1964, e a concessão para que a empresa gerencie os serviços no Município, está vencida desde 2014, e até o presente momento trabalha sem amparo legal. “Para resguardar os interesses da população, convidaremos para participar desta sessão especial, especialistas, o Ministério Público, a Procuradoria da Prefeitura e toda sociedade civil organizada, para que juntos possamos entender como será o certame licitatório, que norteará a nova empresa que administrará a nossa água”.

O parlamentar destacou também que, o prefeito Romero Rodrigues já se pronunciou por diversas vezes sobre o assunto, e que também garantiu que quando ocorrer o certame licitatório, a própria CAGEPA também poderá concorrer com as demais empresas inscritas, pois a forma de licitação será aberta e transparente. De acordo com Pimentel Filho, há muito tempo a CAGEPA não vem prestando um serviço de qualidade na cidade, pois são constantes as reclamações na demora dos consertos de vazamentos, além de que, existe uma queixa constante da Prefeitura, sobre a destruição de asfalto e calçamento, sem a devida reposição dos danos.

Outro fator elencado pelo vereador sobre a ineficiência dos serviços da CAGEPA tem como base os próprios funcionários do órgão, que publicamente argumentam a falta de autonomia financeira da empresa, para resolver pequenas pendências ou compras de material para manutenção. “Denúncias públicas chegam todos os dias pelas rádios, dando conta de que, até para comprar cola para consertar as tubulações danificadas, tem que aguardar a sede da CAGEPA em João Pessoa, enviar o produto, ou autorizar a compra no comercio local” lamentou Pimentel Filho.

Segundo os dados financeiros da CAGEPA, mensalmente, só em Campina Grande, a empresa arrecada em média, cerca de 13 milhões de reais. Estes valores, ao invés de serem reinvestidos na modernização dos serviços e manutenção da rede de abastecimento de Campina Grande, são utilizados para cobrir o prejuízo de dezenas de cidades abastecidas pela CAGEPA que são deficitárias em suas arrecadações.


“A licitação trará para nós campinenses, a possibilidade das empresas se desdobrarem nas propostas de melhorias para o abastecimento, pois, há muitos anos a CAGEPA deixou de investir no município, apesar da arrecadação superavitária, e desta forma o município poderá cobrar mais agilidade e qualidade nos serviços prestados pela nova empresa, que vencerá o certame licitatório de nossa cidade”, destacou.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Ex-deputada insinua que há grandes traficantes de drogas no Congresso Nacional.


Vladimir Chaves

A ex-deputada Luciana Genro (PSOL), utilizou seu perfil social “Twitter” para defender a descriminalização das drogas, segundo a ex-deputada é inaceitável que o Estado interfira na decisão das pessoas sobre quais substâncias devem ingerir.

Dentre as postagens da também ex-petista, uma chama atenção pela gravidade da denuncia, quando ela afirma que o combate ao  tráfico só atinge pequenos traficantes e não os grandes, e insinua que existem grandes traficantes de drogas no Congresso Nacional, que não incomodados pelas autoridades.

“A guerra às drogas atinge os pequenos traficantes. Os grandes não estão nas favelas, mas estão, inclusive, no Congresso” postou a ex-deputada.

Ainda nas postagens ela argumenta que a legalização da maconha afastará os usuários dos traficantes que oferecem drogas mais lesivas.


“Tirar a maconha da ilegalidade é tirar usuários do contato com traficantes, que oferecem drogas mais lucrativas e lesivas”

 Nenhum comentário

Até quando? Governo da Paraíba continua desrespeitando alunos e professores da Escola Estadual Severino Cabral.


Vladimir Chaves

Vexatória, criminosa e irresponsável é o mínimo que se pode dizer da situação imposta contra alunos e professores do Colégio Estadual Severino Cabral, em Campina Grande. Tudo por conta de uma reforma, sem planejamento, que começou no dia 29 de novembro de 2013, e que até a presente data não tem prazo para conclusão.

No ano passado os estudantes para não perderem o ano letivo foram obrigados há concluírem o semestre estudando num espaço improvisado no Colégio Estadual da Prata, provocando todo tipo de transtornos para alunos e professores.

Esse ano os problemas permanecem, graças à insensibilidade e a falta de compromisso do governo através da Secretaria de Educação do Estado, que ao que parece tem ignorado por completo o prejuízo causado aos mais de 350 estudantes daquele educandário.  

Apesar desses agravantes, que se arrastam desde 2013, poucas são as vozes que tem si levantado contra esse ato criminoso, dentre elas a do professor e vereador Miguel Rodrigues (PPS), presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Turismo da Câmara Municipal de Campina Grande.

Cansado de denunciar e cobrar soluções para o “Severino Cabral” o professor Miguel Rodrigues, está propondo a formação de uma comissão suprapartidária na Câmara Municipal de Campina Grande, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado, no sentido de resolver em definitivo os problemas da Escola Severino Cabral, que essa semana agravou-se com a retirada das portas das salas de aulas pela construtora que estava responsável pela reforma e o rompimento do sistema de esgoto da escola, que espalhou água contaminada e a fedentina nas dependências do educandário.


Ainda, por falta de iluminação nas salas de aulas, atualmente apenas quatro salas funcionam no turno da noite, obrigando professores a juntar turmas, o refeitório encontra-se sem cobertura levando os estudantes a fazem suas refeições desprotegidos da chuva e sol. Até quando
?

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

 Nenhum comentário

Apostando em “São Pedro e São Francisco” Cagepa só aumentará o racionamento no final do ano.


Vladimir Chaves

Apostando nas “providencias” de São Pedro e São Francisco o Governo do Estado da Paraíba, continua brincando com a segurança hídrica de Campina Grande e mais 18 cidades da região. Numa prova inconteste de que o governo espera pelas “chuvas de São Pedro” e o milagre da transposição das águas do Rio São Francisco, o diretor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Simão Almeida, anunciou que o aumento do racionamento de água para as cidades abastecidas pelo “Açude de Boqueirão” só acontecerá no final do ano.

Com apenas 18,8% de sua capacidade total e já fazendo uso do volume morto do manancial, o governo não tem um só plano estratégico que possa adiar o colapso total do açude responsável pelo abastecimento de mais de um milhão de paraibanos.


O próprio diretor da CAGEPA, Simão Almeida, durante entrevista em que anunciou para o mês de novembro a ampliação do racionamento de água, provou o quanto o governo não tem levado a sério o problema ao dizer que haverá racionamento, mas sem saber precisar de quantos dias será o racionamento.

 Nenhum comentário

Multilagos - Projeto prevê construção de açudes para resolver o problema de abastecimento de água em Campina.


Vladimir Chaves

O vereador João Dantas (PSD), usou a tribuna na manhã de hoje (18), para reafirmar que o Multilagos continua sendo bandeira do seu mandato. “O Projeto MultiLagos é a minha bandeira de luta até o fim do meu mandato. Transformar este grande benefício em realidade será o nosso grande desafio a ser enfrentado.”

O parlamentar destacou que depois de vários pronunciamentos e requerimentos de sua autoria tratando da questão o projeto voltou a ser discutido e se mostrou confiante com a retomada do mesmo. “Vamos criar um cinturão de água em torno da cidade. As barragens que serão construídas têm múltiplas funções, um cinturão de 16 pequenos e médios açudes em volta do perímetro urbano de Campina Grande que vai permitir o aumento da capacidade de armazenamento de água no município, fomentando a agricultura, ao passo que haverá água suficiente para cultivar as terras, servir de estradas para ligar pontos estratégicos da cidade e valorizar também a pesca e o turismo”, afirmou.


O Multilagos, uma vez concluído, terá capacidade de armazenamento de água da ordem de quase 75 milhões de metros cúbicos, ou o equivalente a um quarto do Açude de Boqueirão. Estes mananciais, mesmo que pareçam de pouca capacidade, se comparados aos grandes reservatórios, funcionarão como uma espécie de reserva estratégica para enfrentar o colapso no abastecimento.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

 Nenhum comentário