Claque orientada para blindar prefeito e marcar movimentação do Coletivo Celso Furtado.


Vladimir Chaves



A orientação repassada na reunião ocorrida no último sábado, segundo uma fonte petista, no apartamento do vereador Bira, com vereadores e petistas detentores de cargos comissionados da Prefeitura de João Pessoa, para tratar da blindagem do prefeito Luciano Cartaxo, e a “marcação passo a passo” das lideranças da tendência petista “Coletivo Celso Furtado”, liderada no Estado pelo presidente estadual Rodrigo Soares, ao que parece já está sendo posta em pratica.
O primeiro a cumprir a tarefa delegada, foi o secretário adjunto de Articulação Politica da Prefeitura de João Pessoa, o petista Josenilton Feitosa. Sem motivos aparentes para as agressões verbais, o petista sapecou: "Ele é centralizador, egoísta e quer tudo para si". 


“Muito difícil. Rodrigo não unifica mais ninguém. Não unifica mais o nosso grupo, não unifica o grupo da companheira Giucélia e não unifica também os grupos de Anastácio, de Anísio Maia e o grupo de Luiz Couto que não quer nem vê-lo” detonou Feitosa.


Detalhe: Rodrigo Soares foi aplaudido de pé na última reunião do grupo liderado pelo deputado federal Luiz Couto, em João Pessoa.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

 Nenhum comentário

Gazeteiros: A institucionalização do feriado prolongado.


Vladimir Chaves


O Congresso Nacional brasileiro continua dando péssimos exemplos ao país, um exemplo vergonhoso é a famosa “esticadinha” nos feriados. Feriadão prolongado é algo quase que institucional para maioria dos nobres representantes do povo brasileiro, por certo, eles acham que não devem satisfação à sociedade, que são soberanos e que devem satisfação apenas a eles mesmos.


Se por um lado os trabalhadores mortais têm direito a apenas um dia do ano em sua homenagem, 1º de Maio, o dito Dia do Trabalhador, aos nobres e imortais parlamentares do Senado e da Câmara Federal, a regra não é a mesma para maioria. A eles, além do 1º de maio, lhes é facultado estender o feriado, já que ao contrario dos mortais brasileiros eles “trabalham” demais e precisam dessa recompensa extra.


Como o feriado do Dia do Trabalhador, caiu numa gloriosa quarta-feira, à maioria absoluta dos senhores congressista resolveram esticar o feriado. Na quinta-feira dos 12 deputados federais da Paraíba, apenas os deputados Luiz Couto (PT) e Hugo Mota (PMDB), não se acharam melhores que os trabalhadores mortais e compareceram ao Congresso Nacional para cumprir com suas obrigações legais, já no Senado, houve unanimidade entres três senadores paraibanos e nenhum compareceu ao trabalho na quinta-feira.


No geral, dos 81 senadores, apenas cinco compareceram e dos 513 deputados federais, apenas 23, marcaram presença na quinta-feira.

Não duvidem se qualquer dia desses, aparecer um parlamentar querendo oficializar o dia do parlamentar gazeteiro.

 Nenhum comentário

Sem a presença de Rodrigo Soares, Luciano Cartaxo discute politica de aliança com o PP e PSC


Vladimir Chaves


O Ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), reuniu-se na noite de ontem com os deputados estaduais do PT e o prefeito Luciano Cartaxo (PT), a reunião contou ainda com as presenças da irmã do ministro, Daniella Ribeiro (PP) e os deputados do PSC, Arnaldo Monteiro e Vituriano de Abreu.

Na pauta, ampliação dos espaços no Governo Federal e eleições 2014. Estranhamente o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, não foi convidado para a reunião, apesar do principal ponto da pauta ter sido a politica de aliança nas eleições de 2014.

 Nenhum comentário

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Brasil é o 4º país mais perigoso do mundo para o exercício da profissão


Vladimir Chaves


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, pediram que todos os países reforcem a segurança para que os jornalistas possam trabalhar sem medo.


De acordo com a UNESCO, mais de 600 jornalistas foram mortos na última década, muitos trabalhando fora de zonas de conflito. A organização também divulgou que nove em cada 10 casos de assassinatos desses profissionais ficam impunes.


“Todo dia, a liberdade de expressão enfrenta novas ameaças. Os jornalistas são alvos frequentes porque ajudam a garantir a transparência e a prestação de contas nos assuntos públicos”, disseram em uma mensagem que marca o
a Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado todo dia 3 de maio.

Brasil entre países mais perigosos

Levantamento do Comitê de Proteção de Jornalistas  (CPJ) colocava o Brasil como o 18° país mais perigoso para o exercício da profissão em 2010. Dois anos depois, já estava em quarto lugar, com quatro assassinatos em represália a reportagens – perdendo apenas para a Síria, Somália e Paquistão.
O perigo cresce tão rapidamente que, segundo informações da imprensa brasileira, mais quatro profissionais de mídia foram assassinados de janeiro a abril deste ano. Em geral, são profissionais que vivem em cidades pequenas e trabalham em veículos de comunicação de abrangência local.


Site sobre Plano de Ação da ONU sobre Segurança de Jornalistas em português

Para marcar o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa – 3 de maio – a UNESCO no Brasil e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançaram a versão em português do “Plano de Ação das Nações Unidas sobre a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade”.


O documento, elaborado em conjunto por agências, fundos e programas da ONU, foi criado para apoiar o direito fundamental de liberdade de expressão, assegurando que os cidadãos sejam bem informados e participem ativamente na sociedade.


Também está sendo lançado o site www.segurancadejornalistas.org onde poderão ser encontradas – além do Plano de Ação – informações sobre sua adoção, dados sobre a violência contra profissionais de mídia do Brasil e do mundo e notícias sobre o tema.


Ação global para proteção dos profissionais

A iniciativa faz parte da campanha deste ano, com o tema “Segurança para falar: Protegendo a Liberdade de Expressão em todos os meios”, que procura reunir uma ação global para proteger a segurança de todos os jornalistas em todo o mundo e quebrar o círculo vicioso da impunidade para os crimes cometidos contra eles.

Ban Ki-moon e Bokova ressaltaram que a proteção deve abranger tanto os meios de comunicação tradicionais, quanto as novas mídias digitais, onde as notícias são cada vez mais consumidas.

“Os blogueiros, jornalistas cidadãos e produtores de mídia social, bem como suas fontes, enfrentam crescentes ameaças à sua segurança”, disseram. “Além de perigos físicos, eles estão sendo alvo de violência psicológica e emocional através de ciber-ataques, violações de dados, intimidação, fiscalização indevida e invasões de privacidade”, completaram.

Eles ainda reiteraram o forte compromisso da ONU para coordenar ações, sensibilizar e apoiar os países na defesa de princípios internacionais e na elaboração de legislação para a liberdade de expressão.


Para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a UNESCO está organizando uma série de eventos em San José, Costa Rica, que durante três dias — 2 a 4 de maio — vão focar na garantia de liberdade de expressão em todas as mídias 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

 Nenhum comentário

Disputa pelo “comando” da ACI termina na justiça.


Vladimir Chaves


A disputa pelo “comando” da Associação Campinense de Imprensa (ACI), protagonizou mais um fato lamentável, ferindo a imagem de uma instituição que tem em seus quadros profissionais de imprensa, que por princípios deveriam primar pela democracia e a transparência. 

Foi preciso à intervenção da justiça, para por fim ao absurdo e ditatorial comportamento de alguns companheiros de imprensa, que impediram a participação de uma das chapas inscritas fazendo com que a “disputa” fosse feita com chapa única. 

Por decisão do juiz Sérgio Cabra, da 4ª Vara Cívil de Campina Grande, o pleito com chapa única foi anulado. 


 Nenhum comentário

Agra continua fazendo pouco caso dos mimos dispensados por lideranças do PT


Vladimir Chaves


O ex-prefeito Luciano Agra, continua fazendo pouco caso dos mimos dispensados por algumas lideranças do PT-PB. Esperto e conhecedor das regras que ele terá que se submeter caso ingresse na legenda petista, a possibilidade de dar um sonoro não aos petistas que diariamente imploram por sua filiação ao partido está cada vez mais nítida.

Sem nenhum constrangimento, Agra tem dialogado com donos de partidos políticos, que vão da direita à esquerda, buscando apenas uma legenda que possa lhes assegurar o sonho de figurar numa chapa majoritária em 2014. Nesse caso o PT é o menos provável, mesmo diante do aval do presidente estadual Rodrigo Soares, e do presidente nacional Rui Falcão.

 Nenhum comentário

Clássico Campinense x Flamengo registra 2.830 penetras


Vladimir Chaves


O “passe livre” para políticos e seus bajuladores está praticamente instituído nos grandes clássicos do futebol paraibano. Ao contrario dos torcedores assalariados que são obrigados a desembolsarem valores muitas vezes exorbitantes como o que foi cobrado no jogo pela Copa do Brasil, entre Campinense e Flamengo, o mesmo não se aplica a um monte de caras de paus, que mesmo tendo condições financeiras de pagar se valem da condição de políticos detentores de mandatos para entrarem de graça.


Apesar das arquibancadas mostrarem um público recorde, um número de torcedores poucas vezes vistos em clássicos registrados no Ernany Sátiro (O Amigão).  O público oficialmente divulgado foi de apenas 19.410 torcedores, pasme, destes 2.830 foram de penetras que a impressa divulga como; “Não pagantes”.

 Nenhum comentário

Garis de João Pessoa recolhendo lixo com as mãos e sem equipamentos de segurança.


Vladimir Chaves


No Brasil o desrespeito à legislação trabalhista, a dignidade humana e aos trabalhadores é tão comum, que alguns patrões não se dão nem ao trabalho de esconderem suas infrações trabalhistas. Um flagrante clássico desse desrespeito aos trabalhadores está postado na "Fan Page" da Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na pagina está postado um álbum de fotos, que mostra os profissionais de limpeza urbana desenvolvendo suas atividades. Até ai, tudo normal, não fosse o flagrante desrespeito as leis trabalhistas e a dignidade humana. Uma das fotos, retrata uma cena  chocante, trabalhadores agachados sem botas, luvas e mascaras, recolhem um monte de lixo domestico com as próprias mãos.


Ironicamente, para ilustrar a cena deprimente, o responsável pelas postagens escreveu: “Os agentes de limpeza da Emlur trabalham na ação "Emlur no meu bairro" na Comunidade Santa Emília de Rodat no Bairro da Ilha do Bispo.”

Confira as fotos:


Detalhes:


terça-feira, 30 de abril de 2013

 Nenhum comentário

Maio: O mês da Transparência


Vladimir Chaves


A partir de 27 de maio de 2013, todas as prefeituras com menos de 50 mil habitantes terão que divulgar todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet. É o que dispõe a Lei Complementar 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência, criada pelo senador amapaense João Capiberibe (PSB).

- De agora em diante, todo e qualquer cidadão tem o direito de receber informações dos órgãos públicos, inclusive ter acesso às folhas de pagamento. Na prática, o acesso a estes dados direciona para o alcance de outros direitos, como melhorias na saúde, na educação, na segurança e demais áreas – ressalta o senador.

Tudo começou quando ele era prefeito de Macapá, em 1990, e decidiu expor as contas do município em um outdoor afixado em frente à prefeitura. Na época, a cidade tinha pouco mais de 170 mil habitantes. A presta­ção das contas, com as despesas e receitas atualizadas, chamou a atenção da população e da mídia, levando João Capiberibe a ser considerado o “criador da transparência” no Brasil.

“Eu sempre defendi a transparência como o caminho para a conquista efetiva da democracia” – explica.

Capiberibe lembra que as prefeituras com menos de 50 mil habitantes tiveram quatro anos para se adaptar à exigência de divulgação das informações. Apenas 612 cidades com mais de 50 mil habitantes estavam obrigadas a informar a execução orçamentária na internet desde 2011. A prefeitura que não cumprir a determinação pode ter os repasses da União suspensos e os gestores podem responder a processos por improbidade administrativa.

“Estas informações são um direito da sociedade brasileira que, por isto mesmo, deve estar atenta e cobrar a divulgação dos dados” – enfatiza Capiberibe.

Mês da Transparência

No dia 22 de maio, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizará o seminário “Por um Brasil Transparente”, em comemoração aos quatro anos da Lei Complementar 131.

O objetivo do seminário, que será promovido na sede do Conselho Federal, em Brasília, é chamar a atenção da sociedade para a importância do acompanhamento da utilização dos recursos públicos pelo Estado brasileiro.

O presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, considera a transparência fundamental para o exercício da cidadania, para que haja “uma participação cidadã na condução dos negócios públicos, por meio do controle social dos gastos públicos”.

Cartilha

O senador João Capiberibe elaborou uma cartilha explicativa das normas que regem a transparência no Brasil. São elas: Lei Complementar Nº 101, de 04 de maio de 2000, conhecida como ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’; Lei Complementar Nº 131, de 27 de maio de 2009, conhecida como ‘Lei da Transparência’, e a Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, regulamentada como ‘Lei de Acesso à Informação’.

- Por meio desta publicação, tenho a honra de colocar à disposição de todos os brasileiros as três leis fundamentais que asseguram aos cidadãos e contribuintes os instrumentos de transparência e controle dos gastos públicos – disse o senador.


ascom

segunda-feira, 29 de abril de 2013

 Nenhum comentário

Luciano Agra está comprando “gato por lebre” ou “lebre por gato”?


Vladimir Chaves


Afinal de contas, Luciano Agra, está sendo inocentemente enganado ou está se deixando ser engando? Ingressar no Partido dos Trabalhadores tendo como condição “sine qua non” o título de general e a garantia de que o seu projeto pessoal será respeitado em detrimento do que pensa as demais forças politicas e lideranças petistas, é de uma ingenuidade sem tamanho.

O projeto pessoal de Luciano Agra, que é o de figurar numa chapa majoritária, a essa altura do campeonato não pode ser assegurado, nem mesmo pelas legendas de alugueis que ele já dialogou. E ele como um ex-petista deveria saber disso mais que ninguém, a não ser que o PT daqui pra convenções partidárias rasgue seu Estatuto, sua cultura, suas regras democráticas e mande as favas o que pensam suas lideranças e a militância como um todo.

Ter como avalista do seu projeto pessoal o atual presidente estadual do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, e o presidente nacional Ruy Falcão, é um risco de proporções inimagináveis, considerando que em novembro o PT estará realizando o Processo de Eleições Diretas (PED), evento esse em que, um milhão e quinhentos mil filiados aptos a votarem, irão as urnas para renovar ou reeleger os atuais presidentes.

Basta que Agra, tome como exemplo a eleição municipal de 2012, em Campina Grande, quando a revelia da militância e dos dirigentes municipais, o presidente nacional Ruy Falcão, formalizou o apoio à candidata a prefeita pelo PMDB. A exceção de pouco mais de meia dúzia de filiados que ocupavam cargos de confiança na gestão peemedebistas os demais votaram e fizeram campanha em massa contra a candidata imposta pelo presidente nacional.

Agra, desconsidera ainda as teses que passarão pelo crivo da militância petista durante o PED. Com certeza, não existirá apenas a tese de candidatura própria e mesmo que seja uma unanimidade a tese de candidatura própria, provavelmente ele não será o único candidato, e em se mantendo o respeito ao Estatuto, aos costumes, as regras e a militância em especial, Agra terá que se submeter-se a uma previa.


Não restam duvidas de que o retorno de Luciano Agra ao partido, oxigena e muito a legenda petista. Um nome conceituado no maior colégio eleitoral da Paraíba, que veem de uma gestão com altos índices de aprovação e que acima de tudo se identifica com o Partido dos Trabalhadores, por já ter sido do partido. Agora não custa lembrar, o partido tem regras que ele terá que se submeter, sendo assim; Agra está sendo enganado, ou está se deixando ser enganado?

 Nenhum comentário

Carro da Prefeitura de João Pessoa obstrui rampa de acesso a cadeirantes.


Vladimir Chaves


Um internauta postou nas redes sociais, um flagrante de desrespeito ao Código de Transito e aos cadeirantes por parte daqueles que deveriam ter uma atenção redobra, já que a instituição a que pertence o automóvel é responsável pela fiscalização e punição dos infratores. Segundo o internauta é comum o motorista desse automóvel  da Prefeitura Municipal de João Pessoa, estacionar o carro oficial na rampa de acesso aos cadeirantes.

De acordo com o internauta, essa calçada fica localizada no Bairro Tambiá ao lado da sede do TRE- PB. Com a palavra o senhor prefeito, o Superintendente de Mobilidade Urbana e o secretário chefe desse servidor, que ao que parece não conhece as leis do trânsito.

Estacionar em frente a rampas de acesso a cadeirantes é infração grave. O infrator esta sujeito à multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira de Habilitação e à remoção do veículo.

 Nenhum comentário