Fábio Maia deve sair do PSB e retornar ao PT


Vladimir Chaves

O presidente municipal do PSB de Campina Grande, Fábio Maia, foi à ausência maior no Encontro Estadual do PSB, que lançou a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino a prefeito de Campina Grande.

Defensor da tese de apoio do PSB a candidatura do deputado Veneziano Vital (PMDB), o que viabilizaria a sua indicação para cargo de vice na chapa do peemedebista, Fábio Maia, não ficou nada satisfeito com a indicação de Adriano Galdino, muito mais pelo fato do diretório que ele ainda preside não ter sido ouvido.

Informações de bastidores dão conta que Fábio Maia, irá se pronunciar no inicio da semana, e provavelmente deverá anunciar sua desfiliação do PSB.

Informações também de bastidores, dão conta que Fábio Maia deve retornar ao Partido dos Trabalhadores, com a missão de “costurar” a aliança PMDB\PT, onde o mesmo seria o candidato a vice na chapa encabeçada por Veneziano.


Outra informação é de que o governador Ricardo Coutinho, repassou para Adriano Galdino, todos os poderes envolvendo o PSB na cidade de Campina Grande. Da indicação do vice, as alianças futuras e ocupação de cargos no estado terão que ter o aval de Adriano Galdino. 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Maranhão diz que candidatura de Galdino é uma retaliação ao PMDB.


Vladimir Chaves

O presidente estadual do PMDB da Paraíba, senador José Maranhão, encarou como uma retaliação ao partido o lançamento da pré-candidatura de Adriano Galdino (PSB) a prefeitura de Campina Grande.


Maranhão antecipou que vai convocar uma reunião com as dirigentes da legenda para tomar uma posição oficial, mas já admitiu a entrega dos cargos que ocupa no Governo do Estado. 

 Nenhum comentário

Fim da aliança PSB/PMDB: Ricardo diz que PMDB não tinha interesse no dialogo franco e produtivo.


Vladimir Chaves

Ao descartar a candidatura do PMDB em Campina Grande, o governador Ricardo Coutinho (PSB), surpreendeu ao afirmar que está apresentando uma candidatura na Rainha da Borborema com o objetivo de superar a “gangorra” política entre PSDB e PMDB.

“O PSB tem interesse de apresentar em Campina Grande uma alternativa que possa superar uma espécie de gangorra existente já há muito tempo” disse.

Questionado sobre o que provocou o fim da recente aliança PSB/PMDB, Ricardo responsabilizou o PMDB pelo fim da aliança, afirmando que o partido não tinha interesse em manter um dialogo franco e produtivo.


“O PMDB não permitiu um dialogo franco e produtivo, me parece que o PMDB não tinha interesse numa aliança” afirmou.

 Nenhum comentário

PSB descarta PMDB e lança Adriano Galdino candidato em Campina Grande.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembléia Legislativa do Estado, será anunciado neste sábado, em encontro estadual do PSB, como candidato a prefeito do segundo maior Colégio Eleitoral.

"A decisão está tomada, ou seja, vamos para a disputa em Campina Grande com o deputado estadual Adriano Galdino que cresce nas pesquisas e vai apresentar uma nova proposta para a cidade" disse Edvaldo Rosas, presidente estadual do PSB.

Ele negou que seja uma retaliação ao PMDB, que insiste em não sentar para discutir João Pessoa, embora admita que o projeto de candidatura própria em Campina passa pela posição pemedebista.


"Nosso maior interesse é João Pessoa por tudo o que já fizemos na cidade, entretanto, como o PMDB não se dispõe a conversar vamos montar nosso projeto com viabilidade clara de crescimento da candidatura de Adriano Galdino, uma liderança emergente na cidade" disse

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

“A campanha já está muito definida entre aquele que está e o que deseja retornar” Fernando Carvalho


Vladimir Chaves

O ex-vereador e presidente municipal do PTB de Campina Grande, Fernando Carvalho, avalia que a eleição de 2016, na Rainha da Borborema, será polarizada entre a candidatura de Romero Rodrigues (PSDB) e a do ex-prefeito Veneziano Vital (PMDB).
“A eleição de 2016 naturalmente já está polarizada, a campanha já está muito definida entre aquele que está e o que deseja retornar” avalia Carvalho.

Quanto a uma possível candidatura apresentada pelo partido do governador Ricardo Coutinho (PSB), e que já tem dois pretensos candidatos (Fábio Maia e Adriano Galdino), Fernando Carvalho, avalia que dificilmente emplacará tendo em vista o descaso com que o governador tratou a cidade nos últimos cinco anos.

Segundo Carvalho, por mais forte que seja a estrutura do governador, Campina por ser uma cidade politizada e universitária não si deixará levar pelas promessas de um governador que pouco fez pelo município.

“O candidato do governador por mais estrutura que tenha encontrasse numa situação muito delicada, conta-se na palma da mão as ações em cinco anos de administração, tipo uma ordem de serviço assinada há três anos (urbanização do Açude de Bodocongó), abertura de uma avenida e a reforma do Estádio o Amigão, que não foi concluída” discorreu.

Quanto ao partido que lidera no município, Carvalho revelou que a legenda se preparou nos últimos anos para retomar seu espaço na Câmara Municipal e que a expectativa é de eleger pelo menos dois vereadores.

“O PTB se preparou para voltar a ocupar um espaço na Câmara Municipal, há algumas legislaturas em que o PTB não se faz presente na Câmara, desta vez o PTB preparou-se para ocupar duas vagas pelo menos na Câmara Municipal de Campina Grande” afirmou. 

 Nenhum comentário

PSB expulsa prefeita envolvida no escândalo da “Operação Andaime”


Vladimir Chaves

Filiada desde novembro do ano passado ao PSB, a prefeita de Monte Horebe, Cláudia Dias, presa na última quinta-feira (18), pela Polícia Federal, foi expulsa da legenda pelo presidente estadual do partido, Edvaldo Rosas. Segundo ele, a decisão pela desfiliação da prefeita não precisou nem mesmo ser discutida internamente. “Ficha suja no PSB não fica”, declarou.

“Nós já afastamos a prefeita de Monte Horebe do partido. Ela se filiou à legenda em novembro e ao sabermos desta prisão, a primeira ação que tivemos foi essa. Ficha suja no partido não fica. Ela foi desfiliada sem nenhuma discussão”, afirmou Edvaldo Rosas. Cláudia Dias era do Democratas e, ao se filiar ao PSB, foi eleita também para assumir a presidência do diretório do partido no município.

Cláudia Dias teve prisão preventiva decretada acusada de participar de um esquema de fraude em licitações de obras e serviços de engenharia e desvio de recursos públicos. Após a prisão, ela foi encaminhada para a sede do Ministério Público Federal, em Cajazeiras. Ela estava no mandato por força de uma liminar, pois já tinha sido afastada do cargo outras duas vezes.


A prefeita foi a primeira dos 83 gestores municipais investigados pelo esquema de fraude. O presidente da Câmara Municipal de Monte Horebe já transmitiu o cargo de prefeito ao vice-prefeito, Luciano Pessoa Saraiva

 Nenhum comentário

Prefeito de Campina Grande anuncia reajuste de 11,36% para os professores do município.


Vladimir Chaves

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira, 19, que será dado reajuste integral ao magistério municipal da ordem de 11,36 %. O anúncio foi feito após o prefeito inaugurar a reforma e ampliação da UBS do bairro da Rosa Mística. “Nós ainda estamos definindo a data, mas vamos dar esse reajuste integral à laboriosa categoria dos professores municipais”, assegurou o prefeito campinense.

Ele lembrou que já tinha feito este anúncio em recente seminário da educação municipal de Campina Grande. A medida foi tomada, mesmo tendo o governo federal diminuído em 10% as verbas do Fundeb e ter autorizado reajuste para a classe dos professores. “Estamos, com isso, tendo de fazer verdadeiros malabarismos. Precisamos, então, realizar muito esforço para conceder este tipo de reajuste e cumprir com o pagamento. Faremos a nossa parte, faltando apenas definir a data de aplicação”, acrescentou.

Por outro lado, lamentou a postura do Sindicato dos Servidores (Sintab), que “bate palmas para o atual governador do Estado, o qual dá reajuste zero para a classe do magistério”. Em contrapartida, segundo Romero, o mesmo sindicato não reconhece os benefícios em prol da categoria dos educadores municipais.

“O governador, entre outras coisas, revogou o plano de cargos dos servidores e a data-base, mas este tipo cruel de iniciativa é aplaudido pelo sindicato, cujos lideres justificam isso dizendo que é por conta da crise. Por outro lado, não reconhecem que, apesar da crise, estamos em Campina Grande fazendo o que for possível para valorizar a classe do magistério”, afirmou


O prefeito ainda relembrou que no inicio do seu governo um professor ganhava em torno de R$ 1.100,00, mas hoje o salário inicial é de R$ 1.610,00, numa demonstração da política de valorização da classe do magistério.

 Nenhum comentário

Sucateado: Fórum de Mangabeira não oferece o mínimo de conforto e dignidade ao cidadão, denuncia defensor público.


Vladimir Chaves

A situação do Fórum de Mangabeira, em João Pessoa, é extremamente delicada. Segundo o Defensor Público, Fernando Enéas de Sousa, o Poder Judiciário não oferece as condições que possam assegurar o mínimo de conforto e dignidade aos milhares de cidadãos que buscam aquele ambiente da justiça.
O Fórum de Mangabeira está localizado numa região que engloba vinte e dois bairros da Capital paraibana, e diariamente recebe milhares de paraibanos em busca de soluções para os seus litígios, no entanto, os 1º e 2º Juizados Especiais são desprovidos de tudo, o defensor público denuncia que as salas são apertadas e sujas, computadores ultrapassados e com defeitos, birôs, cadeiras e portas quebradas e como se não bastasse possui um quadro reduzido de juízes, promotores, defensores, oficiais de justiça e serventuários, acarretando prejuízos irreparáveis a população.

Quanto à acessibilidade o defensor público, denuncia que o elevador está sempre quebrado, trazendo prejuízos insanáveis aos portadores de deficiência física.

“As audiências, em sua maioria, são reagendadas, por falta de oficiais de justiça que façam as notificações; não existe uma farmácia de pequenos socorros que acuda a grande maioria de idosos que ali comparecem; não existem berçários para mulheres que ali chegam soçobrando em seus braços bebês recém nascidos! Esse não é o judiciário que queremos! É preciso humanizar o Poder Judiciário, no tocante ao respeito e a dignidade aos seres humanos!” desabafou Fernando Enéas de Souza.

 Nenhum comentário

Câmara aumentar a farra com o dinheiro público, R$ 2,3 milhões a mais para cota parlamentar.


Vladimir Chaves

Em decisão administrativa a Câmara dos Deputados decidiu aumentar em R$ 2,3 milhões o valor anual da verba destinada à cota parlamentar – verbas públicas que deputados usam como querem, os gastos vão de alimentação, combustível, hospedagens e até passagens aéreas.

O aumento na verba de mandato vai custar aos cofres públicos mais R$ 371,86 por mês para cada um dos 513 deputados – que, a depender dos estados que representam, recebem entre R$ 30 mil e R$ 45 mil a título de cota parlamentar. A decisão foi da Mesa Diretora da Câmara, encabeçada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), que alega não haver aumento de gastos, mas redistribuição de valores.


Para amenizar o impacto na opinião pública, a Mesa Diretora da Câmara cortou o fornecimento de materiais de escritórios para os gabinetes (papel ofício, envelopes e etiquetas) itens sem muita utilidade num ambiente onde quase tudo é feito via internet, a Mesa também reduziu as despesas com assinaturas de jornais e revistas, que dá mesma forma são substituídos por edições digitais. 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Fechamento do Museu de Artes Assis Chateaubriand, João Dantas cobra soluções ao governador Ricardo Coutinho.


Vladimir Chaves

Sempre atento à preservação do patrimônio cultural de Campina Grande, o vereador João Dantas (PSD), fez um apelo dramático ao governador Ricardo Coutinho (PSB), para que tome providencias no sentido de não permitir o fechamento do Museu de Artes Assis Chateaubriand.

“Não podemos aceitar que Campina Grande fique com a sua maior expressão museológica de portas fechadas, não podemos aceitar e estamos cobrando do Governo do Estado uma iniciativa, se a UEPB está enfrentando dificuldades que o governo encontre soluções, não podemos aceitar desculpas para o fechamento desse patrimônio de Campina Grande” reagiu João Dantas.


MUSEU DE ARTES ASSIS CHATEAUBRIAND
Entenda o problema: Administrado pela Universidade Estadual da Paraíba, o Museu de Artes Assis Chateaubriand está prestes a fechar suas portas devido à crise financeira que a  universidade enfrenta, segundo o Reitor da UEPB os custos mensais com a manutenção do museu fica em torno de um milhão mês. O museu é considerado um dos melhores do país, possuindo um dos acervos mais representativos do Brasil, com obras de Pedro Américo, Candido Portinari, Tarsila do Amaral entre outros. 

 Nenhum comentário

Ex-deputado Toinho do Sopão é tachado de corrupto no centro de João Pessoa.


Vladimir Chaves

O ex-deputado Toinho do Sopão foi abordado, no centro de João Pessoa, por uma eleitora que aos gritos o acusou de corrupto por diversas vezes, a cidadã também criticou o péssimo desempenho do ex-deputado quando esteve na Assembleia Legislativa da Paraíba.

“Sou mulher para dizer na sua cara que você é um corrupto, corrupto, corrupto, passou quatro anos ganhando dinheiro e não fez nada. Deu sopa para pobre para se eleger deputado estadual e não fez nada pelo Estado da Paraíba”, gritou à senhora.

Sem ação o ex-deputado tentou reagir as criticas perguntando em que ela teria votado, piorando ainda mais a situação, já que sem pestanejar a senhora disse que teria votado nele. Pego de surpresa Toinho, de forma irônica chamou a cidadã de “bonitona” e foi mais uma vez repreendido, ficando completamente atordoado.

Em 2010, quando se candidatou pela primeira Toinho do Sopão, obteve 56 mil votos, tornando-se o deputado mais bem votado do Estado da Paraíba, no entanto em 2014, quando tentou a reeleição obteve a pífia votação de 6 mil votos. Toinho pretende conquistar um mandato de vereador, agora nas eleições de 2016.

Confira o vídeo:



 Nenhum comentário

Em nota, Ministério do Desenvolvimento Social reconhece erro ao registrar emendas de Cássio para município do MS


Vladimir Chaves

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome enviou na tarde desta quarta-feira, 17, comunicado oficial ao gabinete do senador Cássio Cunha Lima, no qual reconhece “inconsistência nos dados inseridos no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse – Siconv”, no que tange algumas emendas de autoria do senador paraibano e reiterou que Cássio “nunca indicou emenda parlamentar ao Município de Bonito-MS e sim para Campina Grande -PB”. “Senador Cássio Cunha Lima nunca indicou para o Exercício 2016 emenda parlamentar ao município de Bonito (MS)”, diz o MDS

No documento anexo, enviado pelo Coordenador Geral de Gestão de Transferências do MDS, Pablo Wanzeller Pinheiro, ele informa o link http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa/loa-2016/ciclos rf_autografo.html que comprova o erro e afirma que “uma simples verificação ao Sistema de Consulta ao autógrafo da Câmara dos Deputados, aberto a qualquer cidadão brasileiro, verifica-se que em nenhum momento o senador Cássio Cunha Lima indicou emenda parlamentar no Orçamento da União para o município de Bonito (MS) e sim para Campina Grande”. O Ministério informou, ainda, que tão logo foi constatada a inconsistência no Siconv, esta foi prontamente corrigida.

No Orçamento Geral da União (OGU) 2016, o senador Cássio Cunha Lima apresentou 22 emendas parlamentares para diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Confira as emendas:

1) Construção, Reforma e Reaparelhamento das Infraestruturas Aeronáutica Civil e Aeroportuária de Interesse Federal - Construção de Aeródromo - Uiraúna/PB: R$ 300 mil;

2) Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde - Campina Grande/PB: R$ 300 mil;

3) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Especial - Patos/PB: R$ 150 mil;

4) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Especial - João Pessoa/PB: R$ 150 mil;

5) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Especial - João Pessoa/PB: R$ 300 mil;

6) Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde - Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD - Campina Grande/PB: R$ 300 mil;

7) Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde - João Pessoa/PB: R$ 1 milhão;

8) Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde - João Pessoa/PB: R$ 300 mil;

9) Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Campina Grande/PB: R$ 2 milhões;

10) Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Guarabira/PB: Mais de R$ 1 milhão;

11) Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - em municípios/PB: Mais de R$ 750 mil;

12) Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Sousa/PB: Mais de R$ 1 milhão;

13) Apoio à Manutenção de Unidades de Saúde - Cajazeiras/PB: R$ 750 mil;

14) Apoio à Manutenção de Unidades de Saúde - em municípios/PB: Mais de R$ 4 milhões;

15) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Especial - Vila Vicentina Júlia Freire -João Pessoa/PB: R$ 150 mil;

16) Apoio à Rede Pública Não Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Campina Grande/PB: R$ 300 mil;

17) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica - Casa da Criança Dr. João Moura - Campina Grande/PB: R$ 150 mil;

18) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica - Casa do Menino - Campina Grande/PB: R$ 150 mil;

19) Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica - Instituto São Vicente de Paulo - Campina Grande/PB: R$ 150 mil;

20) Apoio a Entidades de Ensino Superior Não Federais - Universidade Estadual da Paraíba: R$ 200 mil;

21) Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior/PB: R$ 200 mil;


22) Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior/PB: R$ 200 mil;

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

“Fechar escolas é uma economia burra”, vereador Pimentel Filho.


Vladimir Chaves

O vereador presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Antônio Alves Pimentel Filho (PSD), criticou o governador Ricardo Coutinho (PSB), por ter fechado mais uma escola pública, desta vez a Escola Estadual de Ensino Fundamental Creuza Rodrigues Cavalcante, localizada no Sítio Massapê, no Distrito de Galante em Campina Grande.

“Muito triste, há muitos anos que na localidade de Massapê, meu pai conseguia com o Governo do Estado, quando era vereador, uma escola estadual para um sítio, uma coisa inédita naquela época, e essa escola formou muitos galantenses, lá foi a porta de entrada para que muitos galantenses chegassem a universidade, agora o governador simplesmente fecha a escola” lamentou o vereador.

O parlamentar revelou que as famílias da comunidade do Massapê estão indignadas com a nefasta ação do governo estadual, que a pretexto de enfrentar a crise financeira que o  estado enfrenta, tenta economizar fechando escolas.


Segundo Pimentel, o fechamento de escolas comprova a falta de compromisso do governador com a educação pública. “Fechar uma escola é uma economia burra” conclui. 

 Nenhum comentário

Presença nas sessões: Wilson Filho, Pedro e Luiz Couto os mais assíduos, Damião, Wellington e Hugo os ausentes.


Vladimir Chaves

Levantamento feito pela revista eletrônica “Congresso em Foco” revelou que das 125 sessões ocorridas no ano de 2015 na Câmara dos Deputados, os parlamentares faltaram em média a 11 sessões, os 513 deputados, acumularam de fevereiro a dezembro, 6.113 ausências.

O campeão disparado em faltas foi o deputado Wladimir Costa (SD-PA) com 105 faltas, seguido de Paulo Maluf (PP-SP) com 68 faltas e o deputado Simão Sessim (PP-RJ) com 60 faltas. Todos justificaram motivo de saúde para a maioria das ausências.

Em relação à bancada da Paraíba, os três primeiros colocados no ranking de ausência às sessões obrigatória foram; Damião Feliciano com 19 faltas, Wellington Roberto com 17 faltas e Hugo Mota com 16 faltas.

Assíduos:
Por outro lado três deputados figuram na lista dos parlamentares mais assíduos as sessões da Câmara dos Deputados, são eles; Wilson Filho (PTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Luiz Couto (PT), ambos com apenas uma falta.

Por ter se licenciado do cargo no dia 1º de novembro, o deputado Pedro Cunha Lima, esteve obrigado a participar de 117 sessões, das 125 que ocorreram no ano legislativo, seu substituto o deputado Marcondes Gadelha (PSC), esteve na obrigação de participar de apenas oito sessões durante o ano de 2015, destas esteve ausente em uma delas.

Confira o número de faltas dos deputados paraibanos:

Damião Feliciano (PDT) – 19 faltas
Wellington Roberto (PR) – 17 faltas
Hugo Mota (PMDB) – 16 faltas.
Manoel Junior (PMDB) – 12 faltas.
Aguinaldo Ribeiro (PP) – 12 faltas.
Veneziano Vital (PMDB) – 11 faltas.
Benjamim Maranhão (SD) – 11 faltas.
Efraim Filho (DEM) – 11 faltas.
Rômulo Gouveia (PSD) – 11 faltas.
Pedro Cunha Lima (PSDB) – 1 falta.
Wilson Filho (PTB) – 1 falta.
Luiz Couto (PT) – 1 falta. 

 Nenhum comentário

PMDB e PP elegem hoje seus líderes na Câmara dos Deputados, dois paraibanos na disputa.


Vladimir Chaves

Quatro deputados disputam hoje (17) as lideranças das bancadas do PMDB e do PP na Câmara, em votações secretas. Os atuais líderes das duas legendas – deputados Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Eduardo da Fonte (PP-PE) estão disputando a reeleição. Os dois partidos fazem parte da base de sustentação do governo no Congresso.

No PMDB, a disputa vai ocorrer em reunião fechada da bancada, marcada para as 15h, entre o atual líder e o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Cabos eleitorais dos dois lados estão contando como certa a vitória de seus candidatos por uma margem considerável. Mas somente após a apuração dos votos - que serão em cédulas de papel ou no painel eletrônico - será possível conhecer o novo líder da bancada.

No PMDB, a polêmica dos últimos dias foi se o ministro da Saúde, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), iria ou não se afastar da pasta para votar no atual líder Picciani, no momento em que o país vive uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Picciani e Motta passaram boa parte dos últimos dias conversando com os deputados peemedebistas em busca dos votos necessários à sua eleição.

No PP, a disputa será entre o atual líder e o ex-líder e ex-ministro das Cidades deputado Agnaldo Ribeiro. A escolha está marcada para as 12h e também deverá ser secreta.

Os líderes partidários têm funções importantes dentro das bancadas. Eles é que conduzem os deputados nas votações, participam das reuniões do Colégio de Líderes, participam da elaboração da pauta de votações, participam das reuniões de coordenação política do governo, no caso dos líderes de partidos aliados, indicam representantes para as comissões técnicas e especiais, entre outras atividades.





 Nenhum comentário

Esperança: Ex-prefeito Nobinho, detona com a gestão do prefeito Anderson.


Vladimir Chaves

A proximidade das eleições municipais tem acirrado os ânimos na pacata cidade de Esperança, no Brejo paraibano. O ex-prefeito e possível candidato a prefeitura esperancense, Nobinho Almeida (PSB), não tem poupado adjetivos depreciativos ao prefeito Anderson Monteiro (PSC), além das criticas a gestão.
Segundo Nobinho, o atual prefeito está perdido na prefeitura, fazendo mau uso do dinheiro público e dificultando a vida dos munícipes.

“Na campanha, Anderson prometeu. Depois da campanha, sem ter como cumprir todas as promessas, mentiu. Hoje, perdido na prefeitura, usa mal o dinheiro público, deixando ainda mais difícil a vida do cidadão esperancense. Assim não dá, né? Chega de incompetência.”


“O povo cansou de mentiras, arrumadinhos, do político que só olha para as dificuldades dos mais pobres em tempo de eleição. O prefeito faz maquiagem nas vias principais, e esquece as comunidades e a zona rural, onde tudo acontece, lá o olhar do prefeito não chega, só em ano eleitoral descobre os caminhos dos bairros que ele deixou esquecido todo o mandato. Vergonhoso!” criticou

 Nenhum comentário

Deputada cobra segurança publica para população de Campina Grande.


Vladimir Chaves

Preocupada com a falta de segurança pública em Campina Grande, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), subiu a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar do secretário de segurança do Estado da Paraíba, Claudio Lima, providencias urgentes no sentido de amenizar o clima de terror que reina não só em Campina, como em todo o estado.

“Tem sido cada vez mais difícil acreditar que algo vai mudar quando não vemos nada sendo feito e as notícias sempre são piores. Peço ao senhor Secretário de Segurança que, seja por dever de seu ofício, ou simplesmente, para mostrar o quanto eu estou errada, adote providências e garanta um mínimo de segurança à nossa população” disse Daniella.

A parlamentar registrou ainda a onda terror que impera contra as equipes de quadrilhas juninas, na Rainha da Borborema, que estão impossibilitadas de realizarem seus ensaios devido à onda de assaltos, em apenas uma semana duas das maiores quadrilhas juninas, foram assaltadas por bandidos. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário

Médica de Campina Grande vai apresentar pesquisa sobre zika vírus em simpósio nos Estados Unidos


Vladimir Chaves

Responsável pela primeira pesquisa que estabeleceu a relação entre o vírus da zika e o surto de casos de microcefalia, a médica Adriana Melo, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida - Isea, vai apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos em Campina Grande no 12º Simpósio Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia, nos Estados Unidos. O evento, que começa nesta quarta-feira, 17, acontecerá em Miami, na Flórida, vai reunir especialistas em medicina fetal de todo o mundo e segue até o próximo dia 20.

A médica paraibana vai participar do debate inaugural do simpósio com outros três especialistas. Com o tema "Infecção Intra-uterina por Zíka vírus. O que procurar?", a discussão será transmitida para médicos e pesquisadores de doze países. A Dra. Adriana Melo apresentará os avanços das descobertas da equipe liderada por ela em relação à síndrome congênita do zika e também mostrará como funciona o serviço municipal criado em Campina Grande que oferece atendimento às gestantes e aos bebês com malformações em decorrência do vírus.

Adriana Melo ganhou notoriedade em todo o mundo pelas descobertas acerca desse novo problema mundial de saúde. Ela acompanha gestantes de Campina Grande no próprio Isea e conseguiu detectar a presença do vírus da zika em gestantes com bebês com microcefalia e nos próprios bebês. Além disso, a especialista em medicina fetal identificou que os danos causados pela doença nas crianças são maiores que a microcefalia. Ela observou o aparecimento de calcificações e de líquido existentes nos cérebros, responsáveis por restringir o desenvolvimento de várias funções do corpo, a exemplo da artrogripose e ventriculomegalia.


A médica possui dois doutorados pela Universidade de São Paulo e participa do Instituto de Pesquisa Joaquim Amorim Neto, Ipesq. Esta semana, o prefeito Romero Rodrigues anunciou que a Prefeitura vai destinar uma bolsa de estudo mensal à medica, que trabalha com medicina fetal há 17 anos, para que ela dê continuidade às pesquisas desenvolvidas no Isea, em parceria com a UniFacisa e o Ipesq.   

 Nenhum comentário

Deputado petista comenta a nomeação de Anselmo Castilho para o IBAMA.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Anísio Maia (PT) comentou a recente nomeação do petista Anselmo Castilho, para a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) na Paraíba. O parlamentar estranhou que a indicação tenha partido do PTB paraibano.

“Anselmo foi uma indicação de outro partido, o PTB. No entanto, espero que ele não se afaste da tradição petista que tanto já colaborou com a formulação de políticas públicas voltadas para a inclusão social”.

Além da preocupação de que o petista venha apoiar a candidatura do PTB a prefeito da Capital paraibana, o deputado também se mostrou receoso com as metas anunciadas pelo novo superintendente do IBAMA.


“Também fiquei surpreso com as declarações do superintendente colocando a pesca da lagosta como prioridade na agenda do Ibama. Espero que os pequenos pescadores não sejam usados como bode expiatório para os problemas do meio ambiente na Paraíba” afirmou.

 Nenhum comentário

Prefeitura de João Pessoa não paga o salário mínimo, denuncia vereador.


Vladimir Chaves

O vereador Raoni Mendes (PTB), ocupou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, para fazer uma denuncia gravíssima contra a gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Segundo o parlamentar  servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde estão recebendo valores abaixo do salário mínimo estabelecido em lei.

Como forma de provar a denuncia, o vereador chegou a apresentar o contracheque de um servidor, referente ao mês de janeiro de 2016, com vencimento de R$ 775,00, ou seja, R$ 105,00 a menos do salário mínimo nacional, que é de R$ 880,00.

“A prefeitura de João Pessoa, não consegue pagar o salário mínimo que o trabalhador deve receber, o prefeito vive falando de trabalho, mas demonstra total falta de compromisso com os trabalhadores do município quando não lhes oferece o mínimo, quando não respeita aquilo que está estipulado na lei, desde a década de 30 do século passado” desabafou Raoni.


O parlamentar encerrou seu pronunciamento apelando para sensibilidade do prefeito Luciano Cartaxo. “Faça o menor dos gestos para os servidores, pague o salário mínimo, não estou falando de aumento, estou falando de um direito estabelecido em lei”. 

 Nenhum comentário

Romero diz que está construindo uma cidade com dignidade e um futuro com esperança.


Vladimir Chaves

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ao fazer uma prestação de contas do triênio de sua administração, nesta segunda-feira, 15, por ocasião da reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal, ressaltou a relação harmoniosas entre os dois Poderes e revelou estar construindo uma cidade com dignidade e um futuro com esperança.

Na oportunidade, o prefeito renovou votos de pleno êxito aos membros Câmara Municipal, nas  atividades individuais e coletivas ao mesmo tempo em que agradeceu pela relação harmônica entre os Poderes.

“Venho, novamente, como fiz nos três primeiros anos, à inauguração deste novo ano legislativo, trazendo o testemunho das boas relações e do respeito a casa e aos seus integrantes. Venho sim, prestar contas de uma Campina que está se desenvolvendo, melhorando e pronta para crescer ainda mais, acentuou.

Impacto na economia:
Em seu discurso, ao historiar as realizações da administração, Romero referiu-se ao complexo Aluísio Campos, que já se constitui hoje no maior investimento de todos os tempos na economia Municipal, impactando positivamente em toda Região. São 800 hectares adquiridos pela administração Municipal com recursos exclusivamente próprios e se constitui indubitavelmente na maior área de expansão urbana de Campina Grande.

O Complexo Aluísio Campos está subdividido em: Comercial, Industrial, espaço para uma Tecnópolis, Parque Botânico e Setor Habitacional. Neste último estamos em parceria com o Governo Federal construindo o maior conjunto habitacional na atualidade em todo Brasil, aliás é a maior obra pública contratada em toda história administrativa de Campina: 4.100 casas, com toda infra-estrutura de pavimentação e equipamentos Sociais possuindo áreas comerciais e de preservação, totalizando um investimento de R$ 300.000.000,00 (Trezentos Milhões de Reais), e que além da área de 100 hectares, temos ainda, uma contrapartida da Prefeitura de mais R$ 23.000.000,00 (Vinte e Três Milhões de Reais).  

Nos setores comercial e industrial o prefeito destacou que está  finalizando processos administrativos para implantação de centenas de novas empresas, “e apesar das perspectivas negativas da economia nacional, estamos crescendo de forma sustentável”.

Conjuntura difícil:
Ao abordar a  conjuntura nacional, Romero enfatizou que  os anunciados ajustes fiscais que não aconteceram e os cortes no orçamento, permite antever que não haverá folga orçamentária. “Pelo contrário, temos obrigação redobrada de administrar e de poupar centavo a centavo de recursos ainda muito escassos para atender as exigências e necessidades elementares e de serviços essenciais à população”.

“Por isso”, continuou, “temos a obrigação de agirmos com transparência, respeito e ética na correta aplicação dos recursos cuja origem pertencem a população.   Somos conhecedores dos grandes desafios e reconhecemos que há muito o que fazer e avançar, mas, Graças a Deus, há também muito o que comemorar”.

Infraestrutura e mobilidade
Romero destacou, entre as realizações e planejamento, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que conquistou destaque e reconhecimento nacional, a duplicação da Argemiro de Figueiredo e construção dos seus dois viadutos com suas vias laterais.

“Estamos rasgando terra e desbravando uma nova área para dar passagem à Alça Leste, com 10 km de extensão, que interligará a BR 230 até a Av. Santo Antonio, encurtando a distância de Campina para o Brejo e criando novos e preciosos espaços para expansão de nossa Fronteira Urbana. Para uma cidade que, nos últimos quinze anos não abrira uma nova avenida sequer, Campina trabalha para recuperar o tempo perdido”, enfatizou.

Ele lembrou que para atender à necessidade de crescimento, a administração está investindo fortemente em  infraestrutura viária, preparando Campina para o futuro. Já foi concluída a pavimentação de mais de 250 ruas, nos bairros do Cruzeiro, Rosa Cruz, Novo Horizonte, Três Irmãs, Jardim Vitória, Palmeira, Catolé, Jardim Paulistano, Malvinas, Ramadinha, Monte Castelo, José Pinheiro, Vila Cabral de Santa Terezinha, Galante, Alto Branco, Conceição, Prata, Liberdade. E iniciando mais uma etapa que contemplará São José da Mata, Novo Cruzeiro, Cruzeiro, Malvinas, Jardim Quarenta e Jardim Continental, Catolé do Zé Ferreira, Mutirão e prevendo a Catingueira.

“Realizamos ainda o acesso do Bairro das Cidades, o recapeamento da Av. Portugal em Bodocongó (com implantação de 5 km de Iluminação), a pavimentação do Pólo Jurídico com novo sistema de Iluminação e abertura para a Rua Prudente de Morais, que mudou a face daquela área e estamos realizando a abertura da Rua João Suassuna até o hospital da FAP, precisando retomar ação, embora já construímos duas casas e deslocamos as famílias para dá sequência a obra. Além do importante alargamento com nova pavimentação da Avenida Canal. Campina tem pressa”, exultou.

Investimento na Saúde:
O prefeito revelou em seu discurso na Câmara que na saúde a compra e municipalização do Hospital Pedro I, representou um ganho substancial que possibilitou a realização de mais de 225 mil procedimentos de 2013 a 2015 com realização de cirurgias eletivas e diagnósticos através de um centro de imagens. E ainda nos permitiu implantar um ambulatório com equipe multi-profissional para apoio e acompanhamento das Mães e bebês com Microcefalia, em programa totalmente custeado com recursos próprios da Prefeitura.

“ Essa ação de apoio e solidariedade aos filhos de Campina e de toda Região, obteve destaque nacional.  Destacamos nesse momento a ampliação do Hospital com o Pedro I especialidades e implantação de 22 leitos para atendimento na área de geriatria”, acrescentou.

“Municipalizamos ainda”, continuou Romero,  o Hospital Dr. Edgley, que estava na eminência de fechamento, implantamos leitos para tratamento de saúde mental, às primeiras em hospital público, compramos novas máquinas para tratamento de Hemodiálise, sendo o primeiro serviço da rede municipal. Campina reduziu com certeza a dor e as provações de sofridos renais crônicos. Ampliamos e qualificamos a UPA, igualmente fizemos no Hospital da Criança que agora está ganhando mais 25 leitos para internação”.

Revelou que no  ISEA foram implantados 39 novos leitos, a UTI Materna e encontra-se em construção a casa da Gestante, uma área para realização de Partos Humanizados, toda nova ambiência (recepção) e uma nova UTI Neonatal, com investimento que somam mais de 3.000.000,00(Três Milhões de Reais).

“Construímos a Policlínica das Malvinas, já em funcionamento e estamos finalizando uma nova Policlínica na Zona Leste. Investimos na recuperação de unidades de saúde e na construção de novas estruturas. Implantamos 16 equipes de saúde da família que passaram de 88 para 104 e ainda, ampliamos o número de equipes de Saúde bucal de 40 para 54. Construímos também o Centro de Recuperação da Saúde do Trabalhador (CERAST), sendo o primeiro do Brasil”, acentuou, que revelou outros sobre os números positivos da Saúde em Campina:

“Em dados comparativos com informação oficial do Ministério da Saúde através do DATASUS para tratamento de Oncologia entre os anos de 2013-2015 foram realizados 232.441 procedimentos, ou seja, 76.924 a mais que 2010-2012. Em relação a exames laboratoriais 2013-2015, foram realizados 4.849.534 procedimentos, 1 milhão e 600 mil a mais que 2010-2012. Conseguimos, portanto, mais de 15 milhões de procedimentos de saúde realizado nos anos de 2013, 2014 e 2015. Este número representa que superamos os anos de 2010, 2011 e 2012 em mais de 2 milhões e 800 mil atendimentos. Repito todas essas informações constam no sistema DATASUS do Ministério da Saúde”.

Educação  e Piso Salarial:
Na Educação, Romero lembrou que foi implantado o Piso Salarial do Magistério, com um impacto financeiro mensal em mais de 1.000.000,00(Um milhão de Reais). “Estamos gradativamente implantando os níveis e ainda reformando a rede escolar com aquisição de móveis, construção de novas quadras, creches e escolas”, acentuou.

Romero garantiu que em Campina toda criança tem vaga na escola pública, com livro, fardamento e transporte escolar, inclusive na Zona Rural, além do passe livre nos ônibus urbanos, instituído para todos alunos da rede municipal.

Romero registrou sua  alegria por já ter implantado o ensino integral a 2/3 da rede municipal, com a pretensão de ampliar ainda mais, por ser uma iniciativa que contribui para que a Educação dê saltos de qualidade cada vez mais expressivos.

“Graças a Deus os primeiros resultados já são perceptíveis, Campina melhorou todas as suas notas no IDEB, e vamos continuar avançando, inclusive por mudanças extra-classe que estamos implantando. Com envolvimento de todos os dirigentes, técnicos da Educação e apoio deste Legislativo, construímos o Novo Currículo para nossas escolas. Registro também com muita alegria a distribuição de tabletes com Professores que foram capacitados e alunos do 5º ao 9º ano, cumprindo uma etapa indispensável para melhoria do desempenho escolar dos nossos alunos”, revelou.

O prefeito destacou ainda, “de forma muito especial”,  o programa inédito implantado pela Prefeitura que está possibilitando a oferta de bolsas de ensino superior para alunos egressos da rede pública municipal,  o PROBEM, que no ano passado permitiu o acesso de 67 alunos a um curso superior e este ano foram abertas novas vagas.

Zona Rural reinserida:
O prefeito lembrou que em sua administração a Zona Rural foi reinserida no mapa administrativo da cidade e ganhou uma grande Patrulha mecânica que se amplia a cada ano e atua exclusivamente nos distritos, (Galante, São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Marinho) e toda zona Rural de Campina Grande. Atuando na recuperação de estradas, limpeza e construção de novos açudes, corte de terras, beneficiando assim, ao agricultor que recebe ainda sementes e apoio de um programa de inseminação Artificial. Agora recentemente ganhou uma Perfuratriz, adquirida para ajudar no combate aos efeitos da Seca e permitir uma convivência mais saudável.

Na área ambiental, Romero  destacou a aquisição de 18 hectares no Sitio Lozeiro para implantação de um parque Botânico e outros 53 hectares no Aluísio Campos também destinados a essa finalidade, o Programa Minha Árvore já possibilitou o plantio de mais de 10 mil mudas e conta hoje com uma frota de veículos de apoio, para irrigação e poda das árvores. Construímos também um viveiro de mudas que já conta atualmente com mais de 25 mil novas plantas.

“O que depende dos outros, reivindicamos dia a dia, o que depende de nós fazemos dia e noite. Por isto tenho confiança em Deus de que, ainda este ano entregaremos a Cidade um novo Parque, implantado na área do antigo Hospital Dr. João Ribeiro, adquirido pela Prefeitura para construção deste novo espaço de lazer e de um Centro de iniciação ao Esporte. Estamos concluindo a Urbanização da Feirinha do Catolé, com drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação de todas as ruas, além da construção de mini-parque, mudando definitivamente para melhorar o traçado urbano daquela Região”, disse.

Praças, Academias e Habitação:
“E ainda, multiplicando esforços para dar uma nova dimensão a programas que já possuem espaço próprio no cotidiano dos Campinenses, como o Mexe campina, e para isso já construímos mais de 20 novas praças com academia, quiosque e iluminação, estamos concluindo a urbanização do campo do Guarani com recursos próprios e praça da cultura nas Malvinas, além de novo sistema de iluminação. E este ano prevendo a construção de mais dez novas praças, após a conclusão da urbanização da feirinha do Jeremias, da Praça do Pedregal e do distrito de Galante”. E continuou:

“Já entregamos mais de 2560 moradias e desapropriamos uma área nos bairros do Jardim Europa, Jardim América, Nova Brasília e Belo monte, que permitiu a permanência de mais de 500 casas edificadas em área, até então proibida para construção, todas foram vítimas de processos de demolição na justiça, o que se resolveu com essa importante ação da prefeitura. Nossa meta é reduzia cada vez o déficit habitacional de nossa cidade, mas também de transferência gradativa e humanizada de moradores de área de risco. Como exemplo o que fizemos com muitas famílias da favela do papelão, com dialogo e entendimento”.

Ressaltou ainda que o programa capacitar ofereceu cursos profissionalizantes, envolvendo os clubes de mães e associações da cidade, também em uma ação pioneira, tais ações e programas explicitam a marca que dos esforços para imprimir a toda administração, esta é uma administração de muito, muito trabalho, de proximidade com as pessoas, que mais precisam, de respeito ao contraditório, mas com suas prioridades na solidariedade, na promoção e assistência aos mais necessitados.

Ele revelou que em 2015 o maior São João do Mundo ganhou uma visibilidade toda especial e conseguiu destaque na mídia local e nacional, onde foi priorizada a valorização da cultura regional. Este ano teremos novidades na ornamentação.

Plano Estratégico:
“Essa vocação para atender os mais humildes é um dos focos principais da nossa administração, ao lado da busca permanente para tornar a cidade mais competitiva através da educação da inovação de práticas gerenciais e administrativas, da inclusão social, de infraestrutura urbana e de serviços à altura do desenvolvimento sustentável que pretendemos. Para isso a Prefeitura em parceria com a FIEP, Associação Comercial, CDL, Governo Federal e classe Empresarial, estão preparando o Planejamento Estratégico, como modelos administrativos, para os próximos 20 anos”.

Obstáculos e União:
Ele disse saber dos   inúmeros obstáculos a superar, compreende quais serão  os desafios na longa caminhada:

“É uma grande maratona. Mas a história já provou que toda caminhada, por mais duradoura que seja, por mais longa que imaginamos, começa sempre com um primeiro passo. O futuro, quem sabe, talvez nem nos permita concluir todos os passos que imaginamos. Mas o presente nos obriga, exige, nos impõe dar imediatamente, os primeiros e marcantes passos, exemplificado pela aquisição do Hospital Dr. João Ribeiro, do Hospital Pedro I, do Sitio Lozeiro, de dezenas de maquinas e equipamentos, da compra de áreas para permitir a construção da alça leste, e da majestosa compra dos 800 hectares no Aluísio Campos que possibilitou a construção do maior conjunto habitacional do Brasil. Por isso não faltaremos a nossa obrigação e seguiremos em frente”.

O prefeito, com sua humildade que lhe é peculiar, destacou que mais uma vez encontra-se de coração aberto e mãos estendidas, para todos aqueles que desejarem ajudar a cidade.

“ Assumo o compromisso de buscar cada vez mais parcerias com todos aqueles que estiverem dispostos a contribuir com Campina. Com todas as instancias de Governo, com ONGs, empresários, com Igrejas e movimentos sociais. Trabalharemos de forma muito especial para consolidar parcerias com o Governo Federal, sem as quais o que é difícil se tornará impossível”, acentuou, convocando os vereadores a uma parceria pela cidade:

“Espero, com muita confiança, e venho perante esta Casa de Leis mais uma vez pedir com humildade, o apoio desta Câmara de Vereadores e individualmente de cada um dos Senhores, para que Campina possa cumprir sua função primordial de prestadora de Serviços e indutora de desenvolvimento, com criação de mais empregos e fortalecimento da economia, com geração de renda, democratização das oportunidades e uma crescente inclusão social de todos os campinenses”.

Ao concluir seu discurso, Romero recorreu à tradição de Campina ante os obstáculos ao longo de sua história: “Ao longo de sua história, Campina Grande tem superado seus desafios e, com as Bênçãos de Deus, mais uma vez vencerá suas dificuldades. Com união e colaboração de todos, com muito trabalho, com fé, com convicção e confiança, será sim possível, crescer, será viável se desenvolver ainda muito mais. Será possível construir um presente com dignidade, um futuro com esperança e um desenvolvimento com justiça social. Com Fé em Deus, Campina Grande vai crescer ainda muito mais. Que Deus nos abençoe e nos fortaleça nessa importante missão. Muito obrigado!”

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

 Nenhum comentário