Pastora paraibana deve disputar o Prêmio Nobel da Paz


Vladimir Chaves


A pastora paraibana Morgana Macena de Santana será lançada como candidata ao Prêmio Nobel da Paz junto ao Nobel Institute de Oslo. A postulação será redigida pela professora Clarissa Xavier Machado, Vice-Presidente da Associação Duna juntamente ao CEO e Project Manager Paulo Fernando de Barros.

De acordo com a Associação Duna, a proposta que será apresentada indica Morgana Macena para o Prêmio Nobel devido ao seu trabalho em prol dos direitos, da segurança, da proteção, da educação, da paz e do bem-estar infantil.

Ela ainda possui iniciativas no âmbito dos Direitos Humanos, Dignidade da Pessoa Humana, o Direito de ter uma família e o Direito da criança a uma vida sem violência com a finalidade de atuar para melhoria e desenvolvimento humano integral da criança, a fim de solucionar questões que impedem a criança de uma vida plena e saudável tais como: desaparecimento de crianças (rapto, sequestro, fuga, venda para adoção ilegal/ clandestina) crianças moradoras de rua, crianças órfãs e a situação dos orfanatos, pornografia infantil virtual e assédio sexual, bullying e cyberbullying, estupro de vulnerável, pedofilia, venda de menores, escravidão infantil, trabalho infantil, menores infratores, maioridade penal, tráfico de drogas (mulas do tráfico), a situação das crianças nas favelas do Brasil, a situação das crianças no sertão do Brasil, a situação das crianças indígenas do Brasil, a situação das crianças na Amazônia (Brasil), a situação das crianças em países de guerra e o acolhimento no Brasil, a saúde da criança, direito de nascer e aborto.

sábado, 22 de dezembro de 2018

 Nenhum comentário

Defesa Civil e STTP reúne-se com comerciantes da Feira Central


Vladimir Chaves


A Defesa Civil e a Superintendência de Transito e Transporte Público (STTP) esteve reunida com comerciantes da Feira Central de Campina Grande e representantes do Comitê Gestor do Foro de Salvaguarda da feira.  
O encontro aconteceu na parte interna do Mercado Central, momento em que os representantes do poder público puderam ouvir as inúmeras demandas dos comerciantes.

Para o representante da STTP, o senhor Roberto Loureiro, é preciso que todos tomem consciência da necessidade de um ordenamento na Feira Central no sentido de facilitar o acesso dos órgãos de segurança, bem como facilitar a mobilidade no interior da feira.

Já o Coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, informou que o órgão continua realizando um levantamento completo de todas as áreas de riscos, e que as marquises é hoje a maior preocupação do órgão que inclusive já notificou dezenas de proprietários de imóveis.


Outros encontros estão agendados com representantes do poder públicos com o objetivo de pontuar e apresentar soluções. Mobilidade e segurança são os principais problemas discutidos entre representantes do governo e comerciantes.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

 Nenhum comentário

PF faz “pente fino” nos endereços dos advogados de Adélio Bispo, autor do atentado contra Bolsonaro.


Vladimir Chaves


A Polícia Federal realiza na manhã deste sexta-feira, 21, mandados de busca e apreensão em endereços dos advogados de Adélio Bispo de Oliveira, o autor do atentado que quase matou o presidente eleito Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

Adélio conta que é ex-servente de pedreiro e estava desempregado, mas está sendo defendido por advogados caríssimos, que usaram até um jatinho para ir a Juiz de Fora, cidade onde o atentado aconteceu e Adélio foi preso.
Os advogados contaram inicialmente que uma congregação religiosa estava pagando os honorários, mas depois se recursaram a revelar quem realmente os financiava.

Agora, a Polícia Federal realiza mandados de busca e apreensão para revelar quem realmente está por trás da defesa de Adélio.

As informações são do G1.

 Nenhum comentário

João Dantas é diplomado no Instituto Histórico de Campina Grande na cadeira do poeta Ronaldo Cunha Lima.


Vladimir Chaves


O produtor cultural, pesquisador, cenógrafo, teatrólogo e vereador João Dantas (PSD), que atualmente lidera a bancada governista na Câmara Municipal, foi diplomado como membro do Instituto Histórico de Campina Grande, para ocupar a cadeira número 39 que tem como patrono o poeta Ronaldo Cunha Lima.

Recebendo o diploma das mãos do presidente Wanderley de Brito, João Dantas agradeceu afirmando que é uma responsabilidade enorme que recai em seus ombros a de ocupar a cadeira do poeta Ronaldo Cunha Lima. Após recitar alguns verso do ex-governador, Dantas relatou algumas das ações em prol da cultura e do patrimônio histórico de Campina Grande.

João Dantas é um pesquisador da cultura e do homem nordestino. Desenvolveu longa pesquisa de campo sobre o cangaço, visitando e entrevistando parentes de cangaceiros do bando de Lampião. Além disso, João Dantas esteve à frente diversas atividades que buscam a valorização da cultura e da história de Campina Grande.

Sítio São João

Também idealizou e fundou o Sítio São João, com a proposta de valorizar a cultura popular, o sítio é um espaço cenográfico que remonta a um vilarejo rural da década de 30, com imóveis como a casa de farinha, o engenho de cana, a bodega, uma difusora, entre outros. Em parte do dia acontece apresentações de trios de forró. Hoje o Sítio São João é uma das principais atrações turísticas do Brasil durante o período junino.

Na Câmara Municipal

Na Câmara Municipal de Campina Grande, João Dantas tem um histórico de proposituras que buscam valorizar o patrimônio histórico e cultural de Campina Grande. Dantas é um dos idealizadores e o autor do Projeto de Lei que criou o monumento aos Tropeiros da Borborema, localizado no antigo posto Berro D’água, em homenagem aos 150 anos de Campina Grande.

Outra bandeira encampada por João Dantas visa a criação do Memorial do Maior São João do Mundo, onde seria construída uma estátua de São João Batista com mais de 75 metros de altura, sendo assim, a maior escultura católica do mundo, ultrapassando em altura, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e a estátua de Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte.

João é o autor do Projeto de Lei que cria o Memorial Urbano de Campina Grande. Este projeto visa identificar todos os monumentos e estátuas de Campina Grande através de placas de metal padronizadas, onde nelas serão contadas as histórias dos personagens ali retratados.

Outro projeto dele visa criar o Memorial Poeta Ronaldo Cunha Lima, em homenagem a um dos homens públicos mais importantes de Campina Grande e da Paraíba. João pretende criar um museu com todas as obras literárias, toda sua atuação parlamentar no Congresso Nacional e ainda como prefeito de Campina Grande e Governador da Paraíba.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

 Nenhum comentário

A “Venezuela brasileira”: Quase metade da população da Bahia abaixo da linha de pobreza.


Vladimir Chaves


A Bahia tinha cerca de 6,9 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza em 2017, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número corresponde a 44,8% da população. A avaliação do IBGE se baseia no critério definido pelo Banco Mundial para países de renda média, de US$ 5,50 por dia em paridade de poder de compra (PPC), o que equivalia, em 2017, a cerca de R$ 406 mensais.

O índice atingido pela Bahia é bem maior do que a média nacional. No ano passado, em todo o país, cerca de 55 milhões de pessoas (26,5% da população) estavam abaixo da linha da pobreza. Desse total, a maior parte - 25 milhões - se concentra na região Nordeste. O porcentual da Bahia é equivalente ao de toda a região e ocupa a 8ª posição entre todos os estados.

Quando se considera apenas a capital baiana, a proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza é quase metade da encontrada em todo o estado, correspondendo a 24,2% da população municipal (cerca de 715 mil pessoas). O índice é um pouco menor do que a média nacional e é o 13º mais alto entre as capitais.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

 Nenhum comentário