Campanha de Bolsonaro não fez disparos em massa no WhatsApp, julga TSE


Vladimir Chaves

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta quinta-feira (26) que Jair Bolsonaro (PSL) e Hamilton Mourão (Republicanos) não realizaram disparos de mensagens em massa pelo WhatsApp durante a campanha eleitoral em 2018. A decisão é do ministro Jorge Mussi. A ação, que questiona a legitimidade da eleição do atual presidente, foi movida pelo Partido dos Trabalhadores a partir de uma série de reportagens publicadas na Folha de S. Paulo a partir de dezembro do ano passado.

A decisão estabelece que “não há indício de que a AM4 [empresa contratada pela campanha de Bolsonaro] tenha fechado contratos para disparo em massa” e que não há “indícios materiais que sustem as dúvidas lançadas” na reportagem. Além disso, segundo o juiz, o WhatsApp não cometeu nenhuma irregularidade."Campanha de Bolsonaro não fez disparos em massa no WhatsApp, julga TSE

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

 Nenhum comentário

Escarnio: Quase metade dos membros da Comissão de Ética do Senado tem pendencia na Justiça.


Vladimir Chaves


Em mais uma demonstração de que, quase nada é levado a serio no Senado Federal, o plenário da Casa aprovou o novo colegiado do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, onde quase a metade dos membros titulares tem pendencias na justiça.

Seis dos 14 senadores eleitos para o Conselho de Ética respondem a algum processo ou inquérito na Justiça. Crimes de caixa dois, corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e crime de responsabilidade, “enfeitam” o currículo dos senadores responsáveis por receber e analisar previamente representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do mandato e perda do mandato.

Os senadores com pendencias na justiça são: Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Weverton Rocha (PDT-MA), Jaques Wagner (PT-BA) e Telmário Mota (Pros-RR).

Completam a lista de titulares do Conselho de Ética os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO), Major Olimpio (PSL-SP), Roberto Rocha (PSDB-MA), Jayme Campos (DEM-MT), Otto Alencar (PSD-BA) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB). 

terça-feira, 24 de setembro de 2019

 Nenhum comentário

Deputado contra a legitima defesa por colocar em risco a vida do criminoso.


Vladimir Chaves

O deputado federal João Campos (PSB) afirmou em entrevista à TV Câmara que “A legitima defesa, ela bota em risco a vida do outro”. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, a proposta de emenda à Constituição (PEC 100/19) que inclui a garantia do exercício da legítima defesa pelo cidadão, no texto constitucional.


O deputado colocou-se contra argumentando que a legitima defesa pode colocar a vida do agressor em risco. Segundo ele a legitima defesa não deve servir de instrumento de defesa do cidadão.

“Você criaria um instrumento de segurança privada em detrimento da segurança coletiva, o que poderia acarretar a redução de investimentos em segurança pública”.



segunda-feira, 23 de setembro de 2019

 Nenhum comentário