Luciano Agra está comprando “gato por lebre” ou “lebre por gato”?


Vladimir Chaves


Afinal de contas, Luciano Agra, está sendo inocentemente enganado ou está se deixando ser engando? Ingressar no Partido dos Trabalhadores tendo como condição “sine qua non” o título de general e a garantia de que o seu projeto pessoal será respeitado em detrimento do que pensa as demais forças politicas e lideranças petistas, é de uma ingenuidade sem tamanho.

O projeto pessoal de Luciano Agra, que é o de figurar numa chapa majoritária, a essa altura do campeonato não pode ser assegurado, nem mesmo pelas legendas de alugueis que ele já dialogou. E ele como um ex-petista deveria saber disso mais que ninguém, a não ser que o PT daqui pra convenções partidárias rasgue seu Estatuto, sua cultura, suas regras democráticas e mande as favas o que pensam suas lideranças e a militância como um todo.

Ter como avalista do seu projeto pessoal o atual presidente estadual do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, e o presidente nacional Ruy Falcão, é um risco de proporções inimagináveis, considerando que em novembro o PT estará realizando o Processo de Eleições Diretas (PED), evento esse em que, um milhão e quinhentos mil filiados aptos a votarem, irão as urnas para renovar ou reeleger os atuais presidentes.

Basta que Agra, tome como exemplo a eleição municipal de 2012, em Campina Grande, quando a revelia da militância e dos dirigentes municipais, o presidente nacional Ruy Falcão, formalizou o apoio à candidata a prefeita pelo PMDB. A exceção de pouco mais de meia dúzia de filiados que ocupavam cargos de confiança na gestão peemedebistas os demais votaram e fizeram campanha em massa contra a candidata imposta pelo presidente nacional.

Agra, desconsidera ainda as teses que passarão pelo crivo da militância petista durante o PED. Com certeza, não existirá apenas a tese de candidatura própria e mesmo que seja uma unanimidade a tese de candidatura própria, provavelmente ele não será o único candidato, e em se mantendo o respeito ao Estatuto, aos costumes, as regras e a militância em especial, Agra terá que se submeter-se a uma previa.


Não restam duvidas de que o retorno de Luciano Agra ao partido, oxigena e muito a legenda petista. Um nome conceituado no maior colégio eleitoral da Paraíba, que veem de uma gestão com altos índices de aprovação e que acima de tudo se identifica com o Partido dos Trabalhadores, por já ter sido do partido. Agora não custa lembrar, o partido tem regras que ele terá que se submeter, sendo assim; Agra está sendo enganado, ou está se deixando ser enganado?

0 comentários:

Postar um comentário