Pesquisa revela que a Paraíba está entre os Estados menos violentos da Região Norte\ Nordeste.


Vladimir Chaves

Pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e o Instituto Datafolha, revela o ranking dos estados mais violento do país. A pesquisa mostra que os Estados do Norte e Nordeste são onde se registra o maior número de vitimas.

Apesar da violência crescente no Estado da Paraíba, segundo a pesquisa ainda é o estado
 que apresenta a menor porcentagem de pessoas que foram vitimas de crimes nos últimos 12 meses, ocupando a vigésima colocação entre os Estados do Norte e Nordeste, atrás apenas do Estado de Sergipe. O primeiro colocado no ranking da violência é o Amapá, onde segundo a pesquisa quase a metade da população afirma já ter sido alvo de criminosos.


Confira mateira sobre o tema publicado no Jornal o Estado de São Paulo.

Brasileiros do Norte e Nordeste são as maiores vítimas de crimes no País

O Estado de S. Paulo. (Publicado em 05 de dezembro de 2013)

Os brasileiros dos Estados do Norte e Nordeste têm sido as principais vítimas de crimes no País. A população desses Estados ocupa as primeiras sete posições no ranking entre aqueles que mais foram alvos de crimes nos últimos 12 meses. No outro extremo do ranking está os moradores da região sul, cujos três estados são onde a menor quantidade de crimes é cometida. São Paulo fica na 19ª posição entre as 27 unidades da Federação. Rio de Janeiro, em 21º.

Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira, 5, na primeira pesquisa nacional de vitimização feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) e com o Instituto Datafolha.

Foram entrevistados 78 mil pessoas em 346 municípios entre junho de 2010 a maio de 2011 e junho de 2012 a outubro de 2012. Na pesquisa, eles foram questionados se, nos doze meses que antecedem o levantamento, eles foram vítimas de algum dos doze crimes listados (Agressão, discriminação, furto de objeto, fraude, acidente de trânsito, roubo de objeto, furto de carro, ofensa sexual, furto de moto, roubo de carro, roubo de moto e sequestro relâmpago).

A primeira posição ficou com o Estado do Amapá, onde 46% dos entrevistados sofreram algum desses crimes no ano que antecedeu a pesquisa. Pará (35,5% ficou em segundo, seguido do Rio Grande do Norte (31,3%). São Paulo teve 20,1% da população vitimada, quase o mesmo que a do Rio de Janeiro (20%).

Alagoas, que vem liderando o ranking de homicídios nos últimos anos, ficou em 16ª posição quando considerados os 12 crimes listados na pesquisa - 20,5% da população foi vítima de crime no ano anterior à pesquisa. Santa Catarina foi o Estado onde a população foi menos vitimada (17%). A média nacional foi de 21%.

0 comentários:

Postar um comentário