Conselho Municipal de Saúde atesta que não houve aplicação de vacinas vencidas da covid-19 em Campina Grande


Vladimir Chaves



O Conselho Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 5, que a mesa diretora do CMS realizou uma supervisão na Rede Municipal de Frio, setor que armazena e distribui todas as vacinas de Campina Grande. Na visita, Dra. Joaquina Amorim (foto), presidente do Conselho, constatou que não houve aplicação de doses vencidas da covid-19 no município, conforme foi noticiado na semana passada por veículos de imprensa.

“Na ocasião, constatou que não houve aplicações de vacinas vencidas contra a Covid-19. Sendo assim, após diálogo e averiguação in loco, as representantes do Conselho de Saúde constaram junto a Equipe técnica da Secretaria de Saúde/CG de que a notícia da utilização das vacinas vencidas contra a Covid-19, não é verdadeira”, diz a nota assinada pela presidente, Dra. Joaquina Amorim.

De acordo  com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que segue um rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento.

“Nós tranquilizamos a população porque não há aplicação de dose vencida em Campina Grande. Vimos as pessoas compartilhando o número dos lotes em atraso, o que não é verdadeiro. Basta dizer que vacinas de um mesmo frasco foram registradas com datas diferentes, o que é impossível acontecer, já que aplicamos as doses do mesmo frasco no mesmo dia. Ou seja, é uma divergência entre o dia da aplicação e o dia do registro”, esclareceu o secretário de saúde, Filipe Reul.

0 comentários:

Postar um comentário