Frei Anastácio denuncia que agricultores da Paraíba estão sem receber direitos do Programa Garantia Safra.


Vladimir Chaves

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse que está recebendo muitas denúncias de trabalhadores rurais que não estão recebendo o Garantia-Safra na Paraíba, sob a alegação das prefeituras de que não existe dinheiro. 

“Estamos diante de uma seca que destruiu as plantações e os agricultores, de vários municípios não estão tendo acesso ao garantia-safra”, disse o deputado.

Frei Anastácio assegurou que irá buscar informações do governo do estado e do governo federal, em relação ao assunto, para saber onde está falha. “Em muitas prefeituras, a informação é de que não há dinheiro para o Garantia-Safra. Iremos saber se essa informação é verdadeira. Caso seja, minha acessória jurídica irá acionar o Ministério Público Federal para tomar as providências.

“Os agricultores estão passando dificuldade. E esse dinheiro é uma  ajuda importante nesse momento que eles enfrentam, para ajudar a esperar pelo inverno ”, disse o parlamentar.

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) concedido a agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perdas na safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. O benefício é pago em cinco parcelas de R$ 170 cada, totalizando R$ 850 por agricultor.

0 comentários:

Postar um comentário