O “coveiro” de CPI está de volta


Vladimir Chaves

Escolhido para presidir a CPI da Petrobras no Senado e cotado para a mesma vaga na comissão mista, o senador peemedebista Vital do Rêgo (PB) é a aposta do Palácio do Planalto para evitar que a investigação cause danos ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Depois de ajudar a enterrar a CPI do Cachoeira, em 2012, o paraibano assume mais uma vez o papel de protagonista de uma missão semelhante.

A eleição unânime para o posto na comissão, de maioria governista, foi articulada pessoalmente pela presidente. Na avaliação de Dilma, o senador tem bom trânsito no Congresso, inclusive com a oposição.

O recente histórico de fidelidade ao governo foi determinante. Em 2012, o peemedebista articulou a suspensão das votações de mais de 500 requerimentos da CPI do Cachoeira – instalada em 2012 para investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos de vários partidos e empreiteiras. Vital trabalhou para barrar pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal de 12 empresas fantasmas abastecidas pela empreiteira Delta para irrigar campanhas políticas em 2010.

O agora presidente da CPI da Petrobras rejeita o argumento de que sua escolha se deu por ter conduzido a malsucedida CPI do Cachoeira, que terminou com um relatório de uma página e meia sem qualquer indiciamento. “Me dou bem em minhas comissões porque, em nenhum momento, passo por cima das minorias. Tenho equilíbrio”, afirma o senador. Para ele, a CPI do Cachoeira foi produtiva. “Por força do nosso trabalho, a PF desencadeou pelo menos 10 operações, mas a imprensa não deu nenhum crédito ao nosso relatório.”

Antes de arregimentar Vital do Rêgo para o front governista da CPI, Dilma precisou se reaproximar do senador. Era notória a insatisfação dele com as seguidas recusas a seu nome para a Esplanada dos Ministérios – primeiro a pasta da Integração Nacional, depois o Turismo e, em seguida, a Secretaria de Portos.

O primeiro gesto de reaproximação do Planalto com o senador ocorreu em abril, num almoço oferecido por Dilma a Vital e outros peemedebistas. Vital recebeu da presidente sinalização de apoio na Paraíba, seu estado: o irmão, Veneziano Rêgo Filho, é pré-candidato do PMDB ao governo estadual. O senador também recebeu a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que definirá critérios para a aplicação de recursos federais em 2015. Na semana que passou, o paraibano viajou ao lado de Dilma para visitar obras de transposição do Rio São Francisco.


Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário