Elo dos Direitos dos Animais vai promover pauta contra todas as formas de exploração animal


Vladimir Chaves

Constituído durante o I Congresso da Rede Sustentabilidade, o Elo dos Direitos dos Animais vai trabalhar pelo o que o movimento chama de “pauta de transição” - uma série de reivindicações contra todas as formas de exploração animal.

Segundo Bruno Pinheiro, que preside a ONG FALA (Frente de Ação pela Libertação Animal), as formas de exploração são várias. “Por exemplo, para entretenimento. Dez estados já proibiram o uso de animais em circos. Diversas cidades brasileiras também já proibiram rodeios. Recentemente, Fortaleza restringiu até a publicidade de rodeios realizados em outras partes do estado do Ceará.”

Outro exemplo é a exploração na alimentação. “Há o projeto ‘segunda sem carne’, defendido internacionalmente pelo cantor Paul McCartney, que leva essa bandeira mundo afora. O projeto propõe uma alimentação vegetariana às segundas-feiras nos órgãos públicos para que as pessoas possam conhecer e tomar suas próprias decisões.”

A FALA está com o partido desde o encontro de fevereiro de 2013. “Um ano e três meses atrás a gente estava na fundação da REDE, éramos a única ONG e a partir de lá estreitamos os laços”. De lá para cá, ajudou a realizar alguns encontros temáticos e aproximar o partido dos defensores e protetores dos animais.

“O movimento de direitos animais nunca foi contemplado por partido algum. A REDE foi o primeiro a incluir isso no manifesto político e a gente resolveu ajudá-la nesta construção”, explica Pinheiro.

Um dos principais objetivos do novo elo é expandir a organização para outros estados. Hoje, o grupo está organizado no Distrito Federal, no Paraná e no Rio Grande do Sul.


Pinheiro diz que pretende disseminar o elo, promovendo eventos em nome da REDE. “Vamos arcar com recursos próprios. Essa é a nossa contribuição, já que a REDE não tem condições neste atual estágio de formação.”

0 comentários:

Postar um comentário