Reduzir, reutilizar e reciclar: “Saco de leite vazio não é lixo” ajude a salvar seu planeta.


Vladimir Chaves

O ambientalista e pacifista, Aramy Fablicio, na sua incansável luta por um ambiente ecologicamente equilibrado, não tem poupado esforços para sensibilizar governos e comunidades da importância de se buscar alternativas que diminuam os impactos ambientais causados pela ação do homem.

Na Paraíba, entre as ações educativas desenvolvidas pelo ambientalista, na tentativa de promover mudanças comportamentais que possibilitem um desenvolvimento socioeconômico sustentável, está o “PROJETO SACO DE LEITE VAZIO, NÃO É LIXO”.

O projeto busca reaproveitar as embalagens de leite que hoje são jogadas aos milhões nos lixões, rios e mares, causando impactos de proporções catastróficas no meio ambiente. Uma embalagem plástica de leite leva até cinco anos para se decompor, e tem si tornado cada vez mais o terror dos grandes centros nos períodos de chuva,  garrafas pets e sacos plásticos levados pelas águas pluviais são os grandes responsáveis pelo entupimento de bueiros e canais.

Na Paraíba, o Governo Federal em parceria com o governo do estado distribui mensalmente cerca de 23 milhões de sacos de leites para pessoas de baixa renda. São 23 milhões de sacos jogados mensalmente nos lixões, margens de rios, lagos e mar. Não se sabe com precisão quantos sacos de leites são vendidos nos mercados e padarias.

Com o “Projeto Saco de Leite Vazio” essas embalagens seriam utilizadas como “berço de sementes” de arvores frutíferas e ornamentais. A ideia do projeto de Aramy Fablicio é de que seja implantados nos postos de distribuições de leite, pontos de coleta das embalagens vazias.

Objetivos do projeto:

- Reaproveitar os 23 milhões de sacos vazios para o plantio de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas e ornamentais a custo zero em substituição dos sacos pretos convencionais;

- Utilizar os saquinhos vazios para o plantio de mudas de árvores nos jardins botânicos, hortos florestais, escolas agrícolas, universidades e escolas publicas e privadas de todo o estado e demais entidades que trabalham com plantio de mudas de árvores;

- Reflorestar áreas desmatadas utilizando as mudas de árvores plantadas nos saquinhos vazios reaproveitados do programa Leite para Todos;

- Implantar nas escolas bancos de mudas de árvores gerando educação ambiental de verdade e prática.

Segundo Aramy, os saquinhos brancos do programa Leite para Todos do Programa Fome Zero são mais resistentes que os sacos pretos convencionais e poder ser reaproveitados cerca de três vezes, e que por serem branco não absorve tanto calor como os sacos pretos e com isso favorece o melhor desenvolvimento das plantas.

O “Projeto Saco de Leite Vazio Não é Lixo” foi implantado originalmente na cidade de Fagundes no ano de 2006 e depois se espalhou para as cidades circunvizinhas a exemplo de Itatuba, Queimadas, Aroeiras, ingá, Campina Grande, Distrito de Galante.

Escola da Vila Joaquim - Fagundes


Sítio Catuama - Fagundes

Ação educativa

Maiores detalhes no blog: http://ambientalistaaramy.blogspot.com.br/

1 comentários:

Excelente projeto! ! Parabéns!
Estou tentando implantar coleta seletiva na minha igreja .
Já prático em casa e quero multiplicar essa prática! !

Postar um comentário