Governo mantém site do Fies fora do ar e prejudica milhares de estudantes universitários


Vladimir Chaves

Calouros de faculdades particulares de todo o País que contam com financiamento estudantil do Governo Federal começaram as aulas deste ano com dívidas e dúvidas se poderão continuar seu curso. 

Desde janeiro, o sistema do Fies (programa de financiamento estudantil) está fora do ar para novos contratos. Sem o financiamento estudantil, milhares de estudantes têm dúvidas se conseguirão continuar a frequentar a universidade.

Nas redes sociais, os estudantes se juntam para cobrar do Ministério da Educação a reabertura do sistema. A página “Movimento em Defesa do Fies” no Facebook já tem mais de 42,2 mil participantes. O sistema está fora do ar desde dezembro para que o programa fosse adequado às novas regras publicadas pelo Ministério da Educação no fim de dezembro. Entre elas, a exigência, válida a partir do dia 30 de março, de obtenção de um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2014 e nota da redação maior que zero para os alunos terem direito contratos de financiamento.

O Ministério da Educação não tem qualquer previsão de quando o sistema voltará a aceitar novos contratos, para desespero dos estudantes universitários brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário