Cássio quer que TCU investigue o BNDES


Vladimir Chaves

As operações nebulosas do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) com empresas brasileiras e governos estrangeiros precisam ser investigadas. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), quer que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria no banco, a partir do ano de 2007, para investigar a existência de irregularidades nas operações de crédito da instituição.

Cássio também pede que o TCU examine com atenção quais são os critérios utilizados no processo de escolha das entidades beneficiadas, bem como as vantagens sociais decorrentes das operações e eventuais prejuízos sofridos pelo BNDES.


“Não há transparência nas ações do BNDES. Os órgãos de fiscalização e controle não conseguem ter acesso às informações sobre os empréstimos concedidos pelo banco. O que se observa é a nítida existência de uma política de governo, em que o banco entra como o braço operacional para a transferência de vultosos volumes de recursos a empresas e governos estrangeiros, mas ninguém consegue acompanhar se essas ações estão correspondendo ao interesse público”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário