Homenagem ao centenário do Campinense Clube.


Vladimir Chaves

O Campinense Clube foi fundado no dia 12 de abril de 1915, como uma sociedade recreativa dançante, que se chamava Sociedade Recreativa Campinense Club.

Lista dos 29 fundadores do Campinense:

Acácio Figueiredo,  Adauto Belo, Adauto Melo, Alberto Saldanha, Alexandrino Melo, Antônio Cavalcanti, Antônio Lima, Arnaldo Albuquerque, Basílio Agustinho de Araújo, César Ribeiro, Dino Belo, Elias Montenegro, Gilberto Leite, Gumercindo Leite, Horácio Cavalcanti, João Honório, José Amorim, José Aranha, José Câmara, Luis Soares, Manoel Colaço, Martiniano Lins, Nhô Campos, Sebastião Capiba, Severino Capiba, Sindô Ribeiro, Tertuliano Souto, Valdemar Candeia e José Pereira.

Houve várias reuniões, até que finalmente o jovem advogado Hortêncio Ribeiro, depois de uma reunião "quente", sugeriu que o clube passasse a se chamar Campinense, esse nome retratava tudo, inclusive a vaidade e o bairrismo dos fundadores, o nome obteve votação unânime.

Cores e símbolos:
Oficialmente o primeiro uniforme do Campinense era vermelho e branco, sendo que o uniforme do goleiro era todo branco. O primeiro uniforme que o Campinense usou em Campeonato Paraibano, era branco, com lista horizontais vermelho e preto, essas listas ficavam no meio da camisa. O Campinense escolheu o preto e vermelho, em homenagem as cores da bandeira da Paraíba. O Rubro-Negro nunca mudou, tradicionalmente, a camisa do Campinense é listrada nessa ordem: vermelho, preto, vermelho, preto. O segundo uniforme do Campinense é branco com apenas duas faixas vermelha e preta.

Em janeiro de 2012, o Campinense lançou, a camisa em homenagem ao hexacampeonato Paraibano(1960-1965), a camisa foi utilizada em algumas partidas. Uma coisa, o Campinense não utiliza a camisa 13, por conta do seu rival, que se chama Treze, então todas às escalações do Campinense vêm nessa ordem: 10,11,12,14...

Escudo:
O escudo do Campinense sofreu várias transformações ao longo do tempo. Chegou numa mesma temporada, o Campinense ter três tipos de escudos. O escudo da Raposa contém duas letras C, as iniciais de Campinense Clube. A palavra campinense significa a pessoa que é natural de Campina Grande. Em 1983, o Campinense colocou as seis estrelas em seu escudo, mas a ideia não funcionou. Em 1998 o Campinense implanta oficialmente as seis estrelas, em homenagem ao hexacampeonato Paraibano(1960-1965).

Em 2013 o escudo ganhou uma nova estrela, em alusão ao título da Copa do Nordeste, o escudo oficial do clube contém atualmente sete estrelas, seis do hexa e uma da Copa do Nordeste. A estrela da Copa do Nordeste fica em cima das demais e é a maior estrela.
Mascote:

O Campinense adotou a "RAPOSA" como seu mascote. O clube escolheu esse animal, pois o mascote do Treze, seu maior rival, era o "Galo" e naturalmente quem come galo é a Raposa, o mascote teria surgindo no inicio dos anos 60, principalmente por conta das várias vitórias seguidas do Campinense em cima do seu maior rival.

Hino:
O Campinense possui dois hinos. O hino popular "Pelos campos do Brasil, a Raposa a correr...", que foi criado pela Tora em 1969, para representar o time nos jogos, foi cedido ao clube em 1970. Sem dúvidas mesmo sendo o hino popular, ele é bem mais tocado do que o oficial. Composto por Geraldo Cavalcante Marinho.

O hino oficial do Campinense Clube é o "Eu sou Campinense, com muito orgulho de coração..." Esse hino foi criado na década de 80, mas só começou a ser tocado nos anos 2000. Composto por João Martins de Oliveira.

Estádios:
Plínio Lemos
O Campinense utilizou o Estádio Plínio Lemos de 1958-1999. De 1958 até 1975, o Campinense mandou seus jogos no estádio, conquistou muitos títulos. O estádio tinha capacidade para 8 mil pessoas, foi dado pela prefeitura de Campina Grande ao Campinense através de uma parceria, onde o Campinense seria o responsável de cuidar do estádio. Em 1965 o Campinense ergueu uma arquibancada geral, que tinha capacidade para 3 mil pessoas, em 1967 implantou a iluminação no estádio, em 1973 a justiça penhorou os refletores do estádio. Em 1970 o Campinense construiu uma quadra poliesportiva e uma piscina, no estádio. Em 1975 colocou um alambrado nas arquibancadas. Depois disso, o Campinense não investiu mais no estádio, pois chegará a Campina o Estádio Amigão.

Amigão
Em 1975, após a conclusão do estádio Ernani Sátiro, mais conhecido como Amigão, de maior capacidade, o time passou a realizar todos os seus jogos nesta praça esportiva. O Campinense teve o privilégio de inaugurar o Amigão numa partida contra o Botafogo do Rio de Janeiro, em 8 de março de 1975. O placar foi 0 a 0.

Toca da Raposa
O Estádio o Renatão é o principal patrimônio do Campinense, recebe essa denominação em homenagem ao conselheiro do clube, de mesmo nome, responsável pela sua construção. O estádio integra o Centro de Treinamento do Campinense Clube, está localizado no Bairro da Bela Vista. Sua construção começou em 2004 e foi concluída em 2006. O Campinense sediou todos os jogos em casa da Copa Paraíba 2006 no Renatão, aonde o clube foi campeão da competição de forma invicta. O Renatão, conta com alojamentos, salão de jogos, um campo, um mini campo, sala de impressa, sala de vídeo, cabine de impressa. O clube nunca usou o estádio em jogos do Campeonato paraibano, a pretensão é fazer isso a partir de 2014. A praça de esportes tem o mesmo porte da Kyocera Arena.

Em 2013, passou a ser chamado de "TOCA DA RAPOSA". No mesmo ano, a diretoria do Campinense fez uma grande reforma no Concentração do estádio, tornando-se assim uma das mais bonitas concentrações do Nordeste.

(fonte Wikipéida)


Vídeo em homenagem ao centenário do Campinense Clube feito pela banda OVERPOINT.


0 comentários:

Postar um comentário