Brasil é o país que mais mata no mundo e registra 130 homicídios por dia


Vladimir Chaves

Dado está no relatório da Anistia Internacional, que analisou a violência em 160 países. Mais de 50 mil pessoas são assassinadas por ano no país. Segundo documento, Brasil passa por um agravamento da crise da segurança pública.

Mais de 50 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil. São pelo menos 130 homicídios por dia, o que faz do país o que mais mata no mundo em números absolutos. Os dados constam do relatório divulgado na noite desta terça-feira pela Anistia Internacional sobre a violência em 160 países. O documento aponta ainda que mais de 90% das vítimas são homens jovens e negros e entre os principais fatores para a construção desse quadro estão a pobreza, o racismo e o modelo militarizado de polícia. 

A sensação de impunidade também é um incentivador, já que 85% dos homicídios não são solucionados no Brasil. A Anistia Internacional destaca ainda que, apesar dos avanços econômicos, em 2014, houve um agravamento da crise da segurança pública no país, como frisa o assessor de Direitos Humanos da organização no Brasil, Maurício Santoro.


'Um país que tem tantos assassinatos, claramente, tem um problema muito grave. Mesmo que a situação não piore ao longo dos anos, já é uma tragédia do ponto de vista humanitário.'

0 comentários:

Postar um comentário