DIAP: Cássio Cunha Lima e Manoel Junior integram a elite dos 100 parlamentares mais influente do Congresso Nacional


Vladimir Chaves

A 22ª edição dos “Cabeças” do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), traz o nome de cinco parlamentares paraibanos que estão entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional, no grupo de elite “Cabeças” que é formado pelos 100 primeiros, surge os nomes do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do deputado federal Manoel Junior (PMDB), integrando a linha intermediária que são os que estão em ascensão, e que estão entre os 150 mais influentes do Congresso, figuram os deputados Efraim Filho (DEM), Hugo Mota (PMDB) e Wellington Roberto (PR).   

Definição dos “Cabeças”

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Parlamentares em “Ascensão”

Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “Cabeças” mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução. Estão, portanto, entre os 150 mais influentes do Congresso.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PSDB, partido que faz oposição ao governo no Congresso Nacional. O PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, está na terceira posição.


O número de partidos com representação no Congresso chega a 28. Desses, apenas dez (PHS, PEN, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB) não possuem representante na elite parlamentar.

0 comentários:

Postar um comentário