Deputado diz que Governo Federal tenta transferir para as faculdades as “lambanças” envolvendo o FIES


Vladimir Chaves

O deputado federal Efraim Filho, criticou as novas medidas do Ministério da Educação, para renovação e abertura de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com Efraim Filho a nova estratégia do Governo Federal, tenta acusar as Universidades de praticarem reajustes abusivos ao invés de assumir a sua inabilidade gerencial do programa. “Manter no programa apenas as instituições de ensino superior que tenham teto de reajuste da mensalidade é querer interferir na administração dessas universidades” reclamou

“O Governo Federal reajustou a Energia Elétrica em 40% um item que compõe diretamente os custos de uma faculdade e de forma arbitrária tenta limitar o reajuste dessas universidades, é uma matemática que não fecha” reclamou Efraim Filho.

“Esse argumento do Governo Federal tem sido tão frágil que algumas universidades que já demandaram judicialmente têm logrado êxito alcançando decisões liminares em seu favor, contra essa arbitrariedade e nesse embate entre faculdades particulares o estudante tem sido o maior prejudicado” disse Efraim Filho.

“Esse tem sido o maior entrave para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Governo não pode estabelecer esse teto, as instituições possuem custos além dos componentes inflacionários”.

“Ao mesmo tempo que é preciso reconhecer o grande feito do programa em ampliar o acesso ao ensino superior e aumentar sobremaneira o número de brasileiros em universidades, uma mudança como essa tem prejudicado milhares de estudantes, muitos deles no meio de seus cursos. É o caso de uma estudante de Direito que nos procurou, aluna do nono período, sua mensalidade subiu de R$ 755,49 para R$ 827,26, ou seja, cerca de 9,5%. E, ao tentar fazer o aditamento, como é chamada a renovação do contrato, a página da internet mostra um erro. O Fies dela é integral, se não fizer esse procedimento, ela vai ficar inadimplente e não conseguirá providenciar os contratos de estágio, necessários para a conclusão do curso”. Concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário