INDIFERENÇA: Vereadores de João Pessoa rejeitam reivindicação dos professores.


Vladimir Chaves

A intransigência contra as justas reivindicações dos professores da rede pública municipal de João Pessoa, não é “mérito” apenas do prefeito Luciano Cartaxo (PT), a insensibilidade também “aportou” na Câmara Municipal.

Por incrível que possa parecer a “Casa” do povo rejeitou na manhã de hoje (24), requerimento do vereador Lucas de Brito (DEM), que a pedido do sindicato dos professores solicitou uma audiência pública com o objetivo de discutir o impasse entre os professores e o prefeito da capital.

Com as galerias lotadas de professores, os vereadores da base aliada do prefeito Luciano Cartaxo, deram um sonoro não aos professores, inclusive com o voto do vereador Benilton Lucena (PT), que por ser professor tem na categoria sua principal base eleitoral. O voto do petista, contra os interesses dos profissionais da educação revoltou os professores que passaram a gritar nas galerias: ”Não me representa, fora Benilton”

Já o vereador Lucas de Brito, mostrou-se indignado. Segundo ele, a atitude dos vereadores situacionistas enterra a independência da Câmara e mostra para cidade que não estão a serviço do povo e sim a serviço do prefeito.

Apenas três vereadores votaram favoráveis aos interesses dos educadores; Lucas de Brito, Renato Martins e Raoni Mendes.

Dados:

De 2013 a 2015, o Piso Nacional dos professores foi reajustado em 29,3%. A saber: (2013 reajuste de 7,97%) ; (2014 reajuste de 8,32%( e (2015 reajuste de 13,1%).

Considerando o reajuste que a prefeitura está oferecendo para 2015 (3%), com os que foram concedidos em 2013 (10%), 2014 (8,32%) a soma seria de 21%.


Os professores reivindicam um percentual de 16%, no entanto o prefeito mantém-se intransigente oferecendo apenas 3% de reajuste. A prefeitura também ingressou com uma ação declaratória de ilegalidade da greve dos professores, junto ao Tribunal de Justiça. 

0 comentários:

Postar um comentário