Transposição: Fim do racionamento da Cagepa deve acontecer no final de junho.


Vladimir Chaves

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), é de que as águas da transposição do Rio São Francisco, comecem a chegar ao “Açude de Boqueirão” num prazo de máximo de 45 dias.

Caso não ocorra nenhum contratempo e a vazão de 9m³/s, prometida pelo Ministério da Integração, seja mantida, em 90 dias o “Açude de Boqueirão” terá segurança hídrica suficiente para que a Cagepa encerre a medida emergencial de racionamento para Campina Grande e demais municípios.

Hoje o manancial encontra-se 14.712.833 m³, a previsão dos técnicos é de que com uma vazão de 9m³/s, dentro de 90 dias o manancial atinja 33.000.000 m³, volume suficiente para que a Cagepa passe a retirar 1.300 litros por segundo, o dobro do que é retirado hoje.

As águas da transposição começaram chegar à cidade de Monteiro (PB), no dia de ontem (8), amanhã deve chegar ao Açude São José, em seguida o Açude Porções, depois o Açude Camalaú e só então seguirá por gravidade pela calha do Rio Paraíba rumo ao Açude de Boqueirão.

0 comentários:

Postar um comentário