Ministério Público Federal descarta impedimentos para entrega do Eixo Leste do São Francisco


Vladimir Chaves

A garantia de chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao estado paraibano foi a pauta de uma reunião entre equipes do Ministério da Integração Nacional, responsável pelo empreendimento, e os ministérios Público Federal, estadual e do Trabalho da Paraíba. Na tarde desta quarta-feira (8), gestores e técnicos discutiram aspectos sobre a segurança das obras, a gestão e a qualidade da água que será entregue à população do estado. Procuradores e representantes das instituições na Paraíba consideraram satisfatórios os esclarecimentos prestados sobre a obra.

"Não há nenhum empecilho, nenhum barramento jurídico que possa inviabilizar a chegada das águas a Monteiro", afirmou o procurador-geral da Paraíba, Bertrand Asfora, ao fim das discussões.

O Ministério da Integração Nacional se comprometeu a apresentar estudos, relatórios e outros documentos relativos ao monitoramento diário e gerenciamento das obras. A previsão é de que o material seja entregue ainda na próxima semana. Além disso, as equipes da Pasta estão à disposição para prestar novos esclarecimentos.

O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Antônio de Pádua, reforçou o comprometimento do Governo Federal com a segurança das obras e destacou que os serviços de vistoria e de monitoramento em todos os trechos do empreendimento são feitos de forma contínua. "Fazemos esse acompanhamento diário em todas as estruturas", garantiu.


Antônio de Pádua também disse que o Ministério priorizou as obras para a passagem da água com mais celeridade, justamente em razão da severa seca que atinge regiões da Paraíba e dos demais estados beneficiados pelo Projeto São Francisco.

0 comentários:

Postar um comentário