Governo vai repassar custos da água da transposição para os consumidores.


Vladimir Chaves

A classe política tem feito um estardalhaço com a proximidade da chegada das águas do Rio São Francisco, entretanto, ninguém fala do impacto do valor dessa água, tendo em vista que todos os custos da água transportada serão repassados para os consumidores.

No Estado da Paraíba, onde a população já paga uma taxa extorsiva, esse valor deverá aumentar de forma considerável. A previsão é de um aumento acima de 100%, caso o Governo Federal não ofereça algum tipo de subsidio.

Para que o consumidor possa ter uma ideia do custo dessa água, quando todos os canais da transposição estiverem funcionando, apenas com a conta da energia para bombear a água o custo será de R$ 300 milhões ao ano, esse valor foi estimado pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Ontem (15), o governador Ricardo Coutinho (PSB), acompanhado do secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, João Azevedo estiveram em Brasília com o objetivo de discutir a forma como será cobrada a água que em breve chegará às torneiras dos paraibanos.

“Fizemos mais uma rodada para decidir o modelo de gestão, a forma de cobrança da tarifa da transposição e as garantias que são exigidas pelo Governo Federal para que possamos colocar o sistema em operação. Estamos discutindo para que a tarifa seja a menor possível e que haja pouco impacto na vida do cidadão”, revelou João Azevedo, após a reunião com o ministro da Integração Nacional.


Outra reunião foi marcada para o início do próximo mês, visto que governos federal e estadual não chegaram a um acordo.

0 comentários:

Postar um comentário