Deputado Luiz Couto vota contra emenda que destina 30% dos recursos do BNDES para o Nordeste.


Vladimir Chaves

A Câmara dos Deputados aprovou, por 244 votos a 199, emenda de autoria do deputado André Figueiredo (PDT), à Medida Provisória 663/14, destinando 30% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a financiamentos para tomadores situados nas regiões Norte e Nordeste.

Para os deputados que defenderam a emenda, a defesa dos recursos do BNDES para regiões Norte e Nordeste, segue o que determina a Constituição Federal para redução das desigualdades regionais.

No entanto o Governo Dilma, representado pelo seu líder na Câmara, deputado José Guimarães (PT), foi contra a aprovação da cota de 30% para as regiões mais pobres do país.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), criticou a posição do governo. “Não pode ser esta a atitude do governo que quer ajudar a região. PT votando contra o Nordeste, a viúva e o desempregado”, disse.

A surpresa ficou por conta do voto do deputado paraibano, Luiz Couto (PT), que votou contra a medida que beneficia o Nordeste, apesar de ser representante de um dos estados mais pobres do Nordeste.

Os deputados Efraim Filho, Damião Feliciano, Manoel Junior, Veneziano Vital, Aguinaldo Ribeiro, Wilson Filho, Wellington Roberto, Rômulo Gouveia, Pedro Cunha Lima, Benjamim Maranhão votaram a favor da Paraíba e do Nordeste, o deputado Hugo Mota não participou da sessão.


A MP 663 aumenta em R$ 50 bilhões o limite de recursos que o BNDES poderá emprestar com subvenção econômica da União, totalizando R$ 452 bilhões.

0 comentários:

Postar um comentário