Assoreamento pode estar maquiando a realidade do Açude de Boqueirão, alerta João Dantas.


Vladimir Chaves

Conhecedor profundo do quadro crítico em que se encontra o “Açude de Boqueirão”, o vereador João Dantas (PSD), faz um alerta que deve ser considerado pelas autoridades responsáveis pelo gerenciamento das águas do manancial.

De acordo com o parlamentar, os gestores não podem confiar nos dados que apontam a quantidade de água no açude, considerando que não existem estudos técnicos que possam apontar com precisão o assoreamento do açude.

Na opinião do parlamentar o volume de água armazenada no Açude de Boqueirão, está abaixo do volume divulgado pela Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA.

“Existe um grande volume de detritos que fose acumulando na bacia do açude nos últimos cinquenta anos, ninguém consegue calcular com precisão a lamina, acho que já há mais de cinco metros de detritos” disse.

Segundo dados da AESA, o Açude de Boqueirão encontra-se com pouco mais de 19% de sua capacidade total, levando-se em conta o volume de detritos que o vereador supõe existir na bacia, o açude pode estar acumulando pouco mais que 14% de sua capacidade.

0 comentários:

Postar um comentário