Governo Dilma é omisso em leis contra o contrabando, diz Efraim Filho.


Vladimir Chaves

Para o deputado federal Efraim Filho (DEM) o governo federal é omisso em relação às leis de repressão ao contrabando no país. Segundo ele, a grande demanda do setor produtivo hoje é a aplicação da lei -sancionada em 2013– que institui remuneração adicional de R$ 91 por jornada de oito horas para policiais federais, rodoviários, auditores e analistas fiscais que atuam nas fronteiras brasileiras. A regulamentação nunca foi feita e os servidores ainda não recebem.

"O Governo é omisso e precisa avançar nesse tema", criticou Efraim. "É preciso sair do campo da ideia e agir. Funcionários se sacrificam nas regiões mais inóspitas do país, nossa burocracia legislativa é imensa", disse.

Segundo o deputado, é preciso endurecimento da repressão ao contrabando para coibir a prática do crime. Para isso, a sociedade precisa se desacostumar com as práticas destes delitos.

O deputado é autor do projeto de lei que separa descaminho do contrabando, antes enquadrados no mesmo tipo penal. O contrabando teve a pena ampliada para 2 a 5 anos, mas o descaminho permaneceu com previsão de reclusão de 1 a 4 anos. A pena prescreve em oito anos.


O deputado participou do "Fórum o Contrabando do Brasil", que é promovido pela Folha de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário