Popularidade de Dilma e Congresso Nacional na “lona”


Vladimir Chaves

A popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), despencou dez pontos na primeira pesquisa depois dos protestos de 15 de março. Segundo levantamento do instituto Datafolha, publicado nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo, apenas 13% dos brasileiros consideram a gestão da presidente boa ou ótima.

Conforme pesquisa Datafolha feita entre segunda e terça, 62% dos brasileiros classificam sua gestão como ruim ou péssima. Há 22 anos, quando Collor estava prestes a cair, sua reprovação era de 68%.

Este patamar só é comparável com os piores momentos dos ex-presidentes Itamar Franco (12% de aprovação em novembro de 1993, época do escândalo do Orçamento, na Câmara) e Fernando Henrique Cardoso (13% em setembro de 1999, quando a população sentia os efeitos da desvalorização do Real). Além do próprio Collor na fase pré-impeachment (9%).

Rejeição por região
Centro-oeste (75%), Sudeste (66%), Sul (64%), Nordeste (55%), Norte (51%).

Aprovação por região:
Centro-oeste (10%), Sudeste (10%), Sul (13%), Nordeste (16%) e Norte (21%).

Rejeição – renda por salário mínimo:

Até dois salários mínimos – 60% rejeitam o governo Dilma.
De dois a cinco salários mínimos – 66% rejeitam o governo Dilma.
De cinco a dez salários mínimos – 65% rejeitam o governo Dilma.
Mais de dez salários mínimos – 65% rejeitam o governo Dilma.

CONGRESSO NACIONAL

Ainda pior que a popularidade de Dilma é a avaliação que a população faz do trabalho do Congresso. A pesquisa mostra que só 9% consideram ótimo ou bom o desempenho dos deputados e senadores.

Para metade da população (50%), a atuação dos congressistas é ruim ou péssima. A taxa só é comparável com as do fim de 1993, período em que a reprovação aos parlamentares oscilou em torno de 56%.


A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores 

0 comentários:

Postar um comentário