Câmara de Campina Grande discute a PPI – Programação Pactuada Integrada


Vladimir Chaves

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta quarta-feira (19), Audiência Pública para discutir a PPI – Programação Pactuada Integrada. A sessão foi solicitada pelos vereadores Matuselá Agra e Alexandre Pereira da Silva.

A sessão contou com a participação de vereadores, secretária de Saúde do município Luzia Pinto, do assessor técnico do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba Nelson Calzavara, da diretora da Vigilância em Saúde do município Eliete Nunes, do representante dos hospitais privados Felipe Gadelha e do integrante do Conselho de Saúde Romualdo Figueiredo.

O vereador Metuselá Agra abriu os trabalhos falando da importância da sessão. “Queremos uma discussão meramente técnica a exemplo da superlotação dos hospitais de Trauma e Isea. São situações críticas que vamos discutir aqui não vamos criar barreiras entre governo do Estado e Município”, disse.

A secretária de Saúde, Luzia Pinto, disse que “é preciso revisar a resolução que é de 2010 através do gestor estadual. Os nossos maiores gargalos são oncologia e obstetrícia. São 113 municípios atendidos, mas não podemos mandar uma gestante voltar”, garantiu. O assessor técnico do COSEMS, Nelson Calzuvara, afirmou que remanejar recurso interno não é a solução é preciso revisar o PPI com urgência para buscar recurso para saúde, e isso é uma decisão política.

Os vereadores o presidente Antônio Alves Pimentel, Olímpio Oliveira, João Dantas, Rodrigo Ramos, Aragão Júnior, Nelson Gomes Filho e Miguel Rodrigues que manifestaram preocupação para com o problema.

0 comentários:

Postar um comentário