Ibope: Cai de 58% para 51% o número de brasileiros que apoiam a Copa no país.


Vladimir Chaves

Pesquisa divulgada hoje (2), pelo IBOPE Inteligência sobre a Copa do Mundo 2014, aponta um significativo crescimento no número de brasileiros contrários a realização da competição no país. Em fevereiro, data da última pesquisa, 58% eram favoráveis e 38% contra, agora o número de favoráveis a Copa caiu para 51% e contra subiu para 42%.

Quanto às chances de sucesso do maior evento de futebol do mundo, o pessimismo é ainda maior, apenas 36% acham que o evento será bem-sucedido, 31% que as chances são pequenas e outros 28% que possui média chance.

O levantamento também investigou se, na percepção dos entrevistados, as pessoas em geral estão torcendo mais para que o evento dê certo ou se estão torcendo mais para que o evento dê errado. Assim, 59% dizem que os brasileiros estão torcendo mais para que dê tudo certo, ao passo que 22% acreditam que a população quer que dê tudo errado. Outros 12% têm a percepção de que as pessoas estão indiferentes nesse aspecto. Os que não sabem ou preferem não responder somam 7%.

E ao serem perguntados sobre o que eles próprios desejam 71% dos entrevistados dizem querer que der tudo certo e 11%, para que tudo dê errado. Os que não torcem por nenhuma dessas situações totalizam 14% e 4% preferem responder ou não sabem.

Termômetro
Para medir o interesse dos brasileiros em relação à Copa, o IBOPE Inteligência solicitou que os entrevistados indicassem em um termômetro o seu grau de envolvimento com o torneio. Os resultados foram bem divididos: 39% declaram que o seu envolvimento com o evento está ‘frio’ (eram 24% em janeiro de 2011, quando essa pergunta foi feita pela primeira vez), sendo que 18% dizem que em seu termômetro a temperatura está ‘gelada’ (o nível mais baixo de envolvimento com o evento).

Outros 30% indicam que estão bastante envolvidos e apontam as temperaturas mais ‘quentes’ no termômetro (somavam 37% em janeiro de 2011), mas somente 7% e 5%, respectivamente, mencionam as temperaturas ‘fervendo’ e ‘muito quente’. Outros 28% (37% no levantamento anterior) apontam a temperatura morna como a mais adequada para medir seu envolvimento com a competição.

O IBOPE Inteligência realizou 2002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, em 140 municípios do país, entre os dias 15 e 19 de maio de 2014

0 comentários:

Postar um comentário