Senador Vital do Rêgo cobra aprovação da PEC dos Jornalistas


Vladimir Chaves

No Dia do Jornalista comemorado nesta segunda-feira (07), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a defender a aprovação da proposta de emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, a (PEC 33/2009).

No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade.

Para o senador, quando o jornalista escreve, ele não o faz somente para quem tem curso superior, mas também para todos os segmentos da população, incluindo aqueles que não tiveram acesso à educação formal. Ele lembrou que hoje a sociedade vive na era da informação instantânea, das mídias sociais. 

“Se o jornalista não for bem preparado para essa realidade, como esperar que ele exerça a profissão de educar para a democracia?”, questionou.

A exigência do diploma de curso de nível superior em jornalismo para exercício da função de jornalista foi aprovada pelo Senado em 2012, e desde então encontra na Câmara Federal aguardando aprovação.

0 comentários:

Postar um comentário