12 de abril aniversário de 99 anos de fundação do Campinense Clube.


Vladimir Chaves

O Campinense Clube foi fundado em 12 de abril de 1915, conhecido como Campinense, de monograma CC, como uma sociedade recreativa dançante, onde os aristocratas da época, do ciclo do algodão em Campina Grande, se divertiam.

Em 1919, o clube criou um departamento para a prática do futebol entre seus associados adeptos do esporte. No entanto, em 1920, a diretoria, apoiada pelo bacharel Severino Procópio, decidiu desativar o departamento, devido a uma série de incidentes e brigas após as partidas. O Colégio Campinense, cujo diretor era Gilberto Leite, um dos fundadores do rubro-negro, foi a primeira sede do Campinense2 .

Somente em 1954 foi que o médico Gilvan Barbosa conseguiu convencer os conselheiros a reativar o futebol para os sócios. Em 1958, o Campinense profissionalizou-se e, somente a partir de 1960, passou a disputar o Campeonato Paraibano de Futebol. Neste mesmo ano sagrou-se campeão.

Em 1961, foi a primeira das grandes equipes do Estado a participar de uma competição nacional, a Taça Brasil. Repetindo o feito em 1971, quando disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B. Em 1972, conquistou o vice-campeonato nacional da Segunda Divisão. O time de 1979 foi o clube da região Nordeste de melhor defesa na competição levando o Campinense para o sétimo lugar na lista das dez defesas menos vazadas da história do Campeonato Brasileiro, com uma média de apenas 0,5 gols sofridos por partida.

No ano de 2003, o time chegou à fase final do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, obtendo a quarta posição. O outro time paraibano, o Botafogo-PB, terminou em terceiro lugar. Porém, nenhum dos dois subiu para a Série B, pois nessa época ascendiam apenas dois times.

Em 2008, o clube obteve a 3ª colocação na Série C, e conseguiu o tão sonhado acesso para a Série B, único clube do estado a conseguir tal feito.

O ano de 2009 foi marcado pela desclassificação na Copa do Brasil, numa disputa com o Misto. O primeiro jogo aconteceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e terminou em 1 a 1. O segundo jogo terminou com o mesmo placar e na cobrança de pênaltis o time sul-matogrossense se saiu melhor. O time começa a série sob o comando do técnico potiguar Ferdinando Teixeira. Após várias partidas sem vencer, Ferdinando foi substituído pelo gaúcho Argel Fucks. Argel estreou com uma vitória de 2 a 1 sobre o Atlético Goianiense, no Amigão, porém a equipe não conseguiu manter um bom desempenho nas rodadas seguintes. Após a derrota diante do América de Natal por 1 a 0 em pleno Amigão, Argel pediu demissão e para ocupar seu lugar foi chamado novamente Freitas Nascimento.

Em dezembro, foi eleito para presidente o empresário William Simões. O ano de 2010, no mês de junho, também foi marcado pelo lançamento do programa Sócio Torcedor, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para o clube.
No ano de 2012 a equipe conquistou o título do Campeonato Paraibano de Futebol em cima do Sousa, garantindo assim a sua participação na Copa do Nordeste de Futebol e na Copa do Brasil do ano seguinte.

No ano de 2013 o time surpreendeu o Brasil ao chegar a final da Copa do Nordeste, onde disputou dois jogos contra o ASA, nos dias 10 de março, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca em Arapiraca, Alagoas (jogo vencido pelo Campinense por 2 a 1), e 17 de março, no Estádio Amigão em Campina Grande (vencido por 2 a 0 pela Raposa), sagrando-se o primeiro time paraibano a conquistar um título regional, bem como o primeiro a vencer um torneio fora das fronteiras do estado e com chancela da CBF.


Parabéns nação rubro negra...










0 comentários:

Postar um comentário